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PORTAL UOL


Como se faz o KC-390, avião da Embraer que leva 3 tanques ou 1 helicóptero


Por Vinícius Casagrande | Publicada em 05/06/2019 04:00

O novo cargueiro militar da Embraer, o KC-390, já está pronto para ser entregue à FAB (Força Aérea Brasileira). De acordo com Jackson Schneider, presidente da Embraer Defesa e Segurança, a entrega deve ser feita nas próximas semanas.

O avião faz parte da área da Embraer que não foi vendida à Boeing. No entanto, as duas empresas fizeram um acordo comercial para alavancar as vendas do KC-390 a outros países. A Embraer vai criar uma joint venture com a Boeing para tratar exclusivamente da comercialização e manutenção de aviões do modelo. O negócio terá 51% de participação da Embraer e 49% da Boeing.

O KC-390 é um avião de transporte de tropas e cargueiro militar. Ele pode levar até 80 soldados, três tanques (veículos de combate terrestre) ou um helicóptero do modelo Black Hawk H-60. O avião pode ser utilizado em múltiplas missões, como lançamentos aéreos de paraquedistas e cargas, reabastecimento em voo, combate aéreo a incêndios, evacuação aeromédica e busca e salvamento. O KC-390 pode ser reconfigurado de acordo com a missão em até três horas.

O avião da Embraer se destaca pela capacidade de carga e pela velocidade, chegando a 870 km/h, velocidade similar ao dos principais aviões comerciais do mundo. O KC-390 chega para tentar ganhar mercado do antigo Lockheed Martin C-130 Hercules, um turboélice de quatro motores. O avião brasileiro é maior, mais veloz e mais econômico, segundo a Embraer.

O avião já passou por testes de solo e de voo e aguarda detalhes burocráticos para a primeira entrega. "A FAB ainda precisa definir a data exata e, talvez, queira aguardar alguma data comemorativa para receber o primeiro avião", afirmou Schneider.

O KC-390 que será entregue à FAB é o quarto avião do modelo a ser produzido pela fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Os três primeiros foram utilizados nos testes de certificação do modelo, que recebeu a aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em outubro do ano passado.

Inicialmente, a previsão é que o primeiro avião do modelo fosse entregue no ano passado. O atraso ocorreu por conta de dois incidentes com o primeiro protótipo. A primeira ocorrência aconteceu com uma perda brusca de altitude em teste de estol (perda de sustentação) que danificou algumas peças. Após o conserto, o avião saiu da pista de Gavião Peixoto, causando sérios danos à fuselagem.

Com isso, o terceiro avião construído, que seria o primeiro a ser entregue à FAB, teve de ser utilizado na fase de testes para a certificação do modelo. A Força Aérea Brasileira vai receber o avião de número de série 004.

Os protótipos utilizados na fase de testes e certificação vão permanecer sob posse da Embraer pelos próximos anos para a realização de testes e aprimoramentos futuros, mas depois também devem ser entregues à FAB.

O KC-390 é um projeto feito em parceria entre a FAB e a Embraer. Foi feita uma encomenda de 28 aviões do modelo, que devem ser utilizados em múltiplas missões. Eles serão os substitutos dos antigos cargueiros C-130 Hercules.

Capacidade para 18 aviões por ano

O KC-390 é produzido na fábrica da Embraer de Gavião Peixoto em um hangar de 10 mil m². O local tem capacidade instalada para produzir até 18 aviões por ano. De acordo com o contrato com a FAB, os 28 aviões devem ser entregues até 2026, o que dá uma média de quatro aviões por ano. Em 2019, devem ser entregues duas aeronaves do modelo.

No hangar de Gavião Peixoto, é feita toda montagem das peças do KC-390. A fuselagem é montada em três partes distintas. A maior parte de todo o trabalho acontece de forma automatizada por robôs, que fazem a união das partes traseira, central e dianteira. É quando o KC-390 começa a tomar forma, e a fuselagem recebe a pintura.

Enquanto isso, dentro de um molde gigante são montadas as asas do avião. Quando estão prontas, elas são instaladas na parte de cima da aeronave. Logo em seguida, é colocada também a empenagem (estabilizador vertical presente na parte traseira do avião).

Nesse ponto, o avião está visualmente pronto. No entanto, ainda precisam ser instalados todos os sistemas internos, como cabos elétricos, equipamentos de navegação e a hidráulica do avião, além de fazer o acabamento do interior.

Para fazer a instalação dos milhares de itens, os funcionários da Embraer devem seguir um rígido manual. Tudo precisa ser devidamente registrado nos computadores, para garantir que todos os processos foram feitos na sequência correta e que nada foi esquecido.

Atualmente, a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto trabalha simultaneamente na produção de quatro aviões KC-390. O avião de número de série 008 está ainda no início da fase de montagem da fuselagem, enquanto o número de série 005, que será o segundo a ser entregue à FAB já está praticamente pronto, inclusive com os motores instalados.

OUTRAS MÍDIAS


PEQUENAS EMPRESAS E GRANDES NEGÓCIOS - Brasil sedia o principal congresso de inovação da América Latina

Evento reunirá CEOs das principais empresas de tecnologia, além de palestrantes brasileiros e internacionais que vão debater temas como tendências da inovação e o futuro do trabalho e do alimento

Agência Sebrae De Notícias | Publicada em 05/06/2019 12:51

As lideranças das maiores empresas multinacionais e brasileiras da área de tecnologia participarão nos dias 10 e 11 de junho, em São Paulo, do 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Na lista de CEOs que falarão sobre temas como o Brasil inovador, tendências da inovação e o futuro do trabalho, da alimentação, da saúde e da energia estão a presidente da IBM América Latina, Ana Paula Assis; a CEO da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino; o presidente da Qualcomm para a América Latina, Rafael Steinhauser; o fundador da Totvs, Laércio Cosentino; a CEO do Conselho de Competitividade dos Estados Unidos, Deborah Wince Smith; a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka.

Também participarão do Congresso de Inovação o diretor-geral adjunto de Política de Inovação e Tecnologia do Ministério Federal da Economia e Energia da Alemanha, Ole Janssen; o fundador e diretor administrativo da israelense Colosseum Sport, Oren Simanian; e o economista-chefe da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), o suíço Carsten Fink; e Rakesh Jain, professor de Harvard e diretor de Desenvolvimento de Negócios da JUST, empresa com foco em produtos de proteína à base de plantas (confira no site do evento os perfis de todos os palestrantes).

O espaço de 12.500 metros quadrados no São Paulo Expo reunirá nos dois dias de evento o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Serão 18 paineis com 19 palestrantes internacionais, de 12 diferentes países, e 31 brasileiros para debater as inovações desenvolvidas no Brasil e por países referência no tema, como a China, Israel, Alemanha, Suíça, Finlândia, Índia. Levantamento da CNI mostra que, em geral, países com as economias mais avançadas são aqueles que mais investem em inovação.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, ressalta que a inovação é imprescindível para o desenvolvimento econômico do país. “A experiência internacional demonstra que a inovação é o caminho mais curto para o desenvolvimento sustentável da economia”, afirma.

“É preciso garantir recursos e estruturar uma política nacional de fomento às atividades inovadoras. Para isso, é fundamental que o governo e a academia estejam cada vez mais juntos com a indústria em prol desta importante agenda”, completa Robson Andrade.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a inovação é uma ferramenta fundamental para que os pequenos negócios avancem. “Nossa missão neste grande evento é aproximar as micro e pequenas empresas das tendências mais inovadoras do mercado. Estamos investindo nas MPEs, criando um ambiente propício para o desenvolvimento dos negócios.

Este é o setor que mais gera emprego, renda e mais movimenta a economia no Brasil”, destaca. De acordo com o presidente do Sebrae, somente em abril deste ano, os pequenos negócios criaram 93,7 mil postos de trabalho formais, 72,3% do total de empregos gerados no país, que foi de 129,6 mil – dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Atrações
No ecossistema de inovação, espaço de passagem obrigatória do público antes da entrada no auditório, serão erguidos os ambientes da CNI, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), além das atrações que vão ser apresentadas pelas empresas patrocinadoras e apoiadoras do Congresso.

Caças
Entre os destaques que serão expostos está uma réplica em tamanho real do caça sueco Gripen E, da SAAB, modelo de 15 metros de comprimento por 8,6 metros de largura usado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os inscritos no evento poderão entrar na cabine da aeronave de 3.000 kg para conhecer o modelo e tirar fotos.

Tecnologia 5G e soluções inovadoras
Serão expostas tecnologias e soluções da Totvs voltadas para a inteligência artificial e da Qualcomm sobre a quinta geração de sistema sem fio (5G). Também serão apresentadas inovações produzidas por empresas como a Basf, Nokia, Chemical Abstracts Service (CAS), Dassault Systèmes, além de soluções inovadoras do BNDES e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Networking e evolução digital
No espaço da CNI, haverá exposição de tecnologias de empresas participantes do Programa Inova Talentos, no qual bolsistas são selecionados para atuar em projetos de pesquisa e desenvolvimento em empresas. Também haverá networking entre painelistas e convidados, além de workshops sobre evolução digital e ecossistemas de inovação.

Empreendedorismo inovador
No espaço do Sebrae, serão realizadas diversas ações de conexão, capacitação, inovação e tecnologia para grandes e pequenas empresas. Haverá destaque para a aproximação dos pequenos negócios e das grandes empresas, por meio do encadeamento produtivo, valorizando os benefícios da inovação para a economia e o setor produtivo. Serão realizados desafios entre empresas tradicionais e startups, contato com representantes de fundos de investimento e várias oficinas direcionadas à inovação nos pequenos negócios. O lançamento do estudo realizado pela ANPROTEC e SEBRAE sobre “Corporate Venture no Brasil - Co-inovando em rede” também terá destaque, assim como a recente aprovação da Lei Inova Simples e sua importância para o ecossistema.

Indústria 4.0 e saúde no trabalho
No espaço do SENAI, serão expostas experiências de indústria 4.0, tecnologias produzidas nos institutos SENAI de Inovação e haverá apresentações de casos de sucessos de 40 empresas parceiras. No espaço do SESI, por sua vez, o destaque será a plataforma SESI Viva Mais, que organiza em ambiente digital único, dados e informações para apoiar ações de segurança e saúde no trabalho. Está prevista também a exposição de alguns sistemas adotados em centros de Inovação do SESI, que são unidades de pesquisa para melhorias no ambiente de trabalho.

Prêmio nacional de inovação
Ao fim do primeiro dia do Congresso – 10/6 –, o São Paulo Expo será palco da entrega do Prêmio Nacional de Inovação, realizado pela CNI e o Sebrae. O objetivo da premiação é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de empresas em prol da agenda da inovação e gestão da inovação. Entre os 1.746 projetos inscritos, 54 finalistas concorrerão em cinco categorias a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital de Inovação da Indústria, além da participação em imersões internacionais em ecossistemas de inovação.