NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Força Aérea mostra mais da participação na maior feira aeroespacial da América Latina


Murilo Basseto | Publicada em 06/04/2022

A Força Aérea Brasileira (FAB) participa, de 5 a 10 de abril, da Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), em Santiago, no Chile. As aeronaves KC-390 Millennium, A-29 Super Tucano e VC-99 Legacy representam a FAB no maior evento do setor aeroespacial da América Latina.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Almeida Baptista Junior, conheceu as instalações do evento na terça-feira, 5 de abril. “Estamos aqui representando produtos nacionais, o que é motivo de orgulho. Nossa comitiva vai se dividir de acordo com as áreas de interesse, visitando estandes e interagindo com empresas”, disse o Comandante no primeiro dia da feira.

A Esquadrilha da Fumaça realizará demonstrações em todos os dias da feira e a expectativa é de uma grande presença do público no fim de semana, quando visitantes em geral poderão entrar no Aeroporto Internacional de Santiago para acompanhar as atividades aéreas.

“É um grande privilégio para qualquer piloto representar o seu país, representar a sua Força. É uma felicidade imensa ter o apoio de toda a FAB pra mostrar o que o Brasil tem de melhor”, destacou o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira.

Uma das aeronaves KC-390 Millennium do 1º Grupo de Transporte de Tropa – Esquadrão Zeus, que realizou o transporte dos militares brasileiros para o evento, também está exposta para demonstrar suas capacidades.

“O que trouxemos para a FIDAE foram algumas das configurações operacionais da aeronave, como a Evacuação Aeromédica (EVAM) com uma cápsula de Defesa Biológica, Química, Radiológica e Nuclear (DBQRN); a Busca e Salvamento com uma posição para o observador SAR (do inglês Search and Rescue); e reconfiguração rápida de carga para passageiros”, explica o Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Zeus, Major Aviador Daniel Elias Souza.

Para chegar ao Chile, as aeronaves da FAB realizaram a travessia da Cordilheira dos Andes em formação e, a partir do KC-390 Millennium, foi possível registrar os A-29 Super Tucano durante o voo.

Para acompanhar todas as novidades da FIDAE 2022, clique aqui.

Alcança 500 mil horas de voo a frota mundial de aviões brasileiros A-29 Super Tucano


Murilo Basseto | Publicada em 06/04/2022

A Embraer anunciou nesta quarta-feira, 6 de abril, durante a edição 2022 da FIDAE (Feria Internacional del Aire y del Espacio), no Chile, que a frota mundial de aeronaves A-29 Super Tucano alcançou a marca de 500 mil horas de voo.

Com mais de 260 unidades entregues, a aeronave já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), além de vários países da América Latina, como Chile, Colômbia, Equador e República Dominicana, além do Brasil, primeiro operador da aeronave no mundo.

“Estamos muito felizes de poder compartilhar este importante marco com a Força Aérea do Chile, nosso cliente de longa da data”, disse Bosco Costa Junior, Chief Commercial Officer, Embraer Defesa e Segurança. “Além das 500 mil horas de voo, o A-29 acumula também mais de 60 mil horas em combate. De fato, é a única plataforma turboélice de ataque leve, reconhecimento e treinamento avançado atualmente em produção com atuação comprovada em combate em conflitos ao redor do mundo.”

“Desde a chegada dos primeiros exemplares destes aviões à Força Aérea Chile, em 2009, os A-29 Super Tucano têm se destacado por versatilidade operacional, robustez e custos de operação. Agradeço à Embraer por ter escolhido a FIDAE para celebrar este marco tão importante na história operacional do Super Tucano”, disse o Comandante em Chefe da Força Aérea do Chile, General Arturo Merino Núñez.

Desenvolvido para atender aos exigentes requisitos da Força Aérea Brasileira (FAB), o A-29 pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência.

Robusto e versátil, o A-29 tem a capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas em ambientes hostis e com pouco suporte, tudo isso aliado a baixos custos operacionais e alta disponibilidade (superior a 90%).

Além das funções de combate, a aeronave é amplamente utilizada como treinador avançado. Sua capacidade de simular missões de combate e fazer upload e download de dados de voo o tornaram uma plataforma de treinamento altamente eficaz.

Como uma verdadeira aeronave multimissão, o A-29 é flexível o suficiente para fornecer às forças aéreas uma única plataforma para ataque leve, reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado e treinamento avançado, otimizando assim suas frotas.

É equipado com uma variedade de sensores e armas de última geração, incluindo um sistema eletro-óptico/infravermelho com designador de laser, óculos de visão noturna, comunicações seguras de voz e dados. Por tudo isso, o A-29 Super Tucano representa o melhor de sua classe, combinando desempenho superior com armas do século 21, sensores integrados e sistemas de vigilância para criar um componente altamente eficaz de poder aéreo.

Outros clientes incluem Indonésia, Líbano e Filipinas. Na África, o A-29 foi escolhido por Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Angola e, mais recentemente, Nigéria.

Conheça os pilotos do histórico primeiro voo dos caças Gripen da FAB no Brasil


Murilo Basseto | Publicada em 06/04/2022

Como visto mais cedo no AEROIN, um percurso de aproximadamente 50 minutos marcou o primeiro voo das duas aeronaves F-39 Gripen na Força Aérea Brasileira (FAB).

Os dois aviões multimissão de produção em série, que chegaram ao Brasil na sexta-feira (01/04), decolaram do Aeroporto de Navegantes (SC), nesta quarta-feira (06/04), rumo ao Centro de Ensaios em Voo, localizado em Gavião Peixoto (SP), onde pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab executarão testes até que a aeronave receba o certificado militar, que é uma espécie de licença de operação inicial do avião no Brasil.

Para garantir a segurança do voo, as aeronaves passaram, ao longo de três dias, por uma série de procedimentos, como a instalação do assento ejetável e do kit de sobrevivência, além do abastecimento e do preparo para acionamento em solo.

Para a fase de decolagem, a operação também contou com a atuação do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8º GAV) – Esquadrão Puma e do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV) – Esquadrão Pantera, por meio das aeronaves H-36 Caracal e H-60L Black Hawk, respectivamente, que foram escaladas para prestar apoio à operação.

As aeronaves foram conduzidas pelos pilotos Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres e Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, que desde 2020 participaram de treinamentos, inclusive na Suécia, para estarem aptos para o voo histórico.

O Tenente-Coronel Cristiano, que foi o comandante da missão, explicou que, apesar de parecer um voo relativamente simples, foi realizado um detalhado planejamento da rota e do combustível, bem como a seleção de todas as alternativas para o caso de uma emergência. Após isso, essa rota foi inserida no simulador de voo e os pilotos da missão puderam voá-la.

O Oficial ainda destacou a honra que é estar nesse projeto. “Para mim, como piloto de caça, é uma satisfação muito grande poder liderar a primeira formação de Gripens no Brasil. Eu diria que vai voar na minha ala não apenas o Major Abdon, mas todos aqueles que trabalham, desde 2014, para a concepção desse projeto grandioso para a Força Aérea Brasileira”, disse.

O Gerente do Projeto F-X2 na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Coronel Claucio Oliveira Marques, pontuou que a missão foi um desafio, mas um verdadeiro sucesso.

Foram muitas coordenações para que tudo ocorresse bem, não só da FAB, mas também de outros órgãos, como a Prefeitura Municipal de Navegantes, Polícia Militar, Polícia Federal, Receita Federal, Bombeiros Voluntários, CCR Aeroportos, Bombeiros de Aeródromo, Guarda Municipal, Portonave, e a própria Saab, dentre outros. Foram muitas pessoas e muitas Organizações envolvidas para que isso pudesse acontecer. Aproveitamos a oportunidade para externar os agradecimentos a todos que participaram e contribuíram para o sucesso da missão”, ressaltou.

Por fim, o Presidente da COPAC, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, também agradeceu às 154 pessoas envolvidas em algum momento da operação.

“Todos trabalharam arduamente, tanto nesse período em que estivemos aqui em Navegantes, como também no planejamento da missão, desde o desembarque das aeronaves no Porto até o momento da decolagem em Navegantes e o pouso em Gavião Peixoto. Tudo ocorreu exatamente como planejado graças à dedicação de todos”, concluiu o Oficial-General.

PORTAL PODER AÉREO


VÍDEO: Decolagem dos caças F-39E Gripen da FAB de Navegantes (SC) e chegada a Gavião Peixoto (SP)


Da Redação | Publicada em 06/04/2022

Os dois primeiros caças F-39E Gripen de série da FAB decolaram hoje à tarde de Navegantes (SC).

No aeroporto as aeronaves passaram por preparações antes de decolarem em direção Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

 

 

 

 

 

 

 

REVISTA AERO MAGAZINE


Caças Gripen F-39E da FAB fazem testes antes da primeira decolagem

Caças F-39E chegaram a Navegantes-SC no dia 1 de abril e devem seguir nesta semana para Gavião Peixoto-SP

Da Redação | Publicada em 06/04/2022 :00

Nesta quarta-feira (6/4), os dois primeiros caças Gripen F-39E, de construção em série da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram check de motor, taxi e corrida pela pista do aeroporto de Navegantes, Santa Catarina.

Toda uma preparação é necessária para um voo seguro dos caças até unidade da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo, que deve acontecer até sexta-feira (8/4). Os prepartivos incluem a instalação do assento ejetável e do kit de sobrevivência e os devidos testes de todos os sistemas das aeronaves.

Este mesmo processo desde a chaga ao porto, o translado e decolagem até Gavião Peixoto aconteceu com o Gripen F-39E que chegou em 2020 e hoje está na cidade paulista conduzindo os ensaios em voo.

Os aviões chegaram ao Brasil via marítima até o porto de Navegantes no dia 1 de abril. Na madrugada de sábado para domingo (3/4) foi feito o translado dos dois Gripen do porto para o aeroporto, um trajeto de 2 km.

 Apesar da chuva, vários curiosos acompanharam o deslocamento dos aviões pelas ruas da cidade, deslocamento esse feito sob forte esquema de segurança da infantaria da aeronáutica, da polícia militar e do corpo de bombeiros militar do estado catarinense.

Quando chegarem a Gavião Peixoto, os pilotos de testes do fabricante sueco Saab e da FAB irão realizar testes com os aviões para que estes recebam a certificação militar. Após isso, os dois caças deverão ir para seu novo lar, a base aérea de Anápolis, Goiás.

A FAB recebeu suas quatro primeiras unidades em novembro de 2021. Os caças foram entregues formalmente na fábrica da Saab em Linköping, no país nórdico.

O envio das outras duas aeronaves deverá acontecer no segundo semestre deste ano, conforme o planejado devem ser entregues ainda neste semestre.

Ao todo, o Brasil adquiriu 36 unidades do caça, sendo 28 exemplares monopostos (versão E) e oito bipostos (versão F). No acordo com os suecos ficou acertado que o Brasil fará parte do desenvolvimento dos aviões, tendo em vista que alguns modelos serão produzidos em território brasileiro.

FAB fecha licitação com a Azul para compra de dois A330-200

Aeronaves A330 serão empregada em diversas missões, como transporte e reabastecimento aéreo

André Magalhães | Publicada em 07/04/2022 15:15

Foi publicado no Diário Oficial da União que a empresa Azul SA venceu a licitação Nº 220004/CABW/2022 para o fornecimento de dois Airbus A330-200 que serão convertidos para o padrão A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport).

A publicação foi feita pela Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW) na manhã desta quarta-feira (6). O valor da compra está estimado em US$ 80,6 milhões.

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Uma das exigências da Força Aérea Brasileira (FAB) é que a data de fabricação das duas aeronaves seja posterior 01 de janeiro de 2014.

O processo de conversão para o padrão MRTT terá uma outra licitação, com os serviços previstos para acontecer na unidade da Airbus na Espanha.

A compra dos A330 pela FAB oficialmente chamado de Porgrama KC-X3 e foi anunciado em em 2021, pelo presidente Jair Bolsonaro, como uma resposta as necessidades do país no transporte de insumos para combate à pandemia de coronavírus.

Entre os argumentos para a aquisição do A330 MRTT está sua elevada capacidade de transporte, na ordem de 45 toneladas, praticamente o dobro do KC-390 da Embraer.

O modelo ainda pode transportar aproximadamente 300 passageiros, em configuração de alta densidade, além de dispor opcionalmente de uma cabine VIP, para transporte de autoridades e realizar reabastecimento de outras aeronaves.

Este modelo do A330 convertido para missões militares já é utilizado pela França, Reino Unido, Espanha, Otan, Singapura, Coreia do Sul, Austrália, Arábia Saudita e também concorre nos Estados Unidos, programa LMXT.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Em 36ª reunião da CMID, Forças Armadas apresentam economia de R$ 100 milhões em contratos


Isabela Nóbrega | Publicada em 06/04/2022 16:53

 Nesta quarta-feira (06), ocorreu a 36ª reunião da Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMID), na sede da pasta. Participaram do encontro representantes dos Ministérios da Defesa (MD); da Economia (ME); e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); além de outros das Forças Armadas. O uso de Regime Especial de Tributação para a Indústria de Defesa (RETID), pelas empresas, resultou na redução de, aproximadamente, R$ 100 milhões nos contratos executados entre 2014 e 2021. A iniciativa contribui para a retomada do crescimento econômico do País.

Fórum mais alto para a condução da Política Nacional da Base Industrial de Defesa (PNBID), a CMID teve como tema central desta edição os Termos de Licitações Especiais, já autorizados e em tramitação, assim como os valores economizados pelas Forças Armadas com o Regime Especial de Tributação para a Indústria de Defesa (RETID). Houve, ainda, proposta para classificação de um Produto de Defesa (PRODE) e de 104 Produtos Estratégicos de Defesa (PED), além do credenciamento de uma Empresa de Defesa (ED) e de duas Empresas Estratégicas de Defesa (EED), ambas atuam na produção e no desenvolvimento de bens de defesa nacional.

O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos, presidiu o encontro e destacou a importância das atividades da comissão. “O cadastramento de empresas e de produtos de defesa permite economicidade em nossas Forças, por ocasião da aquisição de materiais e de toda a cadeia produtiva. Para a Defesa, para as Forças e para a Base Industrial de Defesa, isso é muito importante.”

Atualmente, a Base Industrial de Defesa possui 966 PED e 107 PRODE. As empresas credenciadas somam 149, sendo que 60 estão habilitadas ao RETID, correspondendo a 609 produtos aptos à aplicação do benefício tributário.

PORTAL DEFESANET


Força Aérea Brasileira participa da Operação Poseidon

Operação iniciou na segunda-feira (04/04) e conceitua-se como uma operação conjunta entre as Forças Armadas

Da Redação | Publicada em 06/04/2022 10:10

Em uma operação conjunta entre Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB), a Operação Poseidon 2022 foi iniciada, na segunda-feira (04/04). Essencial para a Força Aérea no que tange às operações longínquas da costa, a ação irá proporcionar o incremento do nível de interoperabilidade entre as Forças, em relação à padronização de procedimentos operacionais, com a qualificação dos pilotos do EB e da FAB.

A primeira fase da operação visa o Adestramento Conjunto Específico do Ministério da Defesa para pouso de aeronaves H225M a bordo de navios da Marinha do Brasil. Na ação, tripulantes do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão e Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) - Esquadrão Puma da FAB e do 1º BAVEX do Exército Brasileiro se reuniram no Esquadrão HU-2, sediado na Base Aeronaval em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro (RJ), para a realização das instruções teóricas e instrução de UTEPAS (Escape de Aeronaves Submersas).

A operação conjunta irá ocorrer a bordo do NDM BAHIA, na área marítima compreendida entre  as regiões do Rio de Janeiro e Cabo Frio, contando ainda com a participação de aproximadamente 900 militares, que permanecerão a bordo durante toda a operação, que tem previsão de término no próximo dia 9 de abril. Dessa forma, o objetivo essencial da Operação Poseidon 2022 é capacitar e readaptar pilotos e tripulantes das aeronaves H-225M do EB e da FAB, em pouso a bordo, para uma possível operação real a partir de um porta helicópteros.

De acordo com o Coordenador da Operação na FAB, Capitão Aviador Israel Azevedo Luz, do Comando de Preparo (COMPREP) esse contato entre as Forças irá padronizar procedimentos operacionais, o que irá potencializar, ainda mais, os trabalhos conjuntos entre as Força Armadas brasileiras, a interoperabilidade. Além disso, o Capitão Israel destacou como a ação é executada. "Cada tripulante cumprirá o programa de qualificação para operação embarcada que contempla desde o treinamento básico de pouso e decolagem do navio, até os procedimentos de içamento com guincho de resgate das aeronaves (pick-up)", conclui.

PORTAL AIRWAY


FAB confirma compra de dois Airbus A330 da Azul por US$ 80,6 milhões

Parte do projeto KC-X3, aeronaves widebody serão convertidas para uso militar, incluindo modificações para operações de transporte e reabastecimento aéreo

Thiago Vinholes | Publicada em 06/04/2022

A edição do Diário Oficial desta quarta-feira (6) traz a confirmação da compra de dois jatos Airbus A330-200 pertencentes à Azul S.A (holding que controla a companhia aérea) pela Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com a publicação, as aeronaves serão adquiridas pela FAB por US$ 80,6 milhões (equivalente a R$ 378,4 milhões na cotação de hoje).

A Azul foi a única empresa que apresentou uma proposta em resposta a licitação internacional da FAB lançada em janeiro deste ano para a aquisição dos A330. A compra dos jatos de grande porte integram o programa KC-X3, que consiste na aquisição e modificação dos jatos para propósitos militares.

Os aviões serão convertidos para o padrão MRTT (Multi-Role Tanker Transport) da Airbus, com adaptações para missões de transporte e operações de reabastecimento aéreo com outras aeronaves.

O edital elaborado pela Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington pedia dois jatos Airbus A330-200 de segunda mão, fabricados após 2014 e compatíveis com as mudanças exigidas para o padrão MRTT. As aeronaves também não podiam ter mais de 28 mil horas de voo e 4,2 mil ciclos. Outro requisito da licitação restringe os modelos equipados apenas com motores turbofans Rolls-Royce ou General Electric.

Em contato com o Airway, a Azul informou “que foi a empresa vencedora de uma licitação realizada pela FAB, que estava em busca de aeronaves de grande porte para expandir estrategicamente sua frota. Atendendo às premissas do edital, a Azul foi qualificada para concorrer e fez uma proposta para fornecer à FAB duas aeronaves modelo Airbus A330-200. Após a assinatura do contrato, a empresa irá seguir os termos de entregas das aeronaves, o que ocorre ainda esse ano”.

Segundo os termos do edital, a primeira aeronave da Azul deve ser entregue à FAB em até 90 dias após a assinatura do contrato e o segundo aparelho, em 150 dias.

Entre os oito A330 com registros da Azul atualmente, apenas um se encaixa na descrição do edital, o modelo com matrícula PR-AIS, originalmente recebido pela Avianca da Colômbia em 2014 e que chegou a voar pela extinta Avianca Brasil. A companhia aérea, no entanto, ainda não esclareceu se o modelo em questão será destinado à FAB. Sobre a segunda aeronave, a empresa confirmou ao Airway que vai executar a opção de compra de um A330 que atenda os requisitos do edital e posteriormente irá repassá-lo à Força Aérea.

Os custos com a conversão para o padrão MRTT ainda não foram divulgados pela FAB, que pretende contar com aviões-tanque com alcance bem superior ao dos KC-390, da Embraer.

 

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL FGV- Visitação ao Caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira é prorrogada até 29 de abril

Entre crianças, profissionais da área de aviação e curiosos em conhecer o novo membro da frota da FAB, mais de 6 mil pessoas já visitaram a exposição.

Da Redação | Publicada em 06/04/2022

Diante do sucesso da exposição da réplica em tamanho real do novo Caça Multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), visitação foi estendida até o dia 29 de abril. A exposição está aberta à visitação na Esplanada do Centro Cultural da sede da Fundação Getulio Vargas (Praia de Botafogo, 186. Botafogo, Rio de Janeiro), das 9h às 19h (segunda a sexta) e das 8h às 18h (sábados e domingos).

Entre crianças, profissionais da área de aviação e curiosos em conhecer o novo membro da frota da FAB, mais de 6 mil pessoas já visitaram a exposição. Narcisa Furtado, química, estava passando pela rua quando avistou o avião e resolveu entrar. Com a filha no colo, ela não perdeu a oportunidade de conhecer a aeronave. “A exposição é muito boa e ver uma coisa diferente aumenta o nosso repertório”, disse ela. Assim como ela, Álvaro Gurgel, médico, morador do bairro também estava passando em frente à FGV quando viu a exposição e resolveu realizar a sua inscrição. “Foi muito interessante conhecer o novo caça e atendeu as minhas expectativas”, disse ele.

Viviane Carlos de Oliveira Tavares Campos, professora, mãe dos escoteiros do ar Miguel Campos e Felipe Campos, trouxe os filhos para a exposição em busca de mais conhecimento no ramo de aviação, assunto que interessa às crianças. Os meninos estão dentro do movimento escoteiros do ar em que as atividades são focadas na área de navegação aérea. “Quando nós soubemos que tinha a disponibilidade de conhecer a réplica e conhecer um pouco mais sobre o avião, eles ficaram bem curiosos. A gente achou maravilhoso ter isso aqui na nossa cidade”, afirmou Viviane. Além disso, ela ressaltou a possibilidade de tirar várias dúvidas e curiosidades sobre o caça durante a exposição.

Já Felipe Fernandes, engenheiro e empresário da área de tecnologia, sempre foi um entusiasta de aviação. Na época de vestibular, participou de um esquadrão virtual de pilotos. Foi campeão mundial de simulação do Caça F22 e disputou até com pilotos americanos e da força aérea inglesa. Segundo ele, era algo sério dentro do universo de jogos. “Quando vi na internet que era uma réplica de fibra de vidro, não achava que seria uma reprodução tão perfeita. É bem realista. Gostei muito”, comentou. Outro especialista na área, Felipe Menezes, mecânico de aeronaves, salientou que ficou bastante satisfeito com a exposição. “Achei a exposição bem didática. Eu, que sou formado na área, gostei muito dos aviônicos e de toda a estrutura montada. Muito boa a exposição”, avaliou.

Os alunos da FGV também aproveitaram o intervalo das aulas para conhecer o caça. Igor Junqueira, da FGV EMAp destacou que sempre teve muito interesse na área de aeronáutica. “Essa área me fascina, porque ela habita o ápice da tecnologia sempre. Nessa exposição não foi diferente”. Segundo o aluno, os caças comprados pela FAB apresentam o que tem de melhor atualmente, com grandes tecnologias e, em especial, uma versatilidade impressionante (autonomia, espaço de pouso/decolagem, tipos de missão). “Ver em primeira mão o modelo em escala original só torna mais real e imponente o quanto essas tecnologias são incríveis. Pesquisa militar, exceto pela finalidade bélica, gera na verdade uma quantidade massiva de avanços em todas as áreas, o que é extremamente positivo para a sociedade”, finalizou Igor.

Feita de fibra de vidro, madeira e metal, a réplica do mais novo integrante da frota de caças tem 15 metros de comprimento, oito de largura e quatro de altura. A visitação à réplica do Caça Multimissão F-39 Gripen é gratuita e aberta ao público. A faixa etária permitida é a partir de cinco anos (menores de 18 anos, acompanhados de responsável). O visitante pode entrar na cabine, tirar fotos, conversar com os militares da FAB para conhecer os detalhes dessa aeronave com tecnologia revolucionária e cheia de funcionalidades estratégicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEFESA EM FOCO - BASM coordena Exercício Operacional em Santa Maria (RS)


Da Redação | Publicada em 06/04/2022 16:00

A Base Aérea de Santa Maria (BASM) coordena, até o dia 13 de abril, o Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), que tem como objetivo adestrar as equipagens dos Esquadrões Aéreos que cumprem as Ações de Força Aérea de Reconhecimento Aeroespacial, Controle Aéreo Avançado, Interferência Eletrônica e Ataque. O treinamento envolve cerca de 150 militares e aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) como A-1, R-99, P-3AM, P-95BM e as aeronaves remotamente pilotadas RQ-450 e RQ-900, além de meios de defesa antiaérea IGLA-S, da FAB, e Gepard, do Exército Brasileiro (EB).

Ao todo, nove Unidades participam do Exercício, que envolve Esquadrões das Aviações de Caça, Reconhecimento e Patrulha, além de um Esquadrão de Comunicações e Controle e o Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE). O Exército Brasileiro participa do treinamento com meios do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB) e da Sexta Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6º Bia AAAe Ap).

“O Exercício Operacional IVR é sem dúvida um dos mais importantes, devido à necessidade premente de intensificarmos a capacitação dos nossos tripulantes e exploração dos sensores embarcados. Com o intuito de entregarmos as ferramentas e os produtos necessários para o planejamento de emprego dos demais meios aéreos, busca-se conhecer as potencialidades e a limitações dos nossos meios e recursos humanos”, explica o Comandante da BASM e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies.

Para viabilizar controle e comunicações em diversos pontos do território, o treinamento conta, ainda, com o apoio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4°/1° GCC) – Esquadrão Mangrulho, que possibilita o Comando e Controle em regiões remotas.

“É importante destacar que o exercício tradicionalmente é realizado em Santa Maria, em virtude da capacidade das Organizações Militares sediadas em analisar imagens e confeccionar o Relatório de Missão de Reconhecimento (REMIR) ou Relatórios de Vigilância (REVIG)”, acrescentou o Coronel Marchiorato.

As conclusões permitirão conhecer de forma mais profunda as capacidades dos sensores e analistas da FAB, bem como das Ações de Controle Aéreo Avançado e Ataque, que possibilitarão a disseminação da doutrina e a programação de equipamentos de Guerra Eletrônica embarcados.

DEFESA EM FOCO - AKAER recebe Autoridades na FIDAE


Da Redação | Publicada em 06/04/2022 15:46

O executivo de vendas da Akaer Paulo Mensch tem recebido importantes autoridades no estande da empresa durante a FIDAE 2022. Entre elas, estão o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e o embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco, que estiveram no espaço na terça-feira, dia 5 de abril, e puderam se atualizar sobre as tecnologias desenvolvidas pela Akaer em diferentes segmentos – aeroespacial, defesa e segurança, naval.

Neste ano, a companhia completa 30 anos! Estar presente em uma prestigiada feira internacional como uma indústria relevante da Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil é o reconhecimento desses anos todos de trabalho. O estande da Akaer pode ser visitado no Pavilhão Brasil da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde). A feira vai até o dia 10, em Santiago, no Chile.