NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV RECORD


Entrevista com a Sargento Marcelle, pertencente à Ala 6 em Porto Velho


Sic Tv | Publicada em 09/03/2021 18:32

A entrevista, publicada no Programa SIC News, exibido na afiliada da TV Record em Rondônia, tratou sobre a presença de mulheres no serviço de manutenção de aeronaves. O SIC News apresenta um conteúdo focado nas comunidades do Estado com informações esportivas e políticas da cidade.

FOLHA DIRIGIDA (RJ)


Concurso Aeronáutica Oficiais 2022: editais somam mais de 110 vagas

A Aeronáutica publicou novos editais de concurso com vagas para oficial. Oportunidades são para profissionais de nível superior.

Da Redação | Publicada em 09/03/2021 18:00

Uma boa notícia para quem está em busca de uma vaga na área militar. A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nesta terça-feira, 9,  novos editais, que juntos somam 113 vagas para oficiais. As chances são para ingresso em 2022.

As oportunidades são para candidatos de nível superior. Para área de Engenharia (EA EAOEAR) são oferecidas 20 vagas.

Essas estão distribuídas pelas seguintes especialidades: Civil (três), da Computação (quatro), Eletrônica (três), Elétrica (três), Metalúrgica (uma), Mecânica (três), Química (duas) e de Telecomunicações (uma).

Para área de apoio (IE EAOAP), a oferta é de 13 oportunidades, para áreas de: Administração (duas), Análise de Sistemas (uma), Biblioteconomia (uma), Ciências Contábeis (uma), Enfermagem (uma), Fisioterapia (uma), Pedagogia (duas), Psicologia (uma) e Serviços Jurídicos (três).

Já para médicos são oferecidas 80 vagas, também em diferentes especialidades. São elas: Anestesiologia (sete), Cancerologia Clínica (uma), Cardiologia (cinco), Cirurgia Geral (uma) e Clínica médica (18).

Ainda há chances para Cirurgia Torácica (uma), Endocrinologia (duas), Gastro enterologia (três), Geriatria (uma), ginecologia e Obstetrícia (três), Hematologia (uma) e Medicina Intensiva (quatro).

Também podem concorrer especialistas em Medicina da Família e Comunidade (11), Neurologia (uma), Nefrologia (uma), Oftalmologia (cinco), Otorrinolaringologia (três), Pediatria (duas), Psiquiatria (cinco), Radiologia (quatro) e Urologia (uma).

Para concorrer a uma vaga da área de apoio, além do requisito de escolaridade é preciso ter idade entre 18 e 32 anos completos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula no Estágio de Adaptação. Para os demais, a exigência é não completar 36 anos no ano da matrícula.

Inscrições do concurso para oficiais da Aeronáutica já estão abertas

Os interessados em participar da seleção já podem se candidatar. As inscrições foram abertas às 10 horas desta terça, 9, e seguem disponíveis até o dia 22 de março.

Para formalizar a candidatura, os candidatos devem efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição, no valor de R$130. A taxa deve ser quitada até o dia 24 de março.

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), membros de famílias de baixa renda e doadores de medula óssea podem solicitar isenção do pagamento. O pedido deve ser feito até as 10 horas do dia 12 de março.

PORTAL AEROFLAP


Dois KC-390 são registrados voando em formação em Gavião Peixoto


Gabriel Centeno | Publicada em 09/03/2021 14:00

Na última quinta-feira (04), um par de aeronaves Embraer KC-390 Millennium foi registrado voando em formação na região de Gavião Peixoto, cidade onde fica sediada uma das plantas fabris da empresa.

O registro enviado pelo leitor Daniel Macias mostra um detalhe muito interessante: a aeronave à frente da formação está com suas mangueiras de reabastecimento em voo (REVO) estendidas. 

Isso pode indicar que as aeronaves estavam realizando algum tipo de teste/ensaio relacionado a esse tipo de operação. Cabe destacar que o KC-390 pode reabastecer e ser reabastecido: a aeronave possui uma sonda/probe de REVO no topo da fuselagem, logo acima da cabine.

Um registro similar foi feito em novembro do ano passado. Nessa ocasião é possível ver melhor o ensaio de reabastecimento entre os aviões, que estão acompanhados por outro jato de paquera da Embraer.

Já em junho de 2019, um KC-130 Hércules da Força Aérea Brasileira foi registrado em ensaios de REVO com um KC-390, sobrevoando o Rio de Janeiro.

Recentemente, em um vídeo da própria Embraer, um KC-390 pôde ser visto com um pod Rafael Litening, usado principalmente para identificação de alvos e pontaria de bombas guiadas por laser. 

De acordo com a fabricante, o equipamento eletro-óptico pode ser usado na aeronave em missões de busca e salvamento, vigilância e patrulha marítima.

Em serviço com a FAB desde setembro de 2019, o KC-390 Millennium é um cargueiro multimissão desenvolvido e produzido pela Embraer. A FAB tem quatro aeronaves em serviço e adquiriu um total de 28 unidades, ao passo que Portugal e Hungria já adquiriram seus modelos. 

A aeronave tem sido empregada no transporte logístico em suporte à Operação COVID-19. Recentemente, o modelo também participou do Exercício Culminating nos Estados Unidos e passou por testes de frio extremo no Alasca.

OUTRAS MÍDIAS


O MATO GROSSO - FAB transporta 16 pacientes com COVID-19 de Porto Velho para o Rio de Janeiro


Bapv, Por Tenente Rebeca | Publicada em 09/03/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nessa sexta-feira (5), o transporte aéreo de 16 pacientes infectados pela COVID-19 que estavam internados, na rede pública e privada de saúde, no estado de Rondônia. Uma aeronave C-99, operada pelo Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, foi adaptada para receber e transportar os pacientes para a cidade do Rio de Janeiro (RJ). A decolagem ocorreu da Base Aérea de Porto Velho com destino a Base Aérea do Galeão, por voltas das 13h30, horário de Brasília.

A ação integra a Operação COVID-19, deflagrada pelo Ministério da Defesa que, nesta etapa, visa realizar o transporte de pacientes infectados pelo novo Coronavírus até localidades com leitos disponíveis.

Para o aeronavegante da Unidade Aérea, Sargento Rafael Mathias Coelho dos Santos, é gratificante contribuir para o País nesse momento de pandemia. “Tenho a honra em ajudar a nação, dando apoio às Secretarias de Saúde. Anteriormente, estávamos participando da Operação COVID-19 na Base Aérea de Manaus, onde transportamos mais de 500 pacientes da capital manauara e da cidade de Boa Vista para outros destinos. Posso dizer, por mim e por todos os meus companheiros, que é uma emoção participar dessa missão e ajudar a salvar vidas”, comentou.

Operação COVID-19

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.

Edição: Agência Força Aérea