NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


Força Aérea utiliza aeronaves reais para treinamento de sargentos

Instrutores aplicam, na prática, como devem ser as ações de resgate em caso de acidentes aeronáuticos

Publicada em 06/06/2019 05:50

A formação dos futuros sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB), na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), não se restringe apenas a aulas em sala, com a parte teórica.

Em instruções práticas, os alunos simulam acontecimentos reais, situações de emergência, utilizando aeronaves reais, desativadas e em exposição, espalhadas no interior da escola.

“É importante utilizar as aeronaves porque, além de serem auxílios à instrução, sem custos adicionais, os alunos têm a oportunidade de vivenciar situações simuladas, que se aproximam muito da realidade, contribuindo para a aplicação da teoria na prática”, comentou um dos instrutores, o Sargento Leonardo Padilha Leote.Uma dessas instruções ocorreu no dia 31 de maio para os alunos da especialidade de Bombeiro. Os instrutores aplicaram, na prática, como devem ser as ações de resgate em caso de acidentes com aeronaves.

A simulação foi dividida em três momentos, todos com vítimas em aeronaves. Na primeira situação, foi utilizado o C-95 Bandeirante, em chamas em seu interior, que resultou num pouso de emergência. Os alunos tiveram que, em meio ao caos, resgatar o piloto e uma vítima no interior do C-95.

Na segunda situação, os futuros sargentos tiveram que resgatar o piloto e um tripulante, após acidente ocorrido com um Helicóptero (UH-1H ). A terceira foi uma simulação de busca e resgate de um piloto ejetado numa área próxima a aeronave, um Mirage F-2000.

“Na teoria, aprendemos tudo que deve ser feito, mas, na prática, a situação muda, e muda bastante. Temos que pensar rápido, os instrutores fazem muita pressão, criam um ambiente tenso, como se fosse um caos real. Tudo isso é fundamental, pois com essa prática conseguimos identificar possíveis erros, quais são as prioridades, como pensar e agir em situações de risco e emergência, garantindo assim ações assertivas numa ocorrência real”, comentou a aluna Marcelly Souza Cruz, da 3ª série do Curso de Formação de Sargentos (CFS).

OUTRAS MÍDIAS


JCNET - Bauru recebe a sexta edição do Arraiá Aéreo neste final de semana


Redação | Publicada em 06/06/2019 11:20

A Prefeitura de Bauru, em parceria com a Fundação Astronauta Marcos Pontes promove neste sábado (8) e domingo (9), a 6ª edição do Arraiá Aéreo: Inspirando Gerações 2019, no Aeroclube da cidade. No sábado, os portões serão abertos ao público às 13h e a festa vai até às 21h. Já no domingo, começa a partir das 8h e segue até às 19h. 

A solenidade de abertura está marcada para as 14h, com a presença do Astronauta Marcos Pontes, Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, o prefeito Clodoaldo Gazzetta, demais autoridades municipais, estaduais e federais, apresentação da Banda da Força Aérea Brasileira, Banda Marcial do SESI e encerrando a solenidade com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

De acordo com os organizadores, esse ano o evento conta com três amplas praças de alimentação, sendo barracas típicas juninas, área kids (carrossel, cama elástica, ‘tremzinho’ entre outros), exposições científicas e socioeducativas, trazendo muito entretenimento, tecnologia e inovação, atrações musicais, exposições de aeronaves e estáticas e apresentações aéreas.

Além disso, a população que for ao evento neste ano, poderá colaborar com a entrada solidária, que é 1 quilo de alimento não perecível ou 1 quilo de ração animal ou R$ 5,00 (até 12 anos) e R$ 10,00 (acima de 12 anos). Todos os mantimentos que forem arrecadados serão revertidos para 40 entidades assistenciais do município de Bauru.

Serão dois palcos com os mais variados shows musicais. Entre as atrações já confirmadas estão: Move Over, Banda Kadois, Banda Marcial do SESI, Silvio Young, XYZ, Deck 66, Genaro, Rock Maps, Distrito IV, Banda Liceu Noroeste, Banda Nova Chance, Professora Salete – Ciência em Show, Bella Carazatto, Dr. Whey, TKR Cara – Preta, Banda Marcial do Senai, Orquestra Sertaneja, Palhaço Faísca, Os Kpangas, Acústicos e Calibrados e Supersônica e Banda da Força Aérea Brasileira.

Serviço
Evento: 6ª Edição do Arraiá Aéreo
Datas: 8 e 9 de junho
Horário: sábado (08) 14h às 21h, e domingo (09), das 9h às 19h
Local: Aeroclube de Bauru, Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 19-100.

DEFESA TV- Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira se preparam para o exercício UNITAS 2019


Redação Defesatv | Publicada em 06/06/2019 07:30

Brasil e Chile são os países que irão sediar a 60ª edição do exercício marítimo multinacional UNITAS. Realizado pela primeira vez em 1960 e organizado desde então pelo Comando Sul dos EUA por meio de sua marinha, esse é o mais antigo treinamento dessa natureza nas Américas.

O UNITAS conta com a participação dessas duas nações desde a sua primeira edição. De lá para cá, o exercício vem sendo geralmente executado em duas etapas, uma no Oceano Pacífico e outra no Atlântico, ambas com o propósito de promover a capacidade de atuação conjunta das forças multinacionais envolvidas.

Assim será em 2019, com o Chile como anfitrião da fase chamada de UNITAS PAC, programada para ocorrer em seu litoral entre 24 de junho e 4 de julho. Já o Brasil irá receber a fase UNITAS LANT, a ser desenvolvida em mares do Atlântico, na região do estado do Rio de Janeiro, entre 18 e 31 de agosto.

Cerca de 3.500 militares são esperados para a operação UNITAS LANT, provenientes dos seguintes países, cujas participações estão confirmadas: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Namíbia, Paraguai, Peru e Portugal. Essa será a estreia desse país europeu no UNITAS.

A magnitude do evento e os desafios inerentes a um exercício multinacional como esse exigem preparação. No caso da UNITAS LANT, os últimos ajustes serão feitos na Conferência de Planejamento Final, em junho.

Mas já houve atividades em 2019. Em fevereiro e março deste ano foram realizadas, respectivamente, a Conferência de Desenvolvimento de Conceito e a Conferência de Planejamento Inicial (IPC) com o propósito de elaborar o conceito da operação e estabelecer seus objetivos específicos.

“O resultado foi a assinatura de um memorando de entendimentos, no qual os representantes dos países se comprometeram com os assuntos tratados: objetivos, treinamentos, intercâmbios, unidades participantes, dentre outros”, detalhou o contra-almirante João Alberto de Araujo Lampert, diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha do Brasil (MB).

As reuniões foram lideradas pelo Comando da 2ª Divisão da Esquadra da MB, instituição designada para desempenhar o planejamento e a execução da UNITAS LANT 2019. A instituição também será responsável por exercer o comando da força-tarefa multinacional que será estabelecida durante a operação.

Estiveram presentes nos encontros representantes da MB e de algumas marinhas com participação confirmada. Também atuaram nas reuniões representantes do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) e da Guarda Costeira dos EUA, além de militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

Apoio da FAB

Na IPC de março, ficou definido que a FAB vai participar do UNITAS através do apoio aos meios navais. Com isso, a FAB estará empenhada em operações conjuntas com as outras forças envolvidas, realizando ações antissubmarino, de busca e salvamento, patrulha marítima e reconhecimento aéreo.

Os militares destacados serão da Ala 11 e 12, bases da FAB localizadas no Rio de Janeiro. “A quantidade total de tripulantes será em torno de 50 militares. Teremos ainda mais alguns 30 militares diretamente envolvidos com ações de apoio em solo”, informou o major da FAB Nícolas Gomes Moreira, oficial da divisão de preparo operacional do Comando de Preparo.

O oficial acrescentou que a FAB irá mobilizar para as ações do UNITAS uma aeronave P-3AM e duas aeronaves P-95M, próprias para a realização de patrulhamento, além de dois helicópteros H-36, muito usados em missões de deslocamento e resgate.

As instalações da Ala 12 servirão para abrigar os tripulantes e as equipes de manutenção de aeronaves mobilizadas nas missões. Essa unidade recebeu uma visita de reconhecimento às suas dependências em fevereiro. A comitiva de avaliação foi formada por sete representantes da Marinha do Brasil e dois do USMC.

A expectativa da FAB para a participação no UNITAS é grande. “O ganho operacional de participar de exercícios com outras nações é valioso. O exercício irá, sem dúvida, melhorar as relações amistosas e a cooperação mútua entre as nações e suas forças armadas”, contou o maj Moreira.

UNITAS Amphibious

A edição de 2019 da UNITAS LANT ocorrerá em paralelo à UNITAS Amphibious, que contemplará um exercício de assistência humanitária e ajuda a desastres por meio de uma operação anfíbia.

Quer dizer, enquanto na UNITAS LANT as missões estiverem sendo desempenhadas no mar e no ar, na UNITAS Amphibious vão ocorrer ações do mar para a terra.

O local escolhido para o desembarque das tropas participantes da operação anfíbia é a Ilha da Marambaia, também no Rio de Janeiro, onde a MB possui em centro de adestramento.

O cenário fictício que servirá como pano de fundo dessa missão é o de um país devastado por um furacão e um terremoto, cuja população fica desabrigada, sem comida e sem água.

Diante disso, o desafio dos militares das diferentes forças armadas participantes será o de articulação de processos e métodos, além de alinhamento na comunicação, para tornar possível a assistência à população necessitada.

 

 

TELE.SÍNTESE - Telebras lança serviço via satélite para ISP

O TelebrasSAT oferece a capacidade do satélite para os provedores de internet usarem como redes de redundância ou mesmo para servir de backhaul interligando diferentes cidades.

Miriam Aquino | Publicada em 06/06/2019 11:36

O SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégica) da Telebras tem agora um novo serviço – além de prover comunicação para os militares e banda larga para as escolas e postos de saúde . Vai ser usado também para atender aos provedores de internet em suas necessidades de backbone e backhaul.

Segundo o diretor Comercial da estatal, Hélcio Vieira, o TelebrasSAT, que foi lançado no Abrint 2019,   é a comercialização da capacidade do satélite para os pequenos provedores de internet. “A Telebras não pode oferecer serviço de banda larga para o consumidor final, mas ela atua quase como um regulador de preço do mercado, pois, onde está presente, os preços caem”, avalia Vieira.

Embora não diga quais serão os preços cobrados para os provedores, pois segundo ele,  variam conforme o volume de links contratados, Vieira explica que o produto da empresa tem dois importantes diferenciais: oferece a mesma capacidade de 20 Mbps de download e 2 Mbps de upload em todo o território brasileiro, e o nível de segurança é acima da média, já que seus centros de controle estão com o grau Tier 4. Os pacotes oferecidos para os provedores preveem franquias de 20, 50 e 100 GBps.