NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Por motivo especial, live neste sábado mostrará show aéreo da Esquadrilha da Fumaça


Murilo Basseto | Publicada em 11/05/2022 16:31

Todos aqueles que gostam de assistir às apresentações do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a popular Esquadrilha da Fumaça, poderão acompanhar pela internet um show aéreo neste sábado, 14 de maio.

Esta data escolhida para levar as imagens das acrobacias da Fumaça a todo o Brasil e ao mundo não foi ao acaso. É o dia exato do aniversário do Esquadrão, que neste 2022 completa 70 anos de existência.

A Esquadrilha não divulgou nenhum detalhe a mais sobre a ocasião, tendo apenas adicionado em sua agenda oficial a transmissão ao vivo pela internet. Portanto, vale destacar: NÃO SE TRATA de um evento presencial, mas apenas de uma live.

Segundo a agenda, a transmissão ao vivo mostrando a movimentação aérea na Academia da Força Aérea (AFA), a casa da Esquadrilha da Fumaça, começará às 14h30 do sábado.

O YouTube do Esquadrão de Demonstração Aérea, onde provavelmente será disponibilizada a live, pode ser acessado neste link.

 

Base Aérea de Florianópolis (SC) sediará importante evento de tecnologia e defesa


Juliano Gianotto | Publicada em 11/05/2022 16:21

A Base Aérea de Florianópolis (BAFL), localizada em Santa Catarina (SC), sob a coordenação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), sediará, nos dias 19 e 20 de maio, a II SC Expo Defense – Feira de Tecnologias e Produtos de Defesa.

O evento, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio do Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA), reunirá profissionais da área com o objetivo de apresentar o que há de mais moderno em produtos e tecnologias de defesa e promover a interação das Forças Armadas com a indústria, governo e centros de tecnologia. 

Tendo como base o modelo da Tríplice Hélice, que reúne governo, indústria e academia/universidade, a feira contará, ainda, com a participação institucional do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, de Empresas Estratégicas de Defesa (EED) e de centros acadêmicos.

Ao longo dos dois dias de evento, serão discutidos os desafios das indústrias desses segmentos, por meio de painéis e palestras dinâmicas, além da exposição de artigos e serviços. Estarão presentes autoridades civis e militares, representantes governamentais e executivos de empresas para tratar das oportunidades apresentadas.

No estande da Força Aérea Brasileira (FAB), os visitantes poderão conhecer alguns dos Projetos Estratégicos da Instituição por meio de uma mesa interativa e visitar a réplica do novo vetor de Caça, o F-39 Gripen. O representante do EMAER junto ao COMDEFESA, Coronel Aviador Helcio José Jasiocha Soares, fala sobre a interação da FAB com as Instituições participantes.

“É muito importante conhecer as capacidades dos centros de tecnologia e universidades do nosso País, visando possíveis interações para o desenvolvimento de projetos estratégicos do Comando da Aeronáutica (COMAER). A importância da interação com a indústria é a de fomentar a nossa Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, buscando soluções para transformar estes projetos em produtos”, explicou.

Confira toda a programação e outras informações no site SC EXPO DEFENSE.

PORTAL DEFESANET


FAB disponibiliza Identidade Militar em versão digital

O documento poderá ser gerado diretamente no aplicativo Gov.br, com validade em todo território nacional

Da Redação | Publicada em 11/05/2022 09:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta terça-feira (10/05), na sede do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), a cerimônia de lançamento da Identidade Militar em versão digital. O evento foi presidido pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença do Subsecretário de Gestão Estratégica e Inovação do Governo Federal, Fernando Coelho, além de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Força Aérea.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou que a FAB é uma Instituição que preza pela modernidade. "Estamos vivendo uma era que é marcada pela conexão em tempo real, de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Não podemos fugir da evolução e muito menos nos negar a melhorar com ela. A Identidade Digital não é apenas uma forma de diminuir a burocracia, é uma melhor formalização dos fluxos econômicos e maneira de auxiliar interações sensíveis que necessitam de um alto nível de confiança", ressaltou.

Para o Subsecretário de Gestão Estratégica e Inovação, Fernando Coelho, essa parceria entre a Aeronáutica e o Governo Federal vai trazer muitos benefícios. "Além da Identidade Militar Digital, os militares da reserva também poderão fazer a prova de vida pela plataforma sem precisar sair de casa, o que facilitará esse processo", pontuou.

Aplicativo 

A ferramenta permitirá, a partir de hoje, que os militares consigam acessar, por meio do aplicativo "Gov.br", os dados da Identidade Militar pelo celular, com validade em todo o país. A plataforma é totalmente gratuita e disponível para os sistemas iOS e Android. No aplicativo, será possível, ainda, efetuar a prova de vida, já utilizada por veteranos e pensionistas, e centralizar diversos documentos de identificação como CPF, Habilitação e, agora, a Identidade Militar.

A tecnologia é baseada em biometria e reconhecimento facial, oferecendo um documento de identificação que utiliza recursos tecnológicos para centralizar informações relevantes sobre o militar e seus dependentes, fazendo com que as seções de administração de efetivo de cada Organização Militar (OM) atuem com um padrão de informação em seus bancos de dados.

Mais segurança

O Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, reforçou a praticidade e segurança oferecidas pelo aplicativo. “Em um momento no qual a transformação digital é tão presente, os documentos digitais são mais que uma tendência, trazem mais segurança, economia e auxiliam os processos internos com mais praticidade e produtividade", destacou. 

A Identidade Militar Digital vai possibilitar uma série de benefícios aos usuários, como segurança, por garantir maior sigilo do status profissional e a opção de não portar os documentos físicos; praticidade na emissão de segunda via em caso de perda ou roubo; agilidade na identificação de possíveis fraudes em todo o País e a possibilidade de acessar serviços públicos como prova de vida e outros.

“A implementação da Identidade Digital na Força Aérea Brasileira é uma forma de acrescentar mais segurança e agilidade em nossos processos por meio de tecnologia. Por tudo ser digital e automatizado, será mais rápido de rastrear e bloquear fraudes, o tempo administrativo será otimizado, a emissão de documentos de papel e de plástico diminuirá, sendo um serviço gratuito para o usuário e para Força”, ressaltou o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga.

A digitalização da Identidade de militares da Aeronáutica é um movimento que atende ao Decreto Nº 10.900, de 17 de dezembro de 2021, que dispõe sobre o Serviço de Identificação do Cidadão e a governança da identificação das pessoas naturais no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Além do objetivo de modernização de processos da DIRAP e do COMGEP, a fim de melhorar e qualificar as condições de trabalho e segurança de dados dos militares que servem à Força Aérea Brasileira.

Como usar o aplicativo

Para usar a nova ferramenta, é preciso fazer o download do “gov.br” pela loja do sistema operacional do celular (Apple Store ou Play Store), abrir, tocar em “Adicionar Documento”, concordar com os termos de uso e seguir os passos. A plataforma também vai solicitar o reconhecimento facial ou de biometria e a criação de uma senha para gerar o documento digital. Além disso, o aplicativo só reconhece as informações de identificação do militar que já emitiu a carteira em policarbonato, por conta da digitalização dos dados.

O sistema também exige uma revalidação do documento por meio de um processo de autenticação obrigatório a cada 12 meses no aplicativo. O registro de identificação vencido precisa ser renovado antes de ser incorporado no App e, caso ele expire após a virtualização, será bloqueada automaticamente. Os militares, inicialmente Oficiais-Generais da ativa e da reserva, que ainda não possuem a carteira física de policarbonato ou que necessitam atualizar informações da carteira, deverão solicitar presencialmente nas SPM e nas seções de identificação das respectivas unidades.