NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Destaque no 7 de Setembro: Veja 10 curiosidades da Esquadrilha da Fumaça


Alexandre Saconi | Publicada em 07/09/2022 04:00

A Esquadrilha da Fumaça realiza duas apresentações nesta quarta-feira (7). De manhã, um sobrevoo na celebração do Sete de Setembro realizada em Brasília (DF), e, à tarde, demonstração com manobras no Rio de Janeiro (RJ).

Seu nome completo é Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), e um dos seus principais objetivos é difundir a imagem institucional da FAB (Força Aérea Brasileira) no Brasil e no mundo.

Em 2022, a esquadrilha completa 70 anos, com mais de 3.971 apresentações realizadas. Já chegaram a ser feitas mais de 60 apresentações em um único ano, como em 2019 e 2018, caindo para apenas duas em 2021.

Veja a seguir dez curiosidades sobre esse esquadrão da FAB (Força Aérea Brasileira):

Não começou com fumaça: A primeira apresentação foi feita em 1952, mas sem fumaça ainda, o que só veio a ocorrer no ano seguinte, quando o público começou a chamar o grupo de "Esquadrilha da Fumaça".

Quantos aviões se apresentam? As demonstrações contam com sete aeronaves, cada uma numerada e com uma função específica. Algumas apresentações ainda contam com um avião extra, que oferece apoio e transporte das equipes e de materiais para as demonstrações.

Quanto tempo dura? Cada demonstração dura por volta de 35 minutos, onde podem ser realizadas cerca de 50 manobras.

Quais aviões já foram usados? Historicamente, a Esquadrilha da Fumaça utilizou cinco modelos diferentes de aviões: North American T-6 Texan, T-24 Super Fouga Magister, T-25 Universal , T-27 Tucano e o atual A-29 Super Tucano.

Quais as principais manobras? Entre as principais manobras estão a bomba, o desfolhado, o break, o looping, o tonneau reverso e o coração. Os pilotos ainda podem escrever no céu, utilizando um sistema coordenado que solta a fumaça em cada avião no tempo certo para que as palavras sejam formadas, como se fosse uma impressora matricial.

Recorde: O esquadrão detém o recorde no Guinness Book de maior quantidade de aeronaves voando de dorso (cabeça para baixo) em formação. Ao todo, foram 12 aviões T-27 Tucano voando com a barriga para cima durante 30 segundos.

A marca foi conquistada em 2006 sobre o Campo Fontenelle, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga. Foram três quilômetros voados em formação.

Anjos da Guarda: Além dos oito pilotos (sete em voo e um no solo fazendo a apresentação), o esquadrão ainda conta com uma equipe de apoio chamada de "Anjos da Guarda". São militares graduados divididos em equipes de especialistas das áreas administrativa e de manutenção de aeronaves.

Além deles, a equipe da Esquadrilha da Fumaça é composta por oficiais aviadores (incluindo os pilotos), especialista em aviões, médica, administradora e oficiais de comunicação social, além de diversos soldados.

Mortes: Em sua história, o EDA registrou a morte de alguns de seus pilotos. Em agosto de 2013, um dos aviões caiu durante o treinamento em Pirassununga (SP), matando piloto e copiloto. Em 2010, o piloto de uma das aeronaves caiu quando estava próximo à pista do aeroporto de Lages (SC), morrendo em seguida.

Em abril deste ano, também aconteceu um acidente em Pirassununga. Dessa vez, entretanto, piloto e mecânico que estavam a bordo conseguiram ejetar e sobreviveram.

É possível solicitar uma demonstração? Quem quiser solicitar uma demonstração deve enviar um pedido para a Aeronáutica com antecedência mínima de quatro meses. É preciso informar os possíveis locais para a realização, datas, público esperado, objetivo do evento, entre outras informações.

As apresentações são gratuitas, e não podem ser utilizadas com finalidades comercial ou de propaganda político-partidária. Veja mais informações aqui.

Como se tornar um "fumaceiro"? Para se tornar um "fumaceiro", que é o apelido dado aos pilotos do esquadrão, é preciso ser, antes de tudo, um piloto militar. Ele precisa passar pelas formações iniciais de pilotagem e, em seguida, atuar por um tempo mínimo em algumas das áreas da FAB (aviação de caça, de patrulha ou de transporte, por exemplo).

Quando a vaga é aberta, os integrantes do grupo naquele momento recebem as candidaturas e avaliam a experiência de cada um para definir quem irá assumir o posto.

Em seguida, são feitos diversos treinamentos no A-29 antes de começar o voo em formação para, aí, começar a voar nas demonstrações. Cada piloto fica por cerca de cinco anos no EDA.

TV BRASIL


Bicentenário da Independência: Esquadrilha da Fumaça celebra 70 anos


Da Redação | Publicada em 06/09/2022 08:00

A Esquadrilha da Fumaça prepara mais uma apresentação para marcar o desfile de 7 de Setembro, em Brasília. Esta edição será histórica: além dos 200 anos de Independência do Brasil, a esquadrilha comemora 70 anos.

REVISTA AERO MAGAZINE


FAB encerra grande exercício militar no Mato Grosso do Sul

Treinamento militar contou com várias aeronave da FAB e da Usaf

André Magalhães | Publicada em 07/09/2022 15:25

A FAB finalizou a edição 2022 do Exercício Conjunto Tápio, no Mato Grosso do Sul. Desde 16 agosto a 3 de setembro, militares da Força Aérea, Marinha e Exército Brasileiro praticaram vários treinamentos de combate.

O Tápio é o maior treinamento de guerra promovido pela FAB e foi encerrado com de mais de 890 horas de voo e de 320 surtidas. O palco do treino foi a partir da base aérea de Campo Grande (MS), de lá aviões de transporte, caça, helicópteros partiam para as devidas téticas operacionais.

"O Exercício Tápio chega ao fim repleto de sucesso. Tivemos uma alta disponibilidade de logística e o cumprimento integral dos objetivos de adestramento propostos pelo Comando de Preparo. E o mais importante, um enorme número de lições aprendidas e de aplicações de ações de Força Aérea no cenário de guerra irregular, complexo e dinâmico aos quais os participantes foram submetidos”, avalia Ulysses Nepomuceno Guimarães, co-diretor do exercício.

FAB participou da manobra com as seguintes aeroanves: os aviões de ataque A-29 Super Tucano e A-1 AMX, os helicópteros H-36 Caracal e H-60L Black Hawk, os aviões de transporte C-130 Hercules, C-105 Amazonas e C-98 Caravan, assim como os aviões de vigilância e alerta aéreo E-99 e R-99.

O treinamento teve novamente a presença da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês) que enviou a capital do Matto Grosso do Sul três H-60G Pave Hawk e um avião de transporte HC-130J Combat King, ambos da Guarda Nacional dos EUA, vinda de Nova York e de Idaho.

Um dos destaques desta edição foi o lançamento da bomba guiada a laser utilizando um A-1 AMX. O disparo permitiu a Força Aérea Brasileira validar e testar o Designador Ratler GX, que faz parte da série de designadores laser de solo para bombas guiadas.

PORTAL AEROFLAP


FAB realiza resgate de tripulante que passou mal em navio


Gabriel Benevides | Publicada em 06/09/2022 09:00

O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), resgatou, no dia 31/08, um homem com suspeita de  colecistite e com fortes dores abdominais que estava a bordo do navio de perfuração WEST KARINA. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão após o contato do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Recife (SALVAERO Recife).

Os primeiros contatos do navio com os órgãos do Sistema de Busca e Salvamento foram realizados quando a embarcação estava navegando a cerca de 150 milhas náuticas à leste de Recife (PE).

A aeronave H-36 Caracal decolou de Parnamirim (RN), às 15h48, e seguiu diretamente para a vertical do navio para efetuar o resgate do tripulante por meio do içamento com o uso de um guincho de resgate. A tripulação do helicóptero era composta por nove militares, sendo dois pilotos, dois operadores de equipamentos, três homens de resgate, um médico e um enfermeiro. Após o içamento da vítima, a aeronave prosseguiu para Recife, onde pousou às 19h30 (horário local).

De acordo com o Comandante da aeronave, Capitão Aviador Pallony Figueiredo Ferreira, apesar dos treinamentos contínuos de resgate no mar realizados em cooperação com os Navios do Terceiro Distrito Naval, a missão de resgate em convés exige bastante atenção dos tripulantes em função de fatores como distância das bases de apoio, características das embarcações, condições meteorológicas na área do resgate, entre outras. “O preparo das equipes de resgate é fundamental para o sucesso dessa atividade”, destacou.

O Operador de Equipamentos, Sargento Cléto Cabral da Silva Bisneto, que participou dessa missão, ressaltou que a agilidade dos órgãos do Sistema de Busca e Salvamento foi fundamental para a realização da missão. “A agilidade no acionamento possibilitou que o resgate fosse efetuado antes do pôr do sol, o que facilitou o içamento da vítima”, concluiu.

PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Aviões da Força Aérea cortam o céu da Capital para treinamento de desfiles

Além de garantir presença no 7 de Setembro, as mesmas aeronaves vão se apresentar no aniversário da Base Aérea

Gabriela Couto E Ana Oshiro | Publicada em 06/09/2022 11:36

Três aviões fazem treinamento aéreo pelo céu de Campo Grande nos últimos dias. Hoje (6) pela manhã elas voaram baixo por várias regiões da Capital. O maior, um SC-105 Amazonas, possui uma faixa laranja com a sigla SAR ( Search and Rescue, que traduzido significa busca e salvamento). Ela é utilizada para cumprir missões de resgate, com capacidade de fazer busca visual e noturna.

Ele segue escoltado por duas aeronaves A-29 Super Tucano, um caça leve que é utilizado em situações de ataque e treinamento avançado. Os três aviões serão os mesmos que vão participar amanhã, do desfile de 7 de Setembro, em Campo Grande.

As aeronaves devem cruzar o céu sobre da  Rua 13 de Maio, surpreendendo a população durante a passagem dos militares da FAB (Força Aérea Brasileira). Não foi divulgado o horário específico da apresentação aérea. Mas o desfile está marcado para começar às 9h.

As equipes que participam deste treinamento, vão voltar a se exibir ainda nesta semana. Na próxima sexta-feira (9), será realizada uma formatura em comemoração aos 78 anos da Base Aérea de Campo Grande. Mas os portões serão fechados exclusivamente para os militares.

Integradas - Além das três aeronaves que treinam juntas na Capital, outras forças de segurança fazem parte do treinamento junto com a FAB. Ontem (5) era possível ver aviões bimotores do Corpo de Bombeiros e hoje (6), dois helicópteros do CMO (Comando Militar Oeste) participam do treinamento.

A assessoria de imprensa do Exército confirmou que além de fazerem reconhecimento do local, os helicópteros estarão presentes amanhã (7) no desfile. Está confirmado o desfile aéreo de três helicópteros do 3° Bavex - Batalhão de Aviação do Exército.

PORTAL DEFESANET


Maior treinamento de guerra promovido pela FAB encerra em Campo Grande (MS)

Exercício envolveu militares da Marinha e do Exército, além da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF)

Da Redação | Publicada em 06/09/2022 13:30

Durante quase 20 dias – de 16 de agosto a 03 de setembro – mais de 800 militares do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, além de aproximadamente de 30 aeronaves, Unidades Aéreas e de Infantaria, estiveram envolvidos no Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2022. O palco das atividades foi a Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul (MS), ponto de partida para o cumprimento das missões como Ataque, NVG (Óculos de Visão Noturna), Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, Reabastecimento em Voo, Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas, Lançamento de bomba guiada a laser, Evacuação Aeromédica, entre outras.

O EXCON Tápio, que está em sua quinta edição, encerra-se com a realização de mais de 890 horas de voo e de 320 surtidas. O Exercício é considerado um dos maiores treinamentos de guerra promovido pela FAB e tem como finalidade o amadurecimento e desenvolvimento doutrinário de táticas conjuntas, além do adestramento técnico de Unidades Militares do Comando de Preparo (COMPREP), da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e de países parceiros, que neste ano, contou com a participação de 100 militares da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Tudo isso visando contribuição para a ordem e paz mundial e também compromissos internacionais, garantindo a soberania, a integridade territorial e defesa patrimonial, bem como a ajuda humanitária e a mitigação de efeitos de desastres.

O Diretor do EXCON Tápio 2022 e Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, ressaltou que a palavra chave do exercício foi interoperabilidade. “Tivemos a participação das três Forças brasileiras e da Americana, realizando um exercício essencial tanto para a nossa soberania como para o treinamento das ações, principalmente de Força Aérea”, comenta o Oficial-General.

Fase 1 e 2 do EXCON Tápio 2022

Na primeira fase foram realizadas instruções técnicas, oficinas e pista prática de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT), além de treinamento para homens de resgate. Já a segunda fase, contou com o emprego dos meios aéreos e terrestres nas ações de Força Aérea.

Participaram das duas fases da EXCON Tápio 2022 militares de diversas especialidades, bem como aeroaves das Aviações de Caça, como o A-1 AMX e o A-29 Super Tucano; de Transporte, como o KC-130 Hércules, o C-105 Amazonas e o C-98 Caravan; de Reconhecimento, a exemplo do E-99 e do R-99; além das Asas Rotativas, como o H-36 Caracal e o H-60L Black Hawk.

“O Exercício Tápio chega ao fim repleto de sucesso. Tivemos uma alta disponibilidade de logística e o cumprimento integral dos objetivos de adestramento propostos pelo Comando de Preparo. E o mais importante, um enorme número de lições aprendidas e de aplicações de ações de Força Aérea no cenário de guerra irregular, complexo e dinâmico aos quais os participantes foram submetidos”, avalia o Co-Diretor do Exercício, Tenente-Coronel Aviador Ulysses Nepomuceno Guimarães.

Continuidade da interoperabilidade

O EXCON Tápio visa, também, promover o entendimento mútuo, a confiança e a interoperabilidade entre os participantes, convergindo esforços para o incremento da capacidade das Forças Armadas Brasileiras. Neste sentido, o Comandante do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1°/10° GAv) – Esquadrão Centauro, Tenente-Coronel Aviador Eduardo Snidarsis de Vasconcellos considerou proveitosa a participação no Exercício. “É um momento em que temos para treinar algumas Táticas, Técnicas e Procedimentos (TTPs) que não treinamos em sede. Também é uma oportunidade de interação entre as demais Forças, como o evento de ação direta, em que aeronaves A-1 prestaram apoio para uma ação militar de comandos do Exército Brasileiro, de neutralização de ameaças em território hostil. São eventos em que só temos a oportunidade de treinar aqui”, salienta.

O Oficial de Ligação do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro (EB), Major de Infantaria Gustavo, que participou da Tápio, falou da importância da interoperabilidade desta missão. “Para a gente do Exército Brasileiro, sobretudo a interoperabilidade, há a integração entre as tropas, principalmente as de Operações Especiais do EB com as da Força Aérea e da Marinha, também, de maneira que, para a gente, foi a manutenção das capacidades do Guiamento Aéreo Avançado (GAA) e das TTPs de ações diretas e na execução da montagem de uma evasão não apoiada aos pilotos abatidos em combate, contexto do nosso exercício”, comenta.

Já o membro do Exercício Conjunto Tápio 2022, Major de Infantaria Igor Duarte Fernandes, garante que para o quadro de Infantaria, as atividades foram executadas e cumpridas dentro do planejamento geral. “Observando o que a gente pode colher de resultado, evoluímos um pouco mais que o ano passado, não somente em nota final dos avaliados, como no tipo de cenário que foi aplicado para que pudessem executar, como a escolta de comboio, uma prática nova no exercício e que aqui, juntando esquadrões de Apoio Aéreo Aproximado do Brasil inteiro, os nossos Guias Aéreos Avançados atuando, puderam orientar essas aeronaves, ouvir novas ideias de pilotos e entender muito melhor as capacidades dos aviões”, finaliza.  

Com o encerramento de mais uma edição do EXCON Tápio, o COMPREP, que coordenada toda operação, já inicia os preparativos para 2023, observando as ações realizadas neste ano, por meio da elaboração de um relatório, no qual as demandas serão apresentadas aos Oficiais-Generais.

Participação da USAF

O EXCON Tápio ocorre desde 2018 e, pela segunda vez, militares da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) participaram do treinamento. Neste ano, foram os integrantes da Guarda Nacional Americana de Nova York e de Idaho (NYANG e IDANG). Eles atuaram no treinamento com equipagens e pessoal.

A Comandante da Guarda Nacional Aérea de Nova Iorque, Brigadier General Denise Donnel, comentou acerca da participação no EXCON. “Este é o nosso segundo ano aqui no Brasil que participamos do Exercício Tápio, e é um crescimento enorme em nossa parceria entre Brasil e Estados Unidos. Como Nova Iorquinos, estamos orgulhosos por participar desse Exercício, aprendendo com nossos amigos brasileiros e com a esperança de compartilhar um pouco do nosso conhecimento com vocês.”, disse a Oficial-General.

E a Diretora do Estado-Maior Conjunto da Guarda Nacional de Nova Iorque, Brigadier General Isabel Smith, também destacou a presença no Brasil. “Eu acho que o Exercício Tápio apresenta uma grande oportunidade para a integração entre os Estados Unidos e o Brasil, de várias formas. Somos parceiros do Brasil desde 2019 e já contamos com mais de 50 participações em Operações Conjuntas que realizamos, apesar da COVID. E durante este Exercício, pudemos conhecer o Ministro da Defesa”, finaliza.