NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Desativação da antiga plataforma de solicitação de voos de drones ocorre no próximo dia 17


Murilo Basseto | Publicada em 04/11/2022 12:53

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que os pilotos de drones devem estar atentos à desativação da antiga plataforma SARPAS, que ocorrerá no próximo dia 17 de novembro.

A Força Aérea Brasileira (FAB) e o DECEA orientam que aqueles que desejem solicitar autorizações de voos de aeronaves não tripuladas devem baixar a nova versão do sistema, o SARPAS NG, que oferece diversas facilidades aos usuários.

“A nova plataforma SARPAS NG é integrada com o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e permite a solicitação de voo para uma equipe e não apenas a autorização individual, facilitando ainda mais a gestão para empresas e organizações”, explicou o Adjunto da Seção de Planejamento do Sistema de Aeronave não Tripulada do DECEA, Capitão Aviador Jean Pierre de Castro Benevides.

O SARPAS NG foi lançado pelo DECEA em junho deste ano. Atualmente, cerca de 90 mil pilotos são cadastrados no sistema. O login é vinculado ao “Gov.Br” e a página pode ser acessada por meio deste link.

Respeito ao espaço aéreo

Para que o acesso ao espaço aéreo por drones aconteça de forma ordenada e segura, o DECEA alerta que os pilotos remotos devem conhecer e cumprir o que está previsto na Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) nº 100-40.

Aqueles que violarem as normas aeronáuticas podem ser responsabilizados administrativamente pela Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER). Além disso, determinadas condutas podem culminar em processos nas aéreas cível e criminal.

O DECEA realiza campanhas educativas que buscam conscientizar a população sobre o uso regular dos drones e disponibiliza o Portal DRONE UAS para que os usuários estejam sempre em contato com as facilidades e normas sobre o tema.

Mais informações estão disponíveis nesta página, que possui vídeos tutoriais com os temas: “Acesso ao SARPAS”, “Equipes SARPAS” e “Solicitação de Voo”. Também é possível consultar as principais legislações sobre o tema. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas pelos usuários por meio do Serviço de Atendimento do Cidadão (SAC).

“Drones são aeronaves e aqueles que os conduzem devem seguir a legislação em vigor. Manter a segurança do espaço aéreo e de terceiros é uma tarefa de todos”, destacou o Chefe da Seção de Coordenação e Controle do Sistema de Aeronaves Não Tripulada do DECEA, Tenente Eduardo Araújo da Silva.

CINDACTA II completa 40 anos e DECEA divulga vídeo comemorativo em sua alusão


Juliano Gianotto | Publicada em 04/11/2022

O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), organização militar subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), completou 40 anos de existência, no dia 1º de novembro.

O CINDACTA II presta à sociedade um serviço de extrema qualidade e importância para o País, com a missão de garantir a vigilância e o controle da circulação aérea na região de sua responsabilidade, onde sua área corresponde a 1,7 milhão de Km².

O centro abrange os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, parte do Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, onde estão instalados os radares, as estações de telecomunicações e os equipamentos de auxílio à navegação aérea.

Para cumprir a sua missão, a Unidade incorpora atividades abrangentes e altamente especializadas, que além do controle e defesa aérea, se revelam nos serviços prestados de informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.

 

OUTRAS MÍDIAS


Portal 6 - FAB anuncia abertura de mais de 500 vagas em diversas áreas; remuneração inicial passa de R$ 5 mil


Da Redação | Publicada em 04/11/2022 07:33

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da Força Aérea Brasileira. São mais de 500 vagas para os níveis médio técnico para prestação de serviço militar voluntário.

Os selecionados vão atuar nas diversas organizações militares do país, como a Base Aérea de Anápolis. A remuneração inicial passa de R$ 5 mil. O prazo final para se inscrever é em 24 de novembro.

Para concorrer a uma das vagas é necessário ser brasileiro e ter no máximo 40 anos de idade quando for incorporado a FAB.

As oportunidades são para as áreas de Administração, Comunicações, Desenho, Eletricidade, Enfermagem, Eletromecânica, Eletrônica, Informática, Laboratório e Logística.

Além delas, também há cargos disponíveis nas funções de Mecânica de Aeronaves, Metalurgia, Música, Nutrição e Dietética, Obras, Produção de Áudio e Vídeo, Processos Fotográficos, Radiologia, Saúde Bucal e Topografia.