NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Futuros pilotos de caça realizam lançamentos de armamento real


Agência Força Aérea | Publicada em 05/11/2020 13:40

O Esquadrão Joker (2°/5° GAV), sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN), realizou a campanha de lançamento real de armamento. A atividade operacional aconteceu no dia 28/10 e foi a última fase do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça (CEO-CA) de 2020, que preparou 23 pilotos estagiários para serem pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

O treinamento ocorreu na área do Estande de Tiro Aeronáutico de Maxaranguape, localizado a cerca de 80 km da Ala 10. Para cada missão, foram utilizadas quatro aeronaves A-29 Super Tucano. O lançamento dos armamentos aconteceu após um circuito de navegação à baixa altura e o ingresso na área do estande. Durante a fase, foram empregados foguetes SBAT-70, cartuchos das metralhadoras .50 polegadas e bombas de uso geral (BAFG-120), com 50 kg de explosivos, lançadas nos alvos táticos no solo.

 

O Comandante do Esquadrão Joker, Tenente-Coronel Aviador José de Almeida Pimentel Neto, ressaltou o trabalho dos instrutores e a dedicação dos pilotos estagiários para que, no curso, acompanhassem o fluxo operacional e mantivessem a qualidade na formação de pilotos de caça. “Hoje, podemos ver que aqueles jovens, que aqui entraram no início do ano cheios de sonhos e vontade de aprender, tornaram-se combatentes com a maturidade necessária para assumir as responsabilidades operacionais da Aviação de Caça e firmes no propósito de lutar pelos interesses nacionais”, concluiu.

 

 

 

Para o piloto estagiário do CEO-CA 2020, Tenente Victor Kazuo Nakandakari, esse é um momento especial na carreira operacional, o qual recompensa todo o esforço aplicado durante os últimos oito anos de formação para alcançar um sonho. “Ao decolarmos com uma aeronave carregada de armamento real, sentimos, sob as asas, a responsabilidade de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro que, em breve, nos será confiada”, completou o Oficial.

PORTAL DEFESANET


FAB abre vagas para profissionais de nível médio em diversas áreas

Inscrições para o processo seletivo em diversas áreas técnicas, além de músicos e atletas de alto rendimento, podem ser feitas a partir de sexta-feira (06)

Agência Força Aérea | Publicada em 05/11/2020 09:50

A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou três Avisos de Convocação de Processos Seletivos para Profissionais de Nível Médio, com vistas à Prestação do Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário. Há vagas para diversas áreas, além de músicos e atletas de alto rendimento, As incrições podem ser feitas a partir de sexta-feira (06).

Para o Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados para o ano de 2021 (QSCon 1-2021), o preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI) será via internet e estará disponível no período compreendido entre as 10h do dia 06 de novembro até as 23h59min do dia 18 de novembro de 2020 (horário de Brasília).

As vagas são destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, voluntários à prestação do Serviço Militar Temporário, que tenham concluído o Ensino Médio e que preencham os Requisitos Específicos exigidos no Aviso de Convocação, para desempenho da profissão nas especialidades de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER), e que atendam às condições e às normas estabelecidas neste Aviso.

Há vagas para as seguintes especialidades: Administração (TAD), Cartografia (TCF), Comunicações (TCM), Desenho (TDE), Eletricidade (TEE), Enfermagem (TEF), Eletromecânica (TEM), Eletrônica (TET), Informática (TIN), Laboratório (TLB), Logística (TLG), Mecânico de Aeronaves (TMA), Meteorologia (TME), Motorista (TMT), Nutrição e Dietética (TND), Obras (TOB), Produção De Áudio e Vídeo (TPA), Processos Fotográficos (TPF), Pavimentação (TPV), Química (TQI), Radiologia (TRD) e Topografia (TTP).

Para a realização de todas as Etapas previstas neste Processo Seletivo, o voluntário deverá observar, rigorosamente, o cumprimento do estabelecido no Calendário de Eventos constante no Aviso de Convocação, bem como os prazos, horários, locais e as datas de comparecimento, por meio do endereço eletrônico www.convocacaotemporarios.fab.mil.br.

QSCon Atleta

O Comando da Aeronáutica iniciou, também, o Processo Seletivo para Convocação e Incorporação de Profissionais de Nível Médio na área do Desporto de Alto Rendimento, com vistas à Prestação do Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário, para o ano de 2021 (QSCon Atleta 2021). As Inscrições serão presenciais e ocorrerão no período de 06 a 13 de novembro de 2020.

Serão distribuídas vagas para a localidade do Rio de Janeiro, nas modalidades de Atletismo, Basquete Feminino, Basquete Masculino, Basquete 3x3, Canoagem, Ciclismo Montain Bike Cross-Country Olímpico, Ciclismo BMX, Lifesaving, Natação, Paraquedismo, Tiro com Arco e Tiro Esportivo.

O local e horário previsto para a realização das inscrições, bem como para a entrega dos documentos necessários para a participação no Processo Seletivo do QSCon Atleta 2021 está disponível no site: www.convocacaotemporarios.fab.mil.br.

QSCon Músico

Outra oportunidade é o processo seletivo para Convocação e Incorporação de Profissionais de Nível Médio para a área de Música, com vistas à Prestação do Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário, para o ano de 2021 (QSCon Músicos 2021). As inscrições serão presenciais e ocorrerão entre 9h do dia 06 novembro de 2020 e 14h do dia 13 de novembro de 2020.

Serão disponibilizadas vagas para a localidade Brasília, nas  subespecialidadedes de Fagote, Harpa, Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo acústico.

O local e o horário previsto para a realização das inscrições, bem como para a entrega dos documentos necessários, encontra-se no Aviso de Convocação, no site www.convocacaotemporarios.fab.mil.br.

 

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL 6 - FAB abre mais de 45 vagas para quem quer trabalhar na Ala 2 de Anápolis

São diversas áreas com oportunidades disponíveis e inscrições já tem data para começar

Por Denilson Boaventura | Publicada em 05/11/2020 15:52

Uma boa notícia para quem sempre sonhou em trabalhar na Ala 2 (antiga Base Aérea de Anápolis). Está disponível o edital para a prestação de serviço militar temporário e voluntário no ano de 2021.

Aqui no município, um total de 46 vagas em diversas áreas (veja o quadro no final da reportagem) foram abertas. Quem for selecionado entrará como terceiro-sargento e poderá ter uma remuneração mensal de até 3,8 mil.

Entre os requisitos para tentar a oportunidade estão ser brasileiro e ter idade máxima de até 40 anos. Homens e mulheres podem participar do processo.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), as inscrições ficarão abertas entre 06 e 18 de novembro pelo site .

A seleção envolve inspeção de saúde, avaliação psicológica, teste de condicionamento físico e, claro, avaliação curricular para qualificação profissional.

Áreas e quantitativo de vagas:

  • Administração – 22 vagas
  • Eletricidade – 03 vagas
  • Enfermagem – 01 vagas
  • Eletrônica – 04 vagas
  • Informática – 03 vagas
  • Mecânico de Aeronaves – 05 vagas
  • Motorista – 02 vagas
  • Obras – 04 vagas
  • Pavimentação – 02 vagas

MIX VALE - Concurso público com 1.677 vagas de emprego na Polícia Civil e na Aeronáutica


Da Redação | Publicada em 06/11/2020 05:11

Concurso público com 1.677 vagas de emprego na Polícia Civil e na Aeronáutica. O governo do estado vai abrir um concurso público para a Polícia Civil com 864 vagas. Na primeira etapa da seleção, serão convocados 73 aprovados. O governador em exercício, Cláudio Castro, fez uma live no Facebook ontem, acompanhado do secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, para divulgar o concurso. O edital será publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos 30 dias. Até 2022, outros selecionados deverão ser convocados, dependendo da disponibilidade de vagas.

As 864 vagas serão distribuídas nos seguintes cargos: perito legista (54 vagas), inspetor de polícia (597), técnico policial de necropsia (16), auxiliar policial de necropsia (12), delegado (47), perito criminal (20) e investigador policial (118). Os cargos terão exigência para os níveis superior, médio e fundamental.

O último concurso da Polícia Civil foi realizado em 2014. No ano passado, foram convocados mais de 190 oficiais de cartório e 160 papiloscopistas. Castro ressaltou que as vagas são para cobrir cargos vagos (em vacância) desde 2017, o que não fere as regras do Regime de Recuperação Fiscal. A corporação tem um déficit de 4 mil agentes e boa parte dos atuais 8 mil policiais estão perto de se aposentar.

— Uma das principais metas do governo é a investigação. E para que a gente tenha capacidade investigativa e de inteligência, a gente percebeu que precisava abrir esse concurso — disse Castro.

Nesta semana, o Comando da Aeronáutica divulgou o edital de convocação para 813 profissionais de nível médio/técnico, para serviço militar voluntário de caráter temporário. Os aprovados no processo seletivo começarão a trabalhar em 2021, distribuídos entre as cidades de Belém (PA), Brasília, Canoas (RS), Manaus (AM), Recife (PE), Rio de Janeiro e São Paulo. Para ser contratado, o candidato deve ter no máximo 40 anos de idade na data da incorporação.

Entre as formações técnicas exigidas estão Administração (ou Contabilidade); Geodésia e Cartografia; Telecomunicações; Desenho na Delegacia Regional do Trabalho; Eletroeletrônica (ou Eletrotécnica ou Mecatrônica ou Eletromecânica); Enfermagem; Informática; Laboratório (ou Análises Clínicas); Logística; Manutenção de Aeronaves; Meteorologia; Nutrição; Química; e Radiologia, entre outros. O edital está disponível em www.convocacaotemporarios.fab.mil.br. As inscrições devem ser feitas de 6 a 18 deste mês.