NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Volume elevado de chuvas coloca em alerta sistemas de segurança da aviação

Apesar das tempestades serem inimigas da aviação, o Brasil possui tecnologias avançadas para detectar problemas climáticos e garantir a segurança dos voos em todas as regiões do país.

Redação | Publicada em 11/01/2022 17:25

O grande volume de chuvas, muitas em forma de tempestades, que atingiram o Brasil nos primeiros dias do ano deixaram um rastro de destruição e muita apreensão sobre o que o verão ainda reserva para os brasileiros. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado de chuvas em estados da região Sudeste, e alguns do Norte e Nordeste atingiram 200 milímetros nos primeiros dias do ano. A intensidade das precipitações acende alerta das autoridades, especialmente os das defesas civis dos estados, e dos aeroportos.

O mau tempo costuma ser responsável pelo cancelamento de voos em todo o mundo, entretanto, para a tranquilidade de quem ainda vai aproveitar as férias de janeiro para viajar, novas tecnologias e investimentos em softwares e sistemas de monitoramento têm aumentado a segurança dos voos, mesmo em condições meteorológicas adversas. No país, as torres de controle – e consequentemente, as empresas aéreas – conseguem dados sobre as condições do tempo de forma mais rápida do que em anos anteriores. Os alertas possibilitam modificar rotas ou até mesmo o adiamento do voo até que as condições do tempo melhorem.

Uma das tecnologias utilizadas no país para garantir a segurança dos voos é o Sistema de Tempo Severo Convectivo (STSC), criado para detectar as nuvens do tipo Cumulonimbus (CB), capazes de gerar descargas elétricas atmosféricas em seu processo de desenvolvimento na forma vertical, chegando a atingir alturas superiores a 15 quilômetros. O fenômeno é considerado um dos mais perigosos para a aviação e costuma ocorrer em todas as regiões do Brasil.

“O aparecimento das nuvens desse tipo é perigoso porque elas podem resultar na formação de chuva, granizo, turbulência, formação de gelo na fuselagem do avião e severas correntes ascendentes e descendentes que podem gerar rajadas de vento significativas junto à superfície”, explica Bruno de Castro Fernandes, que atua há mais de 17 anos na implantação de tecnologias para a segurança da aviação aérea.

Com o STSC em operação e com suas informações utilizadas pelos sistemas de Controle de Tráfego Aéreo e Gerenciamento de Fluxo, é possível integrar e qualificar os dados de descargas elétricas atmosféricas e de radares meteorológicos. Com as informações sobre a formação das nuvens CB centralizadas e disponibilizadas com antecedência, torna-se possível gerenciar desvios de rota com maior antecedência e precisão.

“Temos alta incidência diária de CB no espaço aéreo nacional, tornando esse fenômeno meteorológico o principal motivo de desvios solicitados pelas aeronaves. Os desvios ocasionados por essas formações, se não forem devidamente gerenciados, podem aumentar significativamente o tempo de voo, aumentar o consumo de combustível e a emissão de CO2, sem contar no desconforto dos passageiros”, completa Fernandes.

Em outubro do ano passado, um voo entre Campinas e Presidente Prudente, em São Paulo, sofreu fortes turbulências, que duraram mais de uma hora, apavorando passageiros. Segundo o Climatempo, a formação das nuvens cumulonimbus pode ter sido responsável pelo mau tempo. O piloto precisou desviar a rota para São José do Rio Preto. A previsão de tempestade na rota do voo chegou a ser notificada pelo Inmet na manhã do mesmo dia da decolagem e não se sabe por que a companhia decidiu pela manutenção do cronograma de voo.

Unificação das informações de radares meteorológicos para maior segurança aos voos

Outra tecnologia desenvolvida para utilização pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) é o Sistema WebRadar, que começou a ser testado em 2021.  O sistema vai unificar as informações dos radares meteorológicos instalados no país via rede, melhorando a análise de dados, com visualização 3D para análise da estrutura e rastreio de sistemas convectivos, detecção de microburst (fenômeno que provoca rajadas de vento que podem ultrapassar os 200km por hora) e de granizo, dentre outras informações.

“O desenvolvimento do sistema WebRadar buscou a centralização do controle e da operação dos radares de meteorologia via rede a fim de possibilitar o acesso aos dados meteorológicos disponibilizados pela Rede de Radares Meteorológicos e demais sistemas e produtos afins. Desta forma, o sistema provê a análise desses dados para tomada de decisão em relação ao melhor uso da informação e reduz a dependência e a interferência humana na geração de produtos de aplicação meteorológicos”, atesta Bruno Fernandes, que participou do desenvolvimento do sistema para o governo brasileiro.

OUTRAS MÍDIAS


PCI CONCURSOS - Aeronáutica divulga novo Processo Seletivo com 237 vagas

Interessados devem se atentar aos requisitos exigidos para que possam participar; confira

Thamires Fernandes | Publicada em 11/01/2022 15:10

O Comando da Aeronáutica torna pública a realização do novo Processo Seletivo para Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica do ano de 2023 (IE/EA EAGS 2023).

De acordo com o edital, serão preenchidas 237 vagas, nas seguintes especialidades: BET - Eletrônica (40); SAD - Administração (60); SEF - Enfermagem (42); SEL - Eletricidade (20); SIN - Informática (38); SLB - Laboratório (8); SMU 10 - Música Clarinetas: Soprano Baixo (1); SMU 30 - Música Trompa (1); SMU 41 - Música Trombones: Tenor - Baixo (1); SMU 72 - Música Caixa Clara - Bateria - Bombo/ Pratos (1); SOB - Obras (12); SPV - Pavimentação (4); . SRD - Radiologia (5) e STP - Topografia (4).

É importante enfatizar que algumas destas vagas são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital.

O EAGS é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de um ano e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado. Durante a realização do Estágio, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

O Curso que terá duração aproximada de um ano. Após a conclusão do Estágio com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em alguma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

Requisitos

Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos devem comprovar a escolaridade exigida para a função desejada de Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino (para todos os candidatos) e o Curso Técnico de Nível Médio (com exceção da especialidade de música), de forma que possa apresentar, por ocasião da Validação Documental, o certificado, ou diploma, ou declaração de conclusão e o histórico escolar dos referidos cursos, expedidos por estabelecimento de ensino reconhecido pelo órgão oficial federal, estadual, distrital, municipal ou regional de ensino competente; ou ter sido aprovado no Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de forma que possa apresentar, por ocasião da Validação Documental, o certificado de conclusão do Ensino Médio e do Curso Técnico de Nível Médio; ter idade mínima de 18 anos e não completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no EAGS 2023; estar quite com as obrigações eleitorais e se, do sexo masculino, também com as obrigações militares; dentre outros requisitos que constam no edital.

Procedimentos para participação

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições a partir das 10h do dia 10 de janeiro de 2022 até às 15h do dia 3 de fevereiro de 2022, exclusivamente via internet por meio do site da Força Aérea Brasileira.

Vale ressaltar que, o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 deve ser efetuado até o dia 9 de fevereiro de 2022. No entanto, os candidatos que se enquadram nos critérios especificados no edital podem solicitar a isenção da taxa.

A Prova Escrita está prevista para ser realizada no dia 24 de abril de 2022, nas seguintes localidades: Belém - PA; Alcântara/São Luís -MA; Recife - PE; Natal - RN; Rio de Janeiro - RJ; Belo Horizonte - MG; São Paulo - SP; São José dos Campos - SP; Campo Grande - MS; Canoas - RS; Santa Maria - RS; Curitiba - PR; Brasília - DF; Manaus - AM; Porto Velho - RO e Boa Vista - RR.

O prazo de validade do presente Processo Seletivo expira-se em cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da matrícula.