NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Vídeo: em Manaus, FAB embarca escavadeira de 21,5 toneladas no KC-390


Gabriel Centeno | Publicada em 06/10/2021

Na terça-feira (05), um cargueiro Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira foi embarcado com uma carga diferente no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus (AM). Os militares carregaram uma escavadeira com 21,5 toneladas na aeronave. 

A operação foi registrada pelos spotters do canal Plane Spotting Manaus HD. Confira no vídeo abaixo.

O FAB 2856, operando com o Callsign Zeus 09, chegou em Manaus na manhã de ontem e foi carregado com uma escavadeira Doosan DX225LC, que possui um peso operacional de 21,5 toneladas. Um dos braços articulados do equipamento foi desmontado e embarcado na aeronave com auxílio de uma empilhadeira. A aeronave pode transportar um veículo com peso máximo de 26 toneladas, ou seja, o equipamento está mais do que dentro dos limites operacionais do KC-390.

Entregue à Força Aérea Brasileira em 19 de setembro de 2020, o 2856 é, até o momento, o quarto e último KC-390 recebido em Anápolis (GO). 

Após ser carregado, o KC-390 seguiu para a decolagem que acabou sendo abortada por razões desconhecidas. O cargueiro do Esquadrão Zeus (1º GTT) pernoitou em Manaus e decolou de SBEG por volta das 06h05 desta quarta-feira (06). 

Não se sabe com certeza para onde o equipamento estava sendo levado, no entanto, acredita-se que o destino seja o Aeroporto de Estirão do Equador, na fronteira do Brasil com o Peru. No dia 24 de setembro, um C-130M Hércules do Esquadrão Gordo pousou no aeródromo, marcando a primeira vez que a aeronave pousou no local em 10 anos, aponta a matéria da Revista Força Aérea: “a pista foi completamente remodelada, passando de 1.200 metros para 1.500 metros, além de ter o piso trocado de asfalto para concreto.” 

Localizado a cerca de 2000 quilômetros da capital amazonense, perto do município de Atalaia do Norte, o aeroporto voltou a ser reformado pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônia (COMARA) em 2019, após cinco anos de obras paralisadas.

Primeiro Cadete do Esquadrão Árion realiza voo solo na aeronave T-25 Universal


Da Redação | Publicada em 06/10/2021

Aconteceu na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), o voo solo inaugural da Turma Árion do 1º Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer). A bordo da aeronave T-25 Universal matrícula FAB 1944, no 2° Esquadrão de Instrução Aérea (2º EIA), o Cadete Aviador Matheus Alexandre Querino Pereira, da Esquadrilha Centaurus, cumpriu uma rotina de exercícios previstos para o voo solo e, assim, destacou-se em ser o primeiro Cadete da turma a alcançar esta importante marca na carreira do piloto militar da Aeronáutica.

Segundo o Comandante do 2º EIA, Major Aviador Augusto Saciloto Cavichiolli, o voo solo não significa somente o fim do Curso Primário de uma fase da formação do Cadete Aviador. Para que um voo solo aconteça, existe um árduo caminho percorrido, uma trilha de dedicação, de abnegação e de projeção de sonhos. O envolvimento total do 2º EIA é fundamental neste processo para que um jovem que teve o contato com a atividade aérea há poucos meses possa conduzir em segurança uma aeronave sem a presença do Instrutor de Voo.

“Tornar-se Aviador na Força Aérea Brasileira [FAB] é compor uma equipe com alto grau de profissionalismo e de amor à Pátria. É o fruto da labuta diuturna de diversos setores que trabalham de modo silencioso para que a missão seja cumprida, ainda que diante das mais diversas adversidades que possam surgir. Assim, o cachecol ostentado pelo Cadete Aviador representa o espírito dos guerreiros da FAB, daquele que um dia estará nos céus garantindo a soberania do nosso País por meio do domínio do espaço aéreo”, explicou o Comandante do 2º EIA.

Já o Cadete Aviador Matheus falou dos sentimentos envolvidos neste momento único na vida de um piloto: “Acredito que para os aviadores militares, não há melhor sensação do que cumprir a missão que nos foi designada. O voo solo remete a toda responsabilidade que temos que adquirir nos anos de formação para chegar até esse momento. As horas de estudo, os exercícios doutrinários e o tempo de sono muitas vezes escasso valem a pena para se viver esse momento. Ostentar o cachecol é motivo de orgulho, e toda vez que o vestimos lembramos o motivo pelo qual estamos aqui e qual é a nossa atividade fim. O término da fase de pré-solo reforça o pensamento de que tudo valeu a pena!”, frisou.

PORTAL DEFESANET


ITA realiza XXIII Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa

Um ambiente totalmente digital foi desenvolvido pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO)

Da Redação | Publicada em 06/10/2021 08:50

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), promoveu, nos dias 28 e 29 de setembro, a XXIII edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE), com apoio do Ministério da Defesa (MD), do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando de Preparo (COMPREP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Associação dos Pós-Graduandos do ITA, além da colaboração das empresas de Tecnologia e Defesa Keysight, Anritsu, Rohde& Scwarz, Atech e Tektronix.

Realizado anualmente, sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), o SIGE tem a participação dos alunos de mestrado e doutorado do ITA e busca possibilitar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os setores operacionais das Forças Armadas, acadêmicos e industriais, em conformidade com as orientações estratégicas do EMAER e do DCTA.

A abertura do evento foi realizada pelo Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, e contou com a presença do Deputado Federal Eduardo Cury, do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, e de outras autoridades convidadas.

Em virtude da pandemia e reafirmando a capacidade de inovação do Instituto, um ambiente totalmente digital foi desenvolvido pelos alunos do PPGAO, a fim de garantir a transmissão em tempo real de todas as palestras.

Participaram do evento cerca de 1.200 inscritos, número recorde para todas as edições, com participantes de Empresas, de Universidades e das Forças Armadas. Segundo o Coordenador-Geral do SIGE, Tenente-Coronel Aviador Dennys Wallace Duncan Imbassahy, o Simpósio foi um sucesso tanto nos números relativos às participações quanto à qualidade dos trabalhos apresentados. "É uma grande satisfação podermos realizar um evento desta magnitude e de significativa relevância para a Defesa nacional”, disse.

Ao encerrar a edição, o Professor Anderson agradeceu o envolvimento e a participação de todos. Ele frisou, ainda, o elevado número de visualizações dos artigos apresentados, o que demonstra a ampla repercussão dos trabalhos e o consequente benefício para empresas e para toda a tecnologia de defesa do Brasil. “Estamos na 23ª edição do SIGE. É uma longa trajetória de sucesso. A realização do Simpósio é uma oportunidade de interação entre os agentes das atividades de defesa em busca de troca de experiências, conhecimento e soluções”, afirmou o Reitor do ITA.

Oficiais participam de palestra com Comandante da Aeronáutica

Alusivo ao Mês da Asa, que comemora o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, o evento foi realizado no Clube de Oficiais da Aeronáutica, em Brasília (DF)

Agência Força Aérea | Publicada em 06/10/2021 09:10

Voltado às Velhas Águias, grupo de militares da reserva da região de Brasília (DF), aconteceu nesta terça-feira (5), no Clube de Oficiais da Aeronáutica, um dos eventos relativos ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), que será celebrado em 23 de outubro. A palestra, que contou com a presença de 96 Oficiais, foi ministrada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, teve como tema central a atual conjuntura da FAB.

Participaram da palestra ex-Comandantes da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato e Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; além dos Ministros do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais da Aeronáutica; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior enfatizou em sua palestra, acerca da atual conjuntura da FAB, abordando aspectos como responsabilidades e desafios, compromissos com a continuidade, cenário em constante mudança e da Diretriz de Comando. “Juntamente com o cargo, com aquele bastão de Comando, eu assumi a missão de continuar essa marcha em direção a uma Força Aérea respeitada, dissuasória e profissional. Um desafio que não é só meu, que continua sendo do Brasil, do Ministério da Defesa, do povo brasileiro e de cada homem e mulher que integram a nossa Força Aérea”, destaca o Oficial-General.

Para o Comandante da Aeronáutica, no período de 2015 a 2019, Tenente-Brigadeiro Rossato, o momento é de extrema importância. “Este encontro é a continuidade do que os veteranos, os Velhas Águias, fizeram durante suas permanências dentro da Força Aérea. E é bonito e bom ver que a Força Aérea tem continuidade e que os projetos estão focados na parte operacional, em uma melhoria contínua da gestão, sempre visando atender a nossa missão principal, que é defender a soberania nacional”, ressalta.

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, comentou sobre o evento. “A apresentação mostrou o que a Força Aérea é hoje, projetando seus planos para o futuro e enaltecendo o trabalho de todos que fazem parte dela”, finaliza.

Nesta quarta-feira (6), o Comandante estará no Rio de Janeiro (RJ), onde fará mais uma palestra para Oficiais da Velha Guarda, militares veteranos da FAB. A palestra do Comandante da Aeronáutica acontece desde 2010.

REVISTA ASAS


Tucano vai completar 40 anos repaginado


Humberto Leite | Publicada em 06/10/2021 06:46

Tendo entrado em serviço em 29 setembro de 1983, o Embraer 312 completará daqui a dois anos 40 anos de serviço na Força Aérea Brasileira, onde é designado como T-27 Tucano. Já fora da Esquadrilha da Fumaça e dos esquadrões de caça e ataque, a frota de T-27 hoje se concentra na Academia da Força Aérea e passar por um processo de modernização, e de nova pintura.

A escolha da identidade visual do T-27M, como ficará a designação após a modernização, contou com a participação dos cadetes da Academia da Força Aérea. Todos os cadetes nasceram quando o T-27 já possuía, pelo menos, dezesseis anos de serviço na FAB.

Por esse motivo, o novo esquema de pintura foi selecionado por apresentar um ar de atualidade, alinhada às alterações realizadas no processo de modernização. O novo design é inédito e utilizará tintas já empregadas pela FAB, como o branco, o laranja e o preto. Agrega-se, ainda, a questão da padronização, pois faz referência aos tons já existentes em outras aeronaves da Força Aérea.

Todo o projeto de modernização da aeronave está sendo conduzido pelos técnicos e especialistas do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS). No total, 42 aeronaves serão modernizadas até dezembro de 2022.

O serviço inclui, além da nova pintura, a modernização do sistema de comunicação e dos aviônicos. Os futuros aviadores da FAB passarão a ser formados já com acesso a tecnologias que permitem, por exemplo, a navegação e as aproximações com base em sistemas de satélites, a navegação baseada em performance e o envio e recepção de informações para o controle de tráfego através do Sistema de Vigilância Aérea Automático Dependente por Radiodifusão (ADS-B).

OUTRAS MÍDIAS


FOLHA BV - Base Aérea inicia campanha de arrecadação de absorventes

Item de higiene será doado para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica

Folha Web | Publicada em 06/10/2021 13:30

Em alusão ao Outubro Rosa e combate a pobreza menstrual, a Base Aérea de Boa Vista (BABV) iniciou na manhã desta quarta-feira, 06, a campanha ‘Por Elas’.

Durante a abertura da campanha, as militares participaram de palestras sobre câncer de mama e entendendo a sua menstruação.

Entre uma das participantes, a tenente Nívea de Carvalho destacou a importância dos temas a corporação.

“É muito importante estarmos acompanhando e está podendo ajudar a sociedade. Além de está aprendendo um pouco mais sobre a nossa saúde”, disse Nívea.  

O comandante da BABV, Hugo Zanoni destacou que a campanha é uma forma de aproximar a população das atividades da Base Aérea.

“Nos mês de outubro realizamos diversas atividades, mas por conta da pandemia não podemos desenvolver. Diante disso, decidimos apoiar e integrar a sociedade na campanha mundial do outubro rosa”, destacou o comandante.

A ação consiste na arrecadação de absorventes, que serão doados a mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.

A campanha de arrecadação encerra no dia 25 de outubro e o item pode ser doado no Ministério Público, Agências dos Correios, Departamento Estadual de Trânsito, Igrejas Catedral Cristo Redentor, Igreja Menino Jesus, Paróquia de Nossa Senhora da Consolata, Igreja de São Francisco, Igreja Oratório do Soldado, Igreja Nossa Senhora Aparecida, Igreja Presbiteriana do Centro, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Batista Regular e Associação dos Oficiais da BABV.

CGN: Avião da FAB chega a Cascavel para transportar órgãos da garotinha Gabrielli Cristina Koji

Ela teve morte encefálica após se envolver em um acidente de trânsito na BR-369 na sexta-feira; Os pais da menina morreram na hora

Fábio Wronsk | Publicada em 06/10/2021 12:21

No início da tarde desta quarta-feira (06), o Avião da Força Aérea Brasileira chegou a Cascavel para realizar o transporte dos órgãos da garotinha Gabrielli Cristina Koji, 9 anos. Ela faleceu na noite de ontem, terça-feira (05), após ter morte encefálica confirmada.

A família optou pela doação de órgão, sendo que várias crianças serão auxiliadas com esta ação carinho. em vários pontos do País.

Os pais da garotinha também faleceram em decorrência do acidente de trânsito, o qual ocorreu na última sexta-feira (01), na rodovia BR-369, em Cascavel.

A família cruzava o trevo em frente ao Núcleo Industrial do Bairro Cataratas, quando bateu com um caminhão, o qual transitava pela via preferencial. O impacto foi de grandes proporções, resultando nesta tragédia imensurável.

A captação dos órgãos está sendo realizada desde as 09h de hoje, sendo que o transporte deve ter início no começo da tarde.

Qualquer pessoa pode ser uma doadora de órgãos. É importante falar para a família que deseja ser um doador de órgãos, para que após a morte, os familiares (até segundo grau de parentesco) possam autorizar, por escrito, a retirada dos órgãos.

PORTAL SANTARÉM - Pela primeira vez Esquadrilha da Fumaça faz homenagem ao Círio de Nazaré


Rosana Pinto | Publicada em 06/10/2021 16:22

Nesta sexta-feira (08), as oito aeronaves A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, pousarão em solo paraense e serão recebidas com as bênçãos da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O evento acontecerá no Complexo Ala 9 / Base Aérea de Belém.

Na ocasião da chegada das aeronaves, estarão presentes o Comandante do Comando Aéreo Norte - I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e outras autoridades militares e religiosas. A bênção é uma iniciativa da DFN, em virtude da homenagem que a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará durante o Círio 2021.

Programação no Círio – A Esquadrilha da Fumaça está em preparação para os espetáculos aéreos que acontecerão neste final de semana do Círio. Devido à necessidade de evitar aglomerações durante a pandemia, a Esquadrilha realizará diversas passagens aéreas sobre a região metropolitana de Belém, sem as tradicionais acrobacias que ocorrem em apresentações pelo país.

A programação oficial da Fumaça no Círio 2021 terá início no sábado (09), a partir das 16h. As aeronaves sairão da Base Aérea de Belém e farão sobrevoos pela cidade, tendo como ponto principal a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. O destaque será para uma mensagem especial que a Esquadrilha escreverá sobre a igreja e que poderá ser vista de vários pontos da capital.

Já no domingo (10), a partir das 7h30, estão programadas outras passagens das aeronaves em alguns pontos como a Igreja da Sé, o Complexo do Ver-o-Peso e a Estação das Docas, entre outros. Os horários das passagens da Esquadrilha da Fumaça foram escolhidos para marcar o início da Trasladação e do Círio que, como no ano de 2020, novamente não acontecerão devido à pandemia.

As homenagens da Esquadrilha da Fumaça no Círio 2021 fazem parte das comemorações dos 80 anos do Comando Aéreo Norte – I COMAR, a ser celebrado no dia 25 deste mês. “Esta é a primeira vez que a FAB prestará uma homenagem dessa magnitude, por ocasião do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Em nome de todo os militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém, agradeço a confiança e fé depositadas na Força Aérea Brasileira durante as missões que sempre levaram cidadania, desenvolvimento, integração e esperança ao povo da região amazônica ao longo destas décadas”, declarou o Comandante do Comando Aéreo Norte, Major-Brigadeiro Medeiros.

Sobre a Esquadrilha da Fumaça – Composta por 14 pilotos altamente treinados e capacitados, a Fumaça representa a oportunidade para milhares de pessoas estabelecerem contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. Por mais de 30 anos operou com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e desde 2015 realiza as demonstrações aéreas com o caça A-29 Super Tucano, fabricado pela mesma empresa. Com mais de 3.900 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, a Fumaça é a responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional. Sua sede se localiza na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga/SP.