NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


MS envia mais 5 pacientes graves com Covid a SP e totaliza 21 remanejados a outros estados

A saúde de Mato Grosso do Sul está em colapso, a média móvel de casos e mortes seguem em alta e hospitais enfrentam o desabastecimento de antibióticos.

José Câmara, G1 Ms | Publicada em 08/06/2021 18:14

Mato Grosso do Sul envia mais cinco pacientes graves com Covid a São Paulo, nesta terça-feira (8). Com o novo remanejamento, o estado totaliza 21 pessoas destinadas a outros estados para o tratamento do coronavírus. Boa parte foram para capital paulista, e os demais para Rondônia.

Os envios de pacientes de Mato Grosso do Sul a outros estados começaram no dia 2 de junho. Uma mulher, de 41 anos, teve acesso a um leito de UTI em Rondônia. A paciente saiu de Bonito (MS), a 296 km, com destino à Porto Velho, capital de Rondônia.

Já no dia 4 de junho, oito pacientes diagnosticados com a Covid e que estavam internados em Dourados, na região sul do estado, foram transferidos para Rondônia.

A São Paulo, os remanejamentos começaram no domingo (6), onde cinco pessoas foram levadas a hospitais paulistas. Na segunda-feira (7), o estado remanejou outros dois pacientes, que chegaram no aeroporto de Congonhas, no início da noite. Com a leva desta terça (8), totalizam 12 sul-mato-grossenses em leitos de UTI na capital paulista.

Todos os pacientes transferidos para São Paulo foram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que sai de Campo Grande, com destino o aeroporto de Congonhas. Assim que chegarem à capital paulista, eles serão encaminhados para o Hospital Geral Vila Penteado e o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília.

As transferências para outros estados estão sendo feitas pois Mato Grosso do Sul "está na situação de eminente colapso da saúde provocado pelo agravamento da pandemia", de acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

De acordo com os dados da secretaria estadual de Saúde (SES), o estado possuí 293 pacientes à espera de leitos, sejam eles clínicos ou uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Os números consolidados nesta terça (8), mostra uma crescente na fila, nessa segunda (7), Mato Grosso do Sul totalizava 271 ao aguardo de uma unidade hospitalar.

Outras transferências

Transferida de Mato Grosso do Sul para Rondônia devido a falta de vagas para pacientes com Covid, Nice Menani morreu na noite de segunda-feira (07), em Porto Velho.

Nice era moradora de Dourados e havia sido levada para a capital rondoniense na sexta-feira (04), junto com outros seis pacientes da cidade.

Outro paciente transferido de Mato Grosso do Sul morreu em São Paulo que havia sido transferido devido a falta de vagas no estado para pacientes Covid. O homem tinha 53 anos, era de Maracaju e tinha sido encaminhado para o Hospital Geral Vila Penteado no último domingo (06).

Covid em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul registra nesta terça-feira (8) 1.339 pacientes hospitalizados por causa da Covid-19. É o maior número, segundo dados da SES, de toda a pandemia. Dos hospitalizados, 774 estão em leitos clínicos e 565 em unidades de terapia intensiva (UTIs).

O estado tem mais 293 pacientes que estão em unidades de saúde aguardando vaga para transferência para leitos clínicos e de UTI em hospitais. Eles estão com a doença ou são casos suspeitos.

Foram registrados em Mato Grosso do Sul 1.106 casos novos de Covid-19. O total de infectados durante a pandemia chegou a 304.315 e a média móvel dos últimos 7 dias a 1.662 por dia. O total de recuperados chegou a 275.398, o que representa 90,49% do total de infectados com o coronavírus.

PORTAL R7


SP deve receber mais pacientes com covid-19 transferidos do MS

Saúde prevê chegada de um homem e uma mulher nesta terça-feira (8). Após desembarcarem, pacientes são levados a hospital

Redação | Publicada em 08/06/2021 13:36 | Atualizado em 08/06/2021 13:43

Os hospitais de São Paulo devem receber nesta terça-feira (8) mais dois pacientes, um homem e uma mulher, com covid-19 vindos de Mato Grosso do Sul. A informação foi confirmada pela secretaria estadual de saúde.

Após desembarque no aeroporto de Congonhas, os pacientes são direcionados para hospitais com apoio das equipes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo na assistência pré-hospitalar até a internação.

Na noite da segunda-feira (7), o governo de São Paulo recebeu mais dois pacientes com covid-19 do Mato Grosso do Sul, dando sequência ao auxílio solicitado pelo estado para garantir assistência à população.

Com isso, aumenta para sete o número de sul-mato-grossenses recebidos pelo governo paulista.  No domingo (6), foram recebidos cinco pacientes com covid-19 vindos do estado do Mato Grosso do Sul, devido a sobrecarga de casos no estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde estadual, os hospitais de Campanha de Santa Cecília e o Geral da Vila Penteado, localizados na capital, receberam os pacientes com coronavírus.

Uma aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou os cinco pacientes, acompanhados de profissionais de saúde, no domingo (6), entre Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e São Paulo, capital.

De acordo com a secretaria estadual de saúde de São Paulo, o governador João Doria atendeu um pedido de ajuda do estado de Mato Grosso do Sul. Os pacientes sul-mato-grossenses têm confirmação de covid-19 e serão internados em leitos de Terapia Intensiva.

A rede hospitalar do estado de Mato Grosso do Sul entrou em colapso e está com 104% de ocupação dos leitos de UTI. O estado de Rondônia também aceitou receber nove pacientes de Mato Grosso do Sul, onde a fila por espera por um leito de UTI aumentou 322% em junho, em relação a maio.

PORTAL AEROFLAP


FAB abre seleção para oficiais voluntários com ensino superior


Da Redação | Publicada em 08/06/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgará, a partir desta quarta-feira (9), os Avisos de Convocação que visam selecionar profissionais de nível superior para prestação do serviço militar voluntário, de caráter temporário, para o ano de 2021.

Serão disponibilizadas vagas para diferentes áreas, em várias localidades do território nacional.

As inscrições eletrônicas ocorrerão entre 10h00 do dia 09/06/2021 e 23h59 do dia 27/06/2021, por meio da página http://www.convocacaotemporarios.fab.mil.br

Há vagas para profissionais das áreas de Técnico, Magistério, Segurança e Defesa, Medicina, Farmácia, Odontologia e Medicina Veterinária. A seleção envolve avaliação curricular, inspeção de saúde, avaliação psicológica e teste de condicionamento físico, entre outras etapas.

Os requisitos específicos e as condições para a participação no processo seletivo constam no Aviso de Convocação.

Os selecionados serão voluntários à prestação do serviço militar, em caráter temporário, para Quadros de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados para Profissionais de Nível Superior, na área Grupamento Técnico (QOCon Tec 2- 2021), Magistério (QOCon Tec MAG 2-2021) e Segurança e Defesa (QOCon Tec SED 2-2021), bem como no Grupamento de Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários (QOCon MFDV 2-2021).

Requisitos Obrigatórios e Recomendações

Os voluntários devem ficar atentos aos documentos obrigatórios e aos parâmetros de qualificação, de forma a realizar a correta comprovação das exigências na validação documental e na avaliação curricular, confirmando a pontuação na seleção. Cabe alertar, ainda, sobre a necessidade de apresentação de alguns exames médicos, que constam no Aviso de Convocação.

Os organizadores do processo seletivo recomendam aos candidatos que se antecipem para a realização dos exames, avaliações, atestados e laudos médicos a serem apresentados na Concentração Inicial, conforme previsto no Aviso de Convocação.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Cerimônia homenageia Dia Internacional dos Peacekeepers


Mariana Alvarenga | Publicada em 08/06/2021 18:38

O profissionalismo e a dedicação de militares e civis em Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) foram lembrados em cerimônia alusiva ao Dia Internacional dos Peacekeepers. O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, participou da solenidade ao lado do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, na Base Aérea de Brasília, nesta terça-feira (08). 

A atuação brasileira nas missões de Paz foi destacada na ordem do dia, assinada pelo Ministro Braga Netto. “Registramos mais de sete décadas vencendo desafios na busca da paz, por meio do esforço e da dedicação abnegada, de homens e mulheres”, disse ele na mensagem. Foram mais de 72 operações com a participação de militares brasileiros.

Um dos peacekeepers presentes na cerimônia foi o Capitão Anderson Tavares Bruscato, que serviu no Haiti, em 2010, quando o País passava pela fase de reconstrução após o terremoto. Na oportunidade, ele conheceu de perto a realidade da população local. "Tive um grande aprendizado profissional, mas, maior ainda, foi o crescimento pessoal. Voltei dando mais valor às pessoas, com um grande senso de humanidade", relembrou.

Em homenagem aos militares falecidos no cumprimento da missão, uma coroa de flores foi exposta junto ao capacete azul exibido na solenidade, objeto comumente usado pelos mantenedores da paz. Por fim, os Peacekeepers desfilaram em continência ao Vice-Presidente da República, ao som de canções militares.

Estiveram presentes na cerimônia o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; e demais autoridades militares.

Ordem do dia

Fotos: Igor Soares

Forças Armadas combatem unidas o inimigo invisível


Margareth Lourenço | Publicada em 08/06/2021 18:05

Na segunda matéria da série em comemoração aos 22 anos do Ministério da Defesa, o leitor acompanha um pouco da atuação das Forças Armadas em apoio ao povo brasileiro. Presentes em todo território nacional e com grande capacidade logística e capilaridade, as Forças Armadas, ao longo da história do País, desempenham um papel fundamental no atendimento às necessidades da população e no apoio ao Estado brasileiro.

A atuação das Forças Singulares está para além do cumprimento da missão constitucional de defender a Pátria e garantir a soberania, o patrimônio e a integridade territorial. Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica são chamados a colaborar nas situações de calamidade ou emergência decorrentes de desastres naturais, no apoio aos brasileiros de todo o País. A exemplo da situação vivida atualmente com o novo coronavírus, em que o Ministério da Defesa, por meio das Força Armadas, tem contribuído no enfrentamento da pandemia. Resultado que fica evidente no êxito das operações conjuntas, deflagradas em março do ano passado.

Cerca de 34 mil militares, homens e mulheres, concentram esforços no combate à pandemia por todos os rincões do País e em diversas frentes. Ativada pelo Ministério da Defesa, conforme portaria ministerial nº 1232, a iniciativa coordena as ações das Forças Armadas e ocorre em apoio ao Ministério da Saúde e aos governos dos estados e aos municípios. De forma contínua, militares das três Forças desdobram, diuturnamente, efetivo e meios para auxiliar a população no enfrentamento à doença.

Este ano, com a chegada dos imunizantes, uma nova batalha foi aberta contra o inimigo invisível. No esforço de proteção à população brasileira, na Região Norte, as Forças Armadas auxiliam na logística para vacinação de indígenas e de populações ribeirinhas. Houve também a cessão de profissionais de saúde para ampliar o efetivo dos postos de vacinação em diversos municípios.

Essa atuação soma-se ao trabalho incessante de desinfecção de locais públicos, transporte de pacientes e de insumos, e distribuição de kits com alimentos e materiais de higiene. É assim que Marinha, Exército e Aeronáutica, por meio de 10 Comandos Conjuntos, atuam regularmente em parceria com Ministérios, Estados e Municípios no combate à pandemia.

Em mais de um ano de operação, as Forças Armadas promoveram 17.771 mil campanhas de prevenção e distribuíram cerca de 1.5 milhão de kits de alimentação. Nesse período, ainda, 18.657 mil pessoas foram capacitadas para descontaminar locais públicos, ao mesmo tempo em que foram desinfectados mais de 9.5 mil áreas pelo Brasil, como hospitais, estações de trem, pontos turísticos, repartições públicas, entre outros. Em outra frente, mais de 43 mil doações de sangue foram feitas pelos militares para contribuir na manutenção dos estoques de hemocentros por todo o País.

As Forças Singulares realizaram, também, 396 voos, entre remoção de pacientes e apoio logístico para transporte de insumos médicos. Em 5.782 horas de voo, foram transportados 885 pacientes, 7.505 cilindros de oxigênio gasoso, 1.111 tanques de oxigênio líquido, 53 usinas de produção de oxigênio, 205 respiradores e 20,3 toneladas de medicamentos. Também ocorreu a disponibilização e o transporte de hospitais de campanha para Manaus, Curitiba e Porto Alegre.

Amanhã, na terceira matéria da série, confira a interoperabilidade das Forças Armadas e a importância da preparação constante dos militares.

PORTAL DEFESANET


DECEA » Nova versão do Portal AGA automatiza disponibilização de planos de zona de proteção


Por Glória Galembeck – Atd/sdop | Publicada em 08/06/2021 15:27

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Assessoria de Transformação Digital (ATD) do Subdepartamento de Operações (SDOP) disponibilizou, em 17 de maio, a nova versão do Portal AGA – que viabiliza para o usuário informações sobre Planos de Zona de Proteção (PZP).

O Portal AGA é a via de acesso para o SysAGA, sistema destinado à elaboração, consulta e gerenciamento de processos da área de aeródromos.

Dentre as facilidades da atualização do Portal, o usuário pode consultar os planos publicados, os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), as legislações da área de aeródromos e, também, os arquivos que auxiliam na elaboração de processos.

Houve uma evolução na linguagem de programação do novo portal, que traz um novo layout, com interface mais flexível e serviços mais acessíveis. A principal melhoria é a automatização da extração de dados de planos que tramitam no SysAGA e, após aprovados, são publicados no Portal AGA. Dessa forma, a automatização diminuiu etapas para a disponibilização de planos de aeródromos no Portal AGA e reduziu as interações manuais no gerenciamento do sistema.

“O novo Portal AGA mantém o conceito de ser um guia para os usuários do sistema e o seu gerenciamento passa a ser realizado a partir do SysAGA, por meio de consulta à base de dados estruturada única do sistema, permitindo, assim, o relacionamento de TAC, de chamados do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), de NOTAM e de INFOTEMP (informações temporárias) com os respectivos aeródromos e helipontos. Além disso, serão disponibilizados os dados dos Planos Diretores (PDIR) e dos Planos de Zona Proteção de Rotas Especiais de Aviões e Helicópteros (PZPREAH ) que foram aprovados”, afirmou o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Luis Werneck Nunes, chefe da Seção de Planejamento de Aeródromos do SDOP.

O material de apoio ao usuário do Portal AGA, com tutoriais sobre o uso das principais funcionalidades, está disponível na Central de Ajuda do DECEA.

Login único gov.br para o SysAGA

Por meio da integração com o login único do Governo Federal, disponível desde o dia 27 de maio, os usuários do SysAGA que possuem cadastro naquele serviço podem utilizá-lo. O acesso com as contas cadastradas anteriormente no SysAGA continua funcionando normalmente. Essa integração é uma diretriz do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e contempla o Plano de Transformação Digital do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Na tela de acesso ao SysAGA, o usuário escolhe entre usar o login e senha convencionais ou acessar via login único do Governo Federal, por meio de um botão específico. Ao clicá-lo, o usuário é conduzido à tela do serviço gov.br e, após preencher login e senha, já é conduzido à página inicial do SysAGA, na qual visualiza os itens de sua conta.

É importante que o usuário observe que ambos cadastros, na conta gov.br e no SysAGA, precisam ter utilizado o mesmo número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), para que o acesso por meio do login único do Governo Federal, de fato, o conduza ao perfil do usuário no SysAGA.

A conta gov.br é um meio de acesso a inúmeros serviços públicos digitais e garante a identificação de cada cidadão que se propõe a acessar os serviços digitais do governo. A finalidade do login único do Governo Federal é facilitar a identificação e autenticação do cidadão, privilegiando a governança. O login único foi criado pelo Ministério da Economia (ME), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A integração foi realizada pela ATD, desenvolvedora do SysAGA.