NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA EM FOCO


Academia da Força Aérea celebra término do Estágio Básico na Aeronave T-27M


Marcelo Barros | Publicada em 06/12/2022 10:00

Após empenho e dedicação de todos os setores da Academia da Força Aérea (AFA) ao longo do ano, os Cadetes Aviadores do 4º Esquadrão, Turma Anúbis, concluíram os voos de instrução na aeronave T-27M, operada pelo 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA). De forma a simbolizar e marcar o término do Curso, foi feita uma foto com Instrutores de Voo e Cadetes em frente ao histórico Lago do Lachê.

O Comandante da Academia, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, ressaltou acerca do momento. “As longas e intensas horas de treinamento, de formação e de fortalecimento de valores, que jamais deverão ser esquecidos. Este momento é motivo de agradecimento a todos os setores, aos mantenedores e à Força Aérea Brasileira, que trabalhou para que chegássemos neste dia e o eternizássemos com esta foto. Nós concluímos o curso dentro do prazo e cumprimos a missão, de modo que todos pudessem garantir, a partir do Aspirantado, suas férias juntos aos seus familiares. Tenho certeza de que serão entregues para a Força Aérea, Oficiais Aviadores melhores preparados após a implantação da aeronave T-27M”, destacou.

Após mais de 10 mil horas voadas, a turma concluiu o curso mais extenso dos últimos anos. A bordo da aeronave T-27M e com vistas a extrair todas as capacidades dos novos sistemas embarcados, o curso teve um caráter inovador. “Houve acréscimo de diversas missões de navegação por instrumentos, voos solo de navegação visual, bem como foi implementado um novo conceito de instrução glass cockpit nas demais fases”, disse o Comandante do 1º EIA, Major Aviador Guilherme Gonçalves Herculian.

Por fim, o Cadete Aviador Matheus Niel Moroni, do 4° Esquadrão, demonstrou toda sua satisfação com o objetivo atingido. “Ter a oportunidade de finalizar o curso no T-27M é algo único. Saber que, pelo esforço e dedicação de todos os instrutores, mecânicos, companheiros de Turma, família e amigos, pude realizar um sonho. Para alguns, quatro anos de formação, para outros, sete, mas a emoção e a gratidão são as mesmas ao dar mais um passo para nos tornarmos Oficiais da FAB”, finalizou.

A Turma Anúbis é a primeira turma de Cadetes formada após a implantação do T-27M na instrução aérea da AFA.

FAB abre 103 vagas para o Estágio de Adaptação ao Oficialato de 2023


Marcelo Barros | Publicada em 06/12/2022 13:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) abrirá 103 vagas para o Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) do ano de 2023. As inscrições começam nesta segunda-feira (05/12) e terminam no dia 19/12/2022. Para se inscrever basta acessar o site www.ciaar.intraer. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais).

Para participar do exame o candidato deve ser Suboficial do Quadro de Suboficiais e Sargentos (QSS) ou do Quadro Feminino de Graduados (QFG) de especialidade correlata à do Quadro de Oficiais Especialistas da Aeronáutica (QOEA). Precisa ter concluído, com aproveitamento, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), não completar até a conclusão do estágio 63 anos de idade e ter sido promovido à atual graduação até 1º de dezembro de 2022, independente do tempo de serviço que possuir.

O processo seletivo é composto de Provas Escritas (Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e redação), Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico e Validação Documental.

As provas escritas ocorrerão no dia 19/03/2023. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), no dia 04/09/2023, para matrícula no estágio que tem duração aproximada de treze semanas. Após a conclusão do estágio com aproveitamento, o aluno será nomeado Segundo-Tenente do Quadro de Oficiais Especialistas da Aeronáutica.

OUTRAS MÍDIAS


FLAP INTERNATIONAL - Esquadrão Pelicano da Força Aérea Brasileira completa 65 anos de atividades


Da Redação | Publicada em 06/12/2022 11:02

Hoje (6/12), o Esquadrão Pelicano completa 65 anos. O esquadrão é sediado na Base Aérea de Campo Grande. Além disso, eles empregam as aeronaves bimotoras SC-105 Amazonas e o helicóptero de fabricação norte-americano H-60L Black Hawk.

A Unidade da Força Aérea Brasileira realiza ações de Busca e Salvamento (SAR), Busca e Salvamento em Combate, Evacuação Aeromédica, Transporte Aéreo Logístico, Socorro em Voo, Infiltração e Exfiltração Aérea.