NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


PF e caças da FAB interceptam avião com meia tonelada de cocaína em Porto Velho


Da Redação | Publicada em 08/04/2021 22:23

A Polícia Federal e Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram e abordaram uma aeronave carregada com 579 kg de cocaína, na região de Porto Velho durante ação conduzida nesta quinta-feira, 8.

As investigações da PF apontaram para a realização do transporte clandestino da droga, o que viabilizou a atuação da FAB para interceptação da aeronave, através da utilização de caças com base na chamada Lei do Abate. O piloto tentou escapar pousando em uma área de pasto, mas os agentes conseguiram realizar a abordagem em solo e prender o suspeito.

A ação integrou parte de estratégia institucional de integração entre a PF e a FAB, além das polícias estaduais, que tem alcançado resultados expressivos para o enfrentamento do tráfico de drogas transnacional e proteção das fronteiras nacionais.

A FAB atuou por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), com apoio do Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Rondônia (NOA) e do Grupo Especial de Fronteira da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (GEFRON).

Segundo dados da Polícia Federal, 12 aeronaves foram apreendidas no ano passado enquanto transportavam drogas, o que representa número 70% maior que no ano anterior. Em 2021, a PF já foram apreendeu três aeronaves, nas mesmas circunstâncias.

A ocorrência foi encaminhada à Superintendência Regional da Polícia Federal em Rondônia para os procedimentos legais; para a contagem e pesagem da droga.

SBT


FAB realiza campanha em parceria com a Fundação Pró-Sangue


Da Redação | Publicada em 08/04/2021 13:18

Diante da situação crítica dos estoques de sangue, acentuada pela pandemia do novo coronavírus, a Força Aérea Brasileira – FAB se solidarizou novamente com a Pró-Sangue para alavancar o número de doações em benefício da Fundação.

No dia 31 de março, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) recebeu em sua sede o serviço de coleta externa da Pró-Sangue. A ação faz parte da campanha nacional Bora Doar Sangue, organizada pela Secretaria-Executiva do Programa Pátria Voluntária em parceria com o Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério da Defesa.

A coleta externa realizada pela Pró-Sangue foi um sucesso. Sob a coordenação do chefe da Seção de Hemoterapia do HFASP, Maj. QOMED Rafael Collet, e com a autorização do Cel. Med Alexandre de Araújo Melo, diretor do HFASP, o evento reuniu 118 candidatos em um único dia de doação, preenchendo todas as vagas disponibilizadas aos candidatos.

Diante dos resultados obtidos, a FAB repetirá a ação e realizará uma segunda coleta no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo – PAMA-SP, no próximo dia 08.

PORTAL G1


Avião com mais de 500 quilos de cocaína é interceptado pela PF e FAB em Porto Velho

Um homem foi preso. Investigação faz parte de estratégia de enfrentamento do tráfico de drogas.

Da Redação | Publicada em 08/04/2021 20:39

Uma aeronave carregada com 579 kg de cocaína foi interceptada pela Polícia Federal e Força Aérea Brasileira (FAB) em Porto Velho nesta quinta-feira (8). Segundo a PF, o piloto ainda tentou fugir pousando em uma área de pasto, mas os agentes conseguiram abordar o avião e prender o suspeito.

A PF diz que o transporte clandestino da droga foi descoberto durante investigação prévia e essa apuração viabilizou a atuação da FAB para localizar a aeronave, através de caças com base na chamada Lei do Abate

A ação faz parte de estratégia institucional de enfrentamento do tráfico de drogas transnacional e proteção das fronteiras nacionais.

A ocorrência foi encaminhada à Superintendência Regional da Polícia Federal em Rondônia para os procedimentos legais, como contagem e pesagem da droga.

A operação contou com apoio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), do Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Rondônia (NOA) e do Grupo Especial de Fronteira da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (GEFRON).

 

DEFESATV


Força Aérea Brasileira realiza cerimônia de transmissão de Cargo do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica

Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço passou o cargo ao Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares

Da Redação | Publicada em 08/04/2021 12:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no dia 06 de abril, Cerimônia Militar de Transmissão de Cargo do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica (COMGEP). Deixa o cargo o Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço e, assume em seu lugar, interinamente, o Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares.

Durante a solenidade presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o Tenente-Brigadeiro Lourenço passou o cargo, interinamente, ao Major-Brigadeiro Reis, e falou sobre o período que esteve a frente do COMGEP.

“Prometi que minha maior obrigação seria cuidar das pessoas da FAB. Eu garanto que me esforcei, dei o meu melhor e alcancei meu objetivo que foi tornar a vida dos nossos veteranos, pensionistas e alunos, melhor”, declarou o Oficial-General.

O Major-Brigadeiro Reis comentou sobre as expectativas do novo cargo. “O primeiro desafio será dar continuidade na reestruturação da saúde da FAB que foi iniciada em 2020. Ampliaremos também a área de ensino, projetos, novas metodologias e, principalmente, no atendimento ao nosso cliente que é o nosso foco”, disse.

O Comandante da Aeronáutica agradeceu ao Tenente-Brigadeiro Lourenço e parabenizou o novo Comandante-Geral interino do COMGEP.

“Agradeço ao Tenente-Brigadeiro Lourenço pelo excelente trabalho realizado a frente do COMGEP ao longo desses mais de dois anos de muitas conquistas, realizações e desafios. Foram notáveis os avanços implementados em sua gestão. Eles contribuíram, sobremaneira, para os avanços dos processos institucionais, deixando-os cada vez mais alinhados com o planejamento estratégico da Força. Major-Brigadeiro Reis, a responsabilidade nesta missão de comandar mostra-se desafiadora. Tenho certeza de que o Comando-Geral do Pessoal estará sob a liderança de um profissional habilidoso, inteligente e dedicado, que garantirá a continuidade dos êxitos ao cuidar do nosso tesouro mais precioso, que são os homens e mulheres da Força Aérea”, concluiu.

A cerimônia contou, ainda, com a presença dos Ministros do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo e o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira. Participaram, também, da cerimônia Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica e o Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães.

Currículo do novo Comandante

O Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares é natural de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Ingressou na Força Aérea brasileira em 1º de março de 1980. Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 12 de dezembro de 1985 e promovido ao atual posto em 31 de março de 2018.

Realizou todos os cursos de carreira, e ainda: Organização e Métodos pela UNITEC; Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de São João da Boa Vista; e MBA em Política e defesa pela Faculdade Pitágoras. Possui mais de 5.000 horas de voo em nove tipos de aeronaves. Possui 16 condecorações nacionais e cinco internacionais.

Força Aérea Brasileira e Policia Federal interceptam e apreendem aeronave com mais de meia tonelada de cocaína

A aeronave foi interceptada no estado do Amazonas e realizou pouso obrigatório em Porto Velho (RO). O piloto tentou escapar pousando em área de pasto, mas agentes da PF conseguiram realizar a abordagem em solo e prender o suspeito

Da Redação | Publicada em 09/04/2021 06:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) interceptaram e apreenderam nesta quinta-feira (08) uma aeronave bimotor, modelo B-58 Baron, por volta das 13h05. A aeronave estava carregada com 579 kg de cocaína, na região de Porto Velho durante ação conduzida.

As ações envolveram duas aeronaves A-29 Super Tucano da FAB, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). As investigações da PF apontaram para a realização do transporte clandestino da droga, o que viabilizou a atuação da FAB para interceptação da aeronave, através da utilização de caças com base na chamada Lei do Abate.

O piloto tentou escapar pousando em uma área de pasto, mas os agentes  da PF conseguiram realizar a abordagem em solo e prender o suspeito. A ação integrou parte de estratégia institucional de integração entre a PF e a FAB, além das polícias estaduais, que tem alcançado resultados expressivos para o enfrentamento do tráfico de drogas transnacional e proteção das fronteiras nacionais.

A FAB atuou por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), com apoio do Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Rondônia (NOA) e do Grupo Especial de Fronteira da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (GEFRON).

O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, classificou a operação como de extremo sucesso. “Nesse tipo de missão nós percebemos a importância do trabalho conjunto da FAB com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança. Ressaltando o comprometimento dos militares da FAB, que estão 100% envolvidos e dedicados a garantir uma navegação aérea segura. Contamos com uma estrutura e com profissionais que estão disponíveis 24h para executar esse tipo de missão”, destacou.

Segundo dados da PF, 12 aeronaves foram apreendidas ano passado enquanto transportavam drogas, o que representa número 70% maior que no ano anterior. Em 2021, a PF já apreendeu três aeronaves, nas mesmas circunstâncias.

Operação de adestramento conjunto reúne unidades do Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira

A operação conjunta teve por objetivo verificar a doutrina de emprego e os equipamentos das duas Forças, assim como adestrar as tropas em operações de guerra

Da Redação | Publicada em 09/04/2021 06:15

O Exército Brasileiro (EB) por meio da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe AP), participou da Operação de Adestramento Operacional Conjunto com a Ala 4 – antiga Base Aérea de Santa Maria – da Força Aérea Brasileira (FAB).

O exercício aconteceu entre os dias 22 de março e 1º de abril, em Rosário do Sul, no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB).

Empregando a 1ª Seção de Artilharia Antiaérea Autopropulsada, módulo de pronto emprego da 6ª 6ª Bia AAAe AP, em um contexto de operações de guerra, as tropas operaram como forças oponentes.

Foram empregadas viaturas blindadas de combate antiaéreo (VBC DA Ae) Gepard 1 A2, para a defesa antiaérea de estruturas estratégicas, e as aeronaves da Ala-4, desencadeando missões de reconhecimento, vigilância, apoio aéreo aproximado e ataque às posições.

Com a operação, foi possível aumentar a capacidade de interoperabilidade, a operacionalidade e a prontidão das Forças, além de aperfeiçoar técnicas, táticas e procedimentos, com a participação de oficiais de ligação no local. Todas as atividades seguiram os protocolos de prevenção à covid-19.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Forças Armadas vacinam brasileiros contra a Covid-19


Da Redação | Publicada em 09/04/2021 05:11

As Forças Armadas montaram oito postos de vacinação, a pedido da Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ), para apoiar o esforço de imunização contra a Covid-19.

Nesta sexta-feira, dia 09 de abril, militares da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB) passam a aplicar as doses nos cariocas, em estruturas erguidas nas organizações militares. Sob responsabilidade da Força Naval, estão três postos de vacinação; da Força Terrestre, outros três; e da Força Aérea, mais dois. Os militares são técnicos de enfermagem e receberam treinamento específico.

De acordo com a necessidade, os militares têm atendido solicitação de outras prefeituras, prestando apoio logístico aos postos de vacinação das secretarias municipais de saúde de Manaus (AM), São Luís (MA), Teresina (PI), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Há mais de um ano, as Forças Armadas apoiam a população no enfrentamento à pandemia. Por meio dos comandos conjuntos, 194.962 indígenas foram vacinados em áreas de difícil acesso, em 13 distritos sanitários especiais indígenas (DSEIS).

PORTAL AEROFLAP


Polícia Federal e FAB interceptam aeronave carregada com 579 kg de cocaína em Rondônia


Agência Pf | Publicada em 08/04/2021

A Polícia Federal e a Força Aérea Brasileira – FAB, atuando em conjunto, interceptaram e abordaram uma aeronave carregada com 579 kg de cocaína, na região de Porto Velho.

A FAB atuou por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), com apoio do Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Rondônia (NOA) e do Grupo Especial de Fronteira da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (GEFRON).

As investigações da PF apontaram para a realização do transporte clandestino da droga, o que viabilizou a atuação da FAB para interceptação da aeronave, através da utilização de caças com base na chamada Lei do Abate.

O piloto tentou evadir-se pousando em uma área de pasto, mas as forças de segurança conseguiram realizar a abordagem em solo, com a apreensão da aeronave e da droga, além da prisão de um indivíduo.

A ação faz parte de estratégia institucional de integração entre a PF e a FAB, além das polícias estaduais, que tem alcançado resultados expressivos para o enfrentamento do tráfico de drogas transnacional e proteção das fronteiras nacionais.

Em 2020, foram apreendidas, pela Polícia Federal, 12 aeronaves enquanto transportavam drogas, o que representa número 70% maior que no ano anterior. Em 2021, a PF já foram apreendeu três aeronaves, nas mesmas circunstâncias.

A ocorrência foi encaminhada à Superintendência Regional da Polícia Federal em Rondônia para os procedimentos legais; para a contagem e pesagem da droga.

PORTAL DEFESANET


CISCEA entrega o novo OPMET para operação

Sistema de alta tecnologia desenvolvido pela ATECH, empresa do Grupo EMBRAER, garante qualidade, segurança e fácil acesso às mensagens meteorológicas.

Da Redação | Publicada em 08/04/2021 13:00

A CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo) recebeu, recentemente, o novo Sistema OPMET: um sistema totalmente web e amigável que será utilizado pelos previsores do CIMAER (Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica) e observadores de todo o Brasil, com garantia de qualidade das mensagens meteorológicas em tempo real.

Com a implantação do sistema, o Brasil tornou-se o primeiro país da região CAR/SAM (Caribe e América do Sul) a aderir ao novo modelo de mensagens IWXXM 3.0, definido como padrão mundial pela Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) desde novembro de 2020.

O OPMET tem como principal função a recepção, a seleção, o armazenamento e o envio automático de informações meteorológicas para os destinatários predeterminados visando garantir planos de voo mais seguros. O sistema OPMET anterior usado no Brasil ainda está em funcionamento de forma paralela ao recém implantado. No entanto, já é possível perceber grandes benefícios gerados pelo formato IWXXM, como redução do tamanho dos arquivos trafegados na rede e maior facilidade de compreensão por parte dos usuários.

A evolução propiciada pelo advento do novo OPMET vem associada ao uso da internet, que permite o recebimento e o envio das mensagens meteorológicas. Cabe destacar que, mesmo com o uso da internet, o sistema ainda mantém o trâmite regular de mensagens por meio do AMHS (Sistema de Tratamento de Mensagens ATS), possibilitando o acesso das mensagens meteorológicas por mais de um canal.

O novo OPMET foi desenvolvido pela AtTECH em parceria com a CISCEA. O sistema permite o compartilhamento de informações meteorológicas com simplicidade e segurança, em formato digital, XML, de acordo com o novo modelo SWIM (System Wide Information Management), atendendo aos protocolos IWXXM da ICAO.

“A modernização do OPMET integra a série de ações da CISCEA que visam, por meio do emprego de soluções de alta tecnologia, aumentar a segurança e reduzir os custos operacionais do tráfego aéreo”, disse o Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, Major Gladulich.

“A qualidade e a disponibilidade das informações meteorológicas impactam diretamente a segurança dos deslocamentos e a definição das rotas aéreas. O sistema desenvolvido pela Atech, em parceria com a CISCEA, é de alta tecnologia e torna-se um aliado fundamental nos processos de tomada de decisão em aeroportos, aeronaves em voo e outros agentes do transporte aéreo”, afirma Marcos Resende, Diretor de Negócios ATM da ATECH.

O sistema apresenta arquitetura baseada em uma plataforma integrada, que inclui uma infraestrutura de hardware de alta disponibilidade e uma aplicação de software dedicada, permitindo que os provedores de serviços de navegação aérea (ANSP) tenham informações meteorológicas de qualidade e altamente disponíveis.

A solução da ATECH oferece ainda uma série de recursos e relatórios avançados, que podem ser acessados remotamente por meio de serviços web, garantindo acesso rápido a informações meteorológicas para todos os envolvidos nas operações aéreas.

O Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro-do-Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, explica que “o fato de o Brasil ser pioneiro na implantação do IWXXM na região CAR/SAM constata que estamos caminhando junto aos países de maior destaque no que tange aos sistemas de informações operacionais de meteorologia, ratificando a visão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) em ser reconhecido como referência global em segurança, fluidez e eficiência no gerenciamento e controle integrado do espaço aéreo.O OPMET proporcionará aos usuários uma nova experiência na confecção e disseminação das mensagens meteorológicas”.

PORTAL R3 (SP)


VÍDEO: aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo da FAB sobrevoa Pinda


Luis Claudio Antunes | Publicada em 08/04/2021

Um avião voando mais baixo que o normal chamou a a atenção na manhã desta quinta-feira (8), em Pindamonhangaba. A aeronave fez diversas passagens pela região, inclusive baixando mais sua altitude nas imediações de uma pista de pouso existente na região após a ponte do rio Paraíba do Sul.

O PortalR3 acompanhou a movimentação da aeronave, um Embraer IU-50 (Legacy 500), e entrou em contato com Força Aérea Brasileira para informações. Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, trata-se de voo realizado por aeronave pertencente ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), organização militar do Comando da Aeronáutica responsável pela inspeção e aferição de todos os auxílios à navegação aérea do Brasil, assegurando, assim, a operacionalidade e a confiabilidade para utilização por parte dos usuários.

A Inspeção em Voo de Equipamentos e Procedimentos Operacionais garante a qualidade e a segurança dos serviços prestados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) ao aferir regularmente todos os equipamentos de auxílio à navegação aérea, aproximação e pouso do Brasil. A inspeção verifica a qualidade dos sinais destes equipamentos em voo, fazendo análises, medições e, quando necessário, correções para que atendam aos parâmetros previstos.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL FOLHA DE VILHENA - Em Porto Velho, FAB ministra instrução ao efetivo da PRF


Da Redação | Publicada em 08/04/2021

Nesta quarta-feira (7), 15 policiais rodoviários federais lotados na capital rondoniense participaram de uma instrução ministrada pela Força Aérea Brasileira, em mais uma ação integrada entre instituições públicas.

Durante o dia, militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica (BINFA) compartilharam conhecimentos sobre técnicas aplicadas ao ambiente de Selva, um dos mais importantes biomas do Brasil, que se estende por toda a região Norte do país. O intercâmbio de informações e conhecimentos entre Forças Armadas e Órgãos de Segurança Pública é cada vez mais comum e gera resultados positivos à sociedade.

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Força Aérea Brasileira intercepta aeronave com mais de meia tonelada de cocaína


Agência Força Aérea | Publicada em 08/04/2021 21:26

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesta quinta-feira (08/04), uma aeronave classificada como suspeita, segundo informações de inteligência da Polícia Federal (PF), no estado do Amazonas. As ações envolveram dois caças A-29 Super Tucano da FAB, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

A aeronave bimotor, modelo B-58 Baron, foi interceptada no Amazonas, por volta das 13h05. O bimotor foi abordado por um A-29, o qual aplicou as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo. A aeronave interceptada passou pelos procedimentos de averiguação e persuasão até ser ordenada a executar o pouso obrigatório  em Porto Velho (RO), tudo sob a coordenação conjunta do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e da Polícia Federal.

Na sequência, o bimotor realizou pouso em uma área de pasto em Porto Velho, onde a Polícia Federal assumiu as ações. Os dois pilotos ocupantes da aeronave se evadiram, sendo que um deles foi preso posteriormente em flagrante pela PF. Na aeronave foram encontrados 578,5 quilos de cocaína.

O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, classificou a operação como de extremo sucesso. “Nesse tipo de missão nós percebemos a importância do trabalho conjunto da FAB com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança. Ressaltando o comprometimento dos militares da FAB, que estão 100% envolvidos e dedicados a garantir uma navegação aérea segura. Contamos com uma estrutura e com profissionais que estão disponíveis 24h para executar esse tipo de missão”, destacou.

As ações fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, e em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004. Saiba mais sobre a Operação Ostium.