NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Técnicos da FAB completam treinamento na Suécia


Luiz Fara Monteiro | Publicada em 08/07/2022 13:28

Nove técnicos e dois engenheiros da Força Aérea Brasileira (FAB) finalizaram o treinamento de 12 semanas na Saab, na Suécia. O curso tem como objetivo capacitar os oficiais para fazer a manutenção das aeronaves no país e para treinar outros técnicos no Brasil (Assista ao vídeo ao final deste texto).

Dividido em três módulos, os treinamentos começaram com conhecimentos teóricos sobre a funcionalidade dos sistemas da aeronave e a localização dos principais componentes em cada sistema. O segundo módulo incluiu aulas sobre como prover energia elétrica, refrigeração e pressão hidráulica à aeronave.

No último módulo, os oficiais aprenderam a utilizar o sistema de gerenciamento de frota, que faz a gestão da programação de manutenção das aeronaves para garantir a sua disponibilidade.

“Esse curso é uma etapa muito importante no processo de implantação do Gripen porque possibilita que nossos técnicos aprendam a trabalhar com a aeronave para fazer desde os atendimentos em linha de voo até a manutenção no hangar e grandes inspeções. É uma honra e um orgulho ter participado desse processo. O próximo passo agora é a preparação desse mesmo curso para os técnicos que estão no Brasil”, disse o sargento Carlos Afonso Barbosa Wilkerson, há 23 anos servindo a FAB.

A alta tecnologia que envolve o Gripen se estende também para os sistemas de manutenção e suporte logístico, permitindo simplicidade e baixo custo na manutenção, bem como menores tempos da aeronave em rotinas de solo. Assim, a capacitação é fundamental para a implantação da operação no Brasil a fim de manter as aeronaves em pleno funcionamento.

“Foi possível aprender os processos de manutenção e como a Saab trabalha. Tudo isso vai tornar muito mais fácil a implantação das atividades no Brasil. O Gripen é um sistema avançado, mas a interação homem-máquina é facilitada também para os técnicos pelos recursos disponíveis. Temos condições, por exemplo, de simular em ambiente virtual as atividades de manutenção antes de ir para a aeronave, garantindo maior confiabilidade quando for executar o serviço”, comenta o sargento Gabriel da Silva Santiago.

Antes de voltar ao Brasil, o grupo visitou o esquadrão F7 da Força Aérea Sueca, em Såtenäs, para que pudessem acompanhar, em tempo real, o Gripen sendo preparado para missões, pilotados por pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) em treinamento. Um segundo grupo de técnicos da FAB deve chegar à Suécia em agosto para dar continuidade aos treinamentos.

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 18.000 talentos, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional como um todo.

PORTAL PODER AÉREO


FAB realiza primeiro Exercício Técnico de Reabastecimento em Voo com helicópteros


Da Redação | Publicada em 08/07/2022

Participaram do Exercício os Esquadrões Gordo, Falcão e Puma. Os voos aconteceram no litoral sul do Rio de Janeiro

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, em junho, o Exercício Técnico REVO AR, primeiro Exercício de Reabastecimento em Voo (REVO) com helicópteros, sob a coordenação do Comando de Preparo (COMPREP).

O Exercício tem por objetivo a formação de pilotos de Asas Rotativas na capacidade de REVO. A atividade foi realizada no Rio de Janeiro (RJ), com o emprego conjunto de aeronaves das Bases Aéreas de Natal, Santa Cruz e do Galeão.

Participam do Exercício o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, com a aeronave de reabastecimento KC-130 Hércules, o Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão e o Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma, que operam os helicópteros H-36 Caracal. Os voos foram realizados no litoral sul do Rio de Janeiro, sob controle militar.

Com este exercício a FAB otimizará sua capacidade de operação permitindo a atuação dos helicópteros de maneira mais rápida e eficiente em todo o território nacional, incluindo a área oceânica de sua responsabilidade. O que, além de possibilitar um resgate mais distante da costa brasileira, também permite o emprego em missão operacional de Resgate em Combate (CSAR).

A aeronave H-36 da FAB já realizou um resgate a 270 quilômetros de Fernando de Noronha. Na ocasião, foi necessário o pouso na ilha para o abastecimento. Com a capacidade de Reabastecimento em Voo, as aeronaves poderão atender as ocorrências mais distantes sem necessitar de pousos intermediários, aumentando a pronta-resposta às missões de resgate.

Segundo o Gerente Operacional do Projeto H-36, Capitão Aviador Israel Azevedo Luz, o voo de REVO com helicópteros envolve estudo e preparo, tendo em vista a diferença de performance entre as aeronaves KC-130 e H-36. “Com este treinamento o Brasil entra no seleto grupo de países que possuem a capacidade de REVO com aeronaves de Asa Rotativas”, disse o Oficial.

 

REVISTA AERO MAGAZINE


Universidade ganhou dois aviões militares

Universidade Federal de Santa Maria ganhou dois aviões militares da FAB que serão usados em cursos de engenharia

André Magalhães | Publicada em 08/07/2022 12:15

A Força Aérea Brasileira irá doar duas aeronaves para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, que serão usadas como plataforma de estudo para alunos de engenharia.

Os aviões, um A-1 AMX e C-95 Bandeirante, serão empregados principalmente pelos cursos nas áreas de engenharias aeroespacial e de telecomunicações. A doação de aeronaves retiradas de serviço para universidades é uma tradição no Brasil, inclusive no passado sendo feito também por empresas aéreas. 

A UFSM está construindo um hagar especial para receber os aviões. O espaço terá aproximadamente 40 metros de comprimento por 25 metros de largura, e altura de seis metros. Além disso, terá uma grande porta para a movimentacão dos aviões.

O espaço também irá contar com um túnel de vento, utilizado para estudos avançados de de aerodinâmica, dentre outros.

Além dos aviões, também foi solicitado à FAB peças e parte de aviões estocadas no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, que serão complementares no ensino aplicado, indo de conceitos básicos até estudos avançados de materiais, projeto, entre outros.

Os alunos poderão estudar em detalhes os aviões, podendo desmontar e montar as aeronaves, lidar com todos os sistemas embarcados, incluindo parte de motorização.

Você Sabia ?

Tanto o A-1 AMX quanto o C-95 Bandeirante são marcos da Embraer, e da própria indústria aeroespacial brasileira. O Bandeirante foi o primeiro avião produzido pela Embraer, sendo fruto de pesquisas acadêmicas e que voou pela primeira vez em 1968, ainda como um protótipo em fase inicial de conceitos. O C-95 Bandeirante voou pela FAB apenas em 1973, sendo um dos principais modelos da aviação de transporte desde então.

Já o caça A-1 AMX foi um trabalho binacional entre a Embraer e as italianas Aeritalia e Aermacchi, se tornando o primeiro avião avançado e a jato desenvolvido (parcialmente) no Brasil.

Tanto o C-95 Bandeirante quanto o A-1 AMX ainda estão na ativa na FAB, inclusive com algumas unidades modernizadas nos últimos anos. O Bandeirante ainda hoje, quase 50 anos após sua introdução em serviço, cumpre missão de transporte de cargas e tropas, incluido paraquedistas. Por outro lado, o A-1 AMX cumpre missões de ataque ar-solo e reconhecimento.

 

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO ARAPIRACA - FAB envia aeronave para ajuda às vítimas das chuvas em Alagoas

Tripulações fazem o mapeamento das zonas afetadas, bem como o transporte de insumos, garrafões de água e cestas básicas

Da Redação | Publicada em 08/07/2022 10:51

A Força Aérea Brasileira (FAB) está integrando a força-tarefa do Governo Federal em apoio às vítimas das enchentes em Alagoas. Uma aeronave dá suporte aos trabalhos no Estado desde o dia 02 de julho.

A companhia informou que participa da operação de emergência e mobilizou, para Maceió, equipes do 1º/8º GAV (Esquadrão Falcão) com o helicóptero H-36 Caracal.

A aeronave auxilia nos trabalhos em apoio às vítimas das chuvas intensas que atingiram o Nordeste nos últimos dias.

Na rotina, as tripulações fazem o mapeamento das zonas afetadas, bem como o transporte de insumos, garrafões de água e cestas básicas, dos municípios de Jacuípe para a Fazenda Bom Sucesso.