NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


NOTIMP 068/2022 - 09/03/2022

Publicado: 09/03/2022 - 07:00h
REDE GLOBO

PORTAL G1

PORTAL R7

PORTAL BBC

AGÊNCIA SENADO

BAND TV

PORTAL AEROIN

PORTAL AEROFLAP

PORTAL DEFESANET

PORTAL DEFENSA.COM (ESPANHA)

RÁDIO JOVEM PAN

ESTRATÉGIA CONCURSOS

REVISTA FORÇA AÉREA

OUTRAS MÍDIAS

REDE GLOBO


Mulheres de MS falam sobre espaço no mercado de trabalho

MS1 conversou com pilotos, motorista, taxista e militares

Publicada em 08/03/2022

MS1 conversou com pilotos, motorista, taxista e militares.

PORTAL G1


Tietê recebe Esquadrilha da Fumaça em comemoração aos 180 anos da cidade

Segundo capitão, apresentação terá de 35 a 40 minutos e promete uma emoção que estava congelada devido à pandemia.

Por G1 Itapetininga E Região | Publicada em 08/03/2022 14:04

Tietê (SP) recebe nesta terça-feira (8), às 16h, a Esquadrilha da Fumaça em comemoração aos 180 anos da cidade. O evento será realizado no Aeroclube, que fica na Rua Engenheiro Humberto Bortoleto de Arruda, número 140.

Segundo a prefeitura, a esquadrilha foi convidada para participar do aniversário de 180 anos da cidade e também da comemoração do Dia Internacional da Mulher. Em razão disso, várias integrantes mulheres estarão presentes no evento, inclusive uma das oficiais.

Ao g1, o capitão Bezerra contou que a esquadrilha teve que se reinventar durante a pandemia e que a apresentação promete uma emoção que estava "congelada" devido à Covid-19.

“Tivemos que mudar, fazer apresentações para que as pessoas pudessem assistir de casa e, agora, ter a oportunidade de regressar é algo muito bom”, afirma o capitão.

A apresentação conta com sete aviões e terá duração de 35 a 40 minutos. Segundo o capitão, o ideal é ir até o aeroclube para assistir ao evento, mas os aviões poderão ser vistos de vários lugares da cidade.

Durante a apresentação, um locutor também vai narrar as manobras dos pilotos, explicar o que é a Força Aérea Brasileira (FAB) e contar sobre as ações do grupo durante a pandemia.

Avião da FAB que vai levar ajuda humanitária à Ucrânia e resgatar brasileiros sai do Recife

Aeronave decolou da cidade às 8h05 desta terça-feira (8). Avião tem capacidade para receber até 72 passageiros. Chegada ao destino, na Polônia, está prevista para quarta-feira (9).

Por Pedro Alves | Publicada em 08/03/2022 08:05

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai ser usada para o resgate de brasileiros que fugiram da guerra na Ucrânia partiu do Recife na manhã desta terça-feira (8), às 8h05 (veja vídeo acima). O KC-390 Millennium vai para Varsóvia, na Polônia, de onde segue com uma doação humanitária para o país invadido pela Rússia.

O avião chegou à capital pernambucana no fim da tarde de segunda-feira (7), vindo da Base Aérea de Brasília.

Dentro da aeronave, estão 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo – utilizados em locais sem recursos e em situações extremas, como guerras e conflitos (confira lista mais abaixo).

Avião da FAB que vai levar ajuda humanitária à Ucrânia na pista do Aeroporto do Recife, nesta terça-feira (8), preparando para decolagem — Foto: Pedro Alves/g1

No Recife, a aeronave fez uma parada técnica, algo normal em trajetos mais longos, que serve para reabastecimento do avião e descanso da tripulação, entre outros procedimentos, segundo a FAB.

Após deixar a capital pernambucana, o avião tem escalas previstas em Cabo Verde, na costa africana; e em Lisboa (Portugal) antes de chegar ao destino final. O pouso na capital polonesa deve acontecer na quarta-feira (9) e os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).

O g1 questionou ao governo federal se já tinha a lista de brasileiros que voltarão no voo, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem. O avião pode receber até 72 passageiros (veja vídeo abaixo). A cidade do Brasil onde eles vão chegar também não foi divulgado.

A Operação Repatriação é realizada de forma integrada pelos ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde. Antes da aeronave decolar, em Brasília, foi realizada uma solenidade com autoridades do governo brasileiro.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, está em Portugal e vai para a Polônia acompanhar o trabalho de retirada dos brasileiros da região da guerra.

Avião da FAB KC-390 Millennium, que leva ajuda humanitária para Ucrânia.

O coordenador da força-tarefa de resgate e repatriação de brasileiros na Ucrânia, Unaldo Eugênio de Sousa, afirmou ao g1 que ainda foram identificados 34 brasileiros em território ucraniano. Desses, 14 já manifestaram que não desejam sair do território.

A carga enviada é composta por alimentos, purificadores de água e medicamentos provenientes de doações. Ao todo são:

50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia);

50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma;

10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições);

5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.

PORTAL R7


Conheça as mulheres que pilotam aviões da Força Aérea Brasileira

Elas falam do orgulho e da emoção de levantar voo para as mais diversas missões, incluindo o transporte de órgãos para transplante

Da Redação | Publicada em 08/03/2022 11:49

No Dia Internacional da Mulher, o Fala Brasil mostra o trabalho das militares que fazem a diferença pilotando aviões da Força Aérea Brasileira. Elas falam do orgulho e da emoção de levantar voo para as mais diversas missões, incluindo o transporte de órgãos para transplante. Acompanhe!

PORTAL BBC


Guerra na Ucrânia: como será a Operação Repatriação, voo que vai trazer brasileiros que fugiram do conflito


Da Redação | Publicada em 08/03/2022 13:04

Partiu da Base Aérea de Brasília nesta segunda-feira (7/3) com destino a Varsóvia, na Polônia, o avião da Força Aérea Brasileira para o resgate de brasileiros que deixaram a Ucrânia após a invasão da Rússia.

A aeronave, um modelo multimissão KC-390 Millennium, fabricado pela Embraer, decolou às 15h (hora de Brasília) com "11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo", segundo um comunicado divulgado pelo governo brasileiro.

O pouso na capital polonesa está previsto para quarta-feira (9/3) e os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil no dia seguinte, quinta-feira (10/3).

A chamada "Operação Repatriação" envolve os ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde.

A aeronave fará três escalas antes de chegar ao destino final - Recife, Cabo Verde (África) e Lisboa (Portugal).

No momento da publicação desta reportagem, às 12h de Brasília desta terça-feira (8/3), o avião sobrevoava Cabo Verde.

Estão sendo levadas dez toneladas de alimentos desidratados e instantâneos, como risotos e sopas, além de suprimentos médicos e purificadores de água. Os produtos foram doados pelo governo brasileiro, empresas privadas e voluntários.

A lista de brasileiros que estarão no voo ainda não está fechada, mas o avião foi configurado para receber até 72 passageiros.

Em entrevista a jornalistas, o coordenador da força-tarefa de resgate e repatriação do Itamaraty, ministro Unaldo Vieira de Sousa, afirmou que serão resgatados 47 brasileiros, além de 17 ucranianos com laços de família no Brasil.

Estão sendo levadas dez toneladas de alimentos desidratados e instantâneos, como risotos e sopas, além de suprimentos médicos e purificadores de água. Os produtos foram doados pelo governo brasileiro, empresas privadas e voluntários.

A lista de brasileiros que estarão no voo ainda não está fechada, mas o avião foi configurado para receber até 72 passageiros.

Em entrevista a jornalistas, o coordenador da força-tarefa de resgate e repatriação do Itamaraty, ministro Unaldo Vieira de Sousa, afirmou que serão resgatados 47 brasileiros, além de 17 ucranianos com laços de família no Brasil.

A maior parte dos brasileiros que vivia na Ucrânia — antes da guerra a comunidade era estimada em torno de 500 pessoas — já deixou o país.

Muitos atravessaram a fronteira com nações vizinhas, principalmente Polônia e Romênia.

"Nós temos ainda identificados 34 brasileiros em território ucraniano. Desses, 14 já manifestaram que não desejam sair do território. Nós continuamos oferecendo apoio e estamos em contato permanente com eles, porém 14 manifestaram que não desejam sair do território ucraniano", acrescentou Sousa.

Segundo o Itamaraty, foram montados postos avançados para reforçar a acolhida dos brasileiros que deixam a Ucrânia. Na Romênia, a embaixada montou uma base na cidade de Siret. Também foram abertos mais dois postos de atendimento consular nas cidades de Lviv, localizada próxima à fronteira com a Polônia e para onde os brasileiros têm se dirigido; e um outro posto em Chisinau, capital da Moldávia.

Em casos de emergência, o plantão consular brasileiro pode ser contatado pelo número + 55 61 98260-0610

A Embaixada em Kiev também continua postando orientações por meio de mensagens em seu site, em sua página no Facebook e em grupo do aplicativo Telegram.

 

AGÊNCIA SENADO


Congresso Nacional é iluminado em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres


Da Redação | Publicada em 08/03/2022 19:00

O Dia Internacional das Mulheres será celebrado com iluminação pelo Congresso Nacional, com a apresentação especial da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (FAB). A atividade integra a campanha Março Mulher, realizada anualmente pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, com apoio de instituições parceiras.

BAND TV


Avião da FAB faz parada em Recife antes de ir à Polônia


Da Redação | Publicada em 08/03/2022 12:00

O avião da Força Aérea Brasileira, que vai levar suprimentos e buscar brasileiros que saíram da Ucrânia, fez uma parada em Recife, e decola para seguir viagem rumo à Polônia.

PORTAL AEROIN


Força Aérea Brasileira faz vídeo em homenagem ao Dia da Mulher


Carlos Ferreira | Publicada em 08/03/2022

Nesta terça-feira (8) é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Em homenagem à data, a Força Aérea Brasileira (FAB) preparou um videoclipe que apresenta uma composição inédita da Orquestra Sinfônica da FAB, um tributo a elas, que sempre estão prontas para cumprir todos os desafios e missões.

O vídeo é, também, um reconhecimento do pioneirismo e das conquistas das mulheres na Força Aérea, que ingressaram em 1982, quando foram criados os quadros femininos de Oficiais e Graduadas.

Confira abaixo o videoclipe produzido em homenagem à data. A música é tocada pela Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira

 

Vídeo: Sargento Chagas / CECOMSAER

Composição da música: Sargento Gustavo Damas
Cantora: Sargento Fernanda Viviane
Arranjo: Tenente Paulo Rezende

PORTAL AEROFLAP


Lançamento de paraquedistas marca o Dia Internacional da Mulher


Gabriel Centeno | Publicada em 08/03/2022 18:00

Mulheres são desafiadoras, engajadas e destemidas por natureza. Por isso, no dia 03/03, a aeronave C-105 Amazonas do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15° GAV) – Esquadrão Onça, localizado na Base Aérea de Campo Grande (BACG), lançou 24 mulheres paraquedistas militares em uma ação conjunta entre o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB) em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.

A instrução aconteceu na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), localizada no Rio de Janeiro. As paraquedistas saltaram de uma altura de 1.000 pés (aproximadamente 300 metros). O percurso até o solo foi entre 47 e 60 segundos.

No Brasil, a presença feminina esteve atuante durante toda a história do paraquedismo no País. Rosa Shorling, nascida no Espírito Santo, foi a primeira brasileira a entrar para a história do paraquedismo, saltando na Baía de Guanabara, em novembro de 1940.

Dez anos depois, foi a primeira mulher a obter o brevê de paraquedista no território nacional. No ano de 2009, a Sargento Vanessa Felix realizou um feito inédito até então, ela foi a primeira mulher a obter o brevê de paraquedista da Força Aérea Brasileira. 

A Sargento Raniela Raica Finatto é a primeira mulher Mestre de Salto (MS), cumprindo tarefas como calcular e efetuar o lançamento de uma equipe de paraquedistas após identificar a intensidade e a direção do vento, sem ter uma informação de referência no solo para o pouso.

É o chamado lançamento precursor; e Especialista em Dobragem Paraquedas e Suprimento pelo Ar (DoMPSA) da FAB, que tem a função de planejar e executar atividades como: recebimento, inspeção, dobragem, armazenamento, manutenção, distribuição de paraquedas e lançamento de suprimentos.

Por sua vez, a Sargento Raica, que desde 2015 exerce a função de dobragem e manutenção de paraquedas, realizou o primeiro voo como Mestre de Salto. “Querendo ou não, toda a segurança da atividade aeroterrestre está nas mãos do especialista DoMPSA que organizam os paraquedas e deixam em condições para uma atividade segura. É uma atividade de suma importância tanto pra parte de segurança como adestramento de tropa”, contou.

A Sargento Ágatha Brenda Rodrigues Lima, da Base Aérea de Campo Grande (MS), fala sobre a interação com as Forças. “Esse momento é muito importante, entre as Forças irmãs e a tropa paraquedista. Ela está sempre pronta para cumprir a missão deinfiltrar no terreno, onde não seja possível infiltração terrestre em quaisquer condições”, explicou.

A Sargento Camila Dutra Moreira Moreno, do Destacamento de Saúde Paraquedista do Exercito Brasileiro, falou como é estar à frente de uma profissão tão corajosa.

“Não me sinto diferente, sinto-me honrada e privilegiada em fazer parte do seleto grupo de paraquedistas. E poder estar na atividade há tantos anos e ainda ter conseguido me especializar em mestre de salto e com isso poder representar as mulheres em diversas atividades e lugares que estive”, declarou.

Saiba Mais – O Curso de Paraquedismo Militar da Aeronáutica é realizado a cada dois anos e dividido em duas fases. A primeira é dedicada aos exercícios para condicionamento físico e a segunda consiste no treinamento das técnicas de salto, como a saída da aeronave e chegada ao solo. Os alunos também têm instruções para as fases noturna e na água.

Ao final, os militares realizam saltos semiautomáticos, em que o sistema de acionamento do paraquedas é conectado a um gancho na aeronave, proporcionando lançamentos em altitudes mais baixas. Num deles, inclusive, o militar é equipado com mochila e armamento.

PORTAL DEFESANET


Mulheres pioneiras ocupam novos espaços na Força Aérea Brasileira

É o caso da Major Aviadora Marcia Regina Cardoso, que, aos 38 anos, tornou-se a primeira mulher a comandar uma unidade militar operacional da FAB

Fernanda Pereira E Major Oliveira Lima | Publicada em 08/03/2022 09:09

Desde que a Força Aérea Brasileira (FAB) abriu as portas para as primeiras mulheres incorporarem seu efetivo, em 1982, novos capítulos dessa história continuam a ser escritos, dia após dia, com a competência e o empenho necessário para superar os desafios. Mulheres militares seguem ocupando novos espaços e protagonizando experiências de pioneirismo, como é o caso da Major Aviadora Marcia Regina Cardoso, que, aos 38 anos, tornou-se a primeira mulher a comandar uma unidade militar operacional da FAB, o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1° GCC).

A passagem de comando ocorreu em janeiro, na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, e o fato se somou às diversas conquistas da carreira da Major, que inspira outras militares e também mulheres civis que sonham em ingressar nas Forças Armadas.

Em 2006, ela se formou Aspirante a Oficial na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), compondo a primeira turma de mulheres aviadoras da FAB. “Estudei em colégios militares em Brasília e no Rio de Janeiro. Meu pai, também militar, foi quem me informou sobre o concurso, que tinha 20 vagas só para mulheres. A prova foi em um estádio esportivo, com muitas candidatas. Quando comecei o curso, tudo era muito novo. Lembro que estudava muito, até tarde da noite. Havia muita responsabilidade e muitas expectativas. Não tinha diferenciação entre homens e mulheres, mas eu sabia que precisava dar o melhor para contribuir com o início dessa jornada”, conta a Major.

Nos anos seguintes, tornou-se a primeira mulher piloto de Busca e Salvamento da FAB. Ao longo da carreira, atuou em missões de grande relevância, como a busca de uma aeronave desaparecida em Boa Vista (RO), em 2011, e a missão humanitária de amparo às vítimas das chuvas no Espírito Santo, em 2014. “É gratificante poder ajudar a população. No caso de Boa Vista, lembro da emoção que senti quando avistamos um sobrevivente e pudemos coordenar o seu regresso, a salvo, para a sua família. Aquela cena nunca sairá da minha cabeça”, relata a Oficial.

 

A Major Marcia foi promovida ao atual posto em 31 de agosto de 2019. Concluiu todos os cursos acadêmicos de carreira e diversos treinamentos operacionais. Possui cerca de 1.300 horas de voo e ocupou cargos de chefia de diversos setores nas OM pelas quais passou. Foi condecorada com a Medalha Militar de Bronze e a Medalha Mérito Santos-Dumont.

FAMÍLIA MILITAR

O ambiente militar faz parte da vida da Major Marcia desde a infância. Ela é filha do ex-comandante do Centro de Doutrina do Exército Brasileiro, General de Divisão Jose Carlos Cardoso. “Eu e minha família nos orgulhamos da Marcia pelas suas conquistas e desafios vencidos ao longo da carreira na FAB; pela mãe que é e pela mulher determinada, corajosa e solidária, cujo exemplo e força nos contagia a todos”, elogia o pai da Major. A Major é irmã do Chefe da Seção de Doutrina do Comando da Quinta Brigada de Cavalaria Blindada, o Major de Cavalaria Daniel Lafratta Cardoso, e, de Patricia Lafratta Cardoso Baksys.

 

A Oficial é casada com o Chefe da Divisão de Operações do 1º GCC, Major Aviador Renan dos Santos Cardozo, e tem uma filha de seis anos. “A Marcia sempre foi muito dedicada às atividades operacionais, principalmente no período em que atuava na Aviação de Busca e Salvamento. Voou diversas aeronaves da Força Aérea Brasileira, participando de várias missões reais de busca e de exercícios militares. Além disso, nunca deixou de ser uma esposa carinhosa, mãe dedicada e participativa. Nossa família se orgulha muito da mãe, esposa e profissional que a Marcia se tornou. Esperamos continuar dando todo amor e suporte possível a ela nessa nova fase”, finaliza.

FAB lança videoclipe comemorativo ao Dia Internacional da Mulher

Nesta terça-feira (08) é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Em homenagem à data, a Força Aérea Brasileira (FAB) preparou um videoclipe que apresenta uma composição inédita da Orquestra Sinfônica da FAB, um tributo a elas, que sempre estão prontas para cumprir todos os desafios e missões.

O vídeo é, também, um reconhecimento do pioneirismo e das conquistas das mulheres na Força Aérea, que ingressaram em 1982, quando foram criados os quadros femininos de Oficiais e Graduadas.

PORTAL DEFENSA.COM (Espanha)


El Embraer KC-390 de la Fuerza Aérea Brasileña que repatriará ciudadanos llegó a Varsovia con ayuda humanitaria para Ucrania -noticia defensa.com - Noticias Defensa defensa.com Brasil


Javier Bonilla | Publicada em 08/03/2022 12:00

El KC-390 de la Fuerza Aérea Brasileña FAB-2855, procedente de su base de Anápolis, aterrizaba a las 15.12 desde Brasilia, transportando 11,6 toneladas de medicamentos para atención de emergencia, alimentos y productos de primera necesidad con tecnología para operación autónoma – utilizados en lugares sin recursos y en situaciones extremas, como la ayuda humanitaria a Ucrania.

Consta de 50 potabilizadoras, de tecnología y fabricación nacional; 50 kits voltaicos con panel solar para alimentar equipos de energía de manera autónoma; 10 toneladas de alimentos deshidratados altamente nutritivos (400.000 comidas); y 5 botiquines de medicamentos para emergencias médicas, de existencias públicas administradas por el Ministerio de Salud.

La acción interministerial, denominada Operación Repatriación, se desarrolla de forma integrada entre los ministerios de Defensa, Asuntos Exteriores y Sanidad. En total, 70 personas deben ser evacuadas, 40 brasileños, 20 ucranianos y un polaco.

La FAB dejó una aeronave KC-390 más lista para responder a una segunda misión de repatriación de los restantes brasileños. Incluso se permitirá llevar mascotas.

Con este viaje, la serie KC-390 lleva a cabo su tercera misión humanitaria en el exterior, tras cumplir un vuelo especial a Líbano, tras la explosión del puerto de Beirut, y, posteriormente, a Haití, cuando un terremoto destruyó parte del país. (Javier Bonilla, corresponsal del Grupo Edefa en Brasil)

RÁDIO JOVEM PAN


Avião da FAB com ajuda humanitária deve chegar à Polônia nesta quarta-feira (9)


Da Redação | Publicada em 08/03/2022 09:00

Avião da FAB enviado pelo governo federal, já em deslocamento, deve chegar à Polônia nesta quarta-feira (9) com quase 12 toneladas de medicamentos, alimentos e equipamentos. O avião deve retornar ao Brasil com brasileiros que conseguiram fugir do conflito na Ucrânia.

ESTRATÉGIA CONCURSOS


Mulheres de destaque nas Forças Armadas brasileiras


Vanesca Soares | Publicada em 08/03/2022 12:00

As mulheres fazem parte das Forças Armadas brasileiras há muitos anos e não há dúvidas do quanto sua contribuição é importante. Desde os tempos do Brasil Império, passando pelas Grandes Guerras até chegar nos dias de hoje, existem muitas militares brasileiras que honram verdadeiramente a farda que usam.

Em homenagem ao 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, o Estratégia Militares traz para você algumas mulheres de destaque nas Forças Armadas Brasileiras! Suas histórias inspiram outras a também desejarem ingressar na Marinha, no Exército e na Aeronáutica. Confira o post!

A Contra-Almirante Dalva Maria Carvalho Mendes está nesta lista e não apenas por sua atuação como médica na Marinha – ela foi a primeira mulher militar na história do Brasil a se tornar uma Oficial General.

A Almirante Dalva fez parte da primeira turma de mulheres a ingressar na Marinha do Brasil, em 1981. Isso foi possível graças à Lei n. 6.807 de 1980, que criava o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha. Ela foi alçada ao posto de Contra-Almirante no ano de 2012.

Acostumada a ser pioneira, a Almirante Dalva era a única de sua família a sonhar com a carreira militar. Ela era formada em medicina com especialidade em Anestesia e fazia sua residência quando as vagas para a primeira turma foram abertas.

A Almirante Dalva tinha servido por tempo suficiente para entrar para a reserva (a aposentadoria dos militares), mas preferiu aguardar para ver se conseguia atingir o generalato. E conseguiu! Hoje é um exemplo para outras mulheres que sonham com o mais alto cargo nas três Forças.

A Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins é outra mulher pioneira na carreira militar – mas desta vez, na Força Aérea Brasileira. Ela foi a primeira a se tornar uma Oficial General nesta Força, em 25 de novembro de 2020.

Além de se tornar a primeira Brigadeiro da FAB, a médica pode contar com outro pioneirismo em seu currículo: foi a primeira a comandar uma Organização Militar na Aeronáutica, a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), no Rio de Janeiro.

A Brigadeiro Carla ingressou em 1990 na Força Aérea Brasileira e se tornou Coronel em agosto de 2014. Seu currículo é de encher os olhos: ela é especialista em Medicina Aeroespacial, em Hematologia e em Hemoterapia, e possui Pós-Graduação em Vigilância Sanitária e Epidemiológica, além de Desenvolvimento Gerencial na Gestão de Serviços de Saúde.

Ela se sente muito honrada com o privilégio de ter se tornado a primeira Oficial-General da FAB. “É um encargo para o qual me preparei ao longo de 30 anos de trabalho árduo, com comprometimento e com dedicação”, destacou em uma entrevista para o site da Aeronáutica brasileira.

O Exército brasileiro contou com mulheres desde sempre em suas fileiras. Basta lembrar da história de Maria Quitéria de Jesus. Ela se disfarçou como homem e participou dos combates em prol da manutenção da Independência brasileira, em 1883.

Maria Quitéria foi incorporada à tropa como Soldado Medeiros. Foi descoberta, mas ganhou permissão para continuar no combate. Sua bravura fez com que ela se tornasse Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército.

É importante observar que essa Força ainda não tem uma mulher como oficial-general em seus quadros. A previsão é que isso só ocorra em 2027. No entanto, várias delas abrilhantam as atividades do Exército.

Entre elas, está a Coronel Maria Sandra Andrade. Ela entrou para a primeira turma do Exército que admitiu mulheres, em 1992. No entanto, seus companheiros não eram apenas do sexo feminino. A Coronel Maria Sandra e as outras mulheres de sua turma não tiveram tratamento diferenciado e seu treinamento foi igual ao dos homens.

Ela também é uma pioneira dentro do Exército Brasileiro. Ela foi a primeira enfermeira a assumir um cargo de direção em um hospital militar dessa Força. Também foi pioneira em sua família, tornando-se militar sem que qualquer parente seu fizesse parte dessas instituições.

REVISTA FORÇA AÉREA


KC-390 decola para repatriar brasileiros na Polônia e transportar donativos

KC-390 decola para repatriar brasileiros na Polônia e transportar donativos

Da Redação | Publicada em 08/03/2022 12:00

KC-390 decola para repatriar brasileiros na Polônia e transportar donativos. Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou às 15 horas desta segunda-feira (7/3), de Brasília (DF), para cumprir missão de resgate de brasileiros que deixaram a Ucrânia – com o apoio da diplomacia brasileira. A aeronave também transportou 11,6 toneladas de donativos, por solicitação daquele país. A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorre de forma integrada entre os Ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde.

O destino da aeronave é Varsóvia, na Polônia, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores. Serão realizadas paradas técnicas em Recife (PE); Cabo Verde, país localizado no continente africano; e Lisboa, em Portugal. O pouso na capital polonesa está previsto para quarta-feira (9/3), e os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10/3).

Antes da decolagem, houve uma cerimônia na Base Aérea de Brasília (BABR) com a presença de autoridades do governo brasileiro, incluindo o Ministro da Justiça, Anderson Torres, Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o Ministro interino das Relações Exteriores, Embaixador Fernando Simas Magalhães; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General Laerte de Souza Santos; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Durante a cerimônia na tarde desta segunda-feira, o Ministro da Defesa destacou a importância da Operação e a atuação do Brasil diante deste cenário. “Desde o início do conflito na Ucrânia o Governo Brasileiro tomou medidas concretas com o objetivo de cuidar da segurança dos nossos companheiros que se encontram em áreas de risco e viabilizar as condições de retorno ao Brasil. Nesse sentido, destacam-se as medidas diplomáticas, jurídicas e sanitárias”, ressaltou.

Na ocasião, o Comandante da Aeronáutica falou sobre a importância dessa missão de ajuda humanitária para os brasileiros que estão em situação de conflito. “Essa missão é também a comprovação da característica de pronta-resposta da nossa Força Aérea. Desde o início, nós conseguimos disponibilizar esses dois aviões, além de outros se forem necessários, com características de chegarem a locais longínquos. Então, essa é mais uma missão real que comprovamos a utilização do poder aéreo na guerra e na paz”, completou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

Ajuda Humanitária

A ajuda humanitária enviada para Varsóvia contém 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia); 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma; dez toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições); e cinco kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.

Antes de decolar, o Comandante da aeronave, Major Aviador Anderson Dias Santiago, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), comentou sobre a relevância de participar da ação de ajuda humanitária. “Para nós é um orgulho muito grande participar dessa missão.Saber que fazemos parte de uma tripulação da Força Aérea Brasileira, representando a Nação Brasileira em uma aeronave 100% brasileira é uma emoção muito grande e me dá muita honra saber que estou capitaneando esta missão”, disse.

Missões anteriores

Foi também em Varsóvia, capital da Polônia, onde ocorreu o embarque em aeronaves da FAB para a repatriação dos brasileiros que estavam em Wuhan, na China, o epicentro da pandemia da COVID-19. Tratava-se da Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, que ocorreu em fevereiro de 2020. Nesta ação interministerial realizada pelo Ministério da Defesa, por meio da FAB, em conjunto com o Ministério da Saúde, Ministério das Relações Exteriores e demais órgãos do governo, a Ala 2 – Base Aérea de Anápolis e os seus hotéis de trânsito foram preparados para receber os 34 brasileiros e familiares estrangeiros, que passaram por um período de quarentena antes de retornaram, com segurança, ao seio de seus familiares.

á em agosto de 2020, dois aviões da Força Aérea Brasileira tiveram como destino a cidade de Beirute, em cumprimento à missão de Assistência Humanitária à República Libanesa. Nessa ocasião, o KC-390 Millennium realizou pela primeira vez uma missão internacional tripulado apenas por militares da FAB, transportando cerca de seis toneladas de medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde para o atendimento emergencial às famílias afetadas.

O KC-390 Millennium é o maior avião militar multimissão desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, tendo capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), dentre outras. O avião foi desenvolvido para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil. A primeira unidade do KC-390 Millennium, da fabricante brasileira Embraer, foi recebida pela FAB em setembro de 2019. Atualmente, há cinco unidades do KC-390 incorporadas à frota da Força Aérea Brasileira.

 

 

OUTRAS MÍDIAS


TV NORTE AMAZONAS - Confira o Programa Agora desta terça-feira (8)


Da Redação | Publicada em 08/03/2022 11:35

CANAL TECH - Embraer KC-390 | Conheça o avião que vai resgatar brasileiros na Ucrânia


Por Felipe Ribeiro | Publicada em 08/03/2022 13:00

O Governo Federal, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), iniciou o resgate de refugiados e cidadãos brasileiros que estão fugindo da guerra entre Ucrânia e Rússia. Para a missão, que também envolve o envio de suprimentos, será utilizado o cargueiro Embraer KC-390, o maior avião já feito no Brasil.

Segundo a FAB, o KC-390 saiu de Brasília rumo à Varsóvia, na Polônia, mas antes fará paradas em Recife/PE, Cabo Verde e Lisboa. No trajeto de ida, serão enviados alimentos desidratados, comumente utilizados em situações de guerra; purificadores de água, insumos e itens médicos, totalizando 11,5 toneladas de suprimentos.

Na volta, entretanto, o KC-390 trará cerca de 70 pessoas que fugiram da Ucrânia e estão alojados na Polônia. Entre essas pessoas estão brasileiros, ucranianos, poloneses e até mesmo animais de estimação, autorizados pelo governo brasileiro a adentrarem em nosso território sem maiores burocracias.

A chegada do KC-390 em solo polonês deve acontecer nesta quarta-feira (9).

No mercado desde 2019, o KC-390 é o maior avião já fabricado pela Embraer e o maior já feito na América Latina. Com projeto que custou na casa dos R$ 2 bilhões, a aeronave é extremamente tecnológica e versátil, podendo atender a diversas necessidades das Forças Armadas.

Para isso, ele conta com um excelente porte: são 35,20m de comprimento, 35,05m de envergadura e altura de 11,84m. Em seu interior, é possível utilizar 18,54m de carga, com peso máximo de decolagem sendo estipulado em 81 mil kgs para transporte logístico, 74 mil kgs para carga convencional e 67 mil kgs para missões táticas. A carga útil máxima é de 26 mil kgs.

Já em termos de desempenho, o KC-390 voa a uma velocidade máxima de 988km/h, sendo que em cruzeiro esse número é de 870km/h. Sua autonomia, porém, é de 2.820km com carga máxima e 6.130km em situações corriqueiras.

Entre suas tecnologias está o sistema de cálculo para lançamento de carga, cabine com condições de visão noturna, HUD duplo, os sistemas de autodefesa Directional Infrared Countermeasures e Chaff & Flare, além da capacidade de reabastecimento em voo, com limite de 2.495 km.

Cada Embraer KC-390 custa US$ 85 milhões.

 

CGN - Dia Internacional da Mulher é celebrado pelo MPRJ em evento online

No início da rodada de palestras, a Brigadeiro Médica da Força Aérea Brasileira Carla Lyrio, primeira mulher a ser promovida ao posto de Oficial General

Por Ministério Público De Rio De Janeiro | Publicada em 08/03/2022 17:00

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, nesta terça-feira (08/03), evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Idealizado pela procuradora de Justiça Carla Araújo, o encontro reuniu quatro mulheres palestrantes que apresentaram suas emocionantes histórias de superação e combate à opressão e violência de gênero. Carla Araújo, que também está à frente do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO Violência Doméstica/MPRJ), atuou como mediadora entre as falas das palestrantes.

No início da rodada de palestras, a Brigadeiro Médica da Força Aérea Brasileira Carla Lyrio, primeira mulher a ser promovida ao posto de Oficial General no país, compartilhou com o público sua trajetória profissional. A militar apresentou um panorama histórico do ingresso feminino nas Forças Armadas, desde a década de 1980, e citou como desafio a ser superado o combate ao preconceito e a busca por maior inclusão nos quartéis.

Em seguida, a decana do MPRJ, procuradora de Justiça Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea, iniciou sua fala com a declamação de um poema da escritora Adélia Prado, a partir do qual ressaltou a sensibilidade feminina como fonte de empatia e compaixão. “Estamos falando de uma feminilidade que não se confunde com submissão, e de uma coragem que não aceita o menosprezo”, afirmou a procuradora.

Na sequência, a palavra foi concedida à procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Gomes Ferreira de Andrade. A chefe do MP capixaba também compartilhou importantes passagens e momentos de sua trajetória na luta por Direitos Humanos e destacou a importância do diálogo a fim de combater os estereótipos de gênero. O encontro terminou com palestra da psicóloga Lisandra Zanuto, que abordou reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e suas lutas diárias por uma vida emancipada e livre das pressões e padrões sociais e culturalmente impostos.

 Participou da abertura do evento o  subprocurador-geral de Justiça de Administração do MPRJ, Eduardo Lima Neto, representando o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos.