NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Em vídeo, FAB mostra como o KC-390 lançou cargas na Antártica pela primeira vez


Gabriel Centeno | Publicada em 11/07/2022 13:00

No início deste mês a Força Aérea Brasileira (FAB) fez o primeiro lançamento de cargas na Antártica utilizando seu novo cargueiro tático, o KC-390 Millennium da Embraer. 

A Operação Antártica (OPERANTAR) é realizada há 39 anos pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT) com o C-130 Hércules, mas agora o veterano turboélice “passa o bastão” ao seu substituto.

Ainda na semana passada a FAB deu mais detalhes da operação, além de ter divulgado um álbum com belas imagens da primeira participação do KC-390 na OPERANTAR, que você pode conferir clicando aqui.

No último sábado, a FAB divulgou um pequeno documentário mostrando o lançamento dos fardos de suprimentos para a Estação Antártica Comandante Ferraz. Confira!

O KC-390, de matrícula FAB 2857, decolou de sua base no Aeroporto Internacional do Galeão (RJ) na quinta-feira (30). A aeronave ainda fez uma escala no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, em Pelotas (RS) e então partiu com destino à Punta Arenas, no sul do Chile.

Foram lançados oito pacotes através do método CDS (Container Delivery System), totalizando 2000 quilos de cargas, alimentos, equipamentos, roupas e cartas para a estação da Marinha do Brasil no “continente gelado”. 

Programa DECEA-EUROCONTROL conclui testes de sistema automático de transmissão de NOTAMs


Da Redação | Publicada em 11/07/2022 17:00

No dia 30 de junho, foram apresentados os resultados dos Testes de Aceitação em Fábrica (FAT) da integração do Sistema AIM-BR (Gerenciamento de Informações Aeronáuticas do Brasil) com o Banco de Dados Europeu de Serviços de Informações Aeronáuticas (INO EAD – International NOTAM Operations European AIS Database), realizados com sucesso pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) no período de 30 de maio a 3 de junho de 2022, na sede da IDS Air Nav, em Roma (Itália).

Essa integração é fruto do Programa DECEA-EUROCONTROL e permite que o sistema CRONOS de emissão de NOTAM realize transmissões automáticas entre o Brasil e o continente Europeu.

Esse serviço otimiza os processos tradicionais com tecnologias atuais, objetivando atingir o mais alto nível de automação dos sistemas de informação aeronáutica, conforme as orientações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

O NOTAM, conhecido como “Aviso aos Aeronavegantes”, é um serviço prestado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), e consiste em informar à comunidade aeronáutica mundial sobre qualquer modificação no arcabouço normativo, na infraestrutura aeronáutica (aeroportos e navegação aérea), na organização do espaço aéreo, nos mapas e cartas aeronáuticos ou eventuais situações de perigo à navegação aérea.

Na próxima fase do projeto, está prevista a migração dos testes para o ambiente de produção do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) para a implantação do módulo Provider – ou seja, o ICA será também provedor de dados para a EUROCONTROL, quando a modernização AIM-BR estiver produzindo informações aeronáuticas estáticas e dinâmicas.

O NOTAM terá um importante papel como grande ator na padronização, na produção e no entendimento das informações aeronáuticas, tanto por sua estrutura robusta quanto pelos seus processos muito bem introduzidos pelas Agências Provedoras de Serviços da Navegação Aérea (ANSP).

Os testes foram conduzidos pela empresa IDS AirNav, com acompanhamento de representantes da CISCEA, do ICA, da EUROCONTROL e da IDS Brasil.

Para o chefe da Divisão Operacional (DO) da CISCEA, Tenente-Coronel Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira, esse avanço é um dos muitos benefícios advindos da parceria entre o DECEA e a EUROCONTROL.

“Aviação e Tecnologia são assuntos em constante evolução, e isso, associado à previsão da OACI de o tráfego aéreo global dobrar a cada 15 anos, demonstra a importância da busca de atualizações como essa, advinda da parceria com a renomada organização, responsável por volumes de espaço aéreo entre os mais densos no mundo. Na CISCEA, sentimos orgulhosos em contribuir nessa direção”, declarou o oficial.

Histórico do Programa DECEA-EUROCONTROL

Como parte da Força Aérea Brasileira (FAB), o DECEA é a organização reguladora da navegação aérea no Brasil e o principal ANSP do País. O DECEA e a EUROCONTROL estabeleceram dois acordos de cooperação – que estão em vigor desde 2015 – com múltiplos projetos conjuntos, incluindo, além do citado nesta matéria, o desenvolvimento, pela EUROCONTROL, de um sistema de planejamento de força de trabalho para o Departamento e o intercâmbio de dados de plano de voo em tempo real, do DECEA para o Centro de Operações de Gerência de Rede da EUROCONTROL (NMOC).

Desde então, o DECEA vem envidando esforços para efetuar a transição de AIS (Serviço de Informação Aeronáutica) para AIM (Gerenciamento de Informação Aeronáutica). Esse conceito consiste na mudança de armazenamento e disponibilização das informações aeronáuticas para sistemas totalmente informatizados e estruturados em banco de dados, de forma a acelerar e otimizar o processo de atualização das informações para o usuário, seja Publicação de Informação Aeronáutica (AIP), Manual Auxiliar de Rotas Aéreas (ROTAER) e  NOTAM, cartas de procedimentos IFR (regras de voo por instrumentos) ou cartas visuais, mantendo-se a confiabilidade e a segurança.

Nessa linha, nas interações com a EUROCONTROL foi apresentada a Base de Dados AIS Europeia (EAD), propriedade da organização em nome dos seus Estados-Membros, sendo considerado o maior Sistema de Informação Aeronáutica (AIS) do mundo – uma solução centralizada de referência com garantia de qualidade, de última geração e totalmente integrada.

A Base de Dados AIS Europeia é uma fonte única para necessidades de informações aeronáuticas, ou seja, uma solução mais segura, rápida, precisa e econômica, com maior disponibilidade e acessibilidade das informações.  No Brasil, o AIM-BR está em evolução e implica em um conjunto de práticas de gerenciamento de informações aeronáuticas centradas em dados, visando qualidade, rastreabilidade e oportunidade.

PORTAL DEFESANET


FAB abre inscrições para processo seletivo com 84 vagas para nível superior na Região Sul do País


Da Redação | Publicada em 11/07/2022 09:50

A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início, no dia 27 de junho, ao Processo Seletivo para a convocação e incorporação de profissionais de nível superior, em diversas áreas, com vistas à Prestação de Serviço Militar Temporário para o ano de 2022 e 2023.

As inscrições eletrônicas ocorrem até o dia 12 de julho de 2022, conforme prorrogação pela portaria DIRAP nº 156/3SM, de 29 de junho, por meio da página http://www.convocacaotemporarios.fab.mil.br, onde o candidato poderá acessar os requisitos específicos e as condições para a participação no Processo Seletivo. São quatro (4) Avisos de Convocação abertos, sendo para a ÁREA TÉCNICA (QOCon Tec 1-2022/2023), para as ÁREAS MÉDICA, FARMACÊUTICA E ODONTOLÓGICA (QOCon MFDV 1-2022/2023), para a ÁREA DO MAGISTÉRIO (QOCon MAG 1-2022/2023) e para a ÁREA DE SEGURANÇA E DEFESA (QOCon Tec SED 1-2022).

O Processo Seletivo destina-se a convocar e a incorporar à FAB, cidadãos brasileiros natos de ambos os sexos, que sejam voluntários a atuar nas seguintes áreas:

1) Área Técnica: Administração; Engenharia de Agrimensura; Análise de Sistemas; Arquitetura; Arquivologia; Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Engenharia Civil; Economia; Educação Física; Engenharia Eletrônica; Engenharia Elétrica; Enfermagem; Estatística; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Engenharia Mecânica; Nutrição; Pedagogia; Psicologia Clínica; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Relações Públicas; Serviços Jurídicos; Serviço Social; Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Telecomunicações.

2) Áreas Médica, Farmacêutica e Odontológica: Médicos – Anestesiologia; Anatomia Patológica; Cancerologia Clínica; Cardiologia; Cirurgia Geral; Clínica Médica; Dermatologia; Ginecologia e Obstetrícia; Otorrinolaringologia; Ortopedia; Pediatria; Psiquiatria e Radiologia. Dentistas – Clínica Geral Odontológica; Ortodontia e Prótese Dentária. Farmacêuticos – Farmácia Bioquímica e Farmácia Hospitalar.

3) Área do Magistério: Magistério do Ensino Médio em Sociologia e Magistério do Ensino Médio em Língua Inglesa.

4) Área de Segurança e Defesa: Há a previsão de uma vaga para a localidade de Florianópolis/SC e uma vaga para a localidade de Santa Maria/RS.

Na região de abrangência do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), referência regional do Comando da Aeronáutica na Região Sul do país, são 84 vagas/especialidades, sendo 29 para Canoas (RS), 01 para Porto Alegre (RS), 19 para Santa Maria (RS), 12 para Florianópolis (SC) e 23 para Curitiba (PR). Ao todo, são mais de 500 vagas no Brasil.

A seleção envolve Entrega de Documentos; Validação Documental;Avaliação Curricular; Inspeção de Saúde; Avaliação Psicológica e Teste de Aptidão do Condicionamento Físico; entre outras etapas. Os requisitos específicos e as condições para a participação no Processo Seletivo constam no Aviso de Convocação, divulgado no site supracitado.

Ao serem incorporados, os voluntários serão declarados Aspirantes-à-Oficial, concorrendo à promoção ao posto de Segundo Tenente, a partir de seis meses após a Incorporação, onde farão jus à remuneração mensal e as demais prerrogativas correspondentes ao posto de ingresso.

O Serviço Militar Temporário tem duração de 12 meses, prorrogáveis sucessivamente, por períodos de 12 meses, de acordo com o interesse próprio ou da administração, por até 8 anos (96 meses).

Os candidatos deverão dar especial atenção aos documentos necessários à comprovação dos requisitos específicos e dos critérios de qualificação, visando à comprovação das exigências e à pontuação a serem confirmadas na validação documental, durante a avaliação curricular.

DICA FAB: Você sabia que o principal motivo de exclusão de candidatos é a ausência dos documentos conforme o previsto nos Avisos de Convocação? Então #fica_a_dica!

SERVIÇO:
O QUE: Processo Seletivo para o Quadro de Oficiais da Reserva de 2º Classe da FAB (nível superior).

QUANDO: Inscrições de 27/06/22 a 12/07/2022.
ONDE :Avisos de Convocação no site https://convocacaotemporarios.fab.mil.br/
QUEM: ÁREA TÉCNICA (QOCon Tec 1-2022/2023), ÁREA MÉDICA, FARMACÊUTICA E ODONTOLÓGICA (QOCon MFDV 1-2022/2023), ÁREA DO MAGISTÉRIO (QOCon MAG 1-2022/2023) e ÁREA DE SEGURANÇA E DEFESA (QOCon Tec SED 1-2022).
VAGAS/ESPECIALIDADES:84 para o RS, sendo 29 para Canoas, 01 para Porto Alegre, 19 para Santa Maria, 12 para Florianópolis e 23 para Curitiba.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO V COMAR
Telefones: (51) 3462.2708 / 2709 / 2710.
E-mail: [email protected] / [email protected]

Dúvidas quanto ao processo seletivo na sua região:
CANOAS/POA: (51) 3462.1108 / 1259.
SANTA-MARIA: (54) 3220.3603.
FLORIANÓPOLIS: (48) 3229.5034 / 5196.
CURITIBA: (41) 3251.5218.

OUTRAS MÍDIAS


TECHBREAK - Os cinco países com mais aviões militares de transporte


Da Redação | Publicada em 11/07/2022 14:00

As forças aéreas do mundo não se fazem apenas com aviões de caça e de ataque ao solo. As aeronaves de transporte – desde as civis adaptadas até aquelas criadas especificamente para uso militar – também são parte importante do inventário das forças militares do mundo.

Confira a seguir quais são os países com o maior número de aviões militares de transporte no mundo. Os dados são do anuário World Air Forces 2022.

 

1. Estados Unidos

País com a maior força de aviões de combate no mundo, os Estados Unidos também se destacam pela aviação de transporte. São 982 aeronaves, ou 23% do total empregado pelas forças militares do mundo.

O principal avião de transporte do país é o quadrimotor turboélice Lockheed C-130 Hercules, que tem mais de 360 unidades em serviço de várias versões dedicadas apenas para o transporte de cargas e soldados.

2. Rússia

A Rússia fica com a segunda posição neste ranking, com 445 aviões dedicados para transporte e divididos entre a Força Aérea e a Aviação Naval. O avião de transporte mais numeroso do país é o Antonov An-26, com 115 unidades na Força Aérea e 24 na Marinha (número que inclui também o An-24, avião que deu origem ao modelo).

A aeronave é um bimotor turboélice civil adaptado para uso militar e que foi produzido até os anos 1980, sendo capaz de levar até 40 passageiros e 5.500 kg de carga. O mais irônico é que a aeronave era produzida na Ucrânia, país atualmente em guerra com a Rússia.

3. China

Com uma frota de 286 aviões de transporte, a China tem como principal aeronave militar de cargas e passageiros o Shaanxi Y-8, com 84 unidades em serviço na Força Aérea e no Exército.

O quadrimotor turboélice de fabricação chinesa é baseado no projeto do soviético Antonov An-12 dos anos 1950. Com capacidade para levar cerca de 90 soldados equipados ou 20.000 kg de carga, segue em produção no país asiático.

4. Índia

Assim como a sua aviação de combate, a força de transporte militar da Índia, com 253 aeronaves, também tem aviões de diversas origens, misturando tipos de origem europeia, americana e soviética.

O avião de transporte mais numeroso do país é o soviético Antonov An-32, avião que é basicamente um An-26 com novos motores. São 103 aviões em serviço, que podem levar até 42 paraquedistas ou 6.700 kg de carga.

5. Brasil

Com as suas dimensões continentais, não seria de se estranhar que o Brasil também aparecesse junto a outras nações com grandes territórios nesta lista. Ao todo, a Força Aérea Brasileira opera 125 aviões de transporte.

A aeronave presente em maior número é o bimotor brasileiro Embraer EMB 110 Bandeirante, com 45 unidades em serviço. Pode levar até 12 passageiros e está em uso na aviação militar brasileira desde 1973, onde é conhecido como C-95.

 

 

 

 

PORTAL BCN - Jornal da Força Aérea Brasileira celebra Alberto Santos Dumont

O Notaer foi publicado nesta segunda-feira (11/07)

Isabella Paolucci | Publicada em 11/07/2022 14:40

O Notaer, Jornal da Força Aérea Brasileira, publicou nesta segundafeira (11/07) uma edição especial destacando o dia do nascimento do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont. O barbacenense foi o primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar em um aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria.

Além disso, a edição conta com uma matéria sobre o Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira (FAB). Em homenagem à data, será realizada, de 11 a 14 de julho, a Primeira Semana dos Veteranos da Aeronáutica, na sede da Base de Recepção de Veteranos (BREVET), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).

O jornal traz também uma matéria sobre a atuação da FAB na Operação Ágata, realizada de 24 de maio a 4 de junho, que objetivou a integração e a articulação de ações das Forças Armadas, dos órgãos de segurança pública e fiscalização da união, dos estados e municípios, fortalecendo, assim, as medidas de controle, fiscalização, repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais.

Para ler o jornal, clique aqui.

FOLHA MILITAR ONLINE - FAB realiza entrega de espadins a 208 Cadetes da AFA


Da Redação | Publicada em 11/07/2022

Superação, espírito de corpo e coragem são algumas das expressões que fazem parte do dia a dia dos 208 cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), que concluíram, nessa sexta-feira (08/07), mais uma etapa rumo à realização de um sonho: tornar-se Oficial da Força Aérea Brasileira (FAB). Em cerimônia militar conduzida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, a Instituição de Ensino realizou a entrega dos espadins aos integrantes da Turma Ártemis, símbolo que representa coragem, lealdade, honra, dever e pátria e que irá acompanhá-los ao longo dos quatro anos de formação.

A solenidade foi prestigiada, ainda, pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; pelo Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno Ribeiro Pereira; pelo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; por Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica; de ex-Ministros de Estado; dentre outras autoridades militares e civis.

Em seu discurso aos novos Cadetes, o Comandante da FAB destacou a representatividade do ato. “Pudemos observar durante a entrega dos espadins a cada um dos bravos cadetes do primeiro esquadrão os olhares e gestos emocionados dos familiares que contribuíram de forma determinante para a conquista desses jovens. Tenham certeza de que toda dedicação e coragem dispensadas tornaram este momento possível. Como Comandante da Força Aérea Brasileira, parabenizo também os instrutores e toda equipe desta respeitada Academia da Força Aérea por seus esforços na formação dos nossos futuros líderes”, pontuou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

Por sua vez, o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, ressaltou que a cerimônia coroa e finaliza um ciclo importante para a formação dos cadetes. “Uma cerimônia que é tão tradicional para a Instituição, que é o início da vida do cadete da Força Aérea, seu primeiro ano. Esse ano, os integrantes da Turma Ártemis receberam seus espadins e esse é um momento que ficará na memória deles por um longo tempo, até mesmo depois de formados. Agora, mais uma importante fase começa e ainda mais desafiadora”, disse o Oficial-General.

Simbologia

A turma Ártemis é composta por 208 cadetes, sendo 133 cadetes aviadores, 46 intendentes e 29 de infantaria da Aeronáutica, e dois cadetes de Nações Amigas: um paraguaio e um da República do Benin. Emocionada, a Cadete Aviadora Stephany Lima Cabral comemorou o momento. “Receber o espadim para mim é uma alegria enorme e me faz lembrar de tudo o que eu tive que passar para poder chegar até aqui. Para mim é uma felicidade gigantesca”, garantiu.

Para o Cadete Intendente Homero Henrique Nepomuceno Bortolussi, receber o símbolo do Cadete da Aeronáutica fez todos os esforços valerem a pena. “A cerimônia do espadim é uma coroação de vários anos de esforço e dedicação à Força Aérea Brasileira, aos estudos, de noites mal dormidas que simbolizam o nosso desejo de servir a Pátria e de cumprir nossa missão”, comentou.

A alegria de concluir mais uma etapa também estava estampada no rosto do Cadete de Infantaria Pedro Alexandre Carvalho Vieira. “Eu estou muito feliz, muito agradecido por tudo, muito feliz nesse dia maravilhoso, muito alegre”, concluiu.

Academia da Força Aérea

A AFA é o órgão de ensino superior do Comando da Aeronáutica que tem por missão formar Oficiais de carreira, tendo entregue, até hoje, mais de 10 mil Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, sendo 7.431 Aviadores, 2.430 Intendentes, 606 oficiais de Infantaria da Aeronáutica e 209 Oficiais de Nações Amigas. O ensino na Instituição desenvolve-se por um período de quatro anos, abrangendo as áreas de instrução militar e doutrinária, ensino científico e ensino técnico especializado, além do treinamento físico.

Na AFA, o Cadete desenvolve e aprimora seus atributos intelectuais, éticos, morais e físicos, para que ao final de sua formação, já como Oficial, seja um verdadeiro líder, de capacidade e eficiência à altura dos padrões de que o Brasil necessita.

RODÔNIA AO VIVO - AERONÁUTICA: Concurso do ITA tem inscrições até dia 15 de julho


Da Redação | Publicada em 11/07/2022 09:16

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, em São José dos Campos, estado de São Paulo, anuncia a realização de um novo Concurso de Admissão, tendo como objetivo o preenchimento de 150 vagas para compor o Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa e da Reserva da Aeronáutica, provendo uma formação acadêmica de nível superior (Curso de Graduação) em especialidades de engenharia de interesse do Setor Aeroespacial e, em particular, da Força Aérea Brasileira.

Conforme o edital, as oportunidades estão distribuídas da seguinte maneira:

Optantes à carreira militar - 36 vagas;

Não-optantes à carreira militar - 114 vagas.

É importante enfatizar que algumas destas vagas são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital.

Os interessados em concorrer a uma das chances devem brasileiros natos, de ambos os sexo, solteiros, não completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula, ter concluído ou estar concluindo o ensino médio no ano de 2022, dentre outros requisitos que constam no edital.

Curso

Os cursos de graduação em engenharia no ITA possuem duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros constituem o curso fundamental, com conteúdos básicos de engenharia, e os três últimos anos correspondem aos cursos profissionais, específicos para cada especialidade de engenharia. As especialidades de Engenharia oferecidas pelo ITA são: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

Procedimentos para participação

As inscrições poderão se inscrever de 1º de junho de 2022 a 15 de julho de 2022, pelo site do ITA, com taxa de R$ 195,00. A classificação dos candidatos será feita por meio de três fases, sendo elas:

Exame de escolaridade - prova objetiva, prevista para o dia 16 de outubro de 2022, sendo composta por questões de matemática, física, química, português e inglês;

Exame de escolaridade - prova dissertativa, prevista para os dias 8 e 9 de novembro de 2022, sendo composta por questões de matemática, física, química e uma redação;

Inspeção de Saúde.

As provas serão de âmbito nacional, sendo realizadas nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Vigência

O presente Concurso de Admissão terá validade apenas para a matrícula no ITA, no início do primeiro período letivo do ano de 2023. Mais detalhes podem ser encontrados no documento disponível em anexo.