NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Conheça os novos militares recém-ingressados na Esquadrilha da Fumaça


Juliano Gianotto | Publicada em 08/02/2022 08:00

Em 2022, passaram a compor o efetivo do EDA os Aspirantes Rogério (à esquerda) e Hugo Sotana (à direita). Os novos fumaceiros são provenientes do Quadro de Oficiais Convocados (QOCON) e ingressaram na Força Aérea por meio de avaliação curricular.

Os militares ocuparão os cargos de Jornalista e Publicitário da Esquadrilha da Fumaça respectivamente e contribuirão para estreitar os laços do Esquadrão com o público e com a mídia, maximizando a divulgação do trabalho da Força Aérea Brasileira. 

Além dos dois oficiais, desde o segundo semestre de 2021, a Fumaça já conta com outra Oficial do Quadro de Convocados, a Segundo-Tenente Carolina Calherani (ao centro) que, formada em administração, trabalha nos processos da Seção de Pessoal.

Assim como os novos fumaceiros, os voluntários interessados em ingressar na Força Aérea para o serviço temporário, devem passar por um processo seletivo para concorrer ao Quadro de Oficiais ou Sargentos Convocados, se possuírem concluídos o Ensino Superior ou Médio, respectivamente. Para mais detalhes dessa forma de ingresso, basta acessar  www.convocacaotemporarios.fab.mil.br.

A agenda de demonstrações do EDA está temporariamente suspensa, sem previsão de retorno, em decorrência das orientações sanitárias para conter a COVID-19. Todavia, o Esquadrão mantém a sua rotina de treinamentos em sua sede, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga/SP, e a formação dos seus pilotos ao longo do ano.

Para conhecer mais sobre a Esquadrilha da Fumaça, acesse o seu site www.fab.mil.br/eda. Também é possível acompanhar o dia a dia da equipe, seguindo a Fumaça no Instagram, Facebook e Twitter, além de acessar vídeos no canal do YouTube e fotos em alta resolução no Flickr.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Ações da Operação Acolhida continuam com 13º contingente militar


Suellen Siqueira | Publicada em 08/02/2022 15:26

O primeiro escalão do 13º contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária da Operação Acolhida, proveniente dos comandos militares do Norte e do Nordeste do Exército, desembarcou em Roraima na última semana. Os 523 militares assumem a missão no dia 14 de fevereiro, nas cidades roraimenses de Boa Vista e Pacaraima, além de Manaus, no Amazonas, para atuarem por cerca de cinco meses no ordenamento da fronteira, na recepção dos imigrantes e na interiorização dos venezuelanos. A ação projeta o país no cenário internacional de concerto entre as nações.

No rodízio de equipes, o grupo substitui o 12º contingente, composto pelo Comando Militar do Leste, que estava ativo na Operação desde o dia 3 de setembro do ano passado. Até o momento, mais de 280 mil venezuelanos foram regularizados no Brasil, sendo que mais de 65 mil deles foram interiorizados em mais de 700 municípios.

Reconhecimento Internacional
O apoio da Defesa e das Forças Armadas na realização da Operação Acolhida conta com reconhecimento internacional. Em janeiro, o representante adjunto do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Federico Martinez, considerou que o trabalho tem sido “exemplar e muito efetivo para preservar a dignidade das pessoas venezuelanas e para facilitar seu processo de integração local nas comunidades receptoras, cooperando de forma harmônica com foco nos fins humanitários".

Apoio Humanitário
A resposta brasileira ao fluxo migratório venezuelano é uma missão interagências criada pelo Governo Federal em 2018, que envolve a participação de 12 ministérios, organismos internacionais e organizações da sociedade civil. O Ministério da Defesa realiza o apoio logístico e operacional às atividades, além de coordenar o trabalho da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. 

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA EM FOCO - SEFA realiza transmissão de cargo e despedida de Oficial-General


Força Aérea Brasileira | Publicada em 08/02/2022 11:30

A transmissão do cargo da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), aconteceu nesta segunda-feira (07/02), em Brasília (DF). Na ocasião, o Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso despediu-se do serviço ativo da Força Aérea Brasileira (FAB) e transmitiu o cargo ao Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert. A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Participaram do evento Oficiais-Generais do Alto-Comando, Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares, além de convidados.

O Comandante da Aeronáutica agradeceu as mais de quatro décadas de colaboração do Tenente-Brigadeiro do Ar Crepaldi e desejou sucesso ao Major-Brigadeiro Neubert. “Uma importantíssima etapa encerra-se hoje. Perceba então como é bom chegar ao final da sua missão na FAB com a cabeça erguida, sobretudo por haver tido a paciência de lidar com os ventos desfavoráveis, de prevenir-se do mau tempo e de retornar ao rumo pretendido sempre se conduzido em voos seguros sustentados pela força dos seus conhecimentos que nunca serão tirados de você. Ao Major-Brigadeiro Neubert, com toda certeza, suas virtudes aliadas as de sua brilhante equipe irão coroar de sucesso as ações que lhe couberem implementar em proveito da Força Aérea e do nosso querido Brasil”, disse.

Ao despedir-se do cargo, o Tenente-Brigadeiro do Ar Crepaldi, recebeu o espadim de Cadete da Aeronáutica, marco inicial da carreira, com gesto de reconhecimento e respeito pelos 44 anos de serviço ativo na FAB, além da insígnia de Tenente-Brigadeiro. “Durante todo esse tempo de serviço tive alegrias, amizades, convivi com profissionais do mais alto gabarito e nesse momento de sair posso dizer que eu só tenho a agradecer à Força Aérea Brasileira e dizer que saio como entrei motivado e acreditando no futuro desse país e da nossa Força Aérea”.

O novo Secretário, Major-Brigadeiro Neubert, comentou sobre o desafio na carreira. “Eu tenho certeza que com os ensinamentos que o Crepaldi nos passou, e também com as orientações do Comandante, teremos um grande sucesso na administração da Força Aérea no sentido de economia, finanças e administração buscando com os nossos subordinados, as nossas Organizações subordinadas o melhor para administração da nossa Força Aérea”. finaliza.

Transmissão de cargo da Vice-Chefia do EMAER

A cerimônia militar de transmissão do cargo de Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) aconteceu na sexta-feira (04/02), em Brasília (DF). O Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert passou o cargo para o Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta.

Ao deixar a Vice-Chefia do EMAER o Major-Brigadeiro Neubert agradeceu o período que esteve na função. “Agradeço a todos pela lealdade e sinceridade nos assessoramentos. Vocês são muito importantes para que os Vice-Chefes do EMAER possam levar os assuntos coordenados ao Chefe do Estado-Maior”, agradeceu.

Ao assumir o cargo, o Major-Brigadeiro Malta comentou sobre as expectativas. “É um desafio muito grande congregar todas as atividades que o EMAER exerce junto com os demais órgãos de direção setorial e tentar trazer de uma maneira bastante harmônica para as altas decisões que temos, não só dentro do EMAER, mas como também uma boa assessoria dentro da estratégia da FAB para o nosso comandante”, concluiu.

Confira aqui o vídeo da matéria.

DEFESA EM FOCO - FAB e AEL Sistemas completam testes de voo de integração no caça F-5M do rádio definido por software E-LynX


Da Redação | Publicada em 08/02/2022 08:46

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a AEL Sistemas, subsidiária brasileira da Elbit Systems, principal contratada do programa estratégico brasileiro Link-BR2, concluíram com sucesso uma série de testes de voo para a integração do Rádio Definido por Software E-LynX a bordo de dois F-5M aeronaves.

O programa Link-BR2 brasileiro visa fornecer recursos de datalink nacional seguro, habilitar a conectividade digital de todas as plataformas aéreas entre si e estabelecer a interoperabilidade Multi Domínio. A próxima fase de integração será a bordo das aeronaves Gripen NG da SAAB, enquanto o roteiro do programa Link-BR2 inclui a integração dos recursos do Sistema a bordo de todas as aeronaves da FAB.

As funcionalidades que foram demonstradas durante os voos recentes incluem o fornecimento de consciência situacional multidomínio, permitindo ligações de dados baseadas em Rede Ad Hoc Móvel (MANET) (ar-ar e ar-terra), facilitando a transmissão de aplicações aéreas por longos alcances incluindo áudio e dados simultâneos e exibição de uma imagem operacional comum que é compartilhada entre todos os membros da rede – segmentos aéreos e segmentos terrestres.

Demonstrando a capacidade de transmissão multicanal simultânea, o Link-BR2 permitiu que forças aéreas e terrestres realizassem interceptação de alvos, recebimento de informações de radares terrestres e fechamento rápido de loops sensor-atirador, como parte da arena multidimensional. O programa estratégico Link BR2 levará as Forças Armadas Brasileiras a operar no conceito NCW, uma tecnologia disruptiva que traz uma enorme vantagem no cenário operacional local.

A família E-LynX de SDR foi projetada em uma abordagem de arquitetura aberta, apresentando formas de onda exclusivas e permitindo a adoção de formas de onda europeias e da OTAN. A solução E-LynX SDR foi selecionada pela Força de Defesa de Israel, bem como por várias Forças Armadas em toda a Europa, incluindo Suécia, Suíça, Espanha e outros países da OTAN. Os rádios E-LynX são desenvolvidos e fabricados em três Centros de Engenharia de Rádio da Elbit Systems em todo o mundo: em Israel, na Alemanha pela Elbit Systems Deutschland e no Brasil pela AEL Sistemas.