NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Pilotos da FAB treinam operações em pistas curtas e críticas com os aviões Caravan


Juliano Gianotto | Publicada em 05/11/2021

O Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo – Esquadrão Tracajá (1º ETA), sediado na Base Aérea de Belém (BABE), participou, entre os dias 19 e 24 de outubro, do Exercício Técnico Pista Crítica Fase 2, em São Gabriel da Cachoeira (AM).

Esse Exercício tem como objetivo o adestramento dos pilotos da aeronave C-98 Grand Caravan, na operação de pousos e decolagens em pistas curtas em localidades que possuam Pelotões de Fronteira do Exército Brasileiro, visando à adaptação neste tipo de operação e preparando as equipagens para que o apoio aos pelotões possa ocorrer na melhor condição de disponibilidade e segurança.

As aeronaves C-98 Grand Caravan foram deslocadas para São Gabriel da Cachoeira (AM) com o apoio do C-97 Brasília do 1º ETA, para o transporte do material e do efetivo envolvido na manobra.

As Pistas utilizadas pelo Esquadrão Tracajá para o treinamento e adestramento dos tripulantes foram as de Tunuí-Cachoeira (AM), Parí-Cachoeira (AM) e Maturacá (AM), ambientes longínquos que, prioritariamente, são acessados por via aérea. Houve também a participação do Esquadrão Cobra (7º ETA) na manobra, que opera no ambiente de selva e presta apoio aos pelotões.

O treinamento em pistas consideradas críticas, muitas vezes curtas e não pavimentadas, é de suma importância para os pilotos do projeto C-98, para que o apoio aos pelotões de fronteira seja seguro e eficaz, e possibilite a oportunidade dos pilotos mais experientes passarem seus ensinamentos aos mais novos, agregando operacionalidade e conhecimento nesse tipo de operação.

PORTAL CAVOK


Saab Colaboração Real 4 – Episódio 2: A preparação no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV)


Fernando Valduga | Publicada em 05/11/2021 12:00

Para que um caça como o Gripen esteja certificado para o voo, são realizadas diversas avaliações. Confira como está sendo este processo no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).

Confira no segundo episódio da quarta temporada da nossa websérie quais são as ações que estão sendo feitas pelo instituto e seu papel no Programa Gripen.

No Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) são realizados ensaios em voo como parte do escopo de avaliação das aeronaves da Força Aérea Brasileira para que a aeronave obtenha sua certificação junto aos órgãos reguladores.

 

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL MUNDOGEO - DECEA anuncia 3ª edição do Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves não Tripuladas

Objetivo do evento é promover o desenvolvimento do setor, integrando a comunidade aeronáutica ao conceito do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS)

Redação | Publicada em 05/11/2021 11:40

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) realizarão, de 30 de novembro a 2 de dezembro, a 3ª edição do Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (SIRESANT).

O evento acontecerá em formato virtual, com transmissão, ao vivo, no canal do DECEA no Youtube (www.youtube.com/tvdecea).

O simpósio tem o intuito de promover o desenvolvimento do setor, bem como integrar a comunidade aeronáutica ao conceito do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS). O evento discorrerá sobre assuntos relativos ao tema por meio de palestras expositivas e educativas.

A programação do evento vai abordar os principais projetos do DECEA para a implementação do UAS no Brasil, respostas a desastres, os benefícios e novos desafios às operações BVLOS (Beyong Visual Line of Sight, em inglês), o acesso seguro de UA ao espaço aéreo brasileiro, dentre outros.

Os temas serão direcionados aos stakeholders do segmento, como: indústrias, instituições, operadores, autoridades reguladoras e o público em geral, com foco em compartilhar conhecimento, trocar informações e disseminar a importância da utilização profissional e responsável das aeronaves não tripuladas.

Para facilitar a comunicação com o público interessado no evento, foi lançado um site para divulgar as informações relativas ao simpósio, como objetivo, programação, dados estatísticos e regras para uso de UAS. Acesse o site http://www2.decea.mil.br/siresant/ e confira todas as novidades da 3ª edição do SIRESANT.