NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Força Aérea treina cadetes contra ataques químicos e biológicos


Fabio Farias | Publicada em 09/02/2022 18:29

A Academia da Força Aérea (AFA), situada em Pirassununga (SP), realizou, nos dias 3 e 4/2, a instrução sobre Defesa Biológica, Química, Radiológica e Nuclear (DBQRN), como parte do Curso de Oficiais de Infantaria. A ação da Força Aérea Brasileira (FAB) consiste em empregar meios para reconhecer, identificar e descontaminar aeronaves, pessoal, material e viaturas e aeronaves de um eventual ataque de armas desse tipo.

As aulas tiveram o apoio de militares do Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE) – Unidade responsável por capacitar e disponibilizar recursos humanos e materiais na área da saúde –, que se deslocaram do Rio de Janeiro (RJ) com materiais e pessoal necessários à execução do exercício.

O treinamento foi composto por dois módulos, um teórico e outro prático. Na fase teórica, os cadetes foram instruídos sobre os agentes biológicos, químicos, radiológicos e nucleares, bem como sobre os principais tipos de proteção, descontaminação, formas de detecção e de como evitar uma contaminação. Ainda ocorreram instruções acerca de triagem e evacuação de vítima, sendo apresentadas as maneiras com que o combatente de infantaria pode auxiliar os profissionais de saúde. Durante a prática, os cadetes tiveram contato com os trajes especiais e com máscaras de gás, além disso, treinaram para o manuseio de materiais infectados.

De acordo com o Comandante do 3º Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, Major de Infantaria Fernando Braga Ferrão Galante, com as aulas, os alunos passam a ter uma noção de atuação DBQRN. “Isso é importante para que, futuramente, já como Oficial, eles busquem se especializar na área e possam, de fato, atuar na defesa e proteção dos meios, adquirindo, assim, os conhecimentos necessários”, explica.

Atualmente, o IMAE detém um vasto conhecimento dessa área do ponto de vista da saúde. Com essa instrução, além do intercâmbio de conhecimentos, ainda fazemos a aproximação do combatente de infantaria com o profissional da saúde. Encerrando a instrução, os cadetes participaram de atividades práticas, simulando um ataque BQRN em instalação militar. Nessa simulação, eles tiveram a oportunidade de participar de todos os processos que envolvem uma situação desse tipo, realizando o reconhecimento do local, a identificação do agente por meio da coleta de amostras e cruzando a linha de contaminação para fazer a evacuação das vítimas, seja por meio terrestre ou aeromóvel.

PORTAL DEFESANET


Morre, aos 99 anos, ex-expedicionário da Segunda Guerra Mundial

Tenente Eronides João da Cruz atuou como Técnico em Armamento no Primeiro Grupo de Aviação de Caça e era o único ex-combatente da FAB em Curitiba (PR)

Da Redação | Publicada em 09/02/2022 10:00

O ex-expedicionário da Segunda Guerra Mundial, Tenente Eronides João da Cruz, até então considerado o único ex-combatente da Força Aérea Brasileira (FAB) em Curitiba (PR), morreu aos 99 anos na manhã do domingo (06/02), no Hospital das Nações, na capital do Paraná (PR).

O velório ocorreu durante esta segunda-feira (07/02) na Capela Luterana e, em seguida, o sepultamento no Cemitério Luterano de Curitiba. O militar nasceu em 3 de julho de 1922, em Aracaju (SE). O Tenente Eronides era viúvo e deixa duas filhas. De origem simples, cursou apenas o primário e com sete anos de idade ajudava no sustento da família, junto com seus cinco irmãos.

Em 1942, aos 20 anos de idade, foi voluntário pelo sonho de conhecer outros mundos e línguas. Autodidata, foi promovido a Cabo em 1945, quando passou a receber treinamento de Sargentos americanos para manusear armamentos dos aviões. Dentre as missões, viajou pelo Panamá, Estados Unidos e Itália, colecionando aprendizado e memórias. 

Eronides foi Terceiro-Sargento Técnico em Armamento no Primeiro Grupo de Aviação de Caça quando atuou durante a Segunda Guerra Mundial, garantindo o funcionamento e o carregamento bélico adequado dos aviões P-47 Thunderbolt.

Em 1980, por servir com bravura e hombridade, tornou-se Segundo-Tenente reformado. Eronides foi, também, curador do Museu do Expedicionário, localizado em Curitiba, espaço que registra a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), destacando a atuação de pracinhas paranaenses na vitoriosa campanha em solo europeu, e conta com documentos, fotografias, filmes, mapas, ilustrações da época e materiais bélicos utilizados por ex-combatentes da FEB, da FAB e da Marinha de Guerra do Brasil.

OUTRAS MÍDIAS


UMUARAMA NEWS - Família doa órgãos de menino de 2 anos, em Londrina; coração e rins beneficiam crianças no Paraná e São Paulo

Criança morreu após ficar internada por causa de um afogamento. Captação dos órgãos ocorreu, nesta terça-feira (8), no Hospital Infantil de Londrina.

Publicada em 09/02/2022 14:27

Uma família autorizou a doação dos órgãos de um menino de dois anos, em Londrina, no norte do Paraná. A captação ocorreu no Hospital Infantil, nesta terça-feira (8). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a criança se afogou em uma piscina e foi internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. A morte foi registrada na terça-feira (7).

De acordo com a Central de Transplantes do Paraná, o coração do menino foi enviado ao Instituto do Coração (InCor) de São Paulo. O órgão foi transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Já os rins ficaram no Paraná. A captação dos órgãos foi possível após constatação da morte cerebral da criança. Segundo a central, a aceitação da família foi imediata ao saber da possibilidade da doação.

Conforme a PRF, o acidente com afogamento aconteceu no domingo (30). A família procurou por ajuda da polícia após encontrar o menino caído na piscina, em Ibiporã, também no norte.

Como posso ser doador?

Para ser doador, você não precisa deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar a a família, que irá autorizar os procedimentos necessários para o transplante.

Quem pode doar?

Qualquer pessoa pode ser uma doadora. É necessário, apenas, que haja compatibilidade entre o doador e quem irá receber o órgão. Rins, parte do fígado e da medula óssea podem ser doados em vida. Mas, em geral, a doação ocorre em situações de morte encefálica, após a autorização familiar.

O que é morte encefálica?

É a interrupção irreversível das atividades cerebrais, causada normalmente por traumatismo craniano, tumor ou derrame. Como o cérebro comanda todas as atividades do corpo, quando ele morre significa a morte do indivíduo. Não há dúvidas no diagnóstico.

Para quem vão os órgãos?

Os órgãos são destinados a pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em uma lista única de espera, por critérios definidos pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde. No Paraná, todas as ações de distribuição de órgãos e tecidos são coordenadas pela Central Estadual de Transplantes.

Após a doação o corpo fica deformado?

Nunca. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra. O corpo do doador fica intacto e pode ser velado normalmente.

O NORTÃO - FAB abre vagas para curso de formação de sargentos da Aeronáutica


Laura Nortão | Publicada em 09/02/2022 11:31

Atenção, jovens que almejam alçar carreira na Aeronáutica. A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou as instruções para o exame de admissão ao curso de formação de sargentos da Aeronáutica para ingresso em janeiro de 2023. Ao todo, são 486 oportunidades de se tornar um terceiro-sargento da organização.

Os interessados devem se inscrever na página da seleção, entre os dias 14 de fevereiro de e 14 de março de 2022. Para se inscrever basta acessar a página da Escola de Especialistas da Aeronáutica e preencher o formulário de inscrição. O cadastro é homologado após o pagamento da taxa, no valor de R$ 80,00.

As vagas serão destinadas a candidatos de ambos os sexos, que atendam às condições e às normas estabelecidas nas Instruções Específicas do Exame. Para serem habilitados à matrícula na primeira turma do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS 1/2023), o candidato não deve possuir menos de 17 nem completar 25 anos de idade, até 31 de dezembro de 2023 e ter concluído, até a data da Concentração Final do Exame, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino.

O processo seletivo é composto de Provas Escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar e Validação Documental.

As provas escritas ocorrerão no dia 05 de junho de 2022. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá-SP, no dia 08/01/2023, para habilitação à matrícula no Curso que terá duração de dois anos.

Após a conclusão do Curso com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica, localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

ROMA NEWS - Major-brigadeiro se torna comandante do I COMAR em Belém


Redação | Publicada em 09/02/2022 15:05

O Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto recebeu o posto de Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional na manhã desta quarta-feira, 9, na sede do Comando Aéreo Norte (I COMAR), localizada na avenida Júlio César, no bairro Curió-Utinga, em Belém. 

A cerimônia de transmissão aconteceu por volta de 9h30 com duração de 40 minutos e consistiu no Major-Brigadeiro Maurício Augusto Silveira de Medeiros passando o cargo para o Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira. 

Em conversa exclusiva com o Portal Roma News, o novo Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional disse estar muito feliz de assumir a nova função. “Estou muito feliz. A Força Aérea estará presente apoiando a população paraense no que for necessários” contou o Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Neto com sorriso no rosto. 

Contente de voltar a trabalhar em Belém, o Major-Brigadeiro alegre Maurício Augusto afirmou ser grato ao povo paraense de sempre o ter recebido de braços abertos. “E, também, gratidão pela oportunidade de voltar a degustar a melhor culinária brasileira junto com mineira”, admitiu rindo.