NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV RECORD


Brasilienses lotam a Esplanada dos Ministérios para desfile de 7 de Setembro


Por Jornal Da Record | Publicada em 07/09/2019 22:00

Em Brasília, o público fez a festa no Desfile da Independência. A segurança foi reforçada na Esplanada dos Ministérios, mas as pessoas puderam ver tudo de perto.

PORTAL G1


Brasileiros vão às ruas para comemorar a Independência do Brasil

Desfiles cívicos e militares marcaram a data. A maior festa foi em Brasília, com a participação do presidente Jair Bolsonaro.

Por Jornal Nacional | Publicada em 07/09/2019 21:11

Em todo o país, os brasileiros foram neste sábado (7) às ruas para comemorar os 197 anos da Independência do Brasil. Desfiles cívicos e militares marcaram a data. A maior festa foi em Brasília, com a participação do presidente Jair Bolsonaro, que quebrou o protocolo e caminhou pela Esplanada para saudar o público.

O presidente Jair Bolsonaro chegou à Esplanada dos Ministérios em carro aberto, o mesmo que usou na cerimônia de posse. Estava com um dos filhos, o vereador Carlos Bolsonaro.

Depois chamou uma criança, da plateia, para entrar no carro. O menino Ivo Gonzales, de 9 anos, completou o percurso ao lado de Bolsonaro.

No palanque, o presidente era aguardado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, vestida de amarelo, pelos outros filhos, por ministros e por convidados. Acompanhou a execução do Hino Nacional.

No total, 4800 pessoas desfilaram, entre elas três mil militares das Forças Armadas.

O presidente Jair Bolsonaro quebrou um protocolo de 30 anos em desfiles de 7 de setembro: desceu do palanque das autoridades pra falar com as pessoas.

O presidente caminhou pela Esplanada enquanto cumprimentava o público. Descontraído, regeu a banda. O desfile terminou com a apresentação da esquadrilha da fumaça.

De volta ao Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro falou sobre a quebra de protocolo. “Houve sim, os seguranças ficaram um pouco preocupados aqui mas é um pequeno risco que a gente corre e a gente acredita que isso ai, com esse pequeno risco, a gente ajuda a despertar mais o sentimento patriótico do povo brasileiro”, disse.

Em São Paulo, o desfile foi no sambódromo do Anhembi. As arquibancadas ficaram lotadas.

Tânia Milanesi fez questão de levar o filho de 2 anos par ver a festa que celebra a independência do Brasil. “Acho que é importante pra criança já crescer e saber, entender um pouco a história do Brasil”, disse a analista financeira.

Brasileiros também foram às ruas acompanhar o desfile no Rio de Janeiro. Cinco mil militares se apresentaram ao público.

Em Curitiba, o desfile foi no centro cívico. Além das tropas militares e forças de segurança, 1,5 mil alunos participaram da parada.

“Trouxe porque ela insistiu bastante. Achei bacana ela querer participar, né. Ver tudo isso”, disse a gerente administrativa Pâmela Oliveira.

Em Macapá, depois de 20 anos, o desfile voltou a acontecer na principal via da cidade.

Os moradores de Fortaleza acompanharam o desfile debaixo de sol forte na Avenida Beira-Mar.

A admiração pela vida militar uniu gerações. O pequeno Lorenzo se encantou com a apresentação, que terminou quase meio-dia.

“Ele sempre usa essa fardinha dele aí. E hoje eu fiz os querer dele pra ele poder ver, né. Tá muito feliz já falou com todos os policiais aí”, comentou a vendedora Ana Carolina Sousa.