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TV BRASIL


Caças Gripen fazem primeiro voo no Brasil


Da Redação | Publicada em 07/04/2022 08:00

Os dois aviões de caça Gripen, fabricados na Suécia, fizeram ontem (6) o primeiro voo em solo brasileiro. Eles fazem parte de uma encomenda de 36 unidades adquiridas pelo governo federal.

As aeronaves de uso militar aportaram em Navegantes (SC) na semana passada, e ontem voaram do Aeroporto Internacional de Navegantes para o Centro de Ensaios e Voo na Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Os voos foram conduzidos por dois pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) que fizeram treinamento na Suécia.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Quem são os dois pilotos da FAB que fizeram o voo do FAB4101 e FAB4102


Por Guilherme Wiltgen | Publicada em 07/04/2022 08:53

Ontem foi mais um dia histórico para a Força Aérea Brasileira (FAB) e para a Saab, com mais um importante marco do Programa Gripen no Brasil. A informação que os dois caças foram conduzidos por pilotos brasileiros, chamou a atenção de todos e, agora, vamos conhecer um pouco desses dois Oficiais da FAB que participaram dessa missão de levar os F-39E FAB4101 e FAB4102 do Aeroporto Internacional de Navegantes até a unidade da Embraer em Gavião Peixoto, onde se localiza o Gripen Flight Test Centre (GFTC).

Os dois novos caças foram pilotados pelos Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres e o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, que desde 2020 participaram de treinamentos para estarem aptos para o voo.

O TC Cristiano de Oliveira Peres realizou em 20/08/20 o primeiro voo de um piloto brasileiro no F-39E Gripen. Como comandante da missão, ele explicou que apesar de parecer um voo relativamente simples, ele foi realizado com um detalhado planejamento de rota e combustível, bem como a seleção de todas as alternativas para o caso de uma emergência. “Para mim, como piloto de caça, é uma satisfação muito grande poder liderar a primeira formação de Gripen no Brasil. Eu diria que vai voar na minha ala não apenas o Major Abdon, mas todos aqueles que trabalham, desde 2014, para a concepção desse projeto grandioso para a Força Aérea Brasileira”, destacou o piloto da FAB.

O Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos foi o primeiro piloto da FAB a receber o treinamento do Gripen C/D e o de conversão para o Gripen E. A capacitação começou em agosto de 2020 e o treinamento prático com o caça seguiu até o fim do primeiro semestre de 2021.

PORTAL AEROIN


Revelados os detalhes sobre os sobrevoos do avião militar brasileiro ao Paraguai


Murilo Basseto | Publicada em 07/04/2022 20:00

Há uma semana, o AEROIN mostrou que um avião militar brasileiro estava sobrevoando o Paraguai e, embora por um motivo normal, acabou deixando assustados moradores de algumas cidades do país vizinho. Agora, mais detalhes sobre a operação, feita com um avião Embraer Legacy 500 denominado IU-50, foram apresentados nesta quinta-feira, 7 de abril.

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) iniciou os voos de inspeção aos auxílios à navegação aérea nos principais aeroportos do Paraguai, em sua terceira incursão nos últimos quatro anos. A atividade faz parte do acordo de cooperação entre Brasil e Paraguai e, neste caso, entre a Direção Nacional de Aeronáutica (DINAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Organização militar subordinada ao DECEA, o GEIV tem a missão de aferir, medir e analisar a qualidade dos sinais dos equipamentos e homologar procedimentos de tráfego aéreo. O trabalho realizado pelo Grupo é essencial para a qualidade e segurança da navegação aérea e atende padrões estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

A inspeção em solo paraguaio materializa a cooperação entre o Brasil e as demais nações da América do Sul. Além do Paraguai, já foram efetuadas missões de inspeção em voo na Bolívia, Chile, Uruguai e Argentina.

Para o Comandante do GEIV, o Tenente-Coronel Aviador Bruno Michel Marcondes Alves: “a escolha do Brasil como parceiro por parte dos nossos vizinhos demonstra a credibilidade do GEIV na Inspeção em Voo e materializa a liderança do Brasil na região quanto às atividades de controle do espaço aéreo”.

A tripulação do avião de registro FAB-3602 foi recebida no dia 28 de março, em Assunção, pelo Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai, Coronel Aviador Helmer Barbosa Gilberto, e pelo Adido da Aeronáutica no Paraguai, Coronel Aviador Claúdio Antônio Rocha.

A equipe foi composta pelos pilotos-inspetores: Major Aviador Jardel de Souza Santana e o Capitão Aviador Felipe Alberto de Lima Souza; mecânico de voo SO Allan Delon Izaias da Silva; operadores de sistema de inspeção em voo (OSIV), Segundo Sargento Vinicius dos Santos Gritlet e Segundo Sargento Luis Paulo Silva Pereira; e operadores de sistema de posicionamento da aeronave (OSPA): Suboficial Nuno Figueira da Silva Junior e Suboficial Marcelo Siqueira Bravo.

Segundo o Chefe da MTAB, Coronel Helmer, a missão se reveste de especial importância tanto para o DECEA como para a DINAC. “A presença do GEIV nos países da América do Sul garante o alto padrão da navegação aérea nessa região, assim como ajuda a divulgar a capacidade de uma das maiores indústrias de defesa do Brasil, a Embraer, ao adaptar o Legacy 500 em uma aeronave voltada às necessidades da Força Aérea Brasileira”, explicou.

O Legacy 500 é uma aeronave bimotor executiva de porte médio, com motorização turbofan e alcance intercontinental, desenvolvida no Brasil pela Embraer. É um projeto dotado de tecnologia fly-by-ware (controle das superfícies móveis de comando da aeronave por intermédio de pulsos elétricos), tecnologia até então disponível apenas em grandes aeronaves comerciais ou jatos executivos de maior porte e custo mais elevado.

A atividade fim no Paraguai começou com um briefing de padronização de procedimentos junto aos técnicos e controladores de tráfego aéreo da DINAC, no salão do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção. Além deste aeródromo, também estão sendo inspecionados pelo GEIV: o aeroporto internacional Guarani, em Ciudad Del Este; o aeroporto Tenente Amin Ayub Gonzalez, em Capitán Miranda, próximo a Encarnación; e o aeroporto José Félix Estigarribia, em Mariscal.

Concluída a primeira fase de inspeção, após uma semana de trabalhos, a função foi assumida pelos pilotos-inspetores (PI): Capitão Aviador Rodrigo Gonzalez Martins de Magalhães e o Capitão Aviador Bruno Pacheco; pelo mecânico de voo: SO Roosevelt Goncalves Zacarias Junior; pelos operadores de sistema de inspeção em voo (OSIV): Suboficial Andre Luis Castro de Carvalho e Segundo Sargento Brunno Assis Canes da Silva; e pelos operadores de sistema de posicionamento da aeronave (OSPA): Suboficial Sandro Werneck de Almeida e Suboficial Noel Carlos Espíndola Andrade.

Os auxílios à navegação que estão sendo inspecionados nos aeroportos do Paraguai são:

– ILS – Sistema de Pouso por Instrumento (Instrument Landing System);
– VOR – Radiofarol Omnidirecional em VHF e DVOR (utilizando o princípio doppler);
– PAPI – Sistemas Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão; e
– Cartas de procedimentos – para pouso, decolagem e voo em rota.

A missão tem duração de duas semanas e deve ser encerrada neste próximo sábado, dia 9 de abril.

Informações do DECEA