NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


Forças Armadas atuarão em 26 municípios para coibir desmatamento

Vice-presidente detalhou nova operação na Amazônia Legal

Pedro Rafael Vilela | Publicada em 06/07/2021 21:18

O Conselho Nacional da Amazônia Legal, comandado pelo vice-presidente Hamilton Mourão, apresentou nesta terça-feira (6) uma lista de 26 municípios que serão o foco da atuação das Forças Armadas na prevenção e repressão a delitos ambientais. As localidades estão situadas em quatro estados: Amazônia, Rondônia, Pará e Mato Grosso. 

Os detalhes da Operação Samaúma, como foi batizada a nova incursão de militares na região, foram apresentados durante reunião entre Mourão e alguns ministros do governo federal, ocorrida na Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília. O encontro não foi aberto à imprensa. 

Além do vice-presidente, participaram os ministros Braga Netto (Defesa), Bento Alburquerque (Minas e Energia), Joaquim Álvaro Pereira Leite (Meio Ambiente) e representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ministério da Agricultura e Casa Civil. 

A autorização para o emprego das Forças Armadas na Amazônia Legal foi dada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 28 de junho, por meio de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O período abrangido pelo decreto vai de 28 junho a 31 de agosto.      

A escolha dos municípios prioritários foi feita pelo grupo gestor do Conselho Nacional da Amazônia Legal com base na maior quantidade anual de alertas de desmatamento. No Amazonas, foram selecionados os municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré e Novo Aripuanã. No Mato Grosso, as ações vão se concentrar em Apiacás, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçú, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Peixoto de Azevedo e Paranaíta. No Pará, serão fiscalizados os municípios de Altamira, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, São Félix do Xingu e Trairão. Em Rondônia, as ações ocorrerão em Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã do Oeste, Machadinho D’Oeste e Porto Velho.

Pelo decreto, a atuação dos militares ocorrerá exclusivamente em áreas de propriedade ou posse da União, como terras indígenas, áreas federais de preservação, imóveis da União, entre outros. A ação em outras áreas somente poderá ser realizada se houver pedido do respectivo governador do estado ao presidente da República, o que já foi feito no caso de Rondônia. 

Desde 2019, foram autorizadas duas operações das Forças Armadas na Amazônia, chamadas Verde Brasil 1 e 2. A mais recente delas se encerrou em abril.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Solidariedade que aquece


Soraya Brandão | Publicada em 06/07/2021 21:27

O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, recebeu, nesta terça-feira (06), a Primeira-Dama da República, Michelle Bolsonaro. Ela esteve na sede da Pasta para receber as doações feitas pelos servidores civis e militares do Ministério da Defesa e das Três Forças Armadas, em apoio à 2ª edição da Campanha do Agasalho, do Programa Pátria Voluntária. A iniciativa foi encerrada em 30 de junho, com arrecadação de mais de mil peças.

Com gratidão e simpatia, a Primeira-Dama enalteceu o empenho e a disponibilidade da Defesa no apoio às campanhas. “Queria agradecer, de coração, a mobilização de todos, que, de forma expressiva, vai colaborar com milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade em Brasília. Deus os abençoe!”, disse.

Participaram, ainda, do evento o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira, o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD), Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas, o Assessor Especial do Ministro Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, representando a Aeronáutica, o Assessor Especial do Ministro Vice-Almirante (FN) Pedro Luiz Gueiros Taulois, em nome da Marinha, e o General de Brigada Marco Antônio Martin da Silva, representando o Exército, além de outras autoridades do Ministério e convidados.

Mais ações solidárias

O Ministério da Defesa é parceiro no Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado – Pátria Voluntária desde sua criação. O Pátria Voluntária procura sensibilizar a sociedade para ações humanitárias, destacando o Brasil como um país mais justo e solidário. Sob a coordenação da Primeira-Dama, a iniciativa conta com a participação de 24 integrantes, sendo 12 representantes dos Ministérios e 12 da sociedade civil.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


DECEA realiza VI Ciclo de Seminários da Cátedra de Meteorologia Aeronáutica


Da Redação | Publicada em 06/07/2021 14:29

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) promoveu, nos dias 22 e 23 de junho, o VI Ciclo de Seminários da Cátedra de Meteorologia Aeronáutica.

Fruto de uma parceria entre a organização, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade da Força Aérea (UNIFA), a sexta edição do ciclo foi realizada em formato híbrido: no auditório do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA e por videoconferência. O evento reuniu autoridades, professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação de Meteorologia Aeronáutica em dois dias de palestras e debates.

Aberto pelo chefe da Divisão de Normas do SDOP, Coronel Especialista em Meteorologia Felipe Do Souto De Sa Gille,  o ciclo apresentou, ao longo de dois dias de palestras,  a evolução dos trabalhos desenvolvidos às autoridades do DECEA e aos integrantes do Comitê Científico da Cátedra de Meteorologia, formado por doutores em Meteorologia Aeronáutica do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da UFRJ.

Voltado a um público especializado da Academia e do Mercado (alunos do curso de Meteorologia das diversas universidades do país, integrantes de empresas aéreas, entre outros), o evento dispôs de palestras que abordaram as temáticas de trabalhos de conclusão de curso dos alunos, conforme programação exposta nos quadros abaixo.

A Cátedra de Meteorologia Aeronáutica é um convênio firmado entre o DECEA, a UFRJ e a Universidade da Força Aérea (UNIFA) com objetivo de capacitar oficiais previsores da Aeronáutica em cursos de Mestrado e Doutorado. Os ciclos de seminários são promovidos semestralmente, geralmente em junho e dezembro, no intuito de monitorar os trabalhos realizados no âmbito da Cátedra.

A iniciativa já viabilizou formações de doutores e mestres, cujas pesquisas estão sendo acompanhadas pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA)  com o propósito de operacionalização. Atualmente, vem sendo disponibilizadas duas vagas para mestrado e uma para doutorado, a cada ano, para os oficiais especialistas em meteorologia. O convênio foi firmado por cinco anos (2018 -2022) e poderá ser renovado.

Edição de Julho destaca o Dia do Nascimento de Alberto Santos-Dumont


Agência Força Aérea | Publicada em 07/07/2021 00:11

A edição do Notaer de julho traz, com matéria de capa, o Dia do Nascimento de Alberto Santos-Dumont, lembrado em 20 de julho. O Pai da Aviação completaria seus 148 anos de existência. A publicação deste mês apresenta, também, outra matéria sobre a data comemorativa deste mês: 16 de julho, o Dia do Veterano. O leitor vai poder conferir, ainda, sobre a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na campanha de vacinação contra o novo Coronavírus em todo País.

No Notaer de julho, tem matéria sobre a chegada de novos Oficiais e Graduados na Esquadrilha da Fumaça, sobre a reativação do IV COMAR, em São Paulo, além da participação da FAB no resgate e transporte de animais.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL DO TRONO - Pastor e músico da FAB leva fé e esperança a pacientes e profissionais


Thalis Silva | Publicada em 06/07/2021 10:00

Um pastor evangélico decidiu levar conforto para pacientes e trabalhadores da área da saúde através de uma ação emocionante; tocando saxofone. Ele decidiu usar seu dom para levar mensagens de fé e esperança por meio da música.

Rogerio Silva é subtenente da Força Aérea Brasileira (FAB) e nos últimos dias tem viralizado vídeos em que ele toca saxofone em frente à hospitais, entre eles o Armando Vidal, na cidade de São Fidélis, no interior do estado do Rio de Janeiro.

Músico da FAB, o pastor resolveu tocar seu instrumento na frente da unidade hospitalar e assim levar uma mensagem de fé e esperança aos pacientes, familiares e trabalhadores da linha de frente da pandemia da Covid-19. Ele conta como tem sido se apresentar à frente dos hospitais.

“Deus tocou no meu coração pra fazer algo pelas pessoas através do dom que ele me deu. Foi a minha primeira apresentação, a partir daí recebi vários convites da Secretaria de Saúde do Rio pra tocar em vários hospitais, lembrando que esse trabalho é voluntário”, disse o pastor ao SF Notícias.

Pastor da Igreja Nova Vida, em São Fidélis, Rogerio foi ordenado para essa congregação recentemente. Ele batizou o projeto como “Melodia nos Hospitais”, tocando canções como “Aleluia”, “Descansarei” e “Faz Um Milagre em Mim”.

Desde que começou a usar seu dom com o sax para se apresentar à frente dos hospitais, já tocou nas vários unidades hospitalares como Getúlio Vargas, Adão Pereira Nunes, Alberto Torres, Hospital da Mulher, Hospital Mãe, Hospital Moacyr do Carmo, Hospital do Olho e Rio Imagem.

Segundo ele, o objetivo é alcançar, através da música, não apenas pacientes e familiares, mas também os profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos e equipes de apoio, neste momento tão difícil que o mundo atravessa.

“É inexplicável as mensagens que recebo. Tenho recebido inúmeras mensagens de agradecimento e de gratidão”, contou o pastor.