NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Forças Armadas e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização encerram operação de combate a ilícitos transfronteiriços e ambientais


Guilherme Wiltgen | Publicada em 05/06/2022 08:57

Foi realizado no período de 24 de maio até 04 de junho, a Operação ÁGATA – ARCO SULSUDESTE 2022, com a intensificação de ações de patrulhamento, controle e monitoramento na faixa de fronteira, vias navegáveis e área marítima dos estados de São Paulo (SP) e Paraná (PR).

Em um ambiente de trabalho interagências, a Operação Ágata faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), cujos objetivos são a integração e articulação de ações das Forças Armadas, Órgãos de segurança pública e fiscalização da União, Estados e Municípios, situados na faixa de fronteira e na costa marítima, fortalecendo as medidas de controle, fiscalização, repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, e incrementando a presença do Estado na região.

O somatório das capacidades da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Órgãos componentes que atuaram na Operação Ágata mostrou-se como um importante vetor para a redução dos crimes transnacionais, resultando em excelentes números de apreensões e aplicações de multas contra ilícitos agrícolas e ambientais.

Nesta edição, a operação contou com 2.500 integrantes, entre militares e agentes, envolvidos nas ações preventivas e repressivas, como postos de bloqueio e controle em estradas (vias urbanas e rurais), patrulha e inspeção de embarcações nos rios e área marítima e monitoramento aéreo da área de operação.

Além das ações repressivas, foram realizadas atividades de Assistência Cívico Social (ACISO) junto a população local, como apoio na manutenção das instalações das Escola Pública Prof. Pedro V. Parigot de Souza (Foz do Iguaçu) e Escola Municipal Almirante Tamandaré (Paranaguá), visitação pública aos meios operativos do Corpo de Fuzileiros Navais, na cidade de Santa Terezinha do Itaipu-PR, visita de indígenas da Tribo Guarani e grupo dos Desbravadores Templários a 15 Cia Inf Mtz em Guaíra, disponibilização de um canal direto de comunicação, FALE CONOSCO, com o objetivo de aproximar e receber as demandas da sociedade aos integrantes da Operação.

A Operação ÁGATA – ARCO SUL-SUDESTE 2022 encerra suas atividades com um balanço total de 83,4 milhões de reais em ilícitos, sendo de 1,2 toneladas de drogas (cocaína e maconha) apreendidas, 1,74 mil pacotes de cigarros contrabandeados, 22 prisões, 24,2 milhões de reais entre multas e materiais contrabandeados. Essa entrega à sociedade brasileira culminou em uma percepção de aumento da segurança e presença do Estado para 97 % dos entrevistados.

PORTAL AEROIN


Em vídeo inspirado em literatura de cordel, FAB alerta sobre risco de soltar balões


Murilo Basseto | Publicada em 05/06/2022 08:00

Nesta época, as ocorrências com balões crescem muito, e as campanhas educativas são uma das ferramentas utilizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) para conscientizar a população sobre o problema. Como parte da campanha, o vídeo educativo a seguir, inspirado na literatura de cordel, alerta para os riscos de soltura de balões em festas juninas.

Essa prática coloca em perigo a segurança da navegação aérea, a vida de milhares de pessoas e o meio ambiente. Por isso, é considerado crime conforme estabelecido no art. 261 do Código Penal.

Mas a despeito de todos esses perigos, muitas pessoas ainda continuam insistindo nesse tipo de ação. As consequências de um impacto entre uma aeronave e um balão são imprevisíveis, pois aspectos como tamanho e peso do balão, velocidade no momento do impacto ou área da aeronave atingida (asa, fuselagem, motor) irão influenciar diretamente no dano provocado.

Segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), o impacto da colisão de um balão de cerca de 15 kg, considerado um balão pequeno, com um avião que esteja voando a uma velocidade de 300 km/h vai ser da ordem de 3 toneladas e meia. No entanto, se o balão tiver um peso de 50 kg e a colisão ocorrer com um avião a 400 ou 450 km/h, o impacto já sobe para cerca de 100 toneladas.

Na luta contra a soltura de balões, a conscientização da população é tão fundamental quanto seu engajamento contra essa irregularidade. O DECEA destaca que qualquer cidadão pode requisitar o auxílio da força policial (telefone 190) para a detenção dos infratores. Denuncie!

 

 

 

 

 

 

 

 

Caça F-5 da Força Aérea Brasileira completa 50 anos de idade e de serviço

Neste mês de junho um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) completa 50 anos de idade, batendo um recorde mundial.

Carlos Martins | Publicada em 05/06/2022

O Tigre, nome oficial para o caça Northrop F-5, começou a ser fabricado em 1959, mas só em 1972 saiu a sua nova versão, a Tiger II, denominada F-5E para a versões de um só assento e F-5F para a de dois assentos, destinada ao treinamento. O primeiro dos novos tigres ficou pronto e saiu da fábrica da Northrop em 23 de junho de 1972, com número de série 11-1417. Apesar da fábrica ser ao lado do Aeroporto Internacional de Los Angeles, o caça seguiu via terrestre até Edwards, na região desértica do Sul da Califórnia, onde foi preparado para seu primeiro voo, em 11 de agosto.

Desde então o caça foi empregado na Força Aérea dos Estados Unidos, servindo como plataforma de testes e como aeronave adversário para treinar os novos pilotos, daí também se tornando o famoso “MiG-28” no primeiro filme Top Gun. Anos mais tarde, em 1988, o Brasil adquiriu 22 caças F-5E usados da USAF, e dentre eles estava o 11-1417 e o 11-1418, os primeiros Tiger II do mundo, que no Brasil receberam a designação FAB 4856 e FAB 4857, segundo a força militar.

Ambos os aviões foram para o Esquadrão Pampa em Canoas, Rio Grande do Sul, e lá estão a voar e completando 50 anos em serviço, um feito inédito para um caça no Brasil. Não se sabe publicamente quantas horas de voo o primeiro F-5E voou, mas foram muitas (obviamente), e além disso ele foi o primeiro Tigre modernizado em 2005 pela Embraer, se tornando um F-5EM. Atualmente os caças F-5 da FAB estão em processo de ser substituído pelo SAAB F-39 Gripen de fabricação sueca.

 

PORTAL DIÁRIO DO PODER


Operação na fronteira de São Paulo com o Paraná recupera R$ 83,4 milhões

Foram apreendidos 1,2 toneladas de drogas e 1,74 mil pacotes de cigarros contrabandeados

Francine Marquez | Publicada em 05/06/2022 10:49

Uma operação conjunta entre as Forças Armadas e órgãos de Segurança Pública dos estados de São Paulo e Paraná conseguiu apreender o montante de R$ 83,4 milhões em ilícitos, além de apreensão de drogas, cigarros e materiais contrabandeados.

De acordo com informações da FAB, a operação encerra suas atividades com um balanço total de 83,4 milhões de reais em ilícitos, sendo de 1,2 toneladas de drogas (cocaína e maconha) apreendidas, 1,74 mil pacotes de cigarros contrabandeados, 22 prisões, 24,2 milhões de reais entre multas e materiais contrabandeados.

Além das ações repressivas, foram realizadas atividades de Assistência Cívico Social. “Essa entrega à sociedade brasileira culminou em uma percepção de aumento da segurança e presença do Estado para 97 % dos entrevistados”, diz a nota.

A equipe que atuou na operação foi formada por 2.500 integrantes, entre militares e agentes, envolvidos nas ações preventivas e repressivas, como postos de bloqueio e controle em estradas (vias urbanas e rurais), patrulha e inspeção de embarcações nos rios e área marítima e monitoramento aéreo da área de operação.

Essa fase da Operação Ágata batizada de Arco Sul-Sudeste 2022, ocorreu no período de 24 de maio até 04 de junho, com a intensificação de ações de patrulhamento, controle e monitoramento na faixa de fronteira, vias navegáveis e área marítima entre os dois estados.

A Operação Ágata faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), cujos objetivos são a integração e articulação de ações das Forças Armadas, Órgãos de segurança pública e fiscalização da União, Estados e Municípios, situados na faixa de fronteira e na costa marítima, fortalecendo as medidas de controle,
fiscalização, repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, e incrementando a presença do
Estado na região.