NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Operação apreende quase duas toneladas de drogas e 1,3 quilo de ouro no interior do AM

Ações foram realizadas de sábado até segunda-feira (8 a 10), no município de Japurá.

Por G1 Am | Publicada em 11/05/2021 21:09

A Operação Ágata Amazônia resultou na apreensão de 1,8 tonelada de drogas e 1,3 quilo de ouro no município de Japurá, no interior do Amazonas. As ações foram realizadas entre sábado e segunda-feira (8 e 10).

Também foram apreendidos quatro fuzis, 10 carregadores, 266 munições calibre 5,56 milímetros, um telefone satelital e três embarcações de pequeno porte com motor de popa, utilizadas no transporte do material ilícito.

A operação está em andamento na região desde o dia 3 de maio. As atividades foram conduzidas por militares embarcados no Navio Patrulha Fluvial Amapá. A primeira ação, ocorrida no dia 8, resultou na apreensão de 1,3 quilo de ouro, uma balança de precisão, duas armas, munições calibre 28 milímetros, 15 cilindros de oxiacetileno e animais silvestres.

Já no dia 9, nas proximidades do Lago do Tabaco, em Japurá, foram apreendidos 155 quilos de cocaína, 705 quilos de maconha do tipo Skunk oriundos da Colômbia, duas embarcações e cerca de 17 mil reais em espécie.

Duas pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas em um local onde funcionava a base para escoamento dos entorpecentes.

No dia 10, foram apreendidos 985 quilos tipo Skunk, armamentos, munições e uma embarcação utilizada no transporte do material ilícito.

A Ágata é Operação Conjunta do Ministério da Defesa conduzida pela Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira, com a participação de agentes da Polícia Federal e das Polícias Militar, Civil e Ambiental do Estado do Amazonas, e tem o propósito de reprimir e prevenir crimes transfronteiriços. As ações ocorrem na região da Tríplice Fronteira, nos rios Solimões, Içá e Japurá.

PORTAL AEROFLAP


DECEA vai realizar live para explicar novas regras da TMA SP


Pedro Viana | Publicada em 11/05/2021 05:49

Prestes a entrar em vigor a nova configuração da Terminal de São Paulo – a TMA SP Neo, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) promoverão nesta quinta-feira, dia 13 de maio, um webinar para apresentar os detalhes deste complexo projeto.

O evento será transmitido ao vivo no canal do DECEA no YouTube (www.youtube.com/user/tvdecea), a partir das 13:00, com a presença de participantes do Projeto e convidados, que tratarão de temas como capacidade do espaço aéreo e os resultados do projeto; atualização da Circulação VFR; mudanças para os aeroportos de Congonhas (SBSP), Campinas (SBKP) e Guarulhos (SBGR); as novas Cartas de Altitude Mínima de Vigilância (ATCSMAC); as alterações de aerovias; e o Point Merge System.

O projeto TMA SP Neo diz respeito à reestruturação do espaço aéreo da Terminal de São Paulo, a maior e mais movimentada da América Latina, que entrará em vigor no dia 20 de maio.

Em fevereiro deste ano foram disponibilizadas na AISWEB 213 Cartas Aeronáuticas relativas à Terminal, ressaltando-se que ainda serão impactados os Centros de Controle de Área de Brasília (ACC-BS) e de Curitiba (ACC-CW), bem como as Áreas de Controle Terminal do Rio de Janeiro (RJ), Pirassununga (YS), Curitiba (CT), Florianópolis (FL) e de Porto Alegre (PA).

O destaque deste Projeto, que beneficiará o aeroporto de Guarulhos, é o Point Merge System, um método para facilitar o sequenciamento das aeronaves que chegam, especialmente nos momentos de alta demanda.

Participe do webinar do dia 13 de maio e confira maiores detalhes da TMA SP Neo no site do projeto – www.decea.mil.br/tma-sp-neo

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) emitiu até algumas recomendações aos pilotos, devido às mudanças do DECEA. De acordo com o SNA, os pilotos devem elevar o nível de alerta situacional por meio das seguintes práticas:

– Utilize a fraseologia padrão. Qualquer dúvida, não hesite em solicitar para repetir uma instrução (say again);
– Atente-se aos tráfegos nas redondezas e revise os procedimentos estabelecidos pelo fabricante/operador para casos de TA e RA;
– Verifique criteriosamente os dados disponíveis nos databases (atualização) com as cartas de saída/aproximação e chegada;
– Efetue um gerenciamento de energia adequado, especialmente em caso de “encurtamento” da rota.

Mais informações podem ser obtidas na AIC 16/2021 no link: https://publicacoes.decea.mil.br/publicacao/aic-n-1721.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Ação interministerial possibilita vacinação de atletas olímpicos e paralímpicos


Por Mariana Alvarenga, Editado Por Margareth Loure | Publicada em 11/05/2021 19:45

Brasília (DF), 11/05/2021 - Atletas olímpicos e paralímpicos serão vacinados por meio de Ação Interministerial entre os Ministérios da Defesa, da Saúde e da Cidadania em coordenação com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico do Brasil. A imunização de cerca de 1,8 mil pessoas, entre esportistas e comissão técnica, que participarão dos Jogos Olímpicos 2021, de 23 de julho a 08 de agosto, em Tóquio, ocorre a partir desta quarta-feira (12). A imunização desse público será oferecida em organizações militares e em pontos de vacinação nas seguintes capitais: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

O anúncio foi feito em evento na manhã desta terça-feira (11), no Ministério da Saúde, em Brasília. Presente na coletiva de imprensa, o Diretor de Desporto Militar do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho, explicou que a Pasta apoia a iniciativa com a logística de entrega de vacinas e com a disponibilização de pontos de imunização, nos Comandos Conjuntos, como já ocorre no atendimento à população em geral. “Nós estamos em estreita relação com o Ministério da Saúde, oferecendo nossas unidades para colaborar com o esforço nacional de vacinação”, ressaltou.

O Ministério da Defesa apoia o desporto militar por meio do Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (PAAR). Até o momento, 55 militares atletas estão classificados para a Olimpíada de Tóquio em 15 modalidades. O PAAR, criado em 2008, é desenvolvido em parceria com a Secretaria Especial do Esporte. Os participantes do programa contam com todos os benefícios da carreira, além de disporem de instalações esportivas militares adequadas para treinamento.

Confira na tabela os locais e datas de vacinação:

PORTAL GLOBO ESPORTE


Brasil aceita doação do COI e vai vacinar delegação das Olimpíadas

Governo inclui os credenciados para Tóquio 2020 em grupo prioritário. Vacinas vão ser cedidas pelo COI, que também vai doar doses ao SUS para vacinar a população brasileira

Por Redação Do Ge — Brasília | Publicada em 11/05/2021 09:05

O Governo federal vai vacinar os membros da delegação brasileira que irão ao Japão para a cobertura das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio. A decisão é do Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Defesa e o Comitê Olímpico do Brasil. O país decidiu aceitar a ajuda do Comitê Olímpico Internacional. Com isso, cerca de 1500 pessoas - entre atletas, membros de comissão técnica e jornalistas envolvidos na cobertura - entrarão no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI). As vacinas vão ser cedidas pelo COI e não vão sair das doses obtidas pelo Governo Federal para imunizar a população. E para cada dose cedida para imunizar a delegação brasileira que vai para as Olimpíadas, o COI vai doar outras duas ao SUS para vacinar os brasileiros. Mais detalhes do plano de vacinação da delegação serão anunciados nesta terça-feira, às 11h30, em uma coletiva no Ministério da Saúde, em Brasília.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o ministro da Cidadania, João Roma, o secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães, e o Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro Isaias Carvalho, além do vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco Antônio La Porta Júnior, vão participar da coletiva de imprensa. O início da vacinação dos atletas brasileiros começaria na sexta-feira, dia 14.

Em março, o ge noticiou que atletas militares brasileiros seriam vacinados como grupo prioritário das Forças Armadas, de acordo com o Ministério da Saúde. O COB sempre declarou que "a entidade seguirá o PNI". Agora, ficou a cargo do próprio COB elaborar a lista final com os nomes que irão a Tóquio. A operação vai usar instalações das Forças Armadas em seis capitais brasileiras. Além do CT do Time Brasil, no Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

Vários países do mundo estão imunizando suas delegações para competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta terça-feira, a Austrália, por exemplo, começou a vacinar seus credenciados. Outros países também colocaram atletas no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19, como Bélgica, Espanha, Nova Zelândia, Alemanha, México, entre outros. O COI já disse publicamente que as vacinas não serão obrigatórias para os atletas disputarem os Jogos.

Doação do COI via China - De acordo com o presidente do COI, Thomas Bach, a China ofereceu vacinas para todos os atletas que disputarão as Olimpíadas. O Brasil aceitou a oferta do COI, e as doses serão entregues ao Governo Federal. Para cada membro da comitiva brasileira que irá a Tóquio, serão oferecidas outras duas doses para a população. E essas vacinas doadas serão incluídas no plano de vacinação do SUS. O COB corre contra o tempo para vacinar os atletas, já que faltam menos de três meses para o início das Olimpíadas e grande parte da delegação viaja antes para o Japão.

O Brasil ainda não conhece todos os seus classificados para as Olimpíadas, já que com o adiamento ou cancelamento de diversas competições devido à pandemia, os torneios classificatórios e as datas limites foram prorrogadas. Por isso, a lista de vacinados tende a ser maior para comtemplar todos os atletas que ainda têm chance de vaga. Atualmente, o país tem 213 vagas asseguradas nos Jogos. Alguns atletas e integrantes de comissão técnica já foram vacinados, seja por estarem na lista das Forças Armadas ou por serem profissionais da saúde, como professores de Educação Física. Segundo levantamento não oficial, cerca de 80 atletas e membros de comissão técnica já foram vacinados fora do Brasil.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL CAVOK - Pilotos da Força Aérea Brasileira iniciam treinamento de conversão na Suécia


Fernando Valduga | Publicada em 11/05/2021 12:29

O ano de 2020 foi inesquecível para o Programa Gripen Brasileiro, mas este ano começou a todo vapor também.

Em janeiro de 2021, o primeiro grupo de pilotos do Primeiro Grupo de Defesa Aérea, também conhecido como Esquadrão Jaguar, iniciou o treinamento operacional do caça Gripen, na Ala F7 da base da Força Aérea Sueca em Såtenäs, na Suécia.

A Força Aérea Brasileira (FAB) escolheu esse seleto grupo de pilotos para fazer o curso, com base em sua experiência de voo e desempenho operacional.

“Nessa fase inicial, foram escolhidos apenas os profissionais com experiência no F-5M ou A-1M, que são os nossos atuais caçadores. Procuramos também os indivíduos que obtiveram as melhores notas nas atividades aéreas, tendo em vista o seu desempenho geral desde a Academia da Força Aérea, incluindo os resultados dos testes teóricos e de voo”, explicou o Ten Brig. Luiz Fernando de Aguiar, Comandante da Preparação (COMPREP).

A FAB ofereceu um extenso curso de idioma em inglês para os pilotos selecionados antes do treinamento na Suécia. Eles também deram atenção especial ao preparo físico, já que o Gripen é uma aeronave da classe 9G, o que aumenta a demanda de força e resistência muscular de seus pilotos. Toda essa pré-preparação teve um retorno positivo dos instrutores da Força Aérea Sueca.

Na Suécia, o primeiro grupo de pilotos realizou uma série de exercícios que incluíram o aprendizado de como lidar com a falta de oxigênio, treinamento de sobrevivência na água e um intenso treinamento na centrífuga 9G no Centro de Voo Fisiológico Qinetics, localizado em Malmslätt, Linköping . Somente após esta etapa os pilotos iniciaram as primeiras aulas teóricas com o Gripen C/D na Ala F7, onde ocorreram o treinamento do simulador, voos de familiarização na nacele traseira e voos solo.

Ten Brig. Luiz Fernando de Aguiar, Comandante da Preparação (COMPREP).

A colaboração, marca registrada do Programa Gripen, também se destacou com a integração das duas Forças Aéreas – capazes até de ajudar a superar o inverno gelado da Suécia.

“Além da satisfação e motivação pessoal, estamos extremamente orgulhosos de fazer parte deste programa e deste momento marcante para a Força Aérea Brasileira. Esperamos que, com o conhecimento adquirido aqui, possamos auxiliar na implantação e operação do F-39 Gripen da FAB nos próximos anos ”, afirmou o Major Aviador Vítor Cabral Bombonato, integrante da primeira turma do pilotos sendo treinados na Suécia.

Próximos passos

Após concluir o treinamento com o Gripen C / D, os pilotos retornarão ao Brasil para dar continuidade aos preparativos para receber a versão E / F do caça. Isso inclui melhorar a doutrina aplicada aos esquadrões e produzir novos manuais e procedimentos. Paralelamente, serão realizados treinamentos contínuos no novo simulador de voo da Ala 2, em Anápolis (GO). O COMPREP, que coordena a formulação da doutrina aeroespacial, acompanha de perto todo esse processo.

“Um trabalho importante que realizamos é a revisão de nossos conceitos doutrinários, a fim de ampliar horizontes e criar um ambiente propício a novas estratégias, táticas e técnicas. Para tanto, selecionamos e treinamos profissionais de diversas áreas para operar os simuladores de voo, as estações de planejamento de missões, os equipamentos de programação de guerra eletrônica, entre tantos outros equipamentos de apoio operacional, para que o potencial do Gripen, e seus sistemas, sejam aproveitados o máximo ”, explicou o Tenente Brig. Aguiar.