NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Sebrae e I COMAR firmam parceria para capacitar militares da reserva

Militares do Primeiro Comando Aéreo Norte I (I Comar) que passarem para reserva poderão se capacitar para empreender.

Por Sebrae Pará | Publicada em 10/06/2021 18:07

Na manhã dessa quarta-feira (09), o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, e o Comandante do Comando Aéreo Norte, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, assinaram um Protocolo de Intenções que prevê as ações nessa área.

Pela parceria entre as organizações, o Sebrae irá ofertar aos militares uma "trilha de aprendizado", com informações sobre a cultura empreendedora, modelos de negócios e planejamentos, finanças e gestão de pequenos negócios.

"Os profissionais da Aeronáutica fazem parte da sociedade brasileira. Não existe sociedade civil e sociedade militar, é apenas uma coisa. O que existem são profissionais que se dedicam à carreira civil e outros que se dedicam a uma carreira militar. A intenção é criar pontes institucionais", aponta o Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

Sebastião Campos (Presidente do Conselho Deliberativo Estadual), Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Meideiros (Comandante do Comando Aéreo Norte e da Guarnição de Aeronáutica de Belém) e Rubens Magno — Foto: Sebrae Pará

"A iniciativa do Sebrae no Pará é muito importante, pois, ao capacitar e qualificar os militares que passam para a reserva, contribui para que eles tenham maiores possibilidades no mercado", destaca o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae, Sebastião Campos.

“O empreendedorismo é fonte de sustentação para qualquer país. Ao capacitarmos os militares que tiverem interesse em uma carreira empreendedora, desenvolvendo expertises profissionais e tornando-os profissionais preparados para empreender, abrimos muitas oportunidades a eles em uma nova fase de suas vidas”, ressalta o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

Também participaram do evento o Coronel Mendes (Subcomandante I COMAR); o Coronel Mendes R1 (Chefe de Assessoria de Relações Institucionais), o Tenente Coronel Marçal (Subcomandante da Base Aérea de Belém), o Tenente Coronel Freitas (Subcomandante da ALA 9), o Deputado Chicão (Presidente da ALEPA), Mara Lúcia Barbalho (Presidente do TCM/PA), Uálame Machado (Secretário de Estado de Segurança Pública) e Iran Lima (Chefe da Casa Civil).

Experiência

A parceria com a Aeronáutica é a segunda que o Sebrae firma parceria com as Forças Armadas para fomentar o empreendedorismo. Em 2019, foram realizadas seis capacitações, entre 22 de outubro e 9 de novembro, para uma turma de 30 militares, participantes do Programa de Preparação para a Reserva e Aposentadoria do Exército Brasileiro (PRREB).

A entrega dos certificados, no final das capacitações, foi realizada pelo Diretor-Superintendente Rubens Magno e pelo General de Divisão do Comando da 8a. Região, General Anísio David de Oliveira Júnior.

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Ministério da Defesa celebra 22 anos de atuação

A pasta tem atribuições ligadas à defesa e à segurança do país e também apoia ações de cunho social

Da Redação | Publicada em 10/06/2021 13:10

O Presidente Jair Bolsonaro participou, nesta quinta-feira (10), da cerimônia de celebração do 22º aniversário de criação do Ministério da Defesa. O ministério foi instituído em 1999 para exercer a direção superior das Forças Armadas e reforçar a articulação entre o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Na cerimônia, também ocorreu a Imposição da Ordem do Mérito da Defesa

“A data de aniversário, apenas 22 anos, demonstra também uma grande maturidade de todas as nossas instituições. Estou feliz por estar à frente do destino da nação, dentro do Poder Executivo, mas uma grande paz eu tenho dado ao nível, ao entendimento, ao comprometimento que tem os nossos militares”, afirmou o Presidente Jair Bolsonaro em discurso no evento.

“Hoje, todos nós podemos cumprimentar o Ministério da Defesa pelo seu aniversário, dizer que acreditamos em todos os militares que compõem as nossas três Forças porque, além da paz, da tranquilidade, já aqui falada por mim, a certeza de um futuro melhor para todos nós”, frisou.

Atuação do Ministério da Defesa

Entre as principais atribuições do ministério está o estabelecimento de políticas ligadas à defesa e à segurança do país, além da implementação da Estratégia Nacional de Defesa, lançada em 2008 e atualizada em 2012. É responsável ainda pelo serviço militar, o orçamento de defesa, as operações militares e a cooperação internacional em defesa.

Algumas das atividades desenvolvidas pelos militares com a coordenação do Ministério da Defesa são o apoio no combate aos ilícitos nacionais e internacionais por intermédio das operações interagências, o acolhimento humanitário reconhecido internacionalmente como na Operação Acolhida, as missões de paz no exterior e o apoio no fortalecimento das indústrias da base nacional de defesa.

Outra atuação relevante é a Operação Ágata, com a finalidade de intensificar a presença do Estado, por meio de ações contra os ilícitos transfronteiriços e ambientais atuando em mais de 16 mil quilômetros de fronteiras aéreas, terrestres e fluviais.

Há ainda o reforço no combate à Covid-19 com, por exemplo, o auxílio na logística para vacinação de indígenas e de populações ribeirinhas e ações de desinfecção. E os programas de cunho social como o Projeto Rondon, Programa Calha Norte e Forças no Esporte.

Ordem do Mérito da Defesa

Criada por decreto em 2002, a Ordem do Mérito da Defesa destina-se a premiar os militares das Forças Armadas, os integrantes das forças auxiliares, as personalidades civis e militares e as instituições civis nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas no Brasil.

A Ordem é composta por cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. O Presidente da República é o Grão-Mestre da Ordem e o Ministro da Defesa é o Chanceler.

PORTAL DEFESANET


Comandante da Aeronáutica recebe Embaixador da Turquia

O encontro ocorreu no Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), e também contou com a presença do Adido Militar da Turquia no Brasil

Da Redação | Publicada em 10/06/2021 08:40

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu, na tarde desta quarta-feira (09), em Brasília (DF), o Embaixador da Turquia, Murat Yavuz Ates, e o Adido Militar da Turquia no Brasil, Coronel Orhan Gözaydin. Também participou da reunião o Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior. O objetivo do encontro foi estreitar os laços entre as instituições.

Na oportunidade, foram abordadas as parcerias já desenvolvidas nos últimos anos e os aspectos que podem ser aprimorados. As autoridades discutiram sobre as cooperações que poderão ocorrer no campo aeronáutico, como a fabricação de aeronaves leves com propulsão a jato, aeronaves de treinamento, helicópteros e equipamentos aeronáuticos de maneira geral.

Foram comentadas, ainda, possíveis parcerias entre empresas brasileiras e turcas de alcance mundial para o desenvolvimento aeronáutico. Por fim, as autoridades abordaram possíveis projetos na área espacial, considerando o conhecimento da Turquia no desenvolvimento de micro e nano satélites, e a experiência do Brasil no lançamento destes satélites.