NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


HU de João Pessoa recebe mais 15 pacientes transferidos do Amazonas

Nova transferência é possível depois que 15 das 17 pessoas de Manaus internadas em João Pessoa receberam alta, abrindo novas vagas.

Por G1 Pb | Publicada em 07/02/2021 20:44

Mais 15 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus chegaram em João Pessoa, na noite deste domingo (7), e estão internados no Hospital Universitário Lauro Wanderley. Eles chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira ao Aeroporto Castro Pinto e foram levados em ambulâncias para a unidade hospitalar.

Ambulâncias prontas para levar o terceiro grupo de pacientes transferidos de Manaus para a Paraíba do Aeroporto de João Pessoa para o Hospital Universitário da UFPB, no domingo, 7 de fevereiro de 2021 — Foto: Oriel Farias/HULW

Na sexta-feira (5), o Hospital Universitário informou que dos 17 pacientes que foram internados na primeira leva de transferências, 15 já receberam alta e apenas dois seguem na UTI. Por causa disso, abriu a possibilidade de novas transferências, já que ao todo são 18 os leitos reservados para esse fim.

Na segunda-feira passada (1º), o HU de João Pessoa inaugurou uma nova Ala Covid-19, localizada no 2º andar do prédio, de forma que os novos pacientes amazonenses já serão alocados nesse setor.

O secretário de Saúde do Governo da Paraíba, Geraldo Medeiros, confirmou a transferência. A operação é uma ação conjunta dos governos Federal e da Paraíba. E faz parte de um esforço nacional para minimizar os efeitos do colapso do sistema de saúde do Amazonas.

Essa será a terceira transferência de pacientes do Amazonas para a Paraíba, sendo a segunda para João Pessoa.

Em 17 de janeiro, chegaram a João Pessoa os 15 primeiros pacientes. Esse número acabou aumentando para 17, alguns dias depois, quando dois familiares de transferidos também se infectaram e foram internados.

Já na última quarta-feira (3), 15 pacientes foram transferidos para Campina Grande. Inicialmente seriam 18 os transferidos, mas três pioraram o quadro clínico pouco antes da viagem e não puderam embarcar.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Chega a Manaus o cilindro de oxigênio com apoio da Marinha do Brasil


Luiz Padilha | Publicada em 07/02/2021 10:16

Uma balsa com um tanque de 90 mil metros cúbicos de oxigênio líquido, abastecido pelaempresa White Martins, atracou neste sábado, 06 de fevereiro, no Porto Encontro das Águas,terminal da Petrobrás em Manaus (AM), acompanhada pelo Navio-Patrulha Fluvial Roraima (NPaFlu Roraima), subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas.

O tanque, com o equivalente a 9 mil cilindros de oxigênio, foi abastecido pela empresa, em Belém (PA). O NPaFlu Roraima iniciou o acompanhamento da balsa, que foi contratada pela indústria de gás, a partir da cidade de Santarém (PA) até Manaus (AM). De acordo com a White Martins, essa foi a maior carga de oxigênio líquido já transportada por vias fluviais no país.

Durante a ação, o principal propósito do Navio da Marinha foi evitar interferências de outras embarcações durante a navegação da balsa, no Rio Amazonas. Ao todo, o navio percorreu 400 milhas náuticas a partir de Santarém garantindo a segurança da embarcação. “Por se tratar de um cilindro de peso muito elevado, a todo instante buscou-se evitar que a balsa fizesse guinadas bruscas, permitindo o mínimo de deslocamento do cilindro”, explicou o Comandante do NPaFlu Roraima, Capitão de Corveta Gabriel Moraes.

A ação da Marinha faz parte da Operação “COVID-19”, conduzida pelas Forças Armadas sob coordenação do Ministério da Defesa.

FONTE: MB

OUTRAS MÍDIAS


EDITAL CONCURSOS - Concursos Exército, Marinha e Aeronáutica: 1.211 vagas para níveis médio e superior

Veja informações de alguns dos principais certames, que contêm oportunidades abertas em diversas regiões e cidades do Brasil.

Renato Soares | Publicada em 07/02/2021 09:39

Atenção, concurseiros! A Marinha, o Exército e a Aeronáutica estão com oportunidades de ingresso abertas. Ao todo, são 4 seleções para profissionais de níveis médio, técnico e superior em diversas regiões e estados do Brasil. Dentre os principais requisitos das seleções, estão idade e altura mínima, além de formação específica em cursos de cada área.

Com o período de inscrições autorizado, os interessados poderão se candidatar desde já em alguns dos cargos oferecidos pelas corporações. Veja a seguir um resumo com as principais informações de cada certame, com detalhes sobre vagas, cargos, inscrições e mais.

Concurso Marinha  – Fuzileiros Navais

Vagas: 960 vagas para candidatos voluntários do sexo masculino;

Escolaridade: ensino médio;

Cargos: Fuzileiro naval;

Requisitos: idade mínima de 18 anos e máxima de 22 anos completos até 1º de janeiro de 2022, além de altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m.

Localidades: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Rio Grande (RS), Belém (PA), Natal (RN), Manaus (AM), Ladário (MS), Aramar (SP) e Salvador (BA).

Inscrições: acontecem pela internet no período de 22 de fevereiro e 26 de março de 2021, pela internet, no endereço eletrônico www.marinha.mil.br/cgcfn. Taxa de inscrição no valor de R$ 25.

Concurso Aeronáutica CFT – Curso de Formação de Taifeiro

Vagas: 20 vagas;

Cargos: Curso de Formação de Taifeiros da Aeronáutica do ano de 2021 – Cargos de Arrumador (TCA) e Cozinheiro (TCO);

Escolaridade: nível médio e qualificações específicas de acordo com cada função;

Requisitos: candidato não pode ter menos de 17 anos nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFT;

Localidades: Brasília (DF), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Pirassununga (SP).

Inscrições:  disponíveis desde o dia 27 de janeiro, com encerramento em 09 de fevereiro de 2021. O registro deverá ser realizado no site da Força Aérea Brasileira.

Concurso Aeronáutica EAGS – Seleção para Sargentos 2022

Vagas: 231 vagas;

Cargos: Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS), com vagas nas áreas de eletrônica, enfermagem, eletricidade, informática, obras, pavimentação, radiologia, topografia, administração e laboratório;

Escolaridade: nível médio/técnico;

Requisitos: com vagas para homens e mulheres, os candidatos dever ter concluído o ensino médio no respectivo curso técnico, ser brasileiro, estar ciente de todas as normas, ser voluntário, caso seja menor de 18 anos de idade, necessário apresentar autorização assinada pelo responsável legal;

Localidades: Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP);

Inscrições: abertas até o dia 10 de fevereiro de 2021. Para se inscrever, basta acessar o site da Escola de Especialistas da Aeronáutica.

Exército Brasileiro 6ª Região – Vagas na Saúde

Vagas: cadastro de reserva;

Cargos: médico.

Escolaridade: necessário ter concluído graduação em Medicina e ter registro no CRM.

Requisitos: idade máxima 38 anos, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, residir no município que será incorporado (ou comprometer-se a fixar residência no local), não estar vinculado em cargo público, ter bons antecedentes, estar em dia com as obrigações eleitorais, não ter servido às Forças Armadas por período superior a 84 meses, etc;

Localidades: Aracaju (SE), Salvador (BA), Paulo Afonso (BA), Feira de Santana (BA), Ilhéus (BA), Barreiras (BA);

Inscrições: ficarão abertas até o dia 10 de fevereiro de 2021. Necessário preencher e assinar a ficha de inscrição, além de anexar currículo completo e cópia de todos os documentos listado em edital.

AGÊNCIA PARÁ - Cooperação entre Estado e Forças Armadas garante entrega de cilindros de oxigênio

Os cilindros chegam a todas as regiões do Pará, garantindo o atendimento aos pacientes de Covid-19

Ronan Frias | Publicada em 07/02/2021 13:03

A cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e as Forças Armadas resultou no êxito de logística das operações de entrega de cilindros de oxigênio para a região Oeste do Pará. A coordenação da atividade, pelas Forças Armadas, foi do Comando Conjunto do Norte (CCN) - formado pelo Comando Militar do Norte, 4º Distrito Naval e Ala 9 -, em parceria com o Ministério da Defesa.

Entre várias instituições parceiras, a Sespa vem mantém diálogo principalmente com a 8ª Região Militar, a fim de garantir que os cilindros cheguem a todas as regiões do Pará.

Nesta sexta-feira (5), mais um carregamento de cilindros de oxigênio chegou a Santarém para reforçar os atendimentos de Covid-19 no Oeste do Pará. Esta foi a última carga, das 505 unidades adquiridas pelo governo do Estado para abastecer hospitais da região. A remessa chegou ao município de avião. O desembarque foi feito por militares da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Exército Brasileiro, além de funcionários da Infraero (Empresa de Infraestrutura Aeroportuária).

No último dia 30 de janeiro, a cooperação entre o governo do Estado e as Forças Armadas permitiu o desembarque, no Aeroporto Internacional de Santarém “Maestro Wilson Fonseca”, de mais uma remessa de 180 cilindros, cada um com 10 metros cúbicos (m³) de oxigênio medicinal comprimido. O carregamento foi parte dos 505 cilindros adquiridos pelo governo.

No dia 26 de janeiro, a mesma quantidade já havia sido entregue. O oxigênio, que é utilizado no tratamento de pacientes vítimas de Covid-19, seguiu direto do aeroporto para o terminal fluvial do município, onde lanchas fornecidas pela mineradora Alcoa Juruti levaram a carga para as cidades.

O governo do Estado já forneceu aos municípios do Oeste 505 cilindros, beneficiando os municípios de Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Rurópolis, Santarém e Terra Santa.