NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


CINDACTA I recebe Comandantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro


André Magalhães | Publicada em 10/02/2021 12:26

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, esteve, nesta segunda-feira (8), no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), onde palestrou na Primeira Reunião de Comandantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (RECOSCEA) de 2021. O evento é realizado em Brasília (DF), nos dias 8 e 9 de fevereiro, e reune Diretores, Presidentes, Chefes e Comandantes das Organizações Militares subordinadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O objetivo da reunião é acompanhar a execução orçamentária e apresentar o planejamento orçamentário das Organizações Militares para a execução do Plano de Trabalho de 2021.

Participam o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez comentou sobre o encontro. “Tivemos a oportunidade de dialogar sobre as atividades desenvolvidas pela Força Aérea em 2020, projetar as melhorias que buscamos para o futuro e tratar sobre o exercício da liderança com nossos Comandantes, Chefes e Diretores”, disse o Oficial-General.

O Diretor-Geral do DECEA avaliou a realização do evento. “Tratamos de assuntos importantes e principalmente de como vamos trabalhar esse ano de 2021 para atender às expectativas, tanto da aviação civil quanto da militar. Logo, é necessário o envolvimento de todos no processo para poder trabalhar adequadamente e executar o que foi planejado, para que tudo saia com índice de segurança e atendendo a todos os usuários do tráfego aéreo”, destacou.

KC-390 Millennium está no Alasca para testes no frio extremo


André Magalhães | Publicada em 10/02/2021 11:24

Um KC-390 Millennium da FAB foi enviado até o estado do Alasca, EUA, para ser submetido a testes no frio extremo da região nórdica do continente norte-americano. A aeronave pousou na cidade de Fairbanks.

Pelo o que o mapa do Great Circle Mapper mostra, a aeronave decolou de Anápolis, fazendo escala em Boa Vista, Jacksonville, Moses Lakes e por fim Fairbanks.

Vale lembrar que um KC-390 participou recentemente do Exercício Culminating com militares dos Exércitos brasileiro e norte-americano.

A chegada ao Alasca aconteceu no último dia 8 de fevereiro e os testes devem acontecer ainda nesta semana.

O KC-390 tem como companhia nos testes o novíssimo Boeing 777X, que está na região fazendo testes no clima frio dos EUA

O teste em si serve para verificar como a aeronave opera em situações de frio extremo que podem chegar até -33ºC. As partes de isolamento da aeronave e possíveis rachaduras provocadas pelo frio serão estudas.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Ministério da Defesa inaugura Centro de Comunicação Social


Viviane Oliveira | Publicada em 10/02/2021 21:44

Brasília, 10/02/2021 – O Ministério da Defesa (MD) inaugurou, nessa terça-feira (9), o Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD). A criação do novo centro fortalece a comunicação com a sociedade, que tem apresentado crescente interesse pelos assuntos de Defesa e das Forças Armadas. A iniciativa permitirá maior transparência e agilidade na divulgação das informações e no atendimento à imprensa. Nos últimos anos, houve crescimento exponencial das demandas de imprensa, que saltaram de 83, em 2017, para 1.228, em 2020.

A cerimônia foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa Fernando Azevedo e contou com a presença do Ministro-Chefe de Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Augusto Heleno; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho e de autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Os Chefes dos Centros de Comunicação Social da Marinha (CCSM) e do Exército (CCOMSEX) e do Vice-Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CCOMSAER) e de representantes da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM), da Vice-Presidência e das assessorias ministeriais também estiveram, juntamente com diretores, editores, chefes de sucursal e repórteres, sediados em Brasília, representando os principais veículos de comunicação do País.

Na ocasião, o Chefe do Centro de Comunicação Social da Defesa, Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas, apresentou a estrutura do Centro, as atividades desenvolvidas, destacando o relacionamento do Ministério com a imprensa. O Almirante enfatizou o desempenho dos militares nas Operações Conjuntas e a importância da aproximação com a sociedade civil. “As Forças Armadas possuem uma capilaridade muito grande, muitas vezes chegam em locais onde ninguém mais chega. Então buscamos informar da melhor forma nossas ações, para que a sociedade tenha a compreensão do trabalho das suas Forças Armadas, que pertencem ao Brasil e à população brasileira”.

Em seguida, foi exibido o filme por meio do qual os convidados puderam visitar virtualmente as instalações do novo setor.

Encerrando a cerimônia, o Ministro Fernando Azevedo destacou que o MD é responsável por três marcas muito fortes que devem ser valorizadas. “São chamadas de Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. Além de ser um representante político do governo, represento essas três marcas. Como instituições de Estado, elas merecem uma comunicação verdadeira e a altura delas”.

Logo em seguida, os profissionais de imprensa presentes puderam conversar com o Ministro e foram convidados a conhecer a estrutura do CCOMSOD. O Arcebispo Militar, Dom Fernando Guimarães, também foi convidado a realizar uma oração ecumênica e uma benção ao novo Centro.

Fotos: Antonio Oliveira

OUTRAS MÍDIAS


CB PODER - Valter Borges Malta, presidente da Comissão Coord. do Prog. Aeronave de Combate (COPAC)


Publicada em 10/02/2021 14:00

Na bancada com Denise Rothenburg, o Major-Brigadeiro Valter Borges Malta, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

DEFESA TV - Forças Armadas transferiram mais de 600 pacientes de Manaus para outros estados


Publicada em 10/02/2021 19:38

Brasília (DF), 10/02/2021 – Dando continuidade ao combate a crise sanitária em Manaus, as Forças Armadas já viabilizaram a transferência de 619 pacientes para outras capitais em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Desses, 16 são pacientes oncológicos, transportados para o Rio de Janeiro a fim de reduzir a ocupação de leitos na rede pública de saúde na capital amazonense.

Desde o início das ações de caráter emergencial, no dia 07 de janeiro, foram realizados 61 voos para o deslocamento de pacientes entre as capitais do País.

O apoio logístico empregado pelos militares se estende também ao transporte de oxigênio e demais insumos. Somente na terça-feira (09), foram entregues 18 tanques de oxigênio líquido pelo trecho Brasília-Manaus. Além disso, mais de 113 voos foram realizados para o transporte de 1.853 toneladas de insumos médicos, além de 17 toneladas de medicamentos.

O esforço aéreo no combate à pandemia de covid-19 já ultrapassa 1.590 horas de voo. A partir da pronta-resposta das Forças Armadas, o estado do Amazonas recebeu 5.079 cilindros de oxigênio gasoso, 529 tanques de oxigênio líquido, 28 usinas de produção do insumo hospitalar e 104 respiradores, sendo 47 doados pela Marinha do Brasil.

Em outra frente, o empenho militar tem beneficiado as ações de vacinação dos povos indígenas. Os Comandos Conjuntos Amazônia, Norte, Nordeste, Oeste e do Rio Grande Norte e Paraíba prestaram apoio logístico à Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI. Como resultado, mais de 75.760 indígenas foram imunizados contra a Covid-19 em 34 Distritos Sanitários Especiais Indígena (DSEI).

Fotos: Divulgação/MD

INFODEFENSA - Força Aérea Brasileira submete ao KC-390 a testes de baixas temperaturas no Alasca


Roberto Valadares Caiafa | Publicada em 10/02/2021 09:00

O cargueiro militar KC-390 Millenium, fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, está no Alasca para ser submetido a testes de baixas temperaturas, algo em torno de -33ºC.

Após encerrar a sua participação no Exercício Culminating, o KC-390 foi responsável por levar equipamentos e os militares brasileiros da Brigada de Infantaria Paraquedista de volta ao Brasil.

Após o fim do exercício, o KC-390 de matrícula FAB 2855 voou de Alexandria, na Geórgia, até Jacksonville, na Flórida, voando depois para Anápolis com escala em Boa Vista.

Já a ida para o Alasca, empreendida logo a seguir, utilizou a rota inversa, decolando de Anapólis e realizando escalas em Boa Vista (Roraima), Jacksonville (Flórida), Moses Lake (Washington) e por fim chegando ao destino dos testes, a cidade de Fairbanks (Alasca). Ao todo foram percorridos do Brasil até o Alasca em torno de 12.572 km.

Testes de gelo

A chegada ao Alasca aconteceu na noite de segunda (08/02) e os testes em ambientes congelantes começaram no dia seguinte, ocasião em que os termômetros marcaram -33ºC de temperatura. Após seis dias de testes gelados a aeronave deverá retornar ao Brasil.

Estes testes em ambientes gelados são feitos para analisar se a estrutura e sistemas do avião irão reagir como esperado, mesmo com formação de gelo e exposição a temperaturas muito baixas por longos períodos.

Nestas situações, os lubrificantes perdem sua viscosidade e partes com borracha como gaxetas e vedações podem rachar. O teste de temperaturas extremas também valida todo o isolamento do avião.

Depois da aprovação nos testes de resistência a baixas temperaturas, o KC390 ficará mais próximo de realizar a sua qualificação para voos antárticos, apoiando as atividades científicas da Estação Antártica Comandante Ferraz, mantida pelo Brasil e reconstruída recentemente após sofrer um incêndio.