NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL HOJE


Governo usa aviões não tripulados para combater crimes ambientais


Vinícius Leal | Publicada em 06/08/2021 14:00

Imagens captadas pelas aeronaves abastecem 11 órgãos de fiscalização.

SBT


SBT BRASIL | Forças Armadas usam aeronave pilotada remotamente em operação na Amazônia


Soane Guerreiro | Publicada em 06/08/2021 19:45

As Forças Armadas têm apostado em novas tecnologias para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal. Aeronaves pilotadas remotamente são utilizadas para desmontar esquemas de extração ilegal de madeira.

PORTAL R7


JORNAL DA RECORD | FAB passa a usar drones para monitorar crimes ambientais na Amazônia

Ferramenta será usada para monitorar as áreas mais isoladas da Amazônia

Jr Na Tv | Publicada em 06/08/2021 21:39

Aviões não-tripulados são a nova arma da Força Aérea Brasileira para monitorar as regiões mais isoladas da Amazônia. A tecnologia permite ver em tempo real os crimes ambientais na floresta.

CNN BRASIL


JORNAL DA CNN | Conheça a aeronave não tripulada que monitora a Amazônia Legal


Teo Cury | Publicada em 06/08/2021 23:01

Ação tem objetivo de combater crimes ambientais.

PORTAL AEROIN


A partir de hoje, toda a FIR Amazônica passa a ter Serviço de Informação de Voo


Murilo Basseto | Publicada em 06/08/2021 09:00

Neste dia 6 de agosto de 2021, o CINDACTA IV (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) promove a ampliação da prestação do Serviço de Informação de Voo para toda a FIR-AZ (Região de Informação de Voo Amazônica). Os setores ao norte da região de Manaus (AM) e Belém (PA) e a região norte de Porto Velho (RO) já se encontram operacionais desde agosto de 2020.

Dessa forma, apesar das diversidades no cenário da aviação, em função da pandemia por COVID-19, o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) reafirma seu compromisso em progredir na prestação do serviço seguro e eficiente para a comunidade aeronáutica.

Para o espaço aéreo não controlado (Classe G) são permitidos voos IFR (Instrument Flight Rules – Voo por Instrumentos) e VFR (Visual Flight Rules – Voo Visual), recebendo somente serviço de informação de voo (FIS), sempre que factível. Dentre as principais informações prestadas pelo FIS, destacam-se as condições operacionais dos aeródromos e auxílios à navegação, as condições meteorológicas e as informações que contribuem para a segurança da navegação aérea.

No passado, em virtude de uma série de fatores, a prestação do FIS ficou degradada para algumas regiões e passou a ocorrer somente para as aeronaves voando sob regras IFR ou em emergência. Por essa razão, em 2019, foi iniciado o planejamento para ampliar a prestação do FIS de forma gradual e contínua, sem alterar o cenário operacional das Regiões de Informação de Voo.

Essa ampliação visa o restabelecimento do acesso de usuários do SISCEAB à provisão do FIS, notadamente àqueles voos sob as regras VFR em espaços aéreos classe G, de modo a possibilitar a esses voos os benefícios advindos da prestação de tal serviço.

Até o dia 5 de agosto de 2021, o serviço FIS era prestado nos setores 3, 4, 9, 10, 11 e 12 da FIR Amazônica, porém, a partir deste dia 6 de agosto o serviço de informação de voo passa a ser prestado integralmente nas regiões de informação de voo de Recife (FIR-RE) e Amazônica (FIR-AZ).

“Esse é mais um importante passo na continuidade e ampliação da prestação do serviço de informação de voo no Brasil. A prestação do serviço FIS de forma integral nas regiões de informação de voo Amazônica e de Recife é a reafirmação do compromisso do COMAER (Comando da Aeronáutica) com a comunidade aeronáutica brasileira”, ressalta o chefe do SDOP (Subdepartamento de Operações) do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares.

O Primeiro Tenente Especialista em Comunicações Arthur Fernandes Silva, gerente do projeto e membro da Seção de Planejamento de Comunicações, Navegação, Vigilância e Inspeção em Voo (DPLN2), destacou o empenho dos militares envolvidos no CINDACTA IV, cuja contribuição é essencial para o progresso do empreendimento de ampliação da prestação do serviço FIS no Brasil.

Informações do DECEA

Brasil e Europa divulgam comparação de desempenho entre seus tráfegos aéreos


Murilo Basseto | Publicada em 06/08/2021 09:00

Como parte do acordo de cooperação entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a EUROCONTROL, foi publicado o primeiro relatório comparando o desempenho operacional no Brasil e na Europa.

A comparação de desempenho é um elemento vital para auxiliar na tomada de decisão, fornecendo percepções sobre como funcionam os diferentes sistemas de navegação aérea.

Com base em indicadores estabelecidos internacionalmente, o estudo explora as características do tráfego e identifica as semelhanças e diferenças em termos de gerenciamento de tráfego aéreo e os fatores que influenciam o desempenho operacional.

Este relatório é composto por duas partes: uma descrição do desempenho operacional no Brasil e na Europa para os anos 2016-2019, que retrata a situação do país no período pré-COVID; e uma descrição das características do sistema regional em termos de evolução do tráfego e demanda durante a crise da COVID-19, ou seja, considerando os efeitos da pandemia em 2020 até o primeiro semestre de 2021.

No geral, o espaço aéreo continental no Brasil é cerca de 25% menor do que na Europa, e a demanda de tráfego e sua distribuição são fundamentalmente diferentes. As localidades foram fortemente afetadas em 2020, com a diminuição do tráfego em cerca de 47% no Brasil e 60% na Europa.

“Atualmente, a eficiência ATM está diretamente relacionada à medição de desempenho, a qual permite identificar possibilidades de melhorias e boas práticas que vão beneficiar o Sistema de Aviação Brasileira como um todo. Este acordo de cooperação com a EUROCONTROL é mais uma oportunidade de avaliar e comparar a performance do Brasil com as entidades internacionais e nortear ações para a evolução contínua do gerenciamento de tráfego aéreo em nível mundial”, destacou o Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA.

A confecção deste relatório do SISCEAB contou com uma importante participação do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), ICEA, CRCEA-SE e do Escritório Brasileiro de Ligação na EUROCONTROL, configurando-se como um importante passo que reflete o conhecimento produzido ao longo dos anos no quesito Indicadores de Performance ATM do SISCEAB.

O relatório Comparativo COVID 2020-2021 pode ser acessado clicando aqui.

O Relatório Comparativo 2016-2019 pode ser acessado clicando aqui.

Os relatórios também são disponibilizados no link: https://ansperformance.eu/global/brazil/bra-eur

Informações do DECEA

OUTRAS MÍDIAS


FOLHA DE BARBACENA | Militares da GUARNAE-BQ passam por instrução de nivelamento técnico


Isabella Paolucci | Publicada em 06/08/2021 09:54

O Esquadrão de Segurança e Defesa (ESD) da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, no período de 07/06 a 04/08, a Instrução de Nivelamento Técnico com a participação de militares do afetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). O objetivo foi nivelar os conhecimentos e procedimentos das equipes que concorrem ao serviço da Guarda e Segurança na Organização Militar (OM), proporcionando-lhes conhecimentos técnicos especializados inerentes à atividade.

Durante o curso, os militares tiveram disciplinas como uso progressivo da força e regras de engajamento (NOSDE PRO 210), comunicações na segurança e defesa, aspectos jurídicos relativos ao serviço, abordagem e uso de algemas, conduta tática com o armamento, sistema e controle de acesso e, na prática, simulação de ocorrências.

Durante a realização da instrução, todas as medidas restritivas de combate à Covid-19 foram respeitadas. Foram abordados os principais assuntos que envolvem o Serviço de Guarda e Segurança, simulando situações que possam ocorrer no serviço, de modo a dar subsídios acerca da destreza e perfil do militar para cada posto guarnecido.

Foto: Sargento Domingos

Por Isabella Paolucci para a Folha de Barbacena, com informações da EPCAR