NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV RECORD


Brasil irá enviar avião para resgatar brasileiros que não conseguem sair da Ucrânia

Além disso, mantimentos serão enviados para ajudar as vítimas da guerra

Da Redação | Publicada em 06/03/2022 22:23

A Força Aérea Brasileira vai enviar na próxima segunda-feira (7), um avião para levar mantimentos e resgatar cidadãos.  Serão 64 passageiros, sendo 47 brasileiros e 17 ucranianos com ligações familiares. Entre os resgatados, são 9 crianças e também animais de estimação. O avião com destino à Varsóvia, na Polônia, vai levar 11 toneladas de mantimentos para as vítimas do conflito.

PORTAL G1


Avião da FAB sai de Brasília, nesta segunda-feira, para levar 11,6 toneladas de ajuda humanitária à Ucrânia

Aeronave KC-390 Millennium também vai resgatar brasileiros que estão deixando país europeu. Carga doada, composta por alimentos, purificadores de água e medicamentos provenientes de doações humanitárias, seguirá para Varsóvia, na Polônia.

Brenda Ortiz | Publicada em 06/03/2022 18:04

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar uma aeronave KC-390 Millennium com a missão de resgatar os brasileiros que estão deixando a Ucrânia, nesta segunda-feira (7). O avião, que também levará 11,6 toneladas de ajuda humanitária para o país europeu, deve decolar da Base Aérea de Brasília (BABR), às 15h.

A carga que será enviada é composta por alimentos, purificadores de água e medicamentos provenientes de doações. Ao todo são:

50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia);

50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma;

10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições);

5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.

O material foi acondicionado em paletes, isto é, em plataformas usadas para empilhar ou transportar materiais por meio de empilhadeiras, carregado no KC-390, e enviado, na manhã deste domingo (6), da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), para a Base Aérea de Anápolis (BAAN). Conforme o cronograma da missão, a carga será realocada em outro KC-390, que irá para a Base Aérea de Brasília.

O destino final da aeronave é Varsóvia, capital da Polônia, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O pouso na capital polonesa está previsto para quarta-feira (9) e os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).

A doação brasileira seguirá da capital polonesa para seu destino final, na Ucrânia, com a assistência da Embaixada do Brasil em Varsóvia. A missão ocorre por determinação da Presidência da República sob coordenação do Ministério da Defesa (MD) e do MRE.

De acordo com o chefe da Seção de Operações do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), major aviador Daniel Elias Souza, a condução da missão humanitária gera um sentimento de satisfação muito grande para o Esquadrão Zeus.

"O planejamento, parte fundamental do processo, foi um desafio que demandou atenção em cada detalhe e, nesse contexto, toda nossa equipe tem trabalhado ininterruptamente para que a missão seja cumprida de maneira eficiente, em segurança e sem óbices. Nesse momento, estamos convictos que a bandeira do Brasil mais uma vez será erguida a um alto patamar pelas nossas tripulações, representando, internacionalmente, todo profissionalismo, altruísmo e dedicação dos diversos setores da Força Aérea Brasileira", afirma o major aviador.

AGÊNCIA BRASIL


Ucrânia: Nesta segunda parte o avião da FAB que vai trazer brasileiros


Kariane Costa | Publicada em 06/03/2022 18:38

Parte da Base Aérea de Brasília nesta segunda-feira com destino a Varsóvia, na Polônia, o  avião da Força Aérea Brasileira que vai repatriar brasileiros que deixaram a Ucrânia, nos últimos dias, fugindo da guerra no país.

A previsão é que a aeronave multimissão KC-390 Millenniun volte ao Brasil na quinta-feira pela manhã.

Os cidadãos brasileiros devem embarcar de acordo com critérios definidos pelo Ministério das Relações Exteriores, responsável por coordenar a missão de resgate em conjunto com o Ministério da Defesa.

De acordo com o governo brasileiro, no voo de ida, serão transportadas 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária a ser doado pelo Brasil.

Ainda segundo o Itamaraty, a Embaixada do Brasil na Romênia montou um posto avançado na cidade de Siret, na fronteira com a Ucrânia, para reforçar a acolhida a brasileiros em saída do país vizinho. Até o momento, mais de 130 brasileiros ingressaram em território romeno.

Também foram abertos mais dois postos de atendimento consular nas cidades de Lviv, localizada próxima à fronteira com a Polônia e para onde os brasileiros têm se dirigido; e um outro posto em Chisinau, capital da Moldávia. Para dar assistência a brasileiros que buscam a saída da Ucrânia via Romênia.

Desde o início dos conflitos, mais de 100 brasileiros deixaram a Ucrânia com a apoio do Itamaraty. Eles se dirigem a países fronteiriços, principalmente para a Polônia e a Romênia. A comunidade brasileira na Ucrânia, antes do conflito, era estimada em aproximadamente 500 pessoas. É importante lembrar que em casos de emergência, o plantão consular brasileiro pode ser contatado pelo número de telefone código internacional 55 61 98260-0610.

A Embaixada em Kiev também continua postando orientações por meio de mensagens em seu site, em sua página no Facebook e em grupo do aplicativo Telegram.

DEFESA AÉREA & NAVAL


DCTA realiza cerimônia de passagem do cargo de Diretor-Geral


Guilherme Wiltgen | Publicada em 06/03/2022 09:53

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) está sob novo Comando. Em cerimônia militar realizada nessa sexta-feira (04/03), em São José dos Campos (SP), o Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara transmitiu o cargo de Diretor-Geral da Organização Militar ao Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares subordinadas ao DCTA, dentre outras autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou o DCTA como Órgão de Direção Setorial da Aeronáutica que tem como objetivo alavancar a capacidade operacional da FAB no cumprimento de sua missão. “Certamente que, neste caminho, novas tecnologias transbordarão para diversas outras áreas, mesmo que não ligadas ao Poder Aeroespacial Brasileiro, mas esses ‘spin off’ não podem, independentemente dos interesses ou dos financiamentos envolvidos, ocupar o lugar central das atividades aqui desenvolvidas”, pontuou.

Por sua vez, o Tenente-Brigadeiro Potiguara ressaltou o desafio que foi comandar o DCTA e agradeceu ao efetivo pela parceria. “Os últimos quatro anos foram de intenso trabalho, hora como Vice-Diretor, hora como Diretor-Geral. Foram tempos de aprendizados diários, que proporcionaram uma visão precisa sobre a incumbência precípua do DCTA. Sem citar nomes, expresso minha gratidão aos que fizeram parte dessa governança. Ao nosso Comandante e ao Alto-Comando da Aeronáutica pela compreensão da singularidade deste grandioso Departamento. Foi um grande orgulho e destacada honra para mim”, afirmou.

Por fim, o Major-Brigadeiro Medeiros agradeceu ao Tenente-Brigadeiro Baptista Junior pela confiança e falou sobre as expectativas para a nova missão. “O nosso Comandante, na sua diretriz, já manifestou a importância que o Comando da Aeronáutica dá à área de ciência e tecnologia. Importantes avanços foram concretizados nos últimos anos nessas áreas e nosso objetivo é dar continuidade ao excelente trabalho que vem sendo feito”, concluiu.

O Major-Brigadeiro Medeiros é natural de Montes Claros (MG). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1º de março de 1980, foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 12 de dezembro de 1986 e promovido ao atual posto 25 de novembro de 2018. Foi escolhido, durante reunião do Alto-Comando da Aeronáutica realizada no dia 14/12/21, para ir ao posto de Tenente-Brigadeiro a partir do dia 31 de março de 2022. Possui todos os cursos acadêmicos de carreira e, ainda, curso Interforças de Defesa (École de Guerre), em Paris (França); curso de Pós-Graduação (MBA) em Gestão Administrativa, na Universidade Federal Fluminense; dentre outros.

Dentre as principais funções que já exerceu estão Chefe da Quarta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER); Chefe da Assessoria Parlamentar de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER); Chefe do Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR); dentre outras. Possui mais de 4.500 horas de voo em 20 tipos de aeronaves e 20 condecorações nacionais.

DCTA

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) foi criado em 1969 e é o Órgão de Direção Setorial ao qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do Comando da Aeronáutica. Desde sua criação, tem coordenado e acompanhado pesquisas em vários campos de conhecimento, alcançando resultados práticos, por exemplo, na elaboração de motor a gás, motor a álcool para aviões, urna eletrônica e radares meteorológicos.

Na Organização Militar também são desenvolvidas pesquisas espaciais, como o primeiro ensaio de Tiro em Banco do Motor-Foguete S50 e o primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X.

PORTAL AEROIN


Divulgada a rota do avião KC-390 que vai amanhã buscar brasileiros saindo da Ucrânia


Murilo Basseto | Publicada em 06/03/2022

A Força Aérea Brasileira (FAB) anuncia neste domingo, 6 de fevereiro, a rota que percorrerá amanhã, 7, o avião que buscará brasileiros que estão deixando a Ucrânia.

A FAB vai enviar uma aeronave Embraer KC-390 Millennium com a missão de resgatar os brasileiros, mas, como vimos previamente aqui no AEROIN, também vai enviar 11,6 toneladas de ajuda humanitária para o país europeu.

A carga enviada é composta por alimentos, purificadores de água e medicamentos provenientes de doações. O material foi acondicionado em paletes, isto é, em plataformas usadas para empilhar ou transportar materiais por meio de empilhadeiras, depois foi carregado no KC-390 e enviado, às 10h35 deste domingo, da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), chegando no mesmo dia à Base Aérea de Anápolis (BAAN) às 13h35.

Conforme o cronograma da missão, a carga será realocada em outro KC-390, que irá para a Base Aérea de Brasília (BABR), na segunda-feira (07/03). O destino final da aeronave é Varsóvia, capital da Polônia, com três paradas técnicas de reabastecimento, conforme as escalas que você verá abaixo nesta matéria.

Na capital polonesa, os cidadãos brasileiros devem embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Com a assistência da Embaixada do Brasil em Varsóvia, a doação brasileira seguirá da capital polonesa para seu destino final, na Ucrânia. A missão ocorre por determinação da Presidência da República sob coordenação do Ministério da Defesa (MD) e do MRE.

Fazem parte da carga enviada para a Varsóvia 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia); 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma; 10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições); e 5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.

Para o Chefe da Seção de Operações do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Major Aviador Daniel Elias Souza, a condução da missão humanitária gera um sentimento de satisfação muito grande para o Esquadrão Zeus.

“O planejamento, parte fundamental do processo, foi um desafio que demandou atenção em cada detalhe e, nesse contexto, toda nossa equipe tem trabalhado ininterruptamente para que a missão seja cumprida de maneira eficiente, em segurança e sem óbices. Nesse momento, estamos convictos que a bandeira do Brasil mais uma vez será erguida a um alto patamar pelas nossas tripulações, representando, internacionalmente, todo profissionalismo, altruísmo e dedicação dos diversos setores da Força Aérea Brasileira”, destacou.

Operação Repatriação

A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorre de forma integrada entre as pastas da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde.

A aeronave KC-390 Millennium irá decolar nessa segunda-feira (07) às 15h, com 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e materiais de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo.

Serão efetuadas paradas técnicas em Recife, Cabo Verde e Portugal, e o pouso na capital polonesa está previsto para quarta-feira (9). Os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).

 

PORTAL METROPÓLES (DF)


Avião da FAB levará para Polônia 11,6 toneladas de ajuda humanitária

A aeronave que vai resgatar os brasileiros que estão deixando a Ucrânia partirá com o carregamento na segunda-feira (7/3)

Mariana Costa | Publicada em 06/03/2022 17:05

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar, na segunda-feira (7/3), o KC-390 Millennium com a missão de resgatar os brasileiros que estão deixando a Ucrânia. A aeronave partirá de Brasília às 15h00 (horário de Brasília) carregada com 11,6 toneladas de ajuda humanitária para a Polônia.

Antes da decolagem, às 14h30, haverá cerimônia com a presença de autoridades do governo brasileiro, incluindo os Ministros Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), Braga Netto (Defesa), Marcelo Queiroga (Saúde), e o Ministro interino das Relações Exteriores, Embaixador Fernando Simas Magalhães.

A carga que será enviada é composta por alimentos, purificadores de água e medicamentos provenientes de doações.

Veja os itens:

  • 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia);
  • 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma;
  • 10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições);
  • 5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.
MINISTÉRIO DA DEFESA


Operação Repatriação: Governo Federal envia aeronave à Polônia para resgate de brasileiros e transporte de doação humanitária


Da Redação | Publicada em 06/03/2022 18:00

O Governo Federal envia, nesta segunda-feira (7), de Brasília a Varsóvia, na Polônia, uma aeronave da Força Aérea Brasileira para cumprir missão de resgate dos brasileiros que deixaram a Ucrânia - com o apoio da diplomacia brasileira - e de transporte de doação humanitária, por solicitação daquele país. A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorre de forma integrada entre as pastas da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde.

A aeronave, um KC-390 Millennium, irá decolar às 15 horas, com 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo – utilizados em locais sem recursos e em situações extremas, como guerras e conflitos. O pouso na capital polonesa está previsto para quarta-feira (9) e os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).

Antes da decolagem, às 14h30, haverá cerimônia com a presença de autoridades do governo brasileiro, incluindo os Ministros Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), Braga Netto (Defesa), Marcelo Queiroga (Saúde), e o Ministro interino das Relações Exteriores, Embaixador Fernando Simas Magalhães.

Credenciamento: Os jornalistas interessados em fazer a cobertura do evento devem realizar o credenciamento até segunda-feira (7/3), às 12 horas, pelo e-mail [email protected]. A solicitação deve conter nomes completos dos integrantes da equipe e números dos documentos de identificação.

Os profissionais de imprensa serão recebidos na Base Aérea de Brasília até às 13h30. O acesso ocorrerá pelo portão principal, onde haverá orientação sobre o deslocamento para o local da cerimônia.

Serviço: Cerimônia de lançamento da Operação Repatriação e partida da aeronave com doação humanitária
Data:
 07/03
Horário: 14h30
Local: Base Aérea de Brasília

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Brasil enviará 11,6 toneladas de alimentos, remédios e purificadores de ar para a Ucrânia

O avião cargueiro Embraer KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira, que vai buscar brasileiros que estão deixando a Ucrânia, levará doação humanitária

Da Redação | Publicada em 06/03/2022 09:49

O avião cargueiro Embraer KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB), que deverá decolar neseta segunda-feira (7), para a missão de repatriação de cidadãos brasileiros que estão deixando a Ucrânia, irá transportar, na ida, doação humanitária do Brasil com 11,6 toneladas de alimentos, medicamentos e purificadores de água.

A logística de entrega da expressiva carga de alimentos é resultado do esforço conjunto, em pleno Carnaval, do Movimento União BR e das empresas LATAM Airlines – através de seu Programa Avião Solidário -, Simple Nutri e Luna Express, e à estreita coordenação com o Governo Federal e as Nações Unidas.

A pedido da Agência Brasileira de Cooperação, as Nações Unidas adquiriram 10 toneladas de alimentos desidratados, 100% naturais, de alto teor nutritivo e reconstituição fácil e instantânea. Essa carga essencial foi fornecida pela Simple Nutri, empresa brasileira de alimentos desidratados com alcance global no combate à fome e à desnutrição, que, semanas atrás, no Brasil, distribuiu-os às vítimas das intensas chuvas na Bahia, no Maranhão, em Minas Gerais e em Petrópolis (RJ). Agora, seus risotos e suas sopas irão não apenas saciar a fome dos ucranianos, mas sobretudo alimentá-los, física e psicologicamente.

Para o Itamaraty, a união de todos foi fundamental para viabilizar a operação. Esses alimentos, assim como os demais itens da doação humanitária do Brasil, foram reunidos “para atender às necessidades mais prementes do povo ucraniano“, explica nota da Chancelaria brasileira.

Sobre o movimento

O União BR é um movimento nacional apartidário que reúne voluntários de todo o Brasil e foi fundado no início da pandemia no País, em março de 2020. Presente em 24 estados, já beneficiou mais de 15 milhões de pessoas e arrecadou mais de R? 280 milhões, usados na doação de equipamentos de proteção individual (EPI), na aquisição e distribuição de toneladas de alimentos, na criação de leitos, equipamentos e insumos hospitalares e na gestão de cursos.

O Movimento União BR liderou doações de usinas e mini usinas de oxigênio para o Estado do Amazonas na campanha SOS Manaus e auxiliou na geração de renda para os manauaras. Ademais, atuou no SOS Bahia, apoiando a reconstrução do Estado, após as fortes chuvas no sul da região, no final de 2021. O Movimento União BR foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2020 e prêmio Escolha do Leitor de 2021, e é reconhecido pela ONU como case mundial. Sua missão é realizar o trabalho assistencial, a fim de promover um legado nos lugares em que atua, formando um hub de ajuda emergencial.

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE


Avião da FAB irá até a Polônia para resgatar brasileiros na Ucrânia e enviar ajuda humanitária

Uma carga de 11,6 toneladas deve partir na aeronave na segunda-feira (7)

Da Redação | Publicada em 06/03/2022 18:26

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) será enviado à Polônia nesta segunda-feira (7), com o intuito de resgatar brasileiros que estão deixando a Ucrânia. O país ainda está passado pelo confronto direto com a Rússia, que invadiu o território no dia 24 de fevereiro. Alimentos, purificadores de água e medicamentos vindos de doações devem ser enviados no KC-390 Millennium, que levará 11,6 toneladas de ajuda humanitária.

Neste domingo (6), a aeronave saiu da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, para seguir até a Base Aérea de Anápolis, em Goiás (BAAN). Após isso, a carca seguirá até a Base Aérea de Brasília (BABR), para depois ir até Varsóvia, capital da Polônia, onde os cidadãos brasileiros deverão embarcar. 

Veja a lista completa da carga que será levada:

  • 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais;
  • 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma;
  • 10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo;
  • 5 kits de medicamentos para emergências médicas.

RESGATE

Segundo o governo, atualmente 500 brasileiros vivem na Ucrânia, que está com o espaço aéreo fechado. Até então, duas aeronaves da FAB estão de prontidão para o resgate e para o envio de mantimentos.

OUTRAS MÍDIAS


G5 NEWS - Aeronave parte de Anápolis com destino a Europa para resgate de brasileiros

Aeronave KC-390 MIllennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), será enviada na segunda-feira (7) com destino a Polônia

Gabriella Vaz | Publicada em 06/03/2022 08:25

Aeronave KC-390 MIllennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), será enviada para a retirada dos brasileiros que estão saindo da Ucrânia desde o início da invasão russa no país, na última quinta-feira (24). A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa na tarde dessa quinta-feira (3).

Desde o último sábado (26), dois aviões KC-390 estavam de prontidão para decolarem da Base Aérea de Anápolis. O avião deve se deslocar do município goiano até a Capital e, na segunda-feira (7) à tarde, deve partir de Brasília (DF) com destino a Varsóvia, na Polônia A aeronave deve fazer paradas em Recife, Pernambuco, Cabo verde, país da África, e em Lisboa, Portugal. A evacuação é coordenada pelo Itamaraty e o Ministério da Defesa. "Os cidadãos devem embarcar [na Polônia] conforme definições do MRE (Ministério das Relações Exteriores)", informou a FAB. Além disso, o avião cargueiro vai levar cerca de 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária. A chegada ao Brasil está prevista para quinta-feira (10), ainda pela manhã. "O KC-390 é a maior aeronave militar desenvolvida e fabricada no hemisfério sul. Já foi empregada em missões de ajuda humanitária, no Líbano, em 2020; e no Haiti, em 2021", escreveu o Ministério da Defesa. Ainda não há informações de quando a segunda aeronave deve deixar o país com destino à Europa. O avião deve continuar de prontidão até uma nova decisão.

Fuga da Ucrânia

Os moradores e estrangeiros começaram a fugir do país desde o início da invasão russa no território, na última quinta-feira (24). Em meio a bombardeios e um avanço das tropas russas, pelo menos 1,5 milhão de pessoas já deixaram o país, segundo a Organização das Nações Unidas. O Itamaraty estima que pelo menos 500 brasileiros residem na Ucrânia e ao menos 100 já conseguiram deixar o país e outras 110 pessoas já procuraram o órgão pedindo ajuda para sair da Ucrânia. A orientação do Itamaraty é que brasileiros façam o registro na Embaixada do Brasil em Lviv, já que a equipe foi transferida de Kiev, Capital do país.