NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


FAB participa de ações do Programa de Atividades Motoras para Deficientes

Em Manaus, militares das Unidades Aéreas e de Infantaria puderam apresentar a atuação da Força Aérea Brasileira na Região Amazônica

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 06/06/2022 16:56

Na última quinta-feira (26/05), militares da Base Aérea de Manaus (BAMN) participaram do 22º aniversário do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE), desenvolvido pela Faculdade de Fisioterapia e Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento foi coordenado pelo Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) visando promover uma tarde informativa e lúdica aos envolvidos no projeto.

Na ocasião, militares das Unidades Aéreas e de Infantaria subordinadas à BAMN puderam apresentar a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na Região Amazônica, além de expor equipamentos utilizados nas diversas missões que realizam.Clique aqui para baixar a imagem original.

A idealizadora do programa, Professora Cátia Augusta Tomé Lopes, explica que iniciativas como essa proporcionam às pessoas com deficiência motora, além de momentos amistosos, o sentimento de inclusão na sociedade. “O programa visa o desenvolvimento de potencialidades de pessoas com deficiência por meio da atividade motora, e é muito importante que, em diversas ocasiões, o grupo de alunos possam ter uma interação com outras entidades. As Forças Armadas têm se configurado como uma grande parceira, em função do que desenvolvem na sociedade e pela alegria que proporcionam aos alunos quando realizam atividades de inclusão”, disse.

A exposição contou com a mostra de Equipamentos de Sobrevivência das aeronaves C-98 Grand Caravan e C-97 Brasília, do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) - Esquadrão Cobra; Equipamentos de voo, como capacete e trajes, utilizados pelo Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) - Esquadrão Harpia; Rádios de comunicação e um mockup do míssil IGLA-S, empregados pelo Segundo Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) e de uma demonstração dos Cães de Guerra do Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN). Para o Tenente Aviador Luca de Souza Mendes, integrante do 7º ETA, a participação no evento proporcionou mais que a divulgação da missão da FAB, possibilitou uma realização pessoal ao integrá-los à sociedade. “Participar desse evento, representando a Força Aérea Brasileira, é muito gratificante, pois podemos divulgar a missão da Instituição e propiciar momentos de alegria para os integrantes do PROAMDE”, disse.

Essa é a primeira vez que a FAB, por meio da BAMN, participa do Programa desenvolvido pela UFAM, como destacou a Professora Romina Carla da Silva Miquiles. “É uma honra participar deste programa e ver a alegria nos olhos dos alunos ao interagirem com os militares da Força Aérea e sua belíssima exposição. É a primeira vez que contamos com a presença da BAMN, e nós da comissão organizadora, estamos muito felizes e agradecidos por essa inestimável contribuição”, disse.

PORTAL PODER AÉREO


Capitão com 75 anos de serviço despede-se da Força Aérea Brasileira (FAB)


Da Redação | Publicada em 06/06/2022:00

Entre suas tarefas na Instituição, ele foi Assistente do Ministro da Aeronáutica, Marechal do Ar Eduardo Gomes, que passou a ser Patrono da Força Aérea Brasileira

Após 75 anos de dedicação à Força Aérea Brasileira (FAB), despediu-se, nesta quinta-feira (02/06), do convívio diário do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), o Capitão Reformado do Quadro de Administração Arnaldo Jorge.

A cerimônia de despedida, que aconteceu no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF), foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando, além de demais militares das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Aos 93 anos de idade, o Oficial atuou por 57 anos na Assessoria de Recursos Humanos (GC1) do GABAER. Na cerimônia, estavam presentes familiares do Capitão, além dos militares que integravam a seção, os quais despediram-se agradecendo pela oportunidade de atuarem juntos, além dos desejos de saúde e sucesso.

Durante o discurso, o Comandante da FAB destacou os atributos pessoais do Capitão, como humildade, discrição, generosidade e proatividade para o cumprimento das demandas. “Arnaldo, vamos sentir muito sua falta, mas não sua ausência, porque você está dentro de cada um de nós. Essa será sempre a sua casa, que construiu durante 75 anos e veio para Brasília ainda com barro, acompanhar o Ministro Eduardo Gomes. Muito obrigado e, não tem como, além da emoção, agradecer por tudo que fez, por todas as pessoas que ajudou, por todos os processos que foram bem instruídos com sua experiência, seu conhecimento e sua simplicidade. Que seja feliz junto a sua família, por essas próximas páginas da sua vida”, disse o Oficial-General.

Amigo de caserna, o Capitão José Vellozo de Carvalho comentou sobre a despedida. “Uma figura ímpar, singela, amigo e leal. É um privilégio conviver com ele, pois está sempre pronto, com sua amizade para ajudar quem precisa com suas informações e orientações. Uma coisa boa poder ter convivido com ele e, por isso vim aqui, cheio de alegria e felicidade, abraçar meu amigo nesse dia”, acrescenta.

Para o Capitão, o dia foi de emoção. “É um momento especial por ter passado todo esse período na Força Aérea Brasileira sem perceber que o trabalho absorvia todo o meu tempo. Foi uma satisfação imensa estar aqui e resolver os problemas que se apresentavam. Sempre atuei no Gabinete e exerci várias funções, mas a principal foi na Assessoria de Pessoal onde acumulei cargos como Chefe da garagem, da Secretaria e da Assessoria Jurídica. De fato, nunca tirei o pé da GC1. Acho que cumpri a missão e melhor sair assim, com esta homenagem e com o coração preparado para novas atividades, do que com a bandeira do Brasil por cima”, afirma o Oficial.

Trajetória militar do Capitão Arnaldo

A trajetória profissional do Capitão Arnaldo se confunde com a própria história da FAB. Após seis anos de existência, a FAB recebeu, aos 17 anos, o jovem Arnaldo no lendário Campos dos Afonsos, no Rio de Janeiros (RJ), quando iniciava sua vida militar. Durante o período em que permaneceu na ativa foi Soldado, Cabo e concluiu em 1957 o Curso de Sargentos Escreventes da Aeronáutica, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). O militar ingressou no Quadro de Administração do Corpo de Oficiais da Aeronáutica, quando em 1964 foi declarado Aspirante a Oficial pela antiga Escola de Oficiais Especialistas e de Infantaria de Guarda, sediada em Curitiba (PR).

Foi em 1965 que o então Tenente Arnaldo apresentou-se no Gabinete do Ministro da Aeronáutica, ainda com sede no Rio de Janeiro. Ele cumpriu a relevante tarefa de ser Assistente do Marechal do Ar Eduardo Gomes, que passou a ser Patrono da FAB. A sede do Ministério da Aeronáutica foi transferida para Brasília, em 1970, quando o então Capitão Arnaldo também passou a atuar na capital federal. Além da carreira militar, o Oficial preocupou-se em acumular conhecimento no meio civil quando formou-se no curso superior em Direito e Administração de Empresas.

PORTAL AEROFLAP


Tripulantes do futuro KC-30 da FAB fazem cursos na UniAzul, em Campinas


Redação | Publicada em 06/06/2022 19:00

O Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, divulgou nesta segunda-feira (06/06) fotos de militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizando os primeiros treinamentos.

Todo o curso de operação do futuro KC-30 da FAB para Pilotos, Comissários de Bordo e Mecânicos está sendo ministrado na UniAzul, localizada ao lado do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. 

Na foto abaixo podemos ver que até o presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, participou desse primeiro momento do treinamento.

A Azul Linhas Aéreas forneceu dois aviões A330-200 para a FAB, que serão convertidos para a versão MRTT, de reabastecimento aéreo, carga e transporte de passageiros. A companhia atendeu todos os quesitos da licitação, e fez uma oferta no valor global de aproximadamente US$ 80 milhões, o equivalente a R$ 375 milhões de reais, na cotação atual. 

Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato. Logo, os dois aviões estarão com a FAB ainda em 2022, porém, a Airbus precisará de alguns meses para realizar a conversão para MRTT, e esses aviões só estarão em atividade em 2024.

Ambas, que já estão com suas matrículas definidas (FAB 2901 e FAB 2902), receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ). Diversos países já operam o A330 MRTT, a exemplo da França, Reino Unido e Austrália, dentre outros.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL BIDS - IV COMAR promove campanha de doação de sangue


Da Redação | Publicada em 06/06/2022 12:00

Militares da Guarnição da Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP), realizaram, na última terça-feira (31/05), uma ação voluntária de doação de sangue, junto ao Banco de Sangue de São Paulo. A ação foi uma iniciativa do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), e contou com a participação de integrantes do seu efetivo, além de militares do Parque Material Aeronáutico (PAMA-SP), Secretaria de Apoio da Subdiretoria de Administração e Abastecimento, Subdivisão da Diretoria de Administração da Aeronáutica (SASDAB-DIRAD), Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) e Grupamento de Apoio de São Paulo (GAP-SP), totalizando 45 militares.

Dentre os doadores esteve o Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima, que, após sua doação, conheceu as instalações do banco de sangue, incluindo o ambulatório transfusional onde pacientes específicos recebem, diretamente no próprio local, a transfusão de sangue.

A ação teve o intuito de ajudar o pequeno Pedro Marques de Assis Silva, de seis anos, mais conhecido como Pedrinho, que passou por uma cirurgia em decorrência de agravamento de uma pneumonia e precisou de doação de sangue do tipo O+ (positivo). E, durante a ocasião, os militares foram acompanhados pelas enfermeiras Ariane Pirol, Mayara Santos e Janaína Ferreira, que atuaram na captação e coordenação das doações de sangue.

De acordo com Ariane PiroClique aqui para baixar a imagem original, ações como essa, realizada pelo efetivo da Força Aérea Brasileira (FAB), são fundamentais para manutenção dos estoques, principalmente nesta época do ano em que os índices de doação caem bastante. “Essas iniciativas se revestem de especial importância à sociedade já que os doadores não conhecem ou não têm vínculo com os pacientes que eventualmente receberão a doação”, disse.