NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Aeronáutica abre concursos para cerca de 900 vagas de oficiais temporários

Vagas são para profissionais de nível superior para prestação de serviço militar voluntário, de caráter temporário, para o ano de 2021.

Por G1 | Publicada em 09/06/2021 12:20

A Aeronáutica abriu cerca de 900 vagas para profissionais de nível superior para prestação de serviço militar voluntário, de caráter temporário, para o ano de 2021. Há vagas para profissionais das áreas de Grupamento Técnico, Magistério, Segurança e Defesa, além de Medicina, Farmácia, Odontologia e Medicina Veterinária.

Os selecionados serão voluntários à prestação do serviço militar, em caráter temporário, para quadros de oficiais da reserva de 2ª classe convocados para nas áreas de Grupamento Técnico (QOCon Tec 2- 2021), Magistério (QOCon Tec MAG 2-2021), Segurança e Defesa (QOCon Tec SED 2-2021) e Grupamento de Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários (QOCon MFDV 2-2021).

No Grupamento Técnico são mais de 600 vagas, em Segurança e Defesa são cerca de 30 vagas, no Magistério são cerca de 140 vagas e no Grupamento de Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários são aproximadamente 120 vagas.

As oportunidades são para vários estados do país. As inscrições eletrônicas devem ser feitas de 9 a 27 de junho por meio do site http://www.convocacaotemporarios.fab.mil.br. No mesmo link é possível conferir os editais das seleções.

A seleção engloba avaliação curricular, inspeção de saúde, avaliação psicológica e teste de condicionamento físico, entre outras etapas.

Os voluntários devem ficar atentos aos documentos obrigatórios e aos parâmetros de qualificação para realizar a comprovação das exigências na validação documental e na avaliação curricular, confirmando a pontuação na seleção. Há ainda a necessidade de apresentação de alguns exames médicos.

Os organizadores do processo seletivo recomendam aos candidatos que se antecipem para a realização dos exames, avaliações, atestados e laudos médicos a serem apresentados na Concentração Inicial.

Mato Grosso do Sul envia 4 pacientes graves com Covid para São Bernardo do Campo, no ABC Paulista

O Sistema de Saúde de Mato Grosso do Sul está em colapso, pessoas estão morrendo em Unidades de Pronto Atendimento à espera de leitos, sejam eles de UTI ou clínicos.

Por José Câmara | Publicada em 09/06/2021 19:31

Mato Grosso do Sul passa por um dos piores momentos da pandemia. O colapso já é visto no sistema de Saúde, conforme o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou. Para terem acesso às Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), o estado enviou nesta quarta-feira (9) mais quatro pacientes graves com Covid, desta vez para São Bernardo do Campo (SP), região metropolitana de São Paulo.

Com a nova leva, Mato Grosso do Sul contabiliza 25 remanejamentos de enfermos para serem internados em outros estados. Os pacientes que foram nesta quarta (9) estavam internados em Dourados (MS), segunda maior cidade do estado.

As famílias das pessoas deram autorização para a transferência e o translado de Dourados até a Base Aérea de Campo Grande foi feito em ambulâncias. Os pacientes serão transportados até São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), após, deverão ser encaminhados a um hospital de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

A Central Estadual de Regulação está levantando a possibilidade de novas transferências. Mato Grosso do Sul também realiza tratativa para a transferência de pacientes para o estado do Amazonas.

Outras transferências

Os envios de pacientes de Mato Grosso do Sul a outros estados começaram no dia 2 de junho. Uma mulher, de 41 anos, teve acesso a um leito de UTI em Rondônia. A paciente saiu de Bonito (MS), a 296 km, com destino à Porto Velho, capital de Rondônia.

Já no dia 4 de junho, oito pacientes diagnosticados com a Covid e que estavam internados em Dourados, na região sul do estado, foram transferidos para Rondônia.

A São Paulo, os remanejamentos começaram no domingo (6), onde cinco pessoas foram levadas a hospitais paulistas. Na segunda-feira (7), o estado remanejou outros dois pacientes, que chegaram no aeroporto de Congonhas, no início da noite.

Nessa terça-feira (8), outros cinco pacientes foram levados a capital paulista. Com a leva desta quarta-feira (9), totalizam 17 sul-mato-grossenses enviados para receberem o tratamento em hospitais de São Paulo.

Mortes de transferidos

Transferida de Mato Grosso do Sul para Rondônia devido a falta de vagas para pacientes com Covid, Nice Menani morreu na noite de segunda-feira (07), em Porto Velho.

Nice era moradora de Dourados e havia sido levada para a capital rondoniense na sexta-feira (04), junto com outros seis pacientes da cidade.

Outro paciente transferido de Mato Grosso do Sul morreu em São Paulo que havia sido transferido devido a falta de vagas no estado para pacientes Covid. O homem tinha 53 anos, era de Maracaju e tinha sido encaminhado para o Hospital Geral Vila Penteado no último domingo (06).

O terceiro paciente transferido que veio a óbito, é um homem de 66 anos do grupo de cinco pacientes que foram transferidos nesta terça-feira (8) para o estado de São Paulo. O paciente morava no município de Campo Grande. Ainda na capital estava internado na UPA Leblon e foi encaminhado para o Hospital Geral Vila Penteado na capital paulista.

DEFESATV


Pilotos suecos e brasileiros do Gripen E utilizarão sistema de mira produzido pela empresa Ael Sistemas

Parte do cockpit de última geração, do caça Gripen E da Força Aérea Brasileira, o sistema Targo™, montado no visor do capacete, dará ao piloto informações de navegação, rotas e pontaria

Redação Defesatv | Publicada em 09/06/2021 08:30

Ao mover a cabeça e o capacete em direção ao alvo, em vez da aeronave inteira, os pilotos que usam o sistema Helmet Mounted Display (HMD) podem mirar os sensores e os mísseis no alvo rapidamente.

Isso permite que os pilotos identifiquem melhor os alvos no ar e no solo e maximizem o desempenho total. Com sua habilidade de visão noturna, esse capacete é o maior aliado do piloto.

“Você pode usar uma técnica diferente com um HMD”, disse o piloto de teste do Gripen, Jakob Högberg. “Isso porque o capacete com mira montada permite maior consciência situacional. Dessa forma, a localização com precisão é mais simples e nós atiramos mais rápido”, completou. O sistema também pode determinar alvos para o piloto, levando a uma avaliação mais eficiente da situação tática. O HMD mostra também informações vitais de voo, como altitude e velocidade no ar.

Além disso, localiza os alvos com precisão e fornece dados suplementares de rastreamento. “A realidade é combinada com o sistema, já que a localização é sobreposta ao que o piloto vê”, explicou Högberg.

Para o Gripen E, a Força Aérea Sueca (SwAF) e a Força Aérea Brasileira (FAB) usarão o HMD chamado Targo, desenvolvido pela empresa brasileira AEL Sistemas, localizada em Porto Alegre (RS), uma das empresas beneficiárias do Programa Gripen no Brasil.

Com o equipamento, os pilotos do Gripen terão sinalização noturna e outros recursos no display. Para máxima eficácia, o capacete é personalizado para cada piloto, assegurando, assim, que o visor esteja posicionado na altura e na distância correta dos olhos.

Os sensores do capacete devem ainda serem calibrados com os da aeronave, para que a informação mostrada esteja no lugar certo em relação à realidade. Com a personalização e calibração, o aviador tem alta precisão e evita perda de imagem.

Desenvolvido inicialmente para equipar os caças Gripen a fim de atender às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), além do HMD, a AEL Sistemas ainda fornece outros dois displays de cabine: o Wide Area Display (WAD) e o Head-Up Display (HUD), que também equiparão os caças da SwAF.

Este acordo tornou a AEL uma das principais fornecedoras globais da Saab, ampliando a parceria entre as empresas.

“Este é mais um resultado excepcional da parceria de tecnologia com a indústria brasileira. A Saab conseguiu aliar sua expertise em integração de sistemas complexos e no desenvolvimento e construção de caças, com o trabalho de altíssima qualidade de empresas brasileiras como a AEL Sistema, responsável pelos avançados displays de cabine do Gripen. Hoje, todos os caças Gripen E/F que produzimos têm esses equipamentos de ponta, que são produzidos no Brasil ”, disse Linus Narby, chefe do contrato do Gripen Brasil na Saab.

PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Famílias recusam vaga e só quatro pacientes seguem para UTI em São Paulo

Familiares não aceitaram a oferta de São Bernardo do Campo e dois vão continuar na fila - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Helio De Freitas | Publicada em 09/06/2021 16:06

Quatro pacientes com quadro grave em decorrência da covid-19 já estão na estrada, sendo levados de ambulância de Dourados para Campo Grande, onde serão embarcados em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para leitos de UTI em São Bernardo do Campo (SP).

No começo da tarde desta quarta-feira (9), a prefeitura havia informado que seis pacientes da fila de espera por vaga em terapia intensiva seriam levados para a cidade paulista, mas duas famílias não autorizaram a transferência e esses pacientes continuam na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Segundo a prefeitura, a transferência tenta garantir a saúde dos pacientes e melhorar o fluxo na fila de espera de leitos hospitalares, já que não há mais leitos intensivos disponíveis para pessoas com covid-19 em todo Mato Grosso Sul. As 593 vagas em UTI para assistência dos infectados pelo coronavírus estão ocupadas.

Dourados tem taxa de ocupação de 100% há quase três meses e até ontem tinha 35 pessoas aguardando vaga. O município tem ainda 97 pessoas internadas em leitos de enfermaria e 82 em UTI.

Essa é a segunda remoção de pacientes de Dourados para leitos de UTI disponibilizados por outros estados. Na sexta-feira (4), sete douradenses foram levados para Porto Velho (RO). Uma das pacientes, Nine Menani, 52, morreu segunda-feira (7).

Dourados está em lockdown desde o dia 30 de maio, mas os casos positivos continuam em alta. Hoje, a prefeitura informou que mais 342 foram confirmados nas últimas 24 horas. A covid já matou 552 douradenses.

PORTAL DEFESANET


Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Avançado capacita Bombeiros de Aeródromo na Ala 10

Atividade buscou preparar militares para atuarem como líderes de resgate em ações de salvamento e atendimento de vítimas de acidentes aeronáuticos

Agência Força Aérea | Publicada em 09/06/2021 08:30

Ala 10, localizada em Parnamirim (RN), realizou o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Avançado (CAPHA). A finalidade da atividade foi capacitar os Sargentos Bombeiros de Aeródromo (SBO) para atuarem como líderes de resgate em ações de salvamento e atendimento de vítimas de acidentes aeronáuticos. O curso ocorreu de 10 a 28 de maio

O Instrutor Sargento Washington de Freitas Barbosa da Silva destacou a parte prática como ponto chave para o sucesso do treinamento. “São muitas variáveis em um atendimento. Então, se o aluno tiver condições de empregar os conhecimentos teóricos, sob pressão, na cena do acidente, isso vai indicar que o atendimento será de excelência”, disse.

Participante do treinamento, a Sargento Caren Fraga da Silva, do Campo de Provas Brigadeiro Velloso, sediado em Novo Progresso (PA), reportou que o exercício simulado foi de grande importância. "A atividade nos aproxima da realidade de um atendimento sob pressão e estresse, testando nossa capacidade de atender às vítimas”, relata.

Ao final da instrução, os militares foram submetidos a uma simulação de acidente aeronáutico envolvendo múltiplas vítimas com diversas necessidades de atendimento.

O Coordenador do Curso, Tenente Especialista Bombeiro da Aeronáutica Rogério Bernardo da Silva, explicou que o preparo também objetiva propagar conhecimento. “Esses militares, no caso de uma ocorrência real, estão preparados para aplicarem os conhecimentos adquiridos. Além disso, poderão atuar na Força Aérea Brasileira (FAB) como instrutores de outros militares”, finaliza.