NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


MINISTÉRIO DA DEFESA


Revista indiana destaca atuação da Força Aérea Brasileira no enfrentamento ao novo coronavírus


Da Redação | Publicada em 05/07/2021 08:30

A edição de junho da revista mensal SP's Aviation, da Índia, destinou três matérias para destacar a atuação da Força Aérea Brasileira, coordenada pelo Ministério da Defesa do Brasil, nas ações da Operação Covid-19. A publicação, com foco em aspectos aéreos, analisa as novidades na aviação militar, civil e executiva, além da aviação não tripulada e espacial.

Assim, em total de 10, das 36 páginas, a publicação evidencia as atividades da Aeronáutica, mas aborda a interoperabilidade, “um dos principais destaques dessa operação, que reflete a maturidade, o comprometimento e o profissionalismo das Forças Armadas brasileiras”, frisa um dos três textos.

A revista indiana enumera algumas das ações deflagradas por meio da Operação Covid-19: a repatriação dos brasileiros de Wuhan, na China, o transporte de insumos de saúde, a distribuição de refeições para caminhoneiros, as campanhas de solidariedade em prol de doação de alimentos, roupas e itens de higiene. Destaca, ainda, o transporte de insumos de saúde, o apoio às comunidades indígena, a desinfecção de espaços públicos, as campanhas de doação de sangue, o transporte de pacientes, de oxigênio, de respiradores e de vacinas.

Na terceira reportagem, a publicação cita a capacidade do avião cargueiro C-390 Millennium, utilizado na Operação Covid-19 “carregando toneladas de suprimentos essenciais” na luta contra a pandemia no Brasil. “Os C-390 Millennium voam mais rápido e transportam mais carga do que outros cargueiros militares do mesmo tamanho”, enfatiza o texto.

Por fim, a reportagem menciona que muitas aeronaves produzidas pela Embraer são operadas na Índia. Nesse contexto, enaltece o cargueiro C-390: “A versatilidade do Embraer C-390 Millennium o torna altamente capaz de operar na Índia, realizando uma série de missões com alto índice de confiabilidade”. E conclui: “conforme comprovado pela Força Aérea Brasileira, o C-390 também pode ser empregado em situações de emergência e missões de socorro humanitário, desencadeadas por inundações, incêndios florestais, terremotos ou situações semelhantes à pandemia da Covid-19”.

 

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


III COMAR realiza sobrevoo patrimonial no Rio de Janeiro

Ação visa assegurar a integridade do patrimônio da União

Força Aérea | Publicada em 05/07/2021 13:34

III COMAR realiza sobrevoo patrimonial no Rio de Janeiro

Ação visa assegurar a integridade do patrimônio da União

O Comando Aéreo Leste (III COMAR) realizou no dia 24 de junho, um sobrevoo patrimonial em sua área jurisdicionada na Cidade do Rio de Janeiro para verificação territorial dos patrimônios da União sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB). Dentre as áreas observadas, estiveram a Vila Militar do Galeão, o Aeroclube de Nova Iguaçu e parte da Avenida Portuária em Manguinhos.

O sobrevoo realizado pelo III COMAR foi apoiado pelo 3°/8°GAv, Esquadrão Puma, e teve como objetivo o levantamento de informações com vistas a traçar as linhas de ação para assegurar a integridade e segurança do patrimônio e das instalações de interesse da Força Aérea. Esse é mais um mecanismo do Comando Aéreo Leste com foco em cumprir a sua missão de supervisão e coordenação das atividades de apoio e suporte finalístico. 

Participaram do voo, além do Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveria de Medeiros, o Chefe da Coordenadoria de Suporte Finalístico do III COMAR, Coronel Aviador Silvestre Luiz Almeida Cerqueira, o Comandante do Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro (GSD-RJ), Tenente Coronel de Infantaria Ailton Tobias de Andrade Junior, e o Comandante do Grupo de Segurança e Defesa do Galeão (GSD-GL), Tenente Coronel de Infantaria Fernando Vitor da Silva Neves. 

Tex: 2T QOCON JOR ERIKA

Rev: CAP COELHO

Editoração: CB SAD Campos

Img: Adler

Membros do Ministério da Defesa e da Educação realizam visita ao DCTA


Da Redação | Publicada em 05/07/2021 10:44

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos – SP, recebeu na última terça-feira, dia 29, uma comitiva composta por membros do Ministério da Defesa (MD), do Ministério da Educação (MEC), do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A visita teve início no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), local criado em 2004 com o intuito de resgatar, preservar e divulgar a história da área de ciência e tecnologia, da qual o DCTA faz parte. A comitiva foi recebida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, que deu as boas-vindas falando do trabalho realizado pelo Departamento que é capaz de atender as Forças Armadas e a sociedade como um todo.

“O nosso maior objetivo é trazer benefícios para a sociedade civil e militar, ou seja, sermos capazes de aplicar a tecnologia em sua dualidade. Todos sabemos que tecnologia e o conhecimento por si só não se mostram muito nítidos, contudo, o conhecimento é necessário para que se gere a transformação e nós queremos mostrar os produtos que são frutos do investimento em capacitação”, ressalta o Oficial-General.

Durante a manhã, o grupo participou das apresentações Institucionais do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, do Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar César Augusto O’Donnell Álvan e do Diretor Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Coronel Engenheiro Fábio Andrade de Almeida.

No Briefing Institucional do ITA, foi abordado sobre a criação do Instituto e o legado deixado ao longo de seus 71 anos de história. O Reitor falou ainda sobre o modelo educacional do ITA, que contempla os cursos de graduação em engenharia no mais alto nível, bem como os programas de pós-graduação, que possibilitam a formação de mão de obra especializada em nível nacional e internacional. “Receber o Ministério da Defesa, o CNPQ, o MEC e a CAPES é uma grande satisfação e, também, uma grande oportunidade para darmos um retorno dos frutos resultantes de nossa interação”, afirmou o Reitor do ITA.

O IAE apresentou os projetos significativos para o Instituto que em sua maioria possuem parcerias com empresas, como o Veículo Lançador de Microssatélite (VLM), o IFF (Identify Friend or Foe) e a Turbina TR-5000, turbo reator constituído inteiramente com tecnologia nacional. “A partir da participação de diferentes empresas parceiras é possível ver que o IAE age como um instrumento efetivo de apoio à indústria”, afirma o Diretor do IAE, Brigadeiro O’Donnell.

Já o IEAv explanou sobre suas competências, que se dividem em Pesquisa Básica, Pesquisa Básica Orientada, Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Experimental, bem como as áreas de atuação em energia, radiação, auxílio à decisão e sensores. Para o Coronel Almeida, Diretor do IEAv “o conhecimento dos recursos humanos e a capacitação são imprescindíveis em termos de inovação e pesquisa. Eles são essenciais para gerar impacto no futuro da missão, uma vez que o ensino reflete no cumprimento dos objetivos e na melhoria dos processos”, afirma.

O Senhor Flávio Anastácio de Oliveira Camargo, Diretor de Avaliação da CAPES, se mostrou profundamente impressionado e satisfeito com a visita. “Aqui o discurso de formação de recursos humanos altamente qualificados é uma realidade, ele se fez evidente durante a visita. Em todos os briefings, ficou bem claro a relação, a sinergia da pós graduação com o desenvolvimento das tecnologias, das inovações”, afirma.

Em continuidade a visita, no período da tarde, a comitiva visitou as instalações do ITA, onde conheceram o Centro de Competência em Manufatura (CCM), local que detém o SIVOR, simulador de voo que utiliza uma plataforma robótica resultado de uma parceria técnica entre ITA e EMBRAER e, também, o Centro Espacial do ITA (CEI), responsável pela capacitação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento no setor espacial no âmbito do Ministério da Defesa.

No IAE, a visita ficou por conta da apresentação do Projeto IFF, sistema que possibilita a identificação de amigo ou inimigo no teatro operacional e do laboratório da TR-5000, turbina aeronáutica de pequena potência com duas configurações: uma versão turbojato para veículos aéreos não tripulados (VANTs), e uma versão industrial, com capacidade de geração de energia elétrica.

Para o Secretário de Educação Superior do MEC, Senhor Wagner Vilas Boas de Souza foi de extrema importância conhecer o trabalho do DCTA e principalmente do ITA, considerando a meta do MEC em cumprir o Plano Nacional de Ensino (PNE). “    Vir aqui no ITA e ver onde os recursos do MEC foram empregados, na expansão do ITA e também nos alojamentos, é motivo de satisfação, pois podemos ver que tais investimentos foram bem aplicados e contribuirão para expandir o número de matrículas do ITA e nos ajudar a cumprir a meta do PNE, que é aumentar o número de matrículas da graduação no país”, ressaltou.

Além disso, acrescentou a excelente qualidade dos projetos apresentados e o quanto se faz importante a pesquisa aplicada no modelo do tríplice hélice: universidade, governo e indústria. “Verificar esse alinhamento entre graduação, pós graduação e o desenvolvimento de pesquisa aplicada para a indústria nacional, evidencia que o ITA e os demais institutos do DCTA estão no caminho certo, buscando a internacionalização com parceiros internacionais, a indústria e a academia para o desenvolvimento do país. Para nós do Ministério da Educação é sem dúvida um case de sucesso conhecer o ITA, pois nos leva a ter ideias, a nos motivar, a buscar um modelo semelhante para as outras 69 Universidades Federais que estão vinculadas ao Ministério da Educação”, concluiu.

Unidades da FAB realizam campanha do agasalho


Força Aérea | Publicada em 05/07/2021

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), juntamente com o Comando Aéreo Leste (III COMAR) e a Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) realizaram, de 14 a 28 de junho, a Campanha do Agasalho.

Motivados pelo Ministério da Defesa, em alusão ao Programa Pátria Voluntária, a campanha de doação de agasalhos teve por finalidade incentivar o engajamento da sociedade em ações de voluntariado para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social que sofrem com os impactos da chegada do inverno.

A iniciativa abrangeu as Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) do Complexo Santos-Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), e buscou reforçar e propagar o compromisso social por meio da empatia pelo próximo. As doações foram encaminhadas aos postos de coleta determinados pelo Ministério da Defesa. 

O Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, destacou a importância da campanha. “É uma iniciativa ímpar para a Força Aérea. Uma ação de responsabilidade social. Nós temos, também, esse papel institucional junto à sociedade. Uma campanha desse tipo nos motiva muito, pois vemos o bem que podemos fazer para os nossos semelhantes”, destacou o Oficial-General.

Para a Chefe da Seção de Serviço Social (SSS) do DECEA, Tenente Simone Pereira Rocha, foi gratificante contribuir para a efetivação da campanha. “É uma época do ano na qual as temperaturas são baixas e muitas pessoas não conseguem se aquecer devidamente. Então, a participação do DECEA nesta campanha é muito importante, pois irá beneficiar diversas famílias de várias regiões do País, que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, afirmou.

Para a Sargento Juliana de Fátima Amorim Reixach Costa, militar do efetivo do III COMAR, a iniciativa representa o dever, como militar e cidadão, de ajudar ao próximo. “A campanha é muito importante neste período de inverno. Às vezes, esquecemos que há pessoas na rua passando por necessidade”, disse.

EPCAR

Também aconteceu, no dia 25 de junho, a entrega da arrecadação  da campanha do agasalho da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). Este ano, foram doadas mais de 500 peças de roupas, cobertores e calçados. A ação contou com a participação do efetivo da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ).

As doações foram entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Para o Secretário, Daniel Martins de Mello Neto, essa atitude ajuda muito o município em um momento em que a população carente está cada vez mais necessitada. “Só temos a agradecer a Guarnição de Aeronáutica pela contribuição que poderá aquecer quem precisa”, destacou.

Para o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a campanha reafirma o compromisso do Comando da Aeronáutica (COMAER), por meio de suas unidades, de integrar a sociedade brasileira. “Essa campanha, que já acontece há alguns anos, é a concretização da parceria da EPCAR com a sociedade barbacenense. A Campanha do Agasalho tem o objetivo de  trazer um pouco de conforto às pessoas mais necessitadas”, afirmou.

VI COMAR

No dia 28 de junho, o efetivo do Comando Aéreo Planalto (VI COMAR) e Unidades Subordinadas também realizaram a entrega de cerca de 70 itens doados para a Campanha do Agasalho. As peças arrecadadas serão destinadas às instituições cadastradas na Plataforma do Programa Pátria Voluntária, com foco em ajudar pessoas que sofrem com os impactos da chegada do inverno.

Para o Comandante do VI COMAR, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, a campanha pode fazer a diferença  para quem tanto precisa. “Quando nos compadecemos do próximo, podemos fazer alguma coisa de concreto, ainda que seja somente uma gota em meio a um oceano de necessidades”, disse.

Programa Pátria Voluntária

Para incentivar o voluntariado, o Governo Federal lançou, em julho do ano passado, o Pátria Voluntária. O Programa, coordenado pela Casa Civil, é composto por representantes do governo e da sociedade civil. Desde que foi criado, já beneficiou milhares de pessoas vulneráveis em todo o País com os projetos Arrecadação Solidária e Brasil Acolhedor.

Textos: Denise Fontes/DECEA, Sargento Domingos/EPCAR, Tenente Taciana/VI COMAR 

Fotos: Fábio Maciel/DECEA, Sargento Domingos/EPCAR, Sargento Renata Lima/VI COMAR

CONGRESSO – CENIPA realiza I Congresso de Segurança de Voo da Força Aérea Brasileira

Evento ocorreu de forma virtual e contou com debates sobre procedimentos e protocolos afetos à prevenção e a investigação de ocorrências aeronáuticas

Força Aérea | Publicada em 06/07/2021 19:56

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA),  situado em Brasília (DF), realizou, nos dias 29 e 30 de junho, o I Congresso de Segurança de Voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Outros dois eventos estão previstos para 14 e 15 de setembro e 23 e 24 de novembro de 2021. A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

O I Congresso contou com a participação de 483 militares e aconteceu de forma virtual, na plataforma Webex. Foram temas de debates os procedimentos e protocolos afetos à prevenção e a investigação de ocorrências aeronáuticas. O objetivo foi atualizar os elos do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER)  – oficiais e graduados das Unidades Aéreas, Comandos Investigadores e Grandes Comandos da FAB.

Em dois dias do Congresso, foram ministradas palestras sobre o panorama estatístico, novos protocolos de investigação, apresentação das capacidades do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), estudo de caso, segurança de voo no Comando de Preparo (COMPREP), trilhas de capacitação do SIPAER e ferramentas de prevenção.

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, falou da importância do evento. “Os Congressos de Segurança de Voo buscam aperfeiçoar a comunicação corporativa do CENIPA, bem como o fortalecimento das atividades dos elos militares do SIPAER. Eles estão previstos no Programa de Fomento à Segurança de Voo na FAB, lançado em 2021, com o objetivo de reciclar os conhecimentos afetos à Segurança de Voo. Além disso, visam a aproximação do CENIPA com todos os setores da FAB responsáveis por Defender, Controlar e Integrar o território nacional”, disse.

Fotos: Soldado Flávio/CENIPA

Fonte: CENIPA

OUTRAS MÍDIAS


CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - Mesários acreanos vencem barreiras para garantir o direito ao voto


Notícias Do Judiciário / Agência Cnj De Notícias | Publicada em 05/07/2021

Um dos principais desafios do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) é garantir que toda pessoa – até mesmo aquelas que moram em locais longínquos ou de difícil acesso – possa exercer seu direito constitucional de escolher representantes políticos. Para que isso aconteça, o órgão conta com a colaboração de importantes agentes, entre eles, os mesários.

Nas eleições municipais de 2020, mesários e mesárias, mais uma vez, foram os principais responsáveis pelo êxito do pleito, pois desempenharam sua função com patriotismo, zelo e sem medo de enfrentar algumas barreiras geográficas. Esse foi o caso de Marlândia da Silva Teixeira, que, para conseguir chegar à comunidade indígena onde atuou, teve de sair do município de Tarauacá (AC), onde mora, quatro dias antes do primeiro turno, realizado no dia 15 de novembro.

Marlândia conta que ela e o presidente da seção em que trabalhou foram transportados primeiramente de avião até o município de Jordão e, depois, de helicóptero até a comunidade de Seringal Novo Porto, às margens do Rio Muru, onde há duas seções e 348 eleitores. Ambas as aeronaves responsáveis pelo deslocamento da equipe eram da Força Aérea Brasileira (FAB).

“É muito emocionante chegar nessas comunidades tão distantes, onde você vê que as pessoas fazem questão de exercer o seu papel como cidadão. Por isso, para mim, trabalhar como mesária é muito gratificante. Se não fossemos até lá, muitos não poderiam decidir o futuro do nosso país, pois não teriam como chegar até a cidade no dia da eleição”, destaca a mesária, emocionada.

Ela conta que essa foi a 10ª vez que trabalhou como mesária nas eleições e que, em cada uma delas, teve uma experiência diferente. “Dessa vez, ficamos quatro dias na cidade de Jordão esperando o helicóptero da FAB, que precisou ficar indo e vindo das comunidades para levar outras equipes e materiais. Sem contar a chuva, que acabou atrapalhando o deslocamento. Por esses motivos, só conseguimos pegar a aeronave no domingo bem cedo. Chegamos lá perto das 7h20, e já tinham eleitores esperando para votar.”

Marlândia destaca que já passou por diversas dificuldades nas comunidades de difícil acesso, tanto para chegar quanto no local. “Já fui de barco, cujo trajeto durou muitos dias. A gente come mal, dorme mal, ‘bicho ferra a gente’, mas, no final, sempre compensa”, diz, ao agradecer o trabalho da FAB, pois, segundo ela, o deslocamento via barco levaria cerca de uma semana.

Especificamente sobre as eleições de 2020, ela afirma que “foi uma adrenalina muito grande”. “Todo mundo estava muito nervoso, pois estávamos com medo de não dar tempo de chegar, mas no final tudo deu certo”, relata, afirmando que, apesar dos obstáculos, no que depender dela, continuará sempre sendo mesária. No pleito do ano passado, o TRE-AC contou com a colaboração de 6.788 pessoas atuando como mesários, sendo 4.107 (60,5%) mulheres e 2.681 (39,5%) homens.

FAB

A Força Aérea brasileira não leva somente os mesários até as distantes comunidades de votação no estado do Acre. Ela também é responsável pelo transporte das urnas, de materiais diversos e dos agentes de segurança. O território do Acre, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 164.123,96 km² e conta com 22 municípios, muitos deles de difícil acesso. Atualmente, são mais de 561 mil acreanos e acreanas aptas a votar.

Ao todo, o estado possui 2.261 seções eleitorais e 687 locais de votação, sendo 85 de difícil acesso, como aldeias e comunidades. São considerados locais de difícil acesso aqueles que não possuem estradas que os liguem a um município, ficando dependentes de vias aéreas ou fluviais.

Nas Eleições 2020, ao se reportar à tripulação da aeronave, o vice-presidente e corregedor do TRE-AC, desembargador Luis Camolez, destacou a “valorosa contribuição” das Forças Armadas – especialmente por meio da FAB – para a plena execução dos trabalhos durante o pleito, principalmente na região Amazônica.

“A eleição só acaba quando todos os mesários, valorosos brasileiros, retornam em segurança às suas casas, pois são eles os primeiros que chegam e os últimos que saem de cada local de votação, sem se importarem com o difícil acesso”, afirmou o magistrado na ocasião. Ele recepcionou pessoalmente, após o primeiro turno do pleito, a tripulação do helicóptero Black Hawk, da FAB, que, com segurança, transportou “os abnegados mesários” em seus deslocamentos para os locais mais longínquos do interior acreano.

A presidente do Tribunal Eleitoral acreano, desembargadora Denise Bonfim, única mulher a comandar uma eleição na Justiça Eleitoral no ano passado, também ressalta o papel relevante das Forças Armadas durante o pleito no que diz respeito à segurança do processo eleitoral, “cujo objetivo é garantir o livre exercício do voto”. “Um dos principais pilares para o êxito das Eleições 2020, no âmbito do estado do Acre, tem nome e endereço: o mesário, que, mesmo em tempo de crise sanitária ora vivida pela humanidade, além das dificuldades inerentes à região, não mediu esforços para desempenhar sua função com competência, eficácia, e, principalmente, amor à pátria. Por toda essa bravura, o sentimento é de gratidão.”

Fonte: TRE-AC

TUDO RONDONIA - Drive-thru de vacinação atende a população na Base Aérea de Porto Velho

Cerca de 5 mil pessoas foram imunizadas neste sábado (3) e domingo (4) em Porto Velho

Superintendência Municipal De Comunicação (smc) | Publicada em 05/07/2021 09:33

A população com mais de 38 anos, agendada pelo aplicativo SASI, foi o público-alvo do drive-thru de vacinação contra a Covid-19 realizado neste domingo (4) na Base Aérea de Porto Velho. A ação, organizada pela Prefeitura de Porto Velho com ajuda da Base Aérea, teve grande participação popular. Com o apoio de 460 voluntários, quase 3 mil pessoas foram imunizadas das 9h às 18h.

A mobilização contou com a participação do vice-prefeito Maurício Carvalho: "Estamos aqui aguardando os portovelhenses para se vacinarem, porque vacina eficaz é vacina no braço", atentou o vice-prefeito.

Josilene Roberta Laurindo, de 38 anos, uma das primeiras a ser imunizada, falou da sensação: "Estou muito feliz de receber a vacina, é muito importante que todos se vacinem para ficarmos livres desse vírus", afirmou.

O motociclista e auxiliar de almoxarifado, Edmilton Cícero Martins Vieira, não perdeu tempo, fez o cadastro através do aplicativo SASI e recebeu a notificação de agendamento com horário e local: "É uma emoção boa estar aqui para receber a vacina, fiz o cadastro e recebi o agendamento. O único jeito de acabarmos com essa pandemia é se vacinando", disse.

O comandante da Base Aérea de Porto Velho, coronel aviador Paulo Cezar Fischer da Silva, ressaltou a importância da parceria: "Para nós da Força Aérea Brasileira aqui em Rondônia é um orgulho e uma satisfação poder ceder nossa estrutura, nossa mão de obra, nosso pessoal, em uma demanda tão importante para a sociedade", relatou.

No fim de semana todo foram vacinadas quase 5 mil pessoas: cerca de 1.500 no sábado, com trabalho de 200 voluntários, e mais os distritos de Nova Mutum, Abunã, Nazaré, Cujubim e Joana Darc, que recebem entre 200 e 300 doses de vacina.

SEGUNDA DOSE

De acordo com o Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o público imunizado foram aqueles que fizeram o cadastramento no aplicativo SASI.