NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


Programação oficial do Círio de Nazaré começa, hoje, em Belém


Alex Rodrigues | Publicada em 08/10/2019 14:15

Uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, o Círio de Nazaré começa oficialmente hoje (8), em Belém, no Pará. A expectativa da secretaria estadual de Turismo é que, até o fim do mês, o evento atraia 83 mil turistas que prestigiarão a procissão que, entre moradores da região e pessoas de fora, costuma reunir milhões de pessoas.

Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, em 2018, só a principal das 12 romarias em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré reuniu aproximadamente 2 milhões de turistas e romeiros.

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) calcula que, este ano, o evento movimentará em torno R$ 1 bilhão, beneficiando principalmente a hotelaria e o comércio local.

Para garantir a tranquilidade, um forte esquema foi montado. Em sua página na internet, a prefeitura de Belém informa que mais de 25 mil servidores de órgãos municipais, estaduais e federais, incluindo das Forças Armadas, atuarão de forma integrada até o fim do mês para garantir a segurança e organização ao longo dos trajetos – que incluem uma procissão fluvial e uma moto romaria, entre outras manifestações de fé.

Câmeras

De acordo com a secretaria estadual de Segurança Pública e Defesa Social, 50 câmeras estão instaladas ao longo do percurso e entorno das vias onde passam as principais romarias, 15 a mais que em 2018.

O videomonitoramento será acompanhado do Centro de Comando e do Centro Integrado de Operações (Ciop) para que, em caso de necessidade, o agente de segurança mais próximo do local da ocorrência possa ser acionado e atue de forma rápida.

Apesar do aparato de segurança, a Guarda Municipal de Belém (GMB) recomenda que os romeiros evitem usar celulares e outros objetos que chamem a atenção, e que, em situação de perigo, não reajam e, tão logo seja possível, procurem um agente público ou liguem 153 (disque denúncia).

Uma missa na Basílica Santuário, às 18 horas de hoje, inaugura, oficialmente, a 227ª edição do Círio, que este ano celebra os 30 anos de criação da Diocese de Belém.

A primeira romaria oficial da programação será na sexta-feira (11), quando a imagem da santa será trasladada da Basílica até a Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, na região metropolitana da capital paraense.

O percurso de 47 quilômetros é o mais extenso e de maior duração em toda a programação, e os fiéis costumam percorrê-lo a pé, de bicicleta, motocicleta ou de carro – além de milhares de pessoas que se postam ao longo do trajeto para ver a passagem do cortejo.

Vendas aquecidas no comércio

A movimentação econômica durante o Círio deve gerar  60 mil postos de trabalho – a maioria, informais. Conforme a comerciante Edvani Santos contou em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, da EBC, os estabelecimentos se preparam com especial dedicação para aproveitar o evento.

“A gente se programa antecipadamente com os estoques e menu diferenciado e menu degustação do círio com várias amostras de pratos regionais”, explicou a funcionária de um restaurante que funciona no bairro Nazaré, em Belém. Segundo Edvani, durante o período das festividades, o movimento no restaurante Olho de Boto chega a dobrar.

Dona de uma floricultura em Belém, Silvia Cavaleiro destaca que a tradicional celebração religiosa impulsiona o comércio de flores. “Há muitos encontros de famílias e os paraenses se preocupam em arrumar suas casas. As pessoas compram flores para ornamentar a santa e para receber os convidados”, finalizou

* Com informações da repórter Renata Martins, da Rádio Nacional da Amazônia

PORTAL DEFESANET


AFA e SRPV-SP recebem comitiva de parlamentares

Objetivo foi apresentar aos parlamentares as unidades da Força Aérea Brasileira

Publicada em 08/10/2019 10:55

A Academia da Força Aérea (AFA), sediada em Pirassununga (SP), recebeu, na quinta-feira (03/10), a visita de uma comitiva da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER). Além dos parlamentares e assessores, acompanharam a comitiva o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe da ASPAER, Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto; e Oficiais Superiores da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

"Em primeiro lugar, a Força Aérea Brasileira [FAB] se sente honrada com essas ilustres presenças em nossas instituições de ensino, principalmente no Ninho das Águias, onde se formam os líderes de nossa Força. Em segundo lugar, reflete a importância que os representantes do povo dão às Forças Armadas, presenciando diversas histórias de vida que os cadetes passam até chegarem à tão sonhada formatura. Por fim, esse estreitamento de relações entre parlamentares e Forças Armadas resulta em inúmeros benefícios para toda a nação", declarou o Tenente-Brigadeiro Damasceno.

De acordo com o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, a finalidade da visita foi apresentar o Sistema de Ensino da Aeronáutica  aos parlamentares. “Esta oportunidade se reveste de grande importância para a FAB, pois foi possível apresentar não só as complexas atividades envolvidas na formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, como também traçar um panorama completo sobre a modernização do sistema de ensino”, ressaltou.

Após a recepção, o briefing geral foi ministrado pelo Tenente-Brigadeiro Damasceno, seguido pelo Brigadeiro David. Na sequência, a comitiva se deslocou até o Corpo de Cadetes da Aeronáutica para assistir à Parada Diária com os futuros líderes da FAB. Eles também visitaram a Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga (FAYS) e o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

“Dessa forma, demonstrou-se que, somente por meio de uma educação de qualidade, conseguiremos atingir os objetivos previstos no Plano Estratégico Militar da Aeronáutica [PEMAER], o qual estabelece a visão para 2041, ano em que a FAB completará 100 anos de existência, de ser uma Força Aérea de grande capacidade dissuasória, operacionalmente moderna e atuando de forma integrada para a defesa dos interesses nacionais”, destacou o Brigadeiro David.

SRPV-SP

No mesmo dia, a comitiva também visitou o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP). Os parlamentares foram recebidos no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Paulo (DTCEA-SP), unidade subordinada ao SRPV-SP, pelo Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, e pelo Chefe do SRPV-SP, Coronel Aviador Anderson da Costa Turola.

Após assistirem a uma breve explanação sobre a estrutura funcional do DECEA, os visitantes conheceram as instalações do Controle de Aproximação de São Paulo (APP-SP) e a Torre de Controle do Aeroporto de Congonhas (TWR-SP), responsáveis pelo controle do tráfego aéreo da Ponte Aérea Rio-São Paulo, que, em 2018, foi a quarta rota aérea mais voada em todo o mundo.

“A visita institucional com os parlamentares tem como objetivo apresentar aos decisores de nosso país unidades estratégicas de nossa Força. Na Academia da Força Aérea (AFA), eles tiveram oportunidade de conhecer a formação de nossos oficiais. Também foi apresentado como é a formação dos especialistas de aeronáutica e das demais unidades de ensino da FAB. No SRPV-SP, a intenção foi mostrar o importante papel da Unidade no Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”, explicou o Chefe da ASPAER, Brigadeiro Flávio.