NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


GLOBO NEWS


Sala de comando que monitora aeroportos na Copa América é inaugurada no Rio de Janeiro


Publicada em 10/06/2019

PORTAL G1


Queda de avião em Cascavel começa a ser investigada nesta segunda-feira

Aeronave caiu em um milharal na tarde de sábado (8); o piloto e as outras três pessoas que estavam no monomotor não ficaram feridos.

Publicada em 10/06/2019 12:40

Especialistas do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) devem iniciar na tarde desta segunda-feira (10) as investigações sobre a queda de um avião em Cascavel, no oeste do Paraná.

O monomotor caiu em um milharal no fim da tarde de sábado (8). O piloto e outras três pessoas que estavam na aeronave não ficaram feridos.

Segundo os sobreviventes, o avião saiu de Valinhos (SP), fez uma escala em Sertãozinho (SP) e pousaria em um aeroclube de Cascavel, mas caiu perto do local da aterrissagem.

Queda de avião em Cascavel será investigada pelo Seripa

De acordo com o Seripa 5, órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), nesta fase inicial de apuração serão coletados dados que ajudem a identificar o que levou à queda do avião.

Serão feitas fotografias, recolhidos documentos, coletadas partes da aeronave para análise e o registro de relatos de pessoas que testemunharam o acidente.

O objetivo, destacou o órgão em nota, é prevenir que novos acidente com as mesmas características ocorram.

Monitoramento de aeroportos durante Copa América tem sala especial instalada no Rio

Ambiente será usado para monitorar as operações nos sete aeroportos que atenderão as cidades-sede dos jogos.Durante o campeonato, não haverá restrições de voo no país.

Narayanna Borges | Publicada em 10/06/2019 11:23

Foi inaugurada nesta segunda-feira (10) no Rio de Janeiro uma sala de comando e controle do espaço aéreo, que vai monitorar em tempo real os pousos e decolagens nos principais aeroportos que vão atender as cidades sede da Copa América: Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.

Essa é a sexta vez que esta Sala Master de Comando e Controle é ativada no Rio de Janeiro. Segundo o Coronel Aviador Sidnei Nascimento de Souza, a ação é fruto de anos da expertise com grandes eventos no Brasil e no mundo.

“São experiências adquiridas desde 2006 com o levantamento de todas as necessidades que vimos durante a Copa do Mundo na Alemanha, onde uma equipe nossa foi verificar como que eles trabalhavam em forma de melhor de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo, depois na África do Sul, em 2010, e aí iniciamos nossos grandes eventos, com a Rio+20”, disse o coronel,

Ainda de acordo com o coronel, não haverá nenhum tipo de restrição do espaço aéreo nacional durante o evento esportivo. “Não houve necessidade de um plano específico de defesa aérea. Estamos nas condições normais de temperatura e pressão para a parte de segurança”, afirmou.

A Copa América começa nesta sexta-feira (14), com Venezuela e Peru jogando, a partir das 16h, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, e estreia da Seleção Brasileira às 21h30, contra a Bolívia, em jogo no Morumbi, São Paulo.

Duas vítimas de explosão de barco no AC são transferidas para hospital de BH em avião da FAB

Pacientes são uma criança, de 4 anos, e um homem, de 38 anos, que estavam internados em Rio Branco. Acidente deixou 18 pessoas feridas após barco explodir no Rio Juruá, na sexta (7).

Publicada em 10/06/2019 22:19

Duas vítimas da embarcação que explodiu no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, na sexta-feira (7), vão ser transferidas de hospitais de Rio Branco, na noite desta segunda (10), para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionado para transportar os paciente até a unidade.

A chegada do avião no Acre está previsto para às 20h30 (horário local) com previsão para decolar às 22h. Segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), o voo deve chegar em Belo Horizonte na madrugada desta terça (11).

Os transferidos são: Paulo Vitor, de 4 anos, que estava internado no Hospital da Criança com queimaduras no rosto, e Humberto da Conceição, de 38 anos, que tem 80% do corpo queimado.

A Sesacre informou que os dois pacientes estão estáveis, tem bom prognóstico e com chances de transferência. Foi levantada a hipótese do bebê de 9 meses também ser transferido, mas o quadro de saúde não permitiu.

Os pacientes serão levados para o aeroporto de Rio Branco em duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo uma de suporte avançado com UTI.

No Hospital do Juruá ainda seguem internados nove vítimas do acidente. Destes, quatro estão na UTI, sendo que três estão em estado gravíssimo e outros cinco pacientes internados na enfermaria, com quadro clínico estável, mesmo com queimaduras entre 25% a 40%.

 Duas ambulâncias do Samu, sendo uma com suporte avançado, foram destacadas para levar pacientes até o aeroporto de Rio Branco — Foto: Divulgação/Sesacre

A explosão da embarcação deixou 18 pessoas gravemente feridas, no final da tarde de sexta-feira (7). Segundo o Corpo de Bombeiros, o barco transportava mercadorias, pessoas e combustível para os municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, no interior do estado.

Entre os feridos há duas crianças que foram encaminhadas a Rio Branco. Um bebê de nove meses, que segue em estado gravíssimo e precisou passar por procedimentos cirúrgicos e a criança de 4 anos, que teve 25% do corpo queimado, principalmente a face e a parte superior do corpo.

Em Rio Branco, além das duas crianças, outros três pacientes foram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com grandes extensões de queimaduras. De acordo com a Sesacre, este são casos mais graves, que podem desenvolver ainda complicações renais.

Uma das vítimas do acidente, Simone Souza Rocha, de 24 anos, morreu na tarde deste domingo (9), após ter uma parada cardiorrespiratória, no Hospital do Juruá.

AGÊNCIA BRASIL


Aeronáutica inaugura sala de comando e controle para Copa América


Akemi Nitahara | Publicada em 10/06/2019 13:07

O Comando da Aeronáutica inaugurou na manhã de hoje (10) a Sala Master de Comando e Controle para a Copa América 2019, evento esportivo que começa na sexta-feira (14) e vai até 7 de julho. Do local, que fica no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro, serão monitorados os sete aeroportos das cinco cidades-sede da competição: Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

A sala é reinaugurada a cada grande evento no país. A primeira vez que o controle integrado funcionou foi durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012, e o local foi reativado também para a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, ambos em 2013, na Copa do Mundo 2014 e nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Segundo o comandante do CGNA, coronel aviador Sidnei Nascimento de Souza, o trabalho tem sido um sucesso na garantia do pleno funcionamento dos aeroportos. “A sala master é reativada sempre que temos um grande evento, para que as necessidades pontuais daquele evento sejam totalmente cumpridas em coordenação expressa com o nosso cotidiano. O objetivo real é darmos o máximo de conforto aos usuários, para que não tenhamos nenhum tipo de atraso durante os eventos.”

Ele explicou que o levantamento para a implantação do projeto foi feito na Alemanha, durante a Copa de 2006, e na África do Sul, na Copa de 2010. Disse ainda que não haverá restrições no espaço aéreo durante o evento.

Japão e Qatar

O secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, destacou que representantes do Japão e do Qatar, países que participam como convidados da Copa América e sediarão a próxima Olimpíada, em 2020, e a próxima Copa, em 2022, respectivamente, virão para acompanhar os trabalhos operacionais.

A sala fará a integração e o monitoramento das operações nos aeroportos - Tânia Rêgo/Agência Brasil

“O Japão e o Qatar são convidados de honra para essa Copa América, eles participarão da competição, e existem equipes também desses países acompanhando as operações nos bastidores. É normal acontecer, o Brasil fez isso na Alemanha e na África do Sul, pra que um país vá aprendendo e vá passando o que tem de melhores experiências para os países que vão sediar os próximos grandes eventos”.

Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) fará o controle - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Segundo o secretário, a estimativa é de que o Brasil tenha de 7,5 milhões a 8 milhões de turistas nas operações da Copa América. A sala master funciona até o dia 14 de julho.

Participam do monitoramento o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), a Secretaria de Aviação Civil (SAC), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e as concessionárias responsáveis pelos terminais, além de representantes da aviação executiva.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL FIERN - Sistema FIERN participa do 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo


Publicada em 10/06/2019 13:54

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, participa do 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, promovido pela CNI e Sebrae, em São Paulo, nesta segunda e terça-feira. O evento reúne lideranças das maiores empresas multinacionais e brasileiras na área de tecnologia, além de representantes das entidades do setor produtivo, do governo e de instituições de ensino e pesquisa.
 
A delegação do Rio Grande do Norte no Congresso também é formada pelos diretores do Sistema FIERN Roberto Serquiz (primeiro tesoureiro), Heyder Dantas (primeiro secretário), Djalma Barbosa Júnior (Inovação), Marcelo Rosado, Edilson Trindade e dos gestores Juliano Martins (superintendente do SESI-RN), Emerson Batista (diretor Regional do SENAI-RN), Rodrigo Diniz (diretor do ISI-ER e CTGAS-ER), Susie Macêdo e Helen Buonora (NAGI-RN).

A abertura do Congresso foi na manhã desta segunda-feira.  Na lista de CEOs que em seguida, vão falar sobre temas como o Brasil inovador, tendências da inovação e o futuro do trabalho, da alimentação, da saúde e da energia estão a presidente da IBM América Latina, Ana Paula Assis; a CEO da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino; o presidente da Qualcomm para a América Latina, Rafael Steinhauser; o fundador da Totvs, Laércio Consentino; a CEO do Conselho de Competitividade dos Estados Unidos, Deborah Wince Smith; a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka.
 
Também estão no Congresso de Inovação o diretor-geral adjunto de Política de Inovação e Tecnologia do Ministério Federal da Economia e Energia da Alemanha, Ole Janssen; o fundador e diretor administrativo da israelense Colosseum Sport, Oren Simanian; e o economista-chefe da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), o suíço Carsten Fink; e Rakesh Jain, professor de Harvard e diretor de Desenvolvimento de Negócios da JUST, empresa com foco em produtos de proteína à base de plantas (confira no site do evento os perfis de todos os palestrantes).
 
Em um espaço de 12.500 metros quadrados no São Paulo Expo, os dois dias de evento reúne o que há de mais moderno em termos de tecnologia. São 18 painéis com 19 palestrantes internacionais, de 12 diferentes países e 31 brasileiros para debater as inovações desenvolvidas no Brasil e por países referência no tema, como a China, Israel, Alemanha, Suíça, Finlândia, Índia. Levantamento da CNI mostra que, em geral, países com as economias mais avançadas são aqueles que mais investem em inovação.
 
O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, ressalta que a inovação é imprescindível para o desenvolvimento econômico do país. “A experiência internacional demonstra que a inovação é o caminho mais curto para o desenvolvimento sustentável da economia”, afirma. “É preciso garantir recursos e estruturar uma política nacional de fomento às atividades inovadoras. Para isso, é fundamental que o governo e a academia estejam cada vez mais juntos com a indústria em prol desta importante agenda”, completa.

Entre os destaques em exposição está uma réplica em tamanho real do caça sueco Gripen E, da SAAB, modelo de 15 metros de comprimento por 8,6 metros de largura usado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os inscritos no evento podem entrar na cabine da aeronave de 3.000 kg para conhecer o modelo e tirar fotos. Também está em exposição tecnologias e soluções da Totvs voltadas para a inteligência artificial e da Qualcomm sobre a quinta geração de sistema sem fio (5G).
 
No espaço da CNI, há uma mostra de tecnologias de empresas participantes do Programa Inova Talentos, no qual bolsistas são selecionados para atuar em projetos de pesquisa e desenvolvimento em empresas. No espaço do SENAI, os destaques são a experiência de indústria 4.0, tecnologias produzidas nos institutos SENAI de Inovação e apresentações de casos de sucessos de 40 empresas parceiras. No espaço do SESI, por sua vez, é apresentada a plataforma SESI Viva Mais, que organiza em ambiente digital único, dados e informações para apoiar ações de segurança e saúde no trabalho. Está prevista também a exposição de alguns sistemas adotados em centros de Inovação do SESI, que são unidades de pesquisa para melhorias no ambiente de trabalho.
 
Ao fim deste primeiro dia do Congresso, o São Paulo Expo será palco da entrega do Prêmio Nacional de Inovação, realizado pela CNI e o Sebrae. O objetivo da premiação é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de empresas em prol da agenda da inovação e gestão da inovação. Entre os 1.746 projetos inscritos, 54 finalistas concorrerão em cinco categorias a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital de Inovação da Indústria, além da participação em imersões internacionais em ecossistemas de inovação. A indústria de argamassa BQMIL [Brasil Química e Mineração Industrial] está entre as finalistas do Prêmio Nacional de Inovação.Entre os destaques em exposição está uma réplica em tamanho real do caça sueco Gripen E, da SAAB, modelo de 15 metros de comprimento por 8,6 metros de largura usado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os inscritos no evento podem entrar na cabine da aeronave de 3.000 kg para conhecer o modelo e tirar fotos. Também está em exposição tecnologias e soluções da Totvs voltadas para a inteligência artificial e da Qualcomm sobre a quinta geração de sistema sem fio (5G).
 
No espaço da CNI, há uma mostra de tecnologias de empresas participantes do Programa Inova Talentos, no qual bolsistas são selecionados para atuar em projetos de pesquisa e desenvolvimento em empresas. No espaço do SENAI, os destaques são a experiência de indústria 4.0, tecnologias produzidas nos institutos SENAI de Inovação e apresentações de casos de sucessos de 40 empresas parceiras. No espaço do SESI, por sua vez, é apresentada a plataforma SESI Viva Mais, que organiza em ambiente digital único, dados e informações para apoiar ações de segurança e saúde no trabalho. Está prevista também a exposição de alguns sistemas adotados em centros de Inovação do SESI, que são unidades de pesquisa para melhorias no ambiente de trabalho.
 
Ao fim deste primeiro dia do Congresso, o São Paulo Expo será palco da entrega do Prêmio Nacional de Inovação, realizado pela CNI e o Sebrae. O objetivo da premiação é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de empresas em prol da agenda da inovação e gestão da inovação. Entre os 1.746 projetos inscritos, 54 finalistas concorrerão em cinco categorias a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital de Inovação da Indústria, além da participação em imersões internacionais em ecossistemas de inovação. A indústria de argamassa BQMIL [Brasil Química e Mineração Industrial] está entre as finalistas do Prêmio Nacional de Inovação.

AGÊNCIA DE GOVERNO DO ACRE - Pacientes em estado grave seguem para centro especializado em queimaduras, em Belo Horizonte


Publicada em 10/06/2019 22:24

Por volta das 20h30 horas desta segunda-feira, 10, o Governo do Estado do Acre recebeu apoio e decisão governamental através do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em que as Forças Armadas foram acionadas e providenciaram logística aérea com aeronave adequada, não pressurizada, para o transporte de pacientes do acidente ocorrido no último dia 7, no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Equipe de médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminharam duas das vítimas até o aeroporto internacional de Rio Branco. Eles seguem no referido avião da FAB para tratamento no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Trata-se de Umberto da Conceição de Oliveira, de 39 anos, que teve 80% de seu corpo queimado, e do menor de 4 anos P. V. F. S., que tem queimaduras em 17% do corpo.

Os pacientes chegarão às 5h, horário de Brasília, em Belo Horizonte, e seguem para a estabilização clínica, seguida de desbridamento, que é a retirada de tecido queimado.

Neste incidente, o Governo do Acre recebeu atenção especial da Sociedade Brasileira de Queimaduras – SBQ, na pessoa de seu presidente, Dr. José Adorno, que concentrou esforços e viabilizou a disponibilização de vagas para sete pacientes em estado grave.

Conhecedores da complexidade desse tratamento, tiveram, juntamente com o governador Gladson Cameli e a secretária de Estado da Saúde, Dra. Mônica Feres, a preocupação no atendimento rápido e adequado por equipe multiprofissional, apoiados pelo  Centro Técnico de Queimados (CTQ’s) da Rede Integrada do Sistema Único de Saúde.

Em tempo, o Governo do Acre agradece ao Governo de Goiás, na pessoa do secretário de Saúde, Ismael Alexandrino e da direção do Hospital Estadual de Urgência do Noroeste de Goiânia – HUGOL, igualmente ao gerente Assistencial da Fundação Hospitar do Estado de Minas Gerais – Fhemig, Dr. Marcelo Lopes, que acionou o Plano de Catástrofe para acolher o máximo de pacientes. Agradece também a Secretaria de Saúde do Distrito Federal –  SES/DF por meio da  Unidade de Traumatologia de Queimados – UTQ/HRAN, para receber pacientes que estão em enfermaria.

O Governo do Acre externa gratidão, ainda, a diretoria da Sociedade Brasileira de Queimaduras – SBQ, aos presidentes e coordenadores de regionais que avaliaram a possibilidade e comprometimento em atender as vítimas do gravíssimo acidente. No Estado, contamos com o acolhimento local dos médicos Welber de Lima, diretor do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco – Huerb, Drs. Renato e Ozy do Hospital Regional do Juruá, além da Central de Regulação do Acre. Como também todos os inúmeros profissionais de saúde que tem se dedicado para atender esses pacientes com todo cuidado e carinho que merecem.