NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Aeronaves da Esquadrilha da Fumaça pousam em Belém nesta sexta-feira para homenagear Círio de Nazaré

É a primeira vez que as aeronaves de demonstração aérea estarão presentes pela festividade paraense.

Por G1 Pa — Belém | Publicada em 08/10/2021 06:01

As oito aeronaves A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (Eda) pousam em Belém nesta sexta-feira (8). A Esquadrilha da Fumaça será recebida com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na Base Aérea da capital paraense.

A Esquadrilha da Fumaça realizará passagens aéreas sobre a região metropolitana de Belém no sábado (9) e no domingo (10), mas não fará acrobacias que normalmente ocorrem nas apresentações, para evitar aglomerações. Os horários foram escolhidos para marcar o início da Trasladação e do Círio.

No dia 9, as aeronaves sairão da Base Aérea de Belém às 16h e farão sobrevoos pela cidade. A Esquadrilha escreverá sobre a Basílica de Nazaré uma mensagem surpresa, que poderá ser vista de vários pontos da capital.

No domingo, as aeronaves fazem novas passagens a partir das 07h30 em alguns pontos do percurso do Círio como Igreja da Sé, Complexo Ver-o-Peso e Estação das Docas. As homenagens da Esquadrilha da Fumaça no Círio 2021 fazem parte das comemorações dos 80 anos do Comando Aéreo Norte – I COMAR.

“Esta é a primeira vez que a FAB prestará uma homenagem dessa magnitude, por ocasião do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Em nome de todos os militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém, agradeço a confiança e fé depositadas na Força Aérea Brasileira durante as missões que sempre levaram cidadania, desenvolvimento, integração e esperança ao povo da região amazônica ao longo destas décadas”, declarou o Comandante do Comando Aéreo Norte, Major-Brigadeiro Medeiros.

Fim de semana no DF tem teatro, música e exposições de caça e de cordel

Feiras culturais, lançamento de livros com poesias da periferia e apresentação do Clube do Choro de Brasília completam os destaques da agenda do g1. Veja o que fazer em Brasília entre sexta-feira (8) e domingo (10).

G1 Df | Publicada em 08/10/2021 08:25

O segundo fim de semana de outubro tem programação para variados gostos no Distrito Federal. Dos destaques entre sexta-feira (8) e domingo (10), há exposição da réplica de um caça, apresentação de literatura de cordel e música no Clube do Choro.

Fora do Plano Piloto, no sábado (9), o Centro Histórico de Planaltina recebe a apresentação "Tambor Crioula do Seu Teodoro", que leva cultura afro-indígena aos quatro cantos do DF.

Quer conhecer um caça?

Uma réplica do caça F-39 Gripen fica exposto, a partir de sábado, no Park Shopping. Em tamanho real, ele pode ser visto no segundo piso do complexo comercial.

O agendamento de turmas de até três pessoas é feito por um aplicativo, disponível gratuitamente para Android e iOS. Os visitantes podem entrar na aeronave e conhecer todos os detalhes dela.

O primeiro modelo da F-39 Gripen chegou ao Brasil em setembro de 2020. A aeronave é um caça de última geração e, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), inclui o Brasil em um grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia.

A visitação vai até 24 de outubro, no horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e das 14h às 20h aos domingos e feriados. A entrada é gratuita.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Vídeos – H60L Black Hawk da FAB treinando SAR com o RbAM ‘Tritão’


Guilherme Wiltgen | Publicada em 08/10/2021 08:53

Nessa terça-feira (07), um H-60L Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou um treinamento de içamento em convés, simulando uma missão Busca e Salvamento no mar.

O exercício foi realizado a leste do litoral de Florianópolis e contou com a participação do RbAM Tritão (R 21), subordinado ao Comando do 5° Distrito Naval, sediado em Rio Grande.

 

PORTAL AEROIN


Principais atores dos projetos KC-390 e FX-2 se reúnem em evento da Força Aérea


Agência Força Aérea | Publicada em 08/10/2021 09:00

O 10º Simpósio de atualização dos Projetos KC-390 e FX-2, evento promovido pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e que aconteceu nessa quarta (6) e quinta-feira (7) em Brasília (DF), reuniu os principais atores envolvidos nos processos de desenvolvimento e aquisição das novas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), a fim de nivelar conhecimentos e facilitar a coordenação e padronização das ações.

Na oportunidade, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ressaltou que os dois projetos, o KC-390 e o FX-2 (relativo aos caças Gripen), são fundamentais para a Força Aérea e também para o Brasil.

“Eles trarão capacidades que habilitarão a FAB a atuar no moderno cenário geoestratégico com seus desafios complexos, garantindo a soberania da pátria e a integração do território nacional, além de estimular a indústria do País, gerando empregos de alto valor”, disse Damasceno.

Segundo o Chefe da Sétima Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador, o objetivo do Simpósio é manter o fluxo de informações relevantes entre todos os Órgãos de Direção Setorial (ODS) envolvidos, minimizando ocorrências que poderiam impactar projetos fundamentais para uma Força Aérea moderna.

“Durante o evento, as diversas gerências apresentaram os acontecimentos e óbices a serem superados, nas suas áreas de atuação, como logística, operacional, técnica e de desenvolvimento, todas sob coordenação da gerência executiva da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate [COPAC] e sob supervisão da Sétima Subchefia do EMAER”, acrescentou o Brigadeiro Follador.

Participam do Simpósio representantes do Comando de Preparo (COMPREP), do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Durante os dois dias, os militares debateram como está o andamento das ações que precisam ser tomadas por diversas Organizações Militares da FAB pelo País.

Informações da Força Aérea Brasileira

 

Força Aérea Brasileira coloca um Gripen dentro de um shopping em Brasília


Murilo Basseto | Publicada em 08/10/2021 14:26

A Força Aérea Brasileira (FAB) anuncia hoje que a partir deste sábado, 9 de outubro, exibirá um caça F-39 Gripen em pleno shopping em Brasília como parte das comemorações ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira.

A aeronave utilizada será o chamado “mock-up”, ou seja, uma réplica fiel e em tamanho real do modelo original, o F-39 Gripen adquirido pelo Brasil da fabricante sueca Saab, cujas unidades operacionais começam a ser entregues neste final de ano.

Segundo a FAB, a réplica estará exposta até o dia 24 de outubro no ParkShopping de Brasília. Além da apresentação pública da réplica da aeronave, também haverá visitação do público ao cockpit, podendo entrar e se sentar na cabine de comando como se fosse o piloto do caça.

Porém, a Força Aérea destaca que é necessário fazer agendamento prévio para poder entrar no cockpit. Os interessados devem agendar horário gratuitamente pelo app Multi, disponível para Android e iOS.

A exposição da aeronave ocorrerá no 2º piso do ParkShopping, em frente à loja C&A.

A VISITAÇÃO É GRATUITA E, CASO VOCÊ QUEIRA ENTRAR NO COCKPIT DO CAÇA, É NECESSÁRIO AGENDAR UM HORÁRIO PELO APP MULTI, DISPONÍVEL GRATUITAMENTE PARA ANDROID E IOS NOS LINKS HTTPS://T.CO/GQVCSSJ6LJ E HTTPS://T.CO/KKC63IQDVX.

TRAGA A FAMÍLIA E VENHA CONFERIR! 
#FAB80ANOS #GRIPEN PIC.TWITTER.COM/S6R7FOW2MI

— Força Aérea Brasileira  (@fab_oficial) October 8, 2021

Esquadrilha da Fumaça chega a Belém para sobrevoos à cidade no fim de semana


Agência Força Aérea | Publicada em 08/10/2021 22:31

As aeronaves A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousaram nesta tarde de sexta-feira (8) na Base Aérea de Belém (BABE), quando foram recebidas com as bênçãos da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Durante este fim de semana, haverá sobrevoos pela capital paraense como parte da programação no Círio 2021.

Estiveram presentes, na cerimônia, o Comandante do Comando Aéreo Norte (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a Diretoria da Festa de Nazaré e outras autoridades militares e religiosas.

O Comandante do I COMAR comentou que a participação da Esquadrilha da Fumaça no Círio de Nazaré vai proporcionar, a cada cidadão, um momento especial. “A Força Aérea busca representar cada paraense nas Asas que protegem o País durante esta apresentação, que é a primeira vez no Círio de Nazaré. Não podemos estar na tradicional procissão, mas teremos este espetáculo, com as aeronaves sobrevoando a capital e alegrando a todos”, garante o Oficial-General.

O Piloto da Esquadrilha da Fumaça e Oficial de Operações, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, falou sobre as expectativas para as apresentações. “Dentro das possibilidades esperamos que as pessoas, em suas casas ou nas ruas, possam acompanhar as apresentações. Estaremos sobrevoando a cidade, não haverá ponto específico, mas vai contemplar toda a cidade. É uma satisfação a Fumaça e a Força Aérea Brasileira estarem presentes neste evento cultural de grande importância para o estado e o Brasil”, disse.

O Diretor-Geral do Círio de Nazaré 2021, Albano Martins, explicou sobre a bênção ministrada para as aeronaves e os pilotos da Esquadrilha da Fumaça. “É uma honra ter a participação da Fumaça e da Aeronáutica no Círio deste ano. E, especialmente, por poder realizar esta bênção, como um gesto de gratidão e proteção aos valorosos brasileiros, pilotos da Esquadrilha, que se destacam no cenário internacional”, comenta.

A bênção é uma iniciativa da Diretoria da Festa de Nossa Senhora de Nazaré, em virtude da homenagem que a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará durante o Círio 2021. 

Programação do Círio 2021

A Esquadrilha da Fumaça fará apresentações neste fim de semana. Devido à necessidade de evitar aglomerações durante a pandemia, a Esquadrilha realizará diversas passagens aéreas sobre a região metropolitana de Belém, sem as tradicionais acrobacias.

A programação oficial da Fumaça no Círio 2021 terá início no sábado (9), a partir das 16 horas. As aeronaves sairão da Base Aérea de Belém e farão sobrevoos pela cidade, tendo como pontos principais a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a Estação das Docas e a Catedral da Sé. O destaque será para uma mensagem especial que a Esquadrilha escreverá sobre a Basílica e que poderá ser vista de vários pontos da capital.

Já no domingo (10), a partir das 7h30, estão programadas outras passagens das aeronaves na Igreja da Sé. Os horários das passagens da Esquadrilha da Fumaça foram escolhidos para marcar o início da Trasladação e do Círio que, como no ano de 2020, novamente não acontecerão devido à pandemia.

As homenagens da Esquadrilha da Fumaça no Círio 2021 são parte das comemorações dos 80 anos do Comando Aéreo Norte (I COMAR), a ser celebrado no dia 25 deste mês.

Pilotos portugueses passam a comandar o maior avião já produzido no Brasil


Agência Força Aérea | Publicada em 08/10/2021 20:36

Tripulantes da Força Aérea Portuguesa (FAP) iniciaram, nesta sexta-feira (8), na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás (GO), os voos da fase básica na aeronave KC-390 Millennium. Esta etapa é resultado de um acordo bilateral, entre Brasil e Portugal, firmado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em que é feita a ambientação à pilotagem da aeronave multimissão, realizando voos locais com exercícios básicos e procedimentos de voo por instrumentos.

O evento contou com a presença do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, do adido de Defesa de Portugal no Brasil, CMG Manuel Francisco Silveirinha Canané, que foram recebidos pelo Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez.

O Coordenador Operacional do Projeto KC-390 na FAP, Tenente-Coronel Paulo Martins, recebeu a primeira instrução aérea ministrada pelo Chefe do Estado-Maior da Ala 2, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz. Esta fase possui duração prevista de quatro semanas e, ao final, os alunos iniciarão a fase de voos em rota, a qual contará com voos de maior duração e pousos nas cinco regiões do Brasil, realizando o treinamento de Transporte Aéreo Logístico.

O Embaixador de Portugal manifestou a satisfação sobre as atividades na Força Aérea Brasileira.

“Demonstro meu grande apreço pelo modo como nossa tripulação tem sido acolhida pela parte brasileira. Ressalto a cooperação excelente existente entre nossos países, entre as nossas Forças Aéreas e entre as nossas indústrias de Defesa. O que é muito bem corporizado, tendo, por exemplo, a parceria fantástica entre Embraer e OGMA. Parabenizo aos nossos pilotos e tripulação que efetuaram seu primeiro voo, e em nome da Embaixada de Portugal agradeço as autoridades brasileiras. Por fim, desejo que o KC-390 seja um sucesso em qualquer força que seja utilizado”, destaca.

Já o Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, comentou sobre o momento.

“É uma satisfação poder entregar à Força Aérea Portuguesa militares capacitados a operarem de forma segura e eficiente a aeronave multimissão brasileira KC-390 Millennium. Que essa aquisição dê um suporte de grande valia nas Operações Aéreas Militares de Portugal e estreite ainda mais os laços de amizade e parceria entre os dois países”, finaliza o Oficial.

 

PORTAL PODER AÉREO


Saab apresenta a 4ª temporada da websérie Colaboração Real


Alexandre Galante | Publicada em 08/10/2021 09:00

A Saab está lançando a 4ª temporada da websérie Colaboração Real.

Ao longo dos episódios, serão apresentados os detalhes da preparação da Força Aérea Brasileira para o início da operação dos caças Gripen, a campanha de ensaios em voo da aeronave no Brasil e muito mais.

Para acompanhar a 4ª temporada da websérie Colaboração Real, clique aqui.

 

 

 

JORNAL DE BRASÍLIA


Exposição: Caça F-39 Gripen aterrissa no Parkshopping

Réplica em tamanho real do novo caça multimissão da FAB está aberta à visitação no interior do centro de compras e experiências

Por Redação Jornal De Brasília | Publicada em 07/10/2021 01:37

Atenção brasilienses, pouso autorizado! Está aberta a temporada de visitação à réplica do F-39 Gripen, o mais novo integrante da frota de caças da Força Aérea Brasileira. A exposição do exemplar em tamanho real do caça multimissão será mais uma experiência incrível que aterrissa no ParkShopping, em outubro. Os visitantes poderão conhecer detalhes surpreendentes da aeronave revolucionária, entrar na cabine, conversar com oficiais da FAB e ficar por dentro de funcionalidades estratégicas do F-39. O modelo para exibição é feito de fibra de vidro, madeira e metal.

O painel pode ser ligado, permitindo que os visitantes deixem a imaginação voar! Também em exposição estarão os protótipos de alguns armamentos que podem ser utilizados no caça. O F-39 Gripen de demonstração fica no 2º Piso do ParkShopping, em frente à C&A, de 9 a 24 de outubro. A visitação é gratuita e pode ser realizada no horário de funcionamento do shopping, o uso de máscaras é obrigatório e o acesso será controlado para evitar aglomerações. Para entrar no F-39 como se você fosse piloto é necessário agendar com antecedência. O agendamento para turmas de até três pessoas garante a visitação à cabine, em companhia de um oficial da FAB. A visita tem duração de 10 minutos. A marcação deve ser feita exclusivamente pelo App Multi, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Novos desembarques na FAB

A primeira aeronave multimissão F-39 Gripen chegou ao Brasil em setembro de 2020, após ter sido transportada em um navio, de Norrköping, na Suécia. Mais duas devem aportar em solo brasileiro no início de 2022, e outras duas desembarcam no decorrer do primeiro semestre do ano que vem.

Desde a assinatura do contrato de aquisição de 36 caças, em outubro de 2014, um Programa de Transferência de Tecnologia, que fornece à indústria aeroespacial brasileira a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o F-39 Gripen no país, vem sendo executado. Entre as áreas contempladas, estão o treinamento teórico, programas de pesquisa e tecnologia, treinamento on-the-job na Suécia, desenvolvimento e produção. O caça iniciou a fase de ensaios em voo supersônico no Brasil no início de março de 2021.

Voando alto

O F-39 Gripen é um caça de última geração e, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), incluirá o Brasil no seleto grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia. Os 36 F-39 Gripen substituirão os F-5M e A-1M em operação na FAB, representando uma revolução na capacidade de combate centrada em rede, equiparando-a às mais modernas Forças Aéreas do mundo. O F-39 Gripen é um avião com completo sistema de combate e funcionalidades que extrapolam as capacidades de qualquer outra aeronave já operada pela FAB. O supersônico realiza, quase que simultaneamente, vários tipos de missões. É um caça que redefine as regras do jogo. Diferentemente de muitos em operação, o F-39 é atualizado com um middle life update, ou seja, com versões de software sem a necessidade de modernizar ou modificar estruturalmente a célula em si, de acordo com informações da Força Aérea Brasileira.

O F-39 Gripen também é equipado com o único radar AESA de segunda geração do mundo, o ES 05 Raven, que garante vantagem em termos de noção situacional. Os pilotos operacionais da FAB estão em processo de formação na Suécia para comandar os caças em suas missões. O F-39 Gripen é um modelo supersônico monomotor projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas. Ele é considerado um dos caças mais ágeis em combate na atualidade, ao combinar um avançado layout aerodinâmico e uma configuração canard-delta com um sistema triplex de controle de voo fly-by-wire digital.

A exposição da réplica do supersônico no ParkShopping traz ao público nuances do cenário da aviação e do trabalho que é realizado pela Força Aérea Brasileira. Além de apresentar a modernidade dos equipamentos operados pela FAB e sua capacidade operacional, a exposição do F-19 Gripen no ParkShopping celebra o Mês da Asa, em que a FAB comemora o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, em 23 de outubro.

Em 2021, a FAB comemora 80 anos de criação (1941-2021). Totens com a história e curiosidades sobre a Força Aérea Brasileira estão em exposição no corredor da Entrada E do ParkShopping, em frente à Diesel.

EXPOSIÇÃO CAÇA F-39 GRIPEN FAB
Onde: ParkShopping, 2º Piso, em frente à C&A
Quando: de 9 a 24 de outubro

Horários: 
De segunda-feira a sábado das 10h às 22h
Domingos e feriado das 14h às 20h

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Simpósio na FAB reúne envolvidos nos projetos KC-390 e FX-2


Força Aérea Brasileira | Publicada em 08/10/2021 09:17

O 10º Simpósio de atualização dos Projetos KC-390 e FX-2 aconteceu nessa quarta (6) e quinta-feira (7) em Brasília (DF). O evento, promovido pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), reuniu os principais atores envolvidos nos processos de desenvolvimento e aquisição das novas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), a fim de nivelar conhecimentos e facilitar a coordenação e padronização das ações.

Na oportunidade, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ressaltou que os dois projetos, o KC-390 e o FX-2, são fundamentais para a Força Aérea e também para o Brasil. “Eles trarão capacidades que habilitarão a FAB a atuar no moderno cenário geoestratégico com seus desafios complexos, garantindo a soberania da pátria e a integração do território nacional, além de estimular a indústria do País, gerando empregos de alto valor”, reforçou.

Segundo o Chefe da Sétima Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador, o objetivo do Simpósio é manter o fluxo de informações relevantes entre todos os Órgãos de Direção Setorial (ODS) envolvidos, minimizando ocorrências que poderiam impactar projetos fundamentais para uma Força Aérea moderna.

"Durante o evento, as diversas gerências apresentaram os acontecimentos e óbices a serem superados, nas suas áreas de atuação, como logística, operacional, técnica e de desenvolvimento, todas sob coordenação da gerência executiva da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate [COPAC] e sob supervisão da Sétima Subchefia do EMAER”, acrescentou o Brigadeiro Follador.

Participam do Simpósio representantes do Comando de Preparo (COMPREP), do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Durante os dois dias, os militares debateram como está o andamento das ações que precisam ser tomadas por diversas Organizações Militares da FAB pelo País.