NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Doze dias depois da invasão, avião da FAB decola para resgatar brasileiros que deixaram a Ucrânia


Delis Ortiz | Publicada em 07/03/2022 21:00

PORTAL G1


Como é o avião da FAB que decolou nesta segunda para resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia

KC-390 parte do Brasil com 11 toneladas de ajuda humanitária que serão doadas aos ucranianos. Volta está prevista para quinta, mas governo ainda não sabe quantos brasileiros estarão no voo.

Gioconda Brasil | Publicada em 07/03/2022 13:10

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que irá resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia decolou na tarde desta segunda-feira (7) de Brasília com destino a Varsóvia, na Polônia.

A aeronave, um KC-390, fará três escalas antes de chegar ao destino final: Recife, Cabo Verde (costa africana) e Lisboa (Portugal).

A volta está prevista para a quinta (10). O governo ainda não tem a lista fechada de brasileiros que voltarão no voo, mas o avião foi configurado para receber até 72 passageiros.

Doações

A TV Globo teve acesso ao interior do avião. Serão transportados, na ida, mais de 11 toneladas e meia de ajuda humanitária que será doada à Ucrânia.

Serão levadas dez toneladas de alimentos desidratados e instantâneos, como risotos e sopas, além de suprimentos médicos e purificadores de água. Os produtos foram doados pelo governo brasileiro, empresas privadas e voluntários.

Resgate

O governo informou que a lista completa dos brasileiros que serão repatriados ainda não está fechada pelos diplomatas brasileiros que estão em Varsóvia, onde o avião deve chegar na quarta (9) pela manhã.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, está em Portugal e vai para a Polônia acompanhar o trabalho de retirada dos brasileiros da região da guerra.

"Nós temos ainda identificados 34 brasileiros em território ucraniano. Desses, 14 já manifestaram que não desejam sair do território. Nós continuamos oferecendo apoio e estamos em contato permanente com eles, porém 14 manifestaram que não desejam sair do território ucraniano", disse o coordenador da força-tarefa de resgate e repatriação de brasileiros na Ucrânia, Unaldo Eugênio de Sousa.

Academia da Força Aérea em Pirassununga abre 85 vagas para os cursos de aspirante a oficiais


Por G1 São Carlos E Araraquara | Publicada em 07/03/2022 07:15

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou edital para concurso de ingresso para cursos de formação de aspirantes a oficiais de 2023, em Pirassununga (SP). As inscrições começam em nesta segunda-feira (7) e vão até o dia 23. A taxa custa R$ 90.

São 85 vagas sendo:

Oficiais aviadores: 15 vagas, das quais 3 para negros.

Oficiais intendentes: 45 vagas, das quais 9 para negros.

Oficiais de infantaria: 25 vagas, das quais 5 para negros.

Os candidatos devem ter entre 17 e 23 anos e ensino médio completo. Durante a concorrência, os jovens serão submetidos a testes de saúde, de aptidão psicológica e condicionamento físico, que serão realizados ao longo deste ano.

Os cursos de oficial de intendência e oficial aviador são destinados a homens e mulheres. Já o de oficial de infantaria somente ao público masculino.

As provas escritas serão realizadas na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga e em algumas capitais, como São Paulo.

Os cursos estão previstos para serem iniciados nos primeiros meses de 2023 e têm duração de quatro anos, período em que os selecionados ficarão em regime de internato.

Ao final do período, os concluintes terão títulos de bacharéis em administração pública e em ciências aeronáuticas (aviadores), ciências em logística (intendentes) e ciências militares (infantaria).

PORTAL R7


Conheça o avião da FAB que vai resgatar cidadãos na Ucrânia

Blog do Nolasco conheceu por dentro o avião KC-390 Millennium, que embarca na tarde desta segunda-feira para resgatar brasileiros e familiares na Ucrânia

Thiago Nolasco | Publicada em 07/03/2022 15:04

O Blog conheceu por dentro o avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que decolou nesta segunda-feira (7) para resgatar brasileiros e familiares na Ucrânia. A aeronave é um KC-390 Millennium, maior avião militar desenvolvido no hemisfério sul. O mesmo modelo já foi usado em outras missões de ajuda humanitária, como no Haiti, em 2012.

AGÊNCIA BRASIL


Avião da FAB que resgatará brasileiros parte para a Polônia

Aeronave leva 11,5 toneladas de itens para auxílio humanitário

Alex Rodrigues | Publicada em 07/03/2022 16:17

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em que o governo federal planeja trazer de volta ao país parte dos brasileiros que deixaram a Ucrânia para escapar das consequências da invasão militar russa decolou esta tarde da Base Aérea de Brasília com destino a Varsóvia, na Polônia.

O cargueiro KC-390 Millennium partiu às 15h15, carregado com cerca de 11,5 toneladas de medicamentos, alimentos e itens de primeira necessidade, que serão doados pelo Brasil para auxílio humanitário às vítimas da guerra.

A aeronave deve chegar à capital polonesa na quarta-feira (9), após fazer paradas técnicas em Recife, Cabo Verde e Lisboa (Portugal). Na volta, prevista para ocorrer já na quinta-feira (10), trará ao menos 40 brasileiros, 23 cidadãos ucranianos e um polonês que estão sob cuidados do corpo diplomático brasileiro, além de seis cães.

Participam da missão de resgate, batizada de Operação Repatriação e coordenada pelo ministério das Relações Exteriores, 16 tripulantes. Pouco antes da decolagem, o ministro da Defesa, Braga Netto, comentou que, desde o início do conflito armado, há 12 dias, o governo federal vem tomando medidas para proteger e auxiliar os brasileiros na região.

“O governo brasileiro tomou medidas concretas com o objetivo de cuidar da segurança dos nossos companheiros que se encontram em áreas de risco e para viabilizar suas condições de retorno ao Brasil”, disse o ministro durante a cerimônia que precedeu a decolagem do KC-390. “Neste sentido, destacam-se as medidas diplomáticas, jurídicas e sanitárias, como a abertura de postos consulares para apoiar a saída de brasileiros e a concessão de visto temporário e autorização de residência [no Brasil] para fins de acolhida humanitária de cidadãos ucranianos.”

“O Brasil tem uma vocação acolhedora. Historicamente, nossa gente se mostra solidária à situação vivida por povos irmãos em situação de dificuldades e oferece socorro na redução do sofrimento alheio”, acrescentou o ministro Braga Netto.

Segundo o Ministério da Defesa, entre os suprimentos que serão doados a título de cooperação humanitária estão 50 purificadores de água; cerca de 9 toneladas de alimentos desidratados e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.

“A comunidade internacional sempre contou e poderá contar com o espírito acolhedor do povo brasileiro”, disse o ministro Braga Netto

Na quinta-feira (3), os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública publicaram uma portaria que permite a concessão de visto temporário e de autorizações de residência humanitária em território brasileiro para ucranianos e apátridas afetados pela guerra na Ucrânia. LINK Um dia depois (4), a Casa Civil emitiu uma nota facilitando as condições de entrada no país de refugiados provenientes da Ucrânia.

PORTAL AEROIN


Mulheres pioneiras ocupam cada vez mais espaço na Força Aérea; conheça a Major Márcia


Murilo Basseto | Publicada em 08/03/2022

Desde que a Força Aérea Brasileira (FAB) abriu as portas para as primeiras mulheres incorporarem seu efetivo, em 1982, novos capítulos dessa história continuam a ser escritos, dia após dia, com a competência e o empenho necessário para superar os desafios.

Mulheres militares seguem ocupando novos espaços e protagonizando experiências de pioneirismo, como é o caso da Major Aviadora Márcia Regina Cardoso, que, aos 38 anos, tornou-se a primeira mulher a comandar uma unidade militar operacional da FAB, o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1° GCC).

A passagem de comando ocorreu em janeiro, na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, e o fato se somou às diversas conquistas da carreira da Major, que inspira outras militares e também mulheres civis que sonham em ingressar nas Forças Armadas.

Em 2006, ela se formou Aspirante a Oficial na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), compondo a primeira turma de mulheres aviadoras da FAB.

“Estudei em colégios militares em Brasília e no Rio de Janeiro. Meu pai, também militar, foi quem me informou sobre o concurso, que tinha 20 vagas só para mulheres. A prova foi em um estádio esportivo, com muitas candidatas. Quando comecei o curso, tudo era muito novo. Lembro que estudava muito, até tarde da noite. Havia muita responsabilidade e muitas expectativas. Não tinha diferenciação entre homens e mulheres, mas eu sabia que precisava dar o melhor para contribuir com o início dessa jornada”, conta a Major.

Nos anos seguintes, tornou-se a primeira mulher piloto de Busca e Salvamento da FAB. Ao longo da carreira, atuou em missões de grande relevância, como a busca de uma aeronave desaparecida em Boa Vista (RO), em 2011, e a missão humanitária de amparo às vítimas das chuvas no Espírito Santo, em 2014.

“É gratificante poder ajudar a população. No caso de Boa Vista, lembro da emoção que senti quando avistamos um sobrevivente e pudemos coordenar o seu regresso, a salvo, para a sua família. Aquela cena nunca sairá da minha cabeça”, relata a Oficial.

A Major Márcia foi promovida ao atual posto em 31 de agosto de 2019. Concluiu todos os cursos acadêmicos de carreira e diversos treinamentos operacionais. Possui cerca de 1.300 horas de voo e ocupou cargos de chefia de diversos setores nas Organizações Militares pelas quais passou. Foi condecorada com a Medalha Militar de Bronze e a Medalha Mérito Santos-Dumont.

Família Militar

O ambiente militar faz parte da vida da Major Márcia desde a infância. Ela é filha do ex-comandante do Centro de Doutrina do Exército Brasileiro, General de Divisão José Carlos Cardoso.

“Eu e minha família nos orgulhamos da Márcia pelas suas conquistas e desafios vencidos ao longo da carreira na FAB; pela mãe que é e pela mulher determinada, corajosa e solidária, cujo exemplo e força nos contagia a todos”, elogia o pai da Major. A Major é irmã do Chefe da Seção de Doutrina do Comando da Quinta Brigada de Cavalaria Blindada, o Major de Cavalaria Daniel Lafratta Cardoso, e, de Patricia Lafratta Cardoso Baksys.

A Oficial é casada com o Chefe da Divisão de Operações do 1º GCC, Major Aviador Renan dos Santos Cardozo, e tem uma filha de seis anos.

“A Márcia sempre foi muito dedicada às atividades operacionais, principalmente no período em que atuava na Aviação de Busca e Salvamento. Voou diversas aeronaves da Força Aérea Brasileira, participando de várias missões reais de busca e de exercícios militares. Além disso, nunca deixou de ser uma esposa carinhosa, mãe dedicada e participativa. Nossa família se orgulha muito da mãe, esposa e profissional que a Márcia se tornou. Esperamos continuar dando todo amor e suporte possível a ela nessa nova fase”, finaliza.

REVISTA AERO MAGAZINE


Esquadrilha da Fumaça inicia volta de demonstrações ao público

Até o momento o esquadrão divulgou três apresentações para este mês de março

André Magalhães | Publicada em 07/03/2022 12:15

O Esquadrão de Demonstração Aérea (mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça) vai voltar com suas demonstrações ao público. O time de demonstração aérea da Força Aérea Brasileira (FAB) tem apresentações agendas para este mês de março em três cidades do interior de São Paulo.

A agenda começa com uma demonstração na cidade de Cabrevúa (SP) nesta segunda-feira (7). As demais apresentações acontecem nos dias 8 e 9, nas cidades de Tietê e Capelo Alto.

Devido à pandemia de Covid-19 as apresentações do time foram a canceladas. Apenas em ocasiões especiais a fumaça (como também é chamada) participou, por exemplo, em cerimônias especiais como o Dia da Independência na cidade de Brasília e em outros eventos militares.

Durante a maior parte do tempo os voos de treinamentos continuaram. Além disso, houveram mudanças como chegadas de novos pilotos,mecânicos (conhecidos como Anjos da Guarda) e demais profissionais ligados ao esquadrão.

“Retornar às atividades é imprescindível para um esquadrão de demonstração aérea. Desde o fim de janeiro, a equipe tem trabalhado com empenho para estar pronta para esse momento”, afirma Daniel Garcia Pereira, comandante do Esquadrão.

Em 14 de maio de 2022, a Esquadrilha da Fumaça completa 70 anos de história. A equipe brasileira voou com icônicas aeronaves como: T-6 Texan, Fougar Magister, T-25 Universal, T-27 Tucano e desde 2015, o A-29 Super Tucano.

O Esquadrão já realizou mais milhares de apresentações não apenas pelo Brasil, mas também pelo mundo. Países como: Chile, Argentina, Estados Unidos, Canadá, França e outros já receberam a fumaça.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Defesa celebra força e heroísmo no Dia da Mulher


Isabela Nóbrega E Bianca Sampaio | Publicada em 08/03/2022

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Ministério da Defesa destaca a força e o heroísmo feminino nas Forças Armadas. As mulheres, cada vez mais, conquistam espaço em diversos setores no país. Na Marinha, no Exército e na Aeronáutica, não é diferente. Atualmente, a Força Naval conta com mais de 12,7% de mulheres; a Força Terrestre com 6,4%; e a Força Aérea com 19,7%. Ao todo, elas somam mais de 35 mil.

O mérito, a competência e o profissionalismo são fundamentais para ingresso e ascensão na carreira militar, e independem de gênero. A partir desses valores, é possível reconhecer a contribuição feminina para a manutenção da independência do país, da liberdade do povo brasileiro e da soberania da nação, em especial, no ano em que o Brasil comemora 200 anos de emancipação.

Desde os primórdios da independência, as mulheres tiveram participação fundamental nas Forças Armadas. Há mais de 200 anos, Maria Quitéria de Jesus adentrou as fileiras do Exército para lutar pela liberdade brasileira. Em 1996, foi reconhecida como Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.

Oficialmente, a participação feminina nas fileiras militares iniciou em 1943, na Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial. Foram enviadas 67 enfermeiras hospitalares e 6 enfermeiras especialistas em transporte aéreo. Após a Guerra, as militares, em sua maioria, foram condecoradas e ganharam a patente de oficial.

Na Marinha, o ingresso das mulheres constituiu um marco na sociedade brasileira. Originalmente, foi implantado o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha (CAFRM). Posteriormente, por meio da lei nº 9.519/97, o CAFRM foi extinto e, de acordo com as habilitações de origem, as mulheres passaram a integrar os respectivos corpos e quadros existentes para o sexo masculino, o que possibilitou o ingresso como oficiais nos corpos de engenheiros e de intendentes da Marinha, nos quadros de médicos, de cirurgiões-dentistas, de apoio à saúde e técnico, em igualdade de condições no acesso às promoções e cursos.

Já na Força Aérea Brasileira, a participação das mulheres, como parte do efetivo, ocorreu a partir dos anos 80. Na ocasião, viu-se a necessidade de ampliar o contingente e, por isso, foram realizados estudos para a inclusão do segmento feminino. As pesquisas culminaram na criação do Corpo Feminino da Reserva da Aeronáutica, constituindo o Quadro Feminino de Oficiais e o Quadro Feminino de Graduadas. A primeira turma de mulheres ingressou na Aeronáutica em 1982.

Ao longo dos anos, a participação das mulheres nas Forças Armadas tem sido, cada vez mais, incentivada e valorizada. A defesa do país, seja por terra, água ou pelo ar, conta com a competência e a determinação feminina. Neste Dia Internacional da Mulher, o Ministério da Defesa homenageia e agradece as militares e civis pela contribuição para um país seguro, solidário e soberano.

JORNAL DA BAND - TV


Avião da FAB chega na Polônia na quarta


Valteno De Oliveira | Publicada em 07/03/2022 20:30