NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Caças Gripen fazem primeiro voo no Brasil
Da Redação | Publicada em 07/04/2022 08:00
Os dois aviões de caça Gripen, fabricados na Suécia, fizeram ontem (6) o primeiro voo em solo brasileiro. Eles fazem parte de uma encomenda de 36 unidades adquiridas pelo governo federal.
As aeronaves de uso militar aportaram em Navegantes (SC) na semana passada, e ontem voaram do Aeroporto Internacional de Navegantes para o Centro de Ensaios e Voo na Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
Os voos foram conduzidos por dois pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) que fizeram treinamento na Suécia.
Quem são os dois pilotos da FAB que fizeram o voo do FAB4101 e FAB4102
Por Guilherme Wiltgen | Publicada em 07/04/2022 08:53
Ontem foi mais um dia histórico para a Força Aérea Brasileira (FAB) e para a Saab, com mais um importante marco do Programa Gripen no Brasil. A informação que os dois caças foram conduzidos por pilotos brasileiros, chamou a atenção de todos e, agora, vamos conhecer um pouco desses dois Oficiais da FAB que participaram dessa missão de levar os F-39E FAB4101 e FAB4102 do Aeroporto Internacional de Navegantes até a unidade da Embraer em Gavião Peixoto, onde se localiza o Gripen Flight Test Centre (GFTC).
Os dois novos caças foram pilotados pelos Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres e o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, que desde 2020 participaram de treinamentos para estarem aptos para o voo.
O TC Cristiano de Oliveira Peres realizou em 20/08/20 o primeiro voo de um piloto brasileiro no F-39E Gripen. Como comandante da missão, ele explicou que apesar de parecer um voo relativamente simples, ele foi realizado com um detalhado planejamento de rota e combustível, bem como a seleção de todas as alternativas para o caso de uma emergência. “Para mim, como piloto de caça, é uma satisfação muito grande poder liderar a primeira formação de Gripen no Brasil. Eu diria que vai voar na minha ala não apenas o Major Abdon, mas todos aqueles que trabalham, desde 2014, para a concepção desse projeto grandioso para a Força Aérea Brasileira”, destacou o piloto da FAB.
O Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos foi o primeiro piloto da FAB a receber o treinamento do Gripen C/D e o de conversão para o Gripen E. A capacitação começou em agosto de 2020 e o treinamento prático com o caça seguiu até o fim do primeiro semestre de 2021.
Revelados os detalhes sobre os sobrevoos do avião militar brasileiro ao Paraguai
Murilo Basseto | Publicada em 07/04/2022 20:00
Há uma semana, o AEROIN mostrou que um avião militar brasileiro estava sobrevoando o Paraguai e, embora por um motivo normal, acabou deixando assustados moradores de algumas cidades do país vizinho. Agora, mais detalhes sobre a operação, feita com um avião Embraer Legacy 500 denominado IU-50, foram apresentados nesta quinta-feira, 7 de abril.
O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) iniciou os voos de inspeção aos auxílios à navegação aérea nos principais aeroportos do Paraguai, em sua terceira incursão nos últimos quatro anos. A atividade faz parte do acordo de cooperação entre Brasil e Paraguai e, neste caso, entre a Direção Nacional de Aeronáutica (DINAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Organização militar subordinada ao DECEA, o GEIV tem a missão de aferir, medir e analisar a qualidade dos sinais dos equipamentos e homologar procedimentos de tráfego aéreo. O trabalho realizado pelo Grupo é essencial para a qualidade e segurança da navegação aérea e atende padrões estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
A inspeção em solo paraguaio materializa a cooperação entre o Brasil e as demais nações da América do Sul. Além do Paraguai, já foram efetuadas missões de inspeção em voo na Bolívia, Chile, Uruguai e Argentina.
Para o Comandante do GEIV, o Tenente-Coronel Aviador Bruno Michel Marcondes Alves: “a escolha do Brasil como parceiro por parte dos nossos vizinhos demonstra a credibilidade do GEIV na Inspeção em Voo e materializa a liderança do Brasil na região quanto às atividades de controle do espaço aéreo”.
A tripulação do avião de registro FAB-3602 foi recebida no dia 28 de março, em Assunção, pelo Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai, Coronel Aviador Helmer Barbosa Gilberto, e pelo Adido da Aeronáutica no Paraguai, Coronel Aviador Claúdio Antônio Rocha.
A equipe foi composta pelos pilotos-inspetores: Major Aviador Jardel de Souza Santana e o Capitão Aviador Felipe Alberto de Lima Souza; mecânico de voo SO Allan Delon Izaias da Silva; operadores de sistema de inspeção em voo (OSIV), Segundo Sargento Vinicius dos Santos Gritlet e Segundo Sargento Luis Paulo Silva Pereira; e operadores de sistema de posicionamento da aeronave (OSPA): Suboficial Nuno Figueira da Silva Junior e Suboficial Marcelo Siqueira Bravo.
Segundo o Chefe da MTAB, Coronel Helmer, a missão se reveste de especial importância tanto para o DECEA como para a DINAC. “A presença do GEIV nos países da América do Sul garante o alto padrão da navegação aérea nessa região, assim como ajuda a divulgar a capacidade de uma das maiores indústrias de defesa do Brasil, a Embraer, ao adaptar o Legacy 500 em uma aeronave voltada às necessidades da Força Aérea Brasileira”, explicou.
O Legacy 500 é uma aeronave bimotor executiva de porte médio, com motorização turbofan e alcance intercontinental, desenvolvida no Brasil pela Embraer. É um projeto dotado de tecnologia fly-by-ware (controle das superfícies móveis de comando da aeronave por intermédio de pulsos elétricos), tecnologia até então disponível apenas em grandes aeronaves comerciais ou jatos executivos de maior porte e custo mais elevado.
A atividade fim no Paraguai começou com um briefing de padronização de procedimentos junto aos técnicos e controladores de tráfego aéreo da DINAC, no salão do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção. Além deste aeródromo, também estão sendo inspecionados pelo GEIV: o aeroporto internacional Guarani, em Ciudad Del Este; o aeroporto Tenente Amin Ayub Gonzalez, em Capitán Miranda, próximo a Encarnación; e o aeroporto José Félix Estigarribia, em Mariscal.
Concluída a primeira fase de inspeção, após uma semana de trabalhos, a função foi assumida pelos pilotos-inspetores (PI): Capitão Aviador Rodrigo Gonzalez Martins de Magalhães e o Capitão Aviador Bruno Pacheco; pelo mecânico de voo: SO Roosevelt Goncalves Zacarias Junior; pelos operadores de sistema de inspeção em voo (OSIV): Suboficial Andre Luis Castro de Carvalho e Segundo Sargento Brunno Assis Canes da Silva; e pelos operadores de sistema de posicionamento da aeronave (OSPA): Suboficial Sandro Werneck de Almeida e Suboficial Noel Carlos Espíndola Andrade.
Os auxílios à navegação que estão sendo inspecionados nos aeroportos do Paraguai são:
– ILS – Sistema de Pouso por Instrumento (Instrument Landing System);
– VOR – Radiofarol Omnidirecional em VHF e DVOR (utilizando o princípio doppler);
– PAPI – Sistemas Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão; e
– Cartas de procedimentos – para pouso, decolagem e voo em rota.
A missão tem duração de duas semanas e deve ser encerrada neste próximo sábado, dia 9 de abril.
Informações do DECEA
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