NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


DECEA conscientiza sociedade sobre construções no entorno de aeroportos


Juliano Gianotto | Publicada em 05/07/2022 19:31

O crescimento urbano é constante, bem como a preocupação com a segurança das operações aéreas. Pensando nisso, desde o primeiro semestre, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), tem realizado palestras com o objetivo de conscientizar o público sobre construções no entorno dos aeroportos.

Os eventos são coordenados por militares da Subdivisão de Aeródromos do CINDACTA III, e contaram com a presença de representantes das prefeituras dos municípios envolvidas, de equipes da área de segurança operacional dos aeroportos, dos órgãos de controle do espaço aéreo e da construção civil.

Durante as apresentações, são demonstradas a importância da compatibilização do uso do solo com os Planos de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA).

O CINDACTA III destacou, também, a relevância de se conhecer as competências de cada entidade envolvida nos processos de aeródromos no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Nas apresentações, o SysAGA, sistema utilizado pela FAB nesses processos, foi amplamente divulgado. No portal SysAGA, o usuário pode consultar os planos publicados, os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), as legislações da área de aeródromos e, também, os arquivos que auxiliam na elaboração de processos.

O Programa de Conscientização sobre Construções no Entorno de Aeródromos do CINDACTA III já atingiu as cidades de Vitória (ES), Petrolina (PE), Maceió (AL) e João Pessoa (PB) e, ainda, prevê para o segundo semestre de 2022, a realização de palestras nas cidades de Juazeiro do Norte (CE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Vitória da Conquista (BA), Ilhéus (BA) e Porto Seguro (BA).

Com isto, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do CINDACTA III, tem contribuído para o crescimento das cidades, ao mesmo tempo em que mantém a segurança do espaço aéreo, evitando prejuízos financeiros à sociedade, demandas judiciais e reforçando a qualidade da segurança e da regularidade das operações aéreas na sua área de jurisdição.

Fonte: DECEA

PORTAL AEROFLAP


KC-390 enfrenta ventos de até 100km/h em missão na Antártica

Esta foi a primeira operação do KC-390 na Antártica em apoio a estação brasileira Comandante Ferraz

André Magalhães | Publicada em 05/07/2022 16:16

A FAB concluiu com êxito a primeira missão Antártica com o KC-390 Millennium, que lançou cerca de 2.000 kg de suprimentos para os pesquisadores, cientistas e militares na estação brasileira Comandante Ferraz.

Um dos desafios nos lançamentos de carga na Antártica no inverno é o clima severo, com ventos que atingem os 100 km/h, além das baixas temperaturas.

"Na região, os ventos giram em torno de 100 km/h, isso é um desafio tanto para a tripulação quanto para o aparelho de pontaria, que precisa posicionar a aeronave na condição de lançamento, sem margem de erro, permitindo, assim, que o sistema faça o calculo correto, prevendo o lançamento da carga na zona estabelecida pela Marinha do Brasil", disse Flávio Diniz Pereira, major e comandante da missão.

O início da operação ocorrou no dia 30 de junho, quando o avião do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) - Esquadrão Gordo, decolou do Rio de Janeiro e seguiu para Pelotas, no Rio Grande do Sul.

O último destino antes do lançamento foi em Punta Arenas, no sul do Chile, onde a aeronave realizou uma escala técnica para cruzar o estreito de Drake, região entre a América do Sul e a Antártica.

Já sobre a zona de lançamento, na Estação Antártica, foi aberta a porta traseira do KC-390 e a uma altitude de 200 metros e com velocidade de 270 km/h foram liberados os suprimentos em palets, que chegaram ao solo presos a grandes paraquedas.

O início da operação da nova aeronave na missão especial coloca fim a tradição de 39 anos do uso do icônico C-130 Hercules nos voos até a Antártica.