NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Sumiço do avião da Malaysia Airlines completa um ano; veja outros seis mistérios da aviação mundial


Um ano após o sumiço do Boeing-777 da Malaysia Airlines, o mistério continua: onde foi parar o avião, que tem o comprimento de quatro vagões do Metrô de São Paulo e a altura de um prédio de seis andares? 

Na versão das autoridades malasianas e de acordo com os dados de navegação, a aeronave caiu no sul do oceano Índico, sentido contrário ao que deveria tomar para levar as 239 pessoas a bordo de Kuala Lumpur a Pequim no dia 8 de março de 2014.

Assim como seu paradeiro, o motivo da mudança de rota continua sendo um mistério, que alimentou diversas teorias da conspiração e levou a que o voo MH370 entrasse no hall de acidentes misteriosos da aviação mundial.

Segundo a organização Aviation Safety Network, 89 aviões desapareceram e nunca foram encontrados entre 1948 e 2014, dos quais 62 sumiram no mar. Desde 2010, foram apenas três.

Veja abaixo outros exemplos de aviões que sumiram do mapa (pelo menos por algum tempo):


1953 - Avro York da Skywest Airlines

A aeronave saiu do aeroporto de Stansted, perto de Londres, para Kingston, capital da Jamaica, com 39 pessoas a bordo.

Quando sobrevoavam o oceano Atlântico norte, os pilotos enviaram um pedido de socorro e depois a comunicação foi cortada. As causas do acidente nunca foram descobertas.

1962 - Lockheed L1049 da Flying Tiger Lane

Fretado para levar 107 soldados americanos para a Guerra do Vietnã, o avião desapareceu no meio do voo em direção às Filipinas após abastecer em uma base militar na Micronésia, na Oceania.

Após oito dias de busca pelas águas do oceano Pacífico, nenhum destroço foi encontrado. O motivo do sumiço continua desconhecido, embora os investigadores dos Estados Unidos acreditem que a aeronave tenha se destruído no ar.

1972 - Fairchild FH-227D da Força Aérea Uruguaia

Um dos desastres aéreos mais conhecidos do mundo. O avião levava um time de rúgbi uruguaio para uma competição no Chile quando caiu na Cordilheira dos Andes.

As buscas pelos destroços foram encerradas 11 dias após o acidente. Dois meses depois, no entanto, dois sobreviventes conseguiram chegar a um vilarejo chileno e fizeram contato com as autoridades para resgatar as outras 14 pessoas que ainda estavam vivas.

Os sobreviventes afirmam que chegaram a comer carne dos próprios colegas para se manterem vivos. A história deste caso foi contada diversas vezes em livros, como o "A sociedade da neve", de Pablo Vierci, e em filmes, sendo "Vivos" (1993) o mais famoso deles.

1979 - Boeing-707 da Varig

A aeronave cargueira da então maior companhia aérea brasileira saiu de Tóquio com seis tripulantes com destino ao Rio, com escala em Los Angeles. Pouco após a decolagem da capital japonesa, a aeronave perdeu contato com o controle de tráfego aéreo.

Seis tripulantes estavam a bordo e levavam 20 toneladas de carga, que incluíam desde peças de computador até 53 obras do artista Manabu Mabe (1924-1997), avaliadas à época em US$ 1,2 milhão.

As causas do acidente nunca foram descobertas. Neste caso, o comandante da aeronave, Gilberto Araújo Silva, passava por seu segundo acidente aéreo. Em 1973, ele fez um pouso não programado em uma plantação quando outro Boeing-707 da Varig pegou fogo pouco antes de aterrissar no aeroporto de Orly, em Paris.

2003 - Boeing-727 em Angola

O avião havia sido comprado recentemente por uma companhia angolana, mas estava parado no aeroporto da capital Luanda por falta de pagamento. Um mecânico americano era a única pessoa que se sabe que estava na aeronave no momento em que ela começou a se mover sem aviso ao controle de tráfego aéreo e decolou. Sem transponder, a aeronave desapareceu no oceano Atlântico e não foi encontrada.

2009 - Airbus A330-200 da Air France

Com 228 pessoas a bordo, a aeronave decolou do Rio de Janeiro para Paris às 19h29 de 31 de maio. O último contato da tripulação com o controle de tráfego aéreo ocorreu às 22h35, quando o avião passava perto do arquipélago de Fernando de Noronha.

Quarenta minutos depois, mensagens do sistema de monitoramento do Airbus indicaram problemas elétricos e perda de pressurização da cabine, sem que houvesse indicação de outros problemas.

Três dias depois, as autoridades do Brasil e da França confirmaram a queda do avião no oceano Atlântico, mas os primeiros corpos dos passageiros só começaram a ser retirados uma semana depois.

Em 2011, as autoridades francesas conseguiram recolher a caixa-preta e alguns corpos por meio de submarinos. No relatório final sobre a tragédia, a França aponta como causas erros de avaliação dos pilotos, em especial pelo congelamento dos sensores de velocidade.

 

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Embraer prevê margens menores e ações caem 4,4%

A companhia era vista como alternativa mais segura na Bolsa em um cenário de deterioração econômica e alta do dólar

A expectativa da Embraer de trabalhar com uma margem de lucro mais apertada em 2015, combinada com um resultado ruim no ano passado, fez com que as ações da fabricante brasileira chegassem a cair até 13,5% na quinta-feira, 05/03, encerrando o dia com queda de 4,48%.

A desvalorização dos papéis sinaliza um movimento de ajuste por parte dos investidores na companhia, que até então era vista como alternativa mais segura na Bolsa em um cenário de deterioração econômica e alta do dólar, já que a empresa é grande exportadora.

A Embraer estima para 2015 uma margem operacional (Ebit) de 8% a 8,5%, um intervalo inferior ao registrado no ano passado, quando o número ficou em 8,6%. Já a margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos depreciações e amortizações) deve ficar entre 12% a 13%, também abaixo dos 13,2% reportados. A companhia explicou que espera entregar ao longo deste ano uma quantidade maior de aeronaves menores (E175) no segmento comercial, e esse fato deverá resultar em um mix menos favorável.

No total, a empresa espera entregar de 95 a 100 jatos comerciais, acima dos 92 entregues no ano passado, dos quais 67% eram E175. O presidente da companhia, Frederico Curado, disse a analistas que, além do mix pior, a empresa também vê uma pressão de preços, com a forte competição. "E isso, associado com o mix, nos dá um cenário um pouco mais complicado, por isso margens menores em 2015", comentou.

Além disso, a empresa também estima receitas menores para o segmento de Defesa & Segurança, que foi o principal responsável pelo crescimento do ano passado. No caso da divisão de aviação executiva, a Embraer espera ainda se beneficiar da aguardada recuperação do mercado, "que ainda não se materializou totalmente". Prevê uma maior contribuição dos novos jatos executivos Legacy 500 e Legacy 450, que ajudarão no aumento do número total de entregas de jatos executivos no ano, e, consequentemente, no faturamento.

No total, a companhia espera obter uma receita líquida de US$ 6,10 bilhões a US$ 6,60 bilhões, que pode até significar uma queda ante os US$ 6,288 bilhões de 2014. Desse total, a aviação comercial responderá por cerca de 52% ante os 50% de 2014. Já a aviação executiva deve representar 28%, um montante maior que os 25,3% do exercício anterior; enquanto Defesa e Segurança terá queda na participação (de 23,2% para 18%) e na receita, dos US$ 1,456 bilhões reportados no ano passado para de US$ 1,1 bilhão a US$ 1,25 bilhão.

Ao justificar a prevista redução da receita de Defesa, o vice-presidente financeiro da Embraer, José Antonio de Almeida Filippo, disse que a estimativa está ligada à variação cambial. Cerca de 2/3 das receitas da divisão são denominadas em reais. "Em reais, a receita deve ficar estável." Ele também afirmou que, por ora, a Embraer não considera potenciais atrasos nos repasses governamentais, embora tenha admitido que a companhia mantém conversas com o governo para confirmar a execução dos programas conforme o planejado.

 

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Balanço e projeções fracas afetam ações da Embraer


Por Virgínia Silveira E Daniela Meibak |

Os resultados da Embraer no quarto trimestre de 2014 e as projeções da empresa para este ano ficaram abaixo do esperado pelo mercado, que reagiu provocando forte queda nas ações da empresa. Pouco depois das 11 horas, as ações caíram 13,40% e entraram em leilão. Os papéis terminaram o dia cotados a R$ 24,50, queda de 4,48%.

No quarto trimestre a companhia fechou com lucro líquido de R$ 242 milhões, o que representou uma queda de 60,2% ante igual período de 2013. As receitas do segmento de aviação comercial, carro chefe da empresa, recuaram 13% na comparação anual, com menor volume e mix mais fraco, o que levou à queda da margem bruta, de 22,7 % em 2013 para 19,8% no ano passado. No último trimestre a margem bruta ficou em 17,4%, ante 24,6% em 2013.

O Bank of America Merrill Lynch (BofA) destacou a queda na margem Ebit (lucro antes de encargos financeiros, pagamento de juros e impostos) decorrente dos maiores custos de produção e também do maior volume de entregas do jato E-175 (o menor avião da família de jatos comerciais), que representaram 73% da receita total no segmento de aviação comercial.

No segmento executivo, a receita diminuiu 12% e na área de defesa, 3%. O BTG informou esperar que os resultados mais fracos sejam compensados com o real desvalorizado e melhoria no segmento de aviação executiva.

Para o Credit Suisse, no entanto, havia a expectativa de que a depreciação de cerca de 20% do real mais do que compensaria o enfraquecimento do mix de jatos comerciais e o crescimento mais lento nas ordens da aviação executiva, que teve receita 48% abaixo do esperado.

A previsão da empresa para 2015, segundo o vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Embraer, José Antônio Filippo, é de uma geração de caixa negativo menor que US$ 100 milhões. Para o Credit, o número mostra melhora na comparação com o fluxo de caixa negativo de US$ 404 milhões em 2014, mas ainda é decepcionante, já que a expectativa era que a Embraer conseguisse normalizar seu capital de giro durante o ano.

O executivo disse que a área de defesa não é a única responsável por este resultado. "É uma combinação de fatores que inclui também o maior montante de investimentos a serem realizados pela companhia durante o ano", explicou. Em 2014 a Embraer investiu US$ 433 milhões e este ano estão previstos US$ 650 milhões.

A fabricante aguarda definição do governo sobre o novo orçamento para definir o andamento dos programas na área de defesa e segurança. Em teleconferência com jornalistas, Filippo disse que os programas de desenvolvimento do jato de transporte militar KC-390, bem como a modernização dos caças AMX e F-5 continuam ativos, apesar da indefinição quanto ao pagamento dos atrasados.

O atraso no repasse de verbas para os programas de defesa da Embraer foi um dos fatores que levaram a empresa a uma revisão na sua projeção de fluxo de caixa livre em 2014.


A Embraer atribuiu à menor geração de caixa operacional no quarto trimestre de 2014 à combinação de um aumento nas contas a receber de clientes e nos estoques, bem como um declínio no adiantamento de clientes. As contas a receber de clientes tiveram um aumento de R$ 513,8 milhões em relação ao final de 2013 e encerraram 2014 em R$ 1.8 bilhão.

Segundo o Valor apurou, o projeto do jato de transporte militar KC-390, por exemplo, acumulou no ano passado um atraso superior a R$ 500 milhões. Os programas de modernização dos caças AMX e F-5, avaliados em R$ 2,1 bilhões, também foram afetados e a FAB pretende reduzir o número de aeronaves AMX modernizadas de 43 para 30.

Apesar das dificuldades enfrentadas neste setor, o faturamento da Defesa & Segurança alcançou 22,9% de participação na receita total da companhia. A expectativa da companhia é que a área de defesa tenha uma receita entre US$ 1,1 bilhão e US$ 1,25 bilhão este ano.

A carteira de pedidos firmes encerrou o ano com um crescimento de 15% no último trimestre em comparação com o mesmo período de 2013, atingindo US$ 20,9 bilhões.
 

Quatro jornalistas alemães são detidos em Paris por portarem um drone


São Paulo |

Após drones serem avistados sobrevoando a cidade de Paris sucessivas vezes, quatro jornalistas alemães foram detidos pela polícia francesa nesta sexta-feira (6) por portarem um drone, informou o "Le Parisien".

Ironicamente, o equipamento seria usado em uma reportagem sobre o sobrevoo de drones na capital francesa, explicaram os jornalistas. Levados à delegacia, os quatro homens foram libertados logo em seguida por não terem conduzido o drone.

Na quarta-feira (4), as autoridades da França lançaram uma operação para tentar monitorar e prender os pilotos de drones que voam ilegalmente no país. Na terça-feira (3), um tribunal de Paris condenou um jornalista da al-Jazeera a pagar uma multa de 1.000 euros (R$ 3.300) por conduzir um drone sem autorização.

Pela legislação francesa, é proibido o uso desse tipode equipamento em locais povoados sem permissão das autoridades locais. A região central de Paris está com a segurança reforçada desde os atentados contra a sede do semanário satírico "Charlie Hebdo" e um mercado kosher, que deixaram 17 mortos em janeiro.

 

PORTAL G1


Dez embarcações são apreendidas e 60 multadas durante operação em SP

Ações começaram na segunda (2) e serão concluídas neste sábado (7). Operação, chamada de Amazônia Azul, é a maior já realizada pela Marinha.

Dez embarcações foram apreendidas e outras 60 multadas durante esta semana em todo o litoral de São Paulo. Os infratores foram penalizados pela Marinha Brasileira durante a maior operação desse tipo já realizada pelas Forças Armadas. As ações começaram na segunda-feira (2) e devem ser concluídas neste sábado (7).

A operação, chamada de Amazônia Azul, levou os militares a patrulhar mares e rios de todo o País. “De forma aleatória, nós selecionamos embarcações, fizemos visitas, questionamos, pedimos documentações e verificamos materiais”, afirma o comandante do 8° Distrito Naval, Wilson Pereira de Lima Filho.

Os militares abordaram barcos, lanchas e motos aquáticas por cinco dias. A operação deve terminar neste sábado. “Nosso foco específico foi verificar se havia embarcações não cadastradas”, explica o inspetor-chefe da Alfândega de Santos, Cleiton Alves dos Santos João Simões.

Ao todo, foram realizadas 559 abordagens em todo o Estado, até esta sexta-feira (6). “A presença ostensiva do poder público e de vários órgãos federais nas águas inibiu, coibiu a prática de crimes ambientais”, conclui o Chefe do Ibama em Santos, Geraldo Motta.

 

Piloto morre após ser atingido por hélice de avião em Mogi Guaçu, SP

Ele teria sido atingido na cabeça ao passar na frente do equipamento. Perícia estava no local do acidente até a publicação da reportagem.

Um piloto morreu na noite desta sexta-feira (6) após ser atingido pela hélice de um avião agrícola em Mogi Guaçu (SP). De acordo com a Guarda Municipal, o homem teria pousado a aeronave em uma fazenda, que fica perto do distrito de Martinho Prado, mas deixou o motor ligado e foi atingido na cabeça ao passar em frente ao equipamento.

Até a publicação da reportagem, o corpo ainda estava no local e não havia sido identificado, já que a Polícia Civil ainda não estava na fazenda para realizar a perícia.

 

Militar da Aeronáutica é preso armado fora de serviço em Porto Velho, RO

Ao ser abordado, soldado se revoltou com policiais militares. Mãe do suspeito ainda tentou impedir prisão do filho na Zona Leste.

Um militar da Base Aérea da Aeronáutica, de 21 anos, foi detido na madrugada desta sexta-feira (6), após uma denúncia de que um homem armado transitava em uma motocicleta no bairro São Francisco, na Zona Leste de Porto Velho. Ao ser abordado, o soldado se revoltou com a Polícia Militar e foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Segundo o boletim de ocorrência, o rapaz não estava fardado e, quando foi abordado pelos agentes da PM, ficou alterado e negou a abordagem, declarando que era militar e que não poderia ser preso. No entanto, o suspeito não apresentou a documentação pessoal. A mãe do soldado ainda tentou impedir a prisão do filho e teve que ser contida pelos policias.

Os policiais militares levaram o rapaz para a Central de Flagrantes da Polícia Civil. O suspeito foi liberado após ser ouvido pelo delegado.

 

AGÊNCIA BRASIL


Nível do Rio Acre diminui ainda mais nas últimas 35 horas


O nível do Rio Acre diminuiu 40 centímetros nas últimas 35 horas, o que pode ser um sinal de que a pior cheia da história de Rio Branco, capital do Acre, pode estar começando a diminuir. Segundo a Defesa Civil do estado, o nível do rio chegou a 18,4 metros. No entanto, de acordo com as medições feitas no início da manhã desta sexta-feira, o nível caiu para 18 metros. Até então, a maior cheia do rio havia sido registrada em 1997, quando atingiu 17, 66 metros.

Nesta sexta, há cerca de 10,5 mil pessoas – ou 2.964 famílias – acomodadas em 26 abrigos públicos da cidade. A Defesa Civil informou que, ao todo, cerca de 90 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes que atingiram mais de 900 ruas em 53 bairros da região (capital e arredores). Foram registradas 24.713 prédios afetados. O prejuízo se estendeu também às áreas distantes da capital, comprometendo a produção de 40 propriedades rurais. Só na agricultura familiar o prejuízo estimado já está em R$ 30 milhões, informou a Defesa Civil.

A fim de amenizar os problemas vividos pelos acreanos, o Ministério da Previdência Social publicou nesta sexta portaria que autoriza o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar, aos moradores de Brasileia e Rio Branco, benefícios de prestação continuada previdenciária e assistencial (benefícios a idosos) enquanto perdurar a situação de calamidade pública. Segundo a portaria, o beneficiário poderá optar por receber o valor correspondente a uma renda mensal do benefício previdenciário ou assistencial a que tem direito.

O valor antecipado deverá ser ressarcido — sem juro e por meio de descontos da renda do benefício que ele já recebia — em até 36 parcelas mensais fixas, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação. Para solicitar o empréstimo, basta ao beneficiário se identificar na própria rede ou correspondente bancário responsável pelo pagamento dos benefícios.

 

Mulheres conquistam novos cargos no mercado de trabalho

Tema Livre homenageia mulheres que não hesitaram em ocupar postos de trabalho outrora dominados pelo sexo masculino

Muitas profissões, ao longo do tempo, acabaram sendo consideradas exclusivamente masculinas, por puro preconceito. Seja pelo uso da força física ou pelo grande exercício mental, tais funções eram reservadas aos homens. Toda e qualquer mulher que quisesse seguir uma carreira profissional tinha o mercado de trabalho mais restrito.

No entanto, a luta feminista veio para quebrar preconceitos e padrões, e mandou uma mensagem bem clara a todas as mulheres, afirmando que não existe profissão feminina ou masculina: todo mundo pode ser o que quiser, independente de gênero. E, desta forma, as mulheres foram conquistando cada vez mais voz e espaço na sociedade e também no mercado de trabalho, ocupando cargos que, há pouco tempo atrás, eram ocupados somente por homens.

Para conversar sobre o assunto e homenagear as mulheres que tiveram força e coragem para entrar em um mercado "masculino", o Tema Livre desta sexta-feira (6) entrevistou a Oficial do Exército Brasileiro, Capitão Gabriela, a piloto de helicóptero com especialização em Resgate e Transporte Aeromédico, Andrea Mion, e a co-piloto da Avianca, Cíntia Lanhozo.

 

AGÊNCIA CÂMARA


Câmara aprova criação da Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Proposta busca garantir acesso das pessoas com deficiência às diversas esferas da vida social, seja por meio de políticas públicas ou iniciativas a cargo das empresas. Texto foi alterado pelos deputados e retornará ao Senado.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (5) o Projeto de Lei 7699/06, que cria a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, com a previsão de diversas garantias e direitos às pessoas nessa condição. A proposta, que era conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, foi aprovada na forma do substitutivo da relatora, deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), e será analisada ainda pelo Senado.

De acordo com o texto, é classificada como pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

“Foi mais de um ano de trabalho com a participação de juristas e especialistas e da Secretaria de Direitos Humanos para que chegássemos a um texto adaptado à Convenção da ONU sobre Pessoas com Deficiência”, afirmou a relatora, que tem uma deficiência adquirida devido a um acidente de carro.

A deputada lembrou também que recebeu sugestões da sociedade por meio do serviço e-democracia da Câmara dos Deputados.

A tônica do texto, que conta com mais de 100 artigos, é a previsão do direito das pessoas com deficiência de serem incluídas na vida social nas mais diversas esferas por meio de garantias básicas de acesso, seja por meio de políticas públicas ou iniciativas também a cargo das empresas.

Um dos pontos que ela manteve no texto foi o direito ao auxílio-inclusão para a pessoa com deficiência moderada ou grave. Terá direito a esse auxílio a pessoa com deficiência que já receba o benefício de prestação continuada previsto no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e venha a exercer atividade remunerada que a enquadre como segurado obrigatório da Previdência Social.

Entretanto, o governo disse que não tem compromisso com a sanção desse dispositivo.

Lei de cotas

Quanto ao sistema de cotas para empregar trabalhadores com deficiência e reabilitados, o texto aprovado prevê que empresas com 50 a 99 empregados terão de reservar uma vaga para esse grupo. As empresas terão três anos para se adaptar.

Atualmente, as cotas devem ser aplicadas pelas empresas com mais de 100 empregados, em percentuais que variam de 2% a 5% do total de vagas, conforme quatro faixas.

Para estimular a real aplicabilidade desse sistema, o substitutivo muda a Lei de Licitações (8.666/93) para permitir o uso de margens de preferência nas licitações para as empresas que comprovem o cumprimento da reserva de cargos.

Nova regra imposta pelo projeto prevê que somente a contratação direta será contada, excluído o aprendiz com deficiência de que trata a lei da aprendizagem.

Cadastro

O texto cria o Cadastro Nacional da Inclusão da Pessoa com Deficiência com a finalidade de coletar e processar informações destinadas à formulação, gestão, monitoramento e avaliação das políticas públicas para as pessoas com deficiência e para a realização de estudos e pesquisas.

Prioridades

Várias prioridades são garantidas pelo texto às pessoas com deficiência, como na tramitação processual, recebimento de precatórios, restituição do imposto de renda e serviços e proteção e socorro.

Quanto a outros direitos diretamente garantidos por meio de cotas, o texto garante isso em várias áreas:

- 10% das vagas em instituições de ensino superior ou profissional de nível médio e superior;
- -3% de unidades habitacionais em programas públicos ou subsidiados com recursos públicos;
- 10% de dormitórios nos hotéis acessíveis às pessoas com deficiência (dois anos para vigorar);
- 2% das vagas em estacionamentos;
- 10% dos carros das frotas de táxi adaptados para acesso das pessoas com deficiência;
- 10% das outorgas de táxi para motoristas com deficiência;
- 5% dos carros de autoescolas e de locadoras de automóveis adaptados para motoristas com deficiência;
- 10% dos computadores de lan houses com recursos de acessibilidade para pessoa com deficiência visual;
- recebimento, mediante solicitação, de boletos, contas, extratos e cobranças em formato acessível;
- assentos em cinemas, teatros e outros locais de grande concentração de espectadores em locais diversos de boa visibilidade.
 

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Índios ianomâmis clamam por melhorias em comunidades da região de Maturacá, no Amazonas

Localizados na região Maturacá, dentro de área conhecida como Cabeça do Cachorro, indígenas cobram melhorias nos setores de saúde e energia elétrica

Luana Carvalho |

Os índios Ianomâmis da região de Maturacá, distante 150 quilômetros do município de São Gabriel da Cachoeira, clamam por melhorias nos setores de saúde e energia elétrica nas comunidades. De acordo com lideranças da etnia, faltam médicos, remédios e materiais no posto de saúde que atende os índios. A falta de energia também compromete o funcionamento das três escolas indígenas da região habitada por aproximadamente dois mil índios.

Na quarta-feira passada, o titular do Ministério da Defesa Jaques Wagner visitou o 5º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) de Maturacá e vivenciou as dificuldades de logística enfrentadas tanto pelo militares, quanto pelos indígenas que residem na região. No encontro, tuxauas ianomâmis entregaram uma carta ao ministro, solicitando a instalação de sistema de energia solar, que não agride o meio ambiente.

Há pelo menos dois anos que os atendimentos hospitalares e aulas nas três escolas indígenas são realizados apenas com a luz natural. “Antes tinha uma microusina do batalhão. Mas deu problema no equipamento e agora estamos sem energia para as escolas, posto de saúde e para guardar nossos alimentos”, relatou o tuxaua Jorge Yanomami.

Os índios vivem na área conhecida geograficamente como “Cabeça do Cachorro”, região montanhosa da fronteira com a Venezuela. Um freezer que guarda os mantimentos perecíveis é ligado em um gerador fornecido pelo batalhão. O equipamento funciona à base de gasolina, que atualmente custa R$ 4,10 em São Gabriel da Cachoeira.“Além de ser muito caro, ainda temos que pagar o frete de barco”, comentou o tuxaua, que fala a língua portuguesa com dificuldade.

O acesso para as comunidades é via aéreo e fluvial. Além dos benefícios sociais, alguns professores indígenas são assalariados e é com este dinheiro que compram a gasolina para o abastecer o gerador.

“Todos colaboram para comprar a gasolina, mas sai muito caro, pois para manter toda a comunidade seria preciso gastar R$ 600 em gasolina por mês. Mas não dá para comprar tudo isso”, lamentou o pajé Miguel Yanomami.

Logística demorada

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Ianomâmi, Alberto Góes, informou que o Ministério da Saúde disponibiliza medicamentos, mas a logística é feita apenas duas vezes ao mês. “O medicamento é solicitado via relatório. Muitas vezes falta, mas não é porque não tem, e sim porque é preciso esperar a logística”. O envio de materiais acontece todo dia 14 e 29 de cada mês, e é através dessa logística de voo que os médicos e dentistas atendem a comunidade.

No resto dos dias, Alberto informou que a comunidade conta com uma equipe de técnicos em enfermagem e agentes de saúde indígenas. “Falta estrutura no polo base, conforme foi relatado pelos irmãos indígenas. Mas o distrito tem se esforçado para construir um mini-hospital, que já está em fase de conclusão. Ele terá uma estrutura de acordo com a realidade indígena, porque a preocupação com a cultura é muito grande”, completou Alberto, que também é da etnia Ianomâmi.

Em casos de média ou alta complexidade, os pacientes são levados para o Hospital de São Gabriel da Cachoeira, que atende o Sistema Único de Saúde (SUS) mas é administrado e conveniado com o Exército Brasileiro. Os males mais comuns entre os indígenas são a tuberculose, desnutrição, pneumonia e outras doenças infecto parasitárias.

Casa de Saúde Indígena

A Casa de Saúde Indígena (Casai) de São Gabriel da Cachoeira, distante 852 quilômetros de Manaus, dá suporte aos indígenas que vão para a cidade fazer tratamento de saúde. Mesmo necessitando de reforma estrutural, o local chega a alojar até 200 pacientes.

“O paciente vem doente da comunidade e não tem onde ficar abrigado, então nós damos esse suporte. Ele é internado e depois que recebe alta, finaliza o tratamento na Casai”, explicou a assistência social Geovana dos Santos.

O coordenador de enfermagem da casa, Franciney Nascimento, informou que atualmente existem 124 índios alojados, de 24 etnias diferentes. “As principais doenças são diarréicas e parasitórias. Temos um quadro de 54 profissionais, trabalhando todos os dias, em plantões de 12 horas, sendo um médico clínico geral e uma ginecologista obstetra”, comentou.

No Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, 90% dos atendimentos são para indígenas.

Etnia

Os ianomâmis são índios que habitam o Brasil e a Venezuela. No Brasil somam 15 mil índios distribuídos em 255 aldeias. Ao noroeste de Roraima estão situadas 197 aldeias que somam 9.506 pessoas e ao norte do Amazonas existem 58 aldeias, com aproximadamente 6 mil índios.

O Pico da Neblina está localizado dentro da Terra Indígena Ianomâmi. Eles possuem lingua própria e tem como segundo idioma o português.

 

JORNAL O VALE (S.J. DOS  CAMPOS -SP)


Embraer aposta em novos produtos para próximos seis anos

Principal projeto militar da empresa é o jato militar KC-390, que foi desenvolvido por encomenda da FAB

São José Dos Campos |

A Embraer aposta na criação de cinco novos produtos ao longo dos próximos seis anos para garantir a saúde financeira da companhia pelas próximas duas décadas. Um dos principais projetos é o jato militar KC-390.

O avião fez seu primeiro voo no último dia 3 de fevereiro e deve entrar em produção no ano que vem. O jato foi desenvolvido por encomenda da FAB, que comprou 28 aeronaves para substituir a sua frota de C-130 Hércules. O valor do contrato é de R$ 7,2 bilhões.

Até o final deste ano, a Embraer deve entregar o novo Legacy 450, modelo da área de aviação executiva.

O KC-390 chega ao mercado em 2016 e, a partir de 2018, a empresa apresentará a nova família de jatos comerciais, os E-Jets E2, composta por três novos aviões dos modelos 175, 190 e 195.

E para garantir o futuro, a Embraer se espelha no passado. “O desempenho da companhia em 2014 reforça nossa confiança quanto à sua solidez e competitividade futuras”, apontou Frederico Curado, presidente da Embraer, em análise do balanço divulgado pela empresa nesta semana.

No ano passado, a fabricante gerou receita líquida de R$ 14,9 bilhões e lucro operacional de R$ 1,3 bilhão.

E atingiu o recorde na carteira de pedidos firmes no terceiro trimestre de 2014, com US$ 22,1 bilhões, que representam aviões a serem entregues.

“Em 2015, continuaremos em processo de evolução de uma empresa brasileira exportadora para uma empresa global sediada no Brasil, comprometida em investir em pessoas e no relacionamento ético e profissional com clientes.”

 

JORNAL O DIA


Força Militar: Programas ajudam a prevenir estresse nos quartéis

As três forças afirmam que não há dados estatísticos referentes à doença, conhecida pela medicina como Síndrome de Burnout

Rio - Casos recentes de militares dos quartéis do Estado do Rio que sofrem de distúrbio psíquico de caráter depressivo e precedido de esgotamento físico e mental intenso, fez a coluna buscar informações sobre o tema. As três forças afirmam que não há dados estatísticos referentes à doença, conhecida pela medicina como Síndrome de Burnout. Porém, relataram como procedem para prevenir novos casos.

A Marinha conta com a Unidade Integrada de Saúde Mental a qual presta atendimento psiquiátrico 24 horas a todo militar que apresentar qualquer tipo de necessidade em relação a sua saúde mental.

A FAB informou que faz exames anuais, em militares e civis, que incluem o acompanhamento psicológico do efetivo. Revela ainda que cada unidade aérea da FAB mantém um médico especializado em medicina aeroespacial. Profissional que tem a função exclusiva de monitorar os indicadores de saúde dos militares que participam de atividades aéreas.

Já o Exército Brasileiro afirmou que faz, periodicamente, exames médicos para militares e servidores civis bem como proporciona apoio social e psicológico.

 

JORNAL A TARDE (BA)


Operação fiscaliza embarcações em águas brasileiras


Jessica Sandes |

Termina neste sábado, 7, a segunda edição da Operação Amazônia Azul, realizada pela Marinha do Brasil (MB). Iniciada na última segunda-feira, 2, a ação abordou, até quinta, 5, 718 embarcações. Destas, 94 foram notificadas e sete apreendidas.

Entre os problemas mais comuns detectados estão a falta de documentação necessária para transitar nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), escassez de equipamentos de salvatagem e de extintor de incêndio.

Vice-almirante da MB, Luiz Henrique Caroli afirma que a atuação visa intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos, além de reprimir ilícitos nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).

"Essa operação tem se tornado regular. Logicamente, contribui para a segurança de grandes eventos, como as Olimpíadas de 2016, mas não é por isso que fazemos. Executamos o trabalho para manter a segurança no mar", explica.


Para o vice-almirante, a característica que diferencia essa ação das demais é o fato de a atividade ser executada em conjunto com outras agências e órgãos de segurança pública.

Força Aérea Brasileira, Secretaria da Receita Federal, Departamento de Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) são algumas das instituições que participam da segunda edição da operação.

Fiscalização


Pelo menos cinco navios participam da operação no 2º Distrito Naval, que abrange os estados da Bahia e Sergipe e parte de Minas Gerais e Pernambuco. Destes, dois são navios-varredores - embarcações de guerra de construção especial, que, na ação, também têm autonomia para sinalizar e realizar a fiscalização.

Mais 31 embarcações e aproximadamente 400 militares compõem a Amazônia Azul no 2º Distrito. Em 2014, toda a operação conseguiu inspecionar 1.526 embarcações, nas quais 17 foram notificadas e 27 apreendidas na região.

Neste ano, o contingente envolvido no trabalho, em todo o Brasil, chega a 50 navios, 10 aeronaves, 200 barcos das Capitanias dos Portos e 15 mil militares.

De acordo com a Marinha, o nome atribuído à operação deve-se à importância que o órgão confere a região marítima de potencial econômico e estratégico que se assemelha ao da Amazônia verde.

Para se ter ideia, do mar saem, aproximadamente, 90% da produção de petróleo e circulam 95% do comércio exterior. "O mar brasileiro gera milhões de empregos diretos e indiretos, nos setores de pesca, turismo, pesquisa e energia", detalha Caroli.

Operação Verão

Iniciada pela Marinha em 15 de dezembro, a Operação Verão registrou 4.628 abordagens, 162 notificações e oito apreensões até a última terça-feira. A fiscalização, cujo objetivo é garantir a segurança de banhistas e navegadores durante a alta estação, segue até o próximo dia 15.
 

JORNAL DO SENADO


Viana lamenta cheia no Acre, mas já vê a hora de iniciar a reconstrução


“O Rio Acre passou por cima da cidade de Rio Branco”, disse na sexta-feira o senador Jorge Viana (PT-AC). Ele lamentou que boa parte da cidade onde nasceu tenha sido coberta pela água desde domingo, na maior cheia da história, na qual quase 100 mil pessoas foram atingidas. — Onde tinha rua, ficou um amontoado de areia. Onde tinha  Casa, não tem mais —relatou Viana.

O senador disse que os trabalhos da Defesa Civil e das entidades de apoio ainda estão na fase de socorro das vítimas, mas já é possível começar a reconstruir o que foi levado pela enxurrada. Ele também pediu uma missão oficial do Senado para avaliar os danos vividos pelos municípios afetados.

 

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO DO NORDESTE


Cinco homens são presos com fuzil de uso das Forças Armadas e munição

A Polícia acredita que o bando se preparava para realizar assaltos naquela região

Cinco homens foram presos na madrugada desta sexta (6), no município de Paramoti, com um fuzil, calibre 556, de uso exclusivo das Forças Armadas, e munição. O grupo foi capturado após uma operação das Forças Táticas de Canindé, em parceria com o Comando Tático Rural (Cotar) e composições da Polícia de Caridade e Paramoti. 

Os homens, identificados como Luis Coelho, Valdian do Nascimento, Abelardo de Lima, Waslei Silveira e Ivan Renatelles, são todos de Pacoti, município próximo da localidade onde foram presos. A Polícia acredita que o bando se preparava para realizar assaltos naquela região.

Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Regional de Canindé, onde serão ouvidos. A Polícia ainda não informou que os homens possuíam antecedentes criminais.
 

 

PORTAL YAHOO!


Elas provaram que lugar de mulher é pilotando… avião!

Todo mundo sabe que as mulheres dominaram o mundo, mas ainda há quem estranhe ver alguém do sexo feminino exercendo determinada profissão. Essa é a sina vivida por Angelita Araújo, 42 anos, e Paula Ribeiro Petean, de 33. Com a maquiagem impecável e cabelos loiros invejáveis, quando o voo da companhia aérea GOL pousa, são elas que saem da cabine de comando. Aeromoças que foram atender algum pedido? Não. Uma delas é a comandante e a outra é a copiloto do avião.

Tamanha estranheza tem razão de ser, dentro da GOL, de 1600 pilotos e copilotos, apenas 29 são mulheres. É assustador saber que destas, só 6 ocupam o posto de comandante de avião. Com 19 anos vividos dentro do aeroporto, Angelita diz ter plena consciência que a raridade de sua profissão causa espanto nas pessoas. "Muita gente fala: Nunca voei com uma mulher, nem sabia que existia mulher neste voo”, disse. Mas mesmo acostumada a ouvir isso frequentemente, alguns motivos fizeram com que ela nunca se envergonhasse de seu sonho de guiar uma aeronave. “A melhor parte da aviação é que o tratamento é exatamente igual. Tanto no treinamento, nos procedimentos, no dia-a-dia… A cobrança é igual e o salário também!”, esclarece. Solteira, sua história com os aviões começou bem cedo. “Aos 5 anos, eu já dizia que queria dirigir um”, contou. E o sonho se concretizou. Sobre desistir? Nunca. “Quem entra na aviação não é porque gosta, é porque ama”, justificou.

Companheira de voo de Angelita, a copiloto Paula Ribeiro Petean confessa que percebeu cedo que queria voar, mas não aceitar ser aeromoça foi uma escolha bem difícil e até solitária. “Durante meu processo de formação, na turma de estudo só tinha eu. Já no aeroclube era eu e mais umas duas mulheres só”, explicou. Filha de pai comandante, ela diz que entrou pela primeira vez em um avião na barriga da mãe e desde que nasceu não quis saber de fazer outra coisa. Sobre sofrer preconceito, a copiloto deixa bem claro que se sente incluída, mas tem que ouvir brincadeirinhas. “Sou aceita, mas dizem pra mim: ‘Que sorte que o avião não dá ré, hein?’ ou então ‘Sorte que não tem que estacionar’, mas eu acho graça, nunca ouvi nada ofensivo de verdade”, revelou.

E é bom que as pessoas comecem mesmo a se acostumar a viajar guiados por elas. Entre 2014 e 2015, o número de pilotos mulheres contratadas pela GOL aumentou 21%. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizado em 8 de março, a companhia aérea ainda promoveu dois voos em que toda sua tripulação era do sexo feminino. No dia, todos os passageiros receberam de brinde batons vermelhos e perfumes: os homens para presentearem as mulheres da sua vida e as mulheres para ficarem ainda mais belas. Anunciada pela comandante Angelita, a iniciativa arrancou aplausos de todos que estavam no avião. Ninguém torceu o nariz, ninguém achou besteira.

Sim, os tempos mudaram! Que tal deixar os preconceitos de lado e mudar com eles?

 

OLHAR DIGITAL


Brasileiros criam drone com maior capacidade de mapeamento do mundo

Foi desenvolvido no Brasil o drone que pode ser considerado o mini-VANT com maior capacidade de mapeamento do mundo. O modelo, de nome Echar 20B, foi construído pela XMobots e entrou em pré-venda nesta semana.

O dispositivo pesa 7 kg e possui autonomia de até 2 horas. Soma-se a isso uma câmera de 36 MP e sua capacidade de mapeamento chega aos 44 km². Seus principais concorrentes são um modelo sueco e outro esloveno que têm, respectivamente, câmeras de 12 MP e 24 MP e capacidades de 12 km² e 15 km².

A estrutura do Echar 20B é fabricada em kevlar, material usado em coletes a prova de balas, e o procedimento de pouso conta com auxílio de um paraquedas. A XMobots desenvolveu uma catapulta para a decolagem, assim o drone pode circular em locais onde não há pista de voo. “Isso também faz com que o operador de campo não precise ter habilidades de piloto de aeromodelo, tornando a operação extremamente simples”, explica Giovani Amianti, presidente da empresa.

O modelo mais modesto do Echar 20B custa R$ 138 mil, mas o preço pode chegar a R$ 270 mil, dependendo das configurações. O lançamento comercial será realizado em maio deste ano.

 

PORTAL YAHOO!


Aberta a temporada de caça ao drone

Preocupados coma possibilidade de terrorismo via drones, o governo chinês americano estão testando lasers capazes derrubar os brinquedos voadores. A BBC reuniu em uma página: Várias maneiras de derrubar um drone.

Laser

Os chineses já criaram um laser capaz de perfurar um drone a uma distância de 2 km e derrubá-lo.Os EUA já possuem armamento semelhante.

Zona Proibida

Depois que um funcionário causou um alarme de segurança ao sobrevoar o gramado da Casa Branca com um drone, o fabricante DJI modificou o firmware de seus aparelhos para que motor seja cortado se algum de seus drones entrar em uma zona de 25 km no centro de Washington. A mesma tecnologia é utilizada para impedir voos sobre aeroportos.

Drone contra drone

A polícia francesa utiliza uma opção de baixo custo: drones com redes de pesca para capturar outros drones.

Interferência

Utilizando embaralhados de sinal de rádio, é possível fazer o drone perder o contato com seu controlador.

 

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A dengue explode em toda região

A dengue explodiu de vez na região. Um em cada três municípios do Noroeste paulista está com epidemia da doença. São 31 cidades, que fazem da região a mais infestada pela doença em todo o Estado. Para se ter uma ideia, há um mês apenas oito estavam nessa situação. A maior parte desses municípios, nove no total, fica no entorno de Catanduva, que neste ano decretou calamidade pública devido à doença - são 5,5 mil casos, sete mortes confirmadas e 22 em investigação.

Um posto de saúde foi improvisado no prédio de uma antiga escola. Enquanto isso, os raros municípios vizinhos que não estão em epidemia lutam a todo custo para não inflar o número de doentes. É o caso de Paraíso, que nesta semana chegou a 28 casos. Toda manhã, pacientes que se tratam em Catanduva tomam “banho” de repelente entregue pela Vigilância Epidemiológica antes de embarcar no ônibus da prefeitura que os leva à cidade vizinha.

“É um jeito que encontramos para não trazer doentes de lá”, disse o secretário de Saúde, Antonio Carlos Fontanelli. Das cidades da região, a que tem maior quantidade de doentes por habitante é Catanduva (um para cada 22 moradores), seguida de Tanabi, com um para cada 27 habitantes. Para eliminar os criadouros do Aedes, a Vigilância Epidemiológica dessa última cidade apelou para militares da base aérea da Aeronáutica existente no município. Junto aos agentes de saúde, cinco deles visitam os imóveis à procura de larvas do mosquito.

“É uma verdadeira guerra contra a doença”, resume Adriana Paula de Oliveira, enfermeira da Vigilância em Tanabi. Aos poucos, municípios próximos começam a entrar em epidemia. É o caso de Bálsamo, Votuporanga e Valentim Gentil. Na microrregião de Jales, são nove municípios em que os casos de dengue ultrapassaram o limite do tolerável, incluindo Estrela d’Oeste, com 224 casos, e Rubineia (138). Para o infectologista da Unesp Carlos Magno Fortaleza, especialista em dengue, a culpa pela expansão da doença neste ano deve ser dividida entre poder público e população.

“Se por um lado a população repete comportamentos equivocados no que se refere à destinação dos resíduos, prefeituras e Estado também falham ao montar equipes mal preparadas e sem material necessário”, diz. Segundo ele, é inevitável ocorrer casos de dengue todos os anos, com picos entre um ano e outro. “Só com uma ação ordenada entre poder público e população é que podemos minimizar a doença”, afirma. A epidemia de dengue atual só não é mais grave porque o vírus da doença que tem predominado em Rio Preto e Catanduva é o do tipo 1.

“De um modo geral, a população está mais resistente a esse vírus”, diz o virologista da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) Maurício Nogueira. A última epidemia de dengue em Rio Preto, por exemplo, foi decorrente da chegada do vírus do tipo 4. “A população não tinha resistência alguma a esse vírus.” Nos dois primeiros meses deste ano, a cidade registra 735 casos da doença. É provável que ao longo da próxima semana novos municípios entrem em estado de epidemia, caso de Catiguá (45 casos ontem) e Sales (32 ocorrências confirmadas).

No total, 34 cidades estão em alerta para a doença, último estágio antes da epidemia. “A proximidade de Catanduva faz com que o fluxo de pessoas entre o município e as cidades vizinhas seja intenso e diário, o que traz a doença”, afirma Armando Jorge Júnior, integrante da equipe de controle de vetores em Pirangi. A cidade com menos de 10 mil habitantes, que fica entre Catanduva e Bebedouro - ambas em estado epidêmico - soma 512 casos. “Fazemos o que é possível, com nebulização, trabalho educativo nos postos de saúde e escolas. Mas é difícil combater a doença quando ela já se espalhou tanto.”

Doença atinge famílias inteiras

Pindorama acordou ontem em estado de alerta depois da primeira morte por dengue na cidade, no dia anterior. A cidade de 16 mil habitantes, encostada em Catanduva, vive uma epidemia da doença, com 137 casos confirmados. “A gente fica com muito medo, ainda mais depois dessa morte”, diz a dona de casa Helena Giazzi, 35 anos.

Ontem pela manhã, ela levou a filha Sophia, 8 anos, até o pronto-socorro municipal com sintomas da dengue. “Tive que buscar ela na escola. Começou com dor nos olhos, na barriga e febre”, disse. A mãe a o pai, que moram no bairro São Francisco, em Catanduva, também estão com a doença. É comum em Pindorama a dengue se alastrar pela família toda. Além da vendedora Dirce Martinez, 62 anos, sofreram com a doença o cunhado, a irmã e um sobrinho.

Todos morando na mesma casa. “Imagina todos doentes ao mesmo tempo. Foi horrível.” No pronto-socorro, o motorista Valeriano Medeiros, 39 anos, reclamava das dores no corpo. “Não consegui dormir esta noite de tanta dor. Parece que levamos uma surra. Não desejo isso a ninguém”, disse, pouco antes de ser atendido. Em dez minutos, o Diário contabilizou oito pessoas com sintomas da doença no PS.

Catanduva ignorou alertas do índice Breteau

A alta infestação do Aedes aegypti em Catanduva no ano passado já alertava para o risco de uma grande epidemia da doença em 2015. Mesmo assim, a gestão Geraldo Vinholi (PSDB) manteve o mesmo número de agentes de saúde na Vigilância Epidemiológica: 137. Só houve novas contratações neste ano, quando a dengue explodiu na cidade.

Em janeiro de 2014, o índice Breteau na cidade foi de 6,9 imóveis com o mosquito em cada cem. Dois meses depois, houve leve variação para 6,6 - mesmo assim, cinco vezes acima do máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar do alerta, não foram produzidos novos índices no ano passado pela prefeitura, apenas o Lira pelo Ministério da Saúde, em novembro.

O Ministério Público instaurou inquérito para apurar a responsabilidade da prefeitura na maior epidemia de dengue da história de Catanduva. No mês passado, a prefeitura se viu obrigada a improvisar um pronto-socorro apenas para atender pacientes com sintomas da doença. Fica em um antigo colégio, no Centro. Ontem pela manhã, o local estava relativamente tranquilo - embora lotações sejam comuns às sextas, segundo funcionários.

Em uma das antigas salas de aula, a aposentada Darci Natalino, 69 anos, repousava. Cinco dias antes, ela começou a sentir os primeiros sintomas. "Tinha febre, dor de cabeça, vômito, tontura. Foi horrível, pensei que fosse morrer", afirmou. Enquanto isso, a aposentada Carmen Silva Felício, 43 anos, e o filho João Victor, 13, esperavam por atendimento. "Primeiro foi ele, há dois dias.

Começou com dor de cabeça e nos olhos, deu dengue. Agora sou eu. Não aguento de tanto enjoo", disse. Ao lado dos dois, Sidnei de Carvalho, 51 anos, vendedor autônomo, aguardava o resultado do seu hemograma - necessário para acompanhar o nível de plaquetas no sangue. "Chegou a baixar para 40 no meu caso." Os sintomas começaram há uma semana. "Nunca fiquei tão mal."

 

SITE GAZETA DA CIDADE ALTA (SP)


Cães de salvamento participam de treinamento da Força Aérea Brasileira em Florianópolis

Os cães piracicabanos Lora, Rita e Thor, do Grupo de Apoio à Força Aérea Brasileira-GAFAB/Projeto Anjos que Latem participam, na próxima semana, da Operação Carranca IV, considerado o maior exercício de Busca e Salvamento da América Latina. Até o dia 13 de março, mais de 350 militares vão participar de treinamentos no mar e na terra, com a finalidade de trocar experiências e nivelar conhecimentos. A operação, que ocorre na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), é uma preparação para as missões reais de busca e salvamento. A equipe de Piracicaba foi a única convidada a participar como grupo civil, levando os três cães treinados para atividades de salvamento e busca.

 

WWW.7DIAS.COM.DO


Ministerio de Defensa niega que aviones Super Tucano sobrevolaran la frontera

SANTO DOMINGO - El Ministerio de Defensa negó hoy “de manera categórica” que aeronaves militares sobrevolaran la frontera dominico haitiana, supuestamente en labores de control migratorio.

A través de un comunicado, la cartera a cargo del teniente general William Muñoz Delgado, dice reiterar que la situación en la frontera es de normalidad y que las autoridades mantienen estricto control ante cualquier eventualidad.

“No hay, por el momento, ninguna situación que justifique el uso de éstas aeronaves”, agrega el escueto comunicado refiriéndose al supuesto uso de aviones Super Tucano y Pillán en la zona fronteriza para detectar ilegales.

Las relaciones entre Haití y la República Dominicana se tensaron luego de la agresión de que fue objeto el consulado dominicano en Puerto Príncipe, lo que provocó el cierre temporal de las misiones consulares en el vecino país.