NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REDE GLOBO


Jornal da EPTV 1ª Edição - Fábrica de Gavião Peixoto entrega maior avião produzido na América Latina à FAB

Foram 10 anos de desenvolvimento e 4 anos de testes para cargueiro KC 390 ficar pronto.

Publicada em 04/09/2019 12:53

JA 1ª Edição - Bolsonaro participa da entrega do maior avião cargueiro do Brasil à Base Aérea de Anápolis

O avião foi encomendado pela FAB à Embraer. Ele tem capacidade para operações como transporte de cargas e paraquedistas, socorros humanitários e combate a incêndios.

Publicada em 04/09/2019 13:00

PORTAL UOL


Bolsonaro diz que Brasil não continuará passivo sobre soberania da Amazônia


Luciana Amaral | Publicada em 04/09/2019 13:37 | Atualizado em 04/09/2019 14:41

Na entrega da primeira aeronave militar KC-390 da Embraer à FAB (Força Aérea Brasileira), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) declarou hoje que o Brasil é um país pacífico, mas não será passivo em eventuais agressões à soberania do país sobre a Amazônia brasileira.

"Os senhores que me antecederam [em referência aos comandantes das Forças Armadas] sabem muito bem o que é soberania. Sabem também que, quando um país outro nos ameaça, essa ameaça não vem daquele momento. Vem de momentos anteriores onde, infelizmente, autoridades e chefes políticos não se interessaram com essa questão no Brasil. É verdade que, se nós queremos a paz, nos preparemos para a guerra. O Brasil é um país pacífico, mas não pode continuar e não continuará sendo passivo a esse tipo de agressão à nossa soberania. A Amazônia brasileira é nossa", declarou, arrancando palmas da plateia, formada majoritariamente por militares e políticos aliados.

A frase foi uma crítica indireta à declaração do presidente da França, Emmanuel Macron, que questionou a soberania brasileira perante a floresta e aventou a possibilidade de internacionalização da Amazônia no mês passado. Desde então, Bolsonaro e Macron trocaram farpas em público.

Bolsonaro informou que não poderá participar pessoalmente de reunião junto a chefes de Estado de países amazônicos em Leticia, na Colômbia, na sexta-feira (6), devido à preparação para cirurgia de correção de hérnia incisional no domingo (8). No entanto, afirmou que acompanhará o encontro por meio de videoconferência.

Ele falou da importância de se prestigiar ida ao desfile de 7 de setembro, em comemoração à independência do Brasil de Portugal, e pediu que a população também compareça ao evento.

"Mostrar ao mundo todo que nos preocupamos com essa data e para cada vez mais dizer: não é só a Amazônia não. O Brasil é nosso", afirmou.

O presidente viajou à Base Aérea de Anápolis, em Goiás, pela manhã para participar de cerimônia que marca o recebimento da primeira aeronave KC-390 da Embraer pela FAB. O modelo vai substituir os C-130 Hercules, na frota desde 1964. Ao todo, 28 aeronaves foram encomendadas pela FAB por R$ 7,2 bilhões. Portugal também já encomendou cinco unidades do modelo.

O KC-390 é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul e será usado para missões de transporte (incluindo lançamento de cargas e paraquedistas), reabastecimento em voo, busca e salvamento, controle aéreo avançado, evacuação aeromédica, patrulha marítima, combate a incêndios, entre outras. O primeiro KC-390 ficará sediado na Base Aérea de Anápolis.

O presidente da Embraer, Jackson Schneider, afirmou que o dia é histórico e resultado de enorme esforço de engenharia para atingir novos padrões de qualidade. Ele afirmou que o KC-390 conta com a última geração tecnológica disponível e é único no segmento de mercado em que se insere.

Além da importância do KC-390 para a Aeronáutica brasileira, o avião será mais um produto de alto valor agregado a ser exportado.

"Estou certo de que voaremos com esse avião nos Estados Unidos num futuro não tão distante. Estamos convictos de que o KC-390 repetirá história de sucesso de outros produtos", declarou.

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, afirmou que o KC-390 representa um salto tecnológico de 50 anos para a FAB. Bermudez ressaltou que o desenvolvimento de uma nação passa pela capacidade que tem de proteger a soberania e proteger todo seu território.

O comandante reforçou a ampliação da capacidade logística da FAB a partir do KC-390 junto ao alto poder dissuasório do modelo e à capacidade de resistir a ambientes hostis, como Antártica e Amazônia, além de sistema avançado de autodefesa e balística.

O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, falou estar orgulhoso não só como comandante da pasta, mas como cidadão brasileiro pelo trabalho da Embraer junto à FAB. Em discurso, lembrou que desenvolvimentos de projetos vêm sofrendo atrasos significativos ao longo dos anos devido a dificuldades orçamentárias e ressaltou que as Forças Armadas precisam ser compatíveis com a estatura do país e capazes de "dissuadir qualquer aventura ou ameaça que possa surgir". Ele destacou ainda que a renovação de equipamentos da FAB passará ainda pela chegada dos caças suecos Gripen.

KC-390 faz sobrevoo e Bolsonaro batiza aeronave

A primeira unidade entregue do KC-390 fez sobrevoos pela pista da Base Aérea de Anápolis, incluindo um a baixa altitude em cima do hangar dos convidados presentes. Após pousar, a aeronave ficou estacionada em frente ao palco do evento.

A Embraer entregou uma placa e miniatura do modelo para marcar a entrega à FAB. Um caminhão de emergência jogou água em cima da aeronave para seu batismo. Bolsonaro também estourou uma garrafa de espumante e jogou o líquido no bico do KC-390. Ao final do ato, brincou que infelizmente não poderia tomar a bebida.

Embraer KC-390 é mais rápido, voa mais longe e leva mais carga que Hercules


Vinícius Casagrande | Publicada em 03/09/2019 04:00

A FAB (Força Aérea Brasileira) recebe nesta quarta-feira (4) o primeiro Embraer KC-390. O novo avião chega para substituir o Lockheed Martin C-130 Hercules na frota da FAB e disputar o mercado mundial neste segmento, que vem sendo dominado há décadas pelos norte-americanos.

O KC-390 voa mais rápido, mais alto e com mais carga que o Hercules. O brasileiro tem várias vantagens: pode ser abastecido em voo e tem motores melhores. Enquanto o C-130J Super Hercules utiliza quatro motores turboélices, o KC-390 é equipado com dois motores turbofan. Com isso, o avião brasileiro pode chegar a uma velocidade máxima de 870 km/h, enquanto o Super Hercules chega a até 660 km/h.

O avião brasileiro também é maior que o Super Hercules. O KC-390 tem uma capacidade máxima de carga de 26 toneladas, enquanto o C-130J leva pouco menos de 23 toneladas. O Hercules chega à altitude máxima de 8.600 metros, enquanto o KC-390 chega a 11 mil metros.

Veja os principais dados sobre os dois aviões:

C-130J Super Hercules

Capacidade de carga: 22.670 quilos

  • Comprimento: 34,37 metros
  • Altura: 11,84 metros
  • Envergadura: 40,41 metros
  • Alcance com 18 toneladas de carga: 4.425 km
  • Altitude máxima: 8.600 metros
  • Velocidade de cruzeiro: 660 km/h

KC-390

Capacidade de carga: 26 mil quilos

  • Comprimento: 35,20 metros
  • Altura: 11,84 metros
  • Envergadura: 35,05 metros
  • Alcance com 23 toneladas de carga: 2.815 km
  • Altitude máxima: 11 mil metros
  • Velocidade de cruzeiro: 870 km/h

Aviões têm missões semelhantes

Os dois aviões foram desenvolvidos para missões semelhantes, como lançamentos aéreos de paraquedistas e cargas, reabastecimento em voo, combate aéreo a incêndios, evacuação aeromédica e busca e salvamento. Segundo a FAB, no entanto, o KC-390 atende "conceito e ideias de pilotos e engenheiros da FAB que ansiavam por demandas acima das cumpridas pelo C-130 Hércules".

O avião brasileiro aposta em um conceito bem mais moderno para conquistar o espaço dominado atualmente pelo C-130J Super Hercules, a atual versão e que será usada para comparação entre os dois modelos.

Lançado na década de 1950, o C-130 Hercules já teve mais de 2.500 unidades produzidas. Cerca de 40 anos depois, o modelo ganhou uma versão atualizada. O C-130J Super Hercules manteve o sucesso após ser lançado no final da década de 1990 e já teve mais de 400 unidades entregues.

O KC-390 é fruto de uma parceria entre a Embraer e a FAB, que encomendou 28 unidades. Os novos aviões irão substituir exatamente a frota de C-130 Hércules, operada pela FAB desde 1964. Além do Brasil, Portugal também já encomendou cinco unidades do modelo.

O KC-390 vai ficar com a Embraer que não foi vendida à Boeing, mas as duas empresas fizeram um acordo comercial para alavancar as vendas do KC-390 a outros países. A Embraer vai criar uma joint venture com a Boeing para tratar exclusivamente da comercialização e manutenção de aviões do modelo. O negócio terá 51% de participação da Embraer e 49% da Boeing.

Voando mais rápido e com mais carga, o avião brasileiro consegue cumprir grandes missões de transporte em menos tempo. Uma frota de seis KC-390 pode levar 500 toneladas e mil passageiros a locais distantes a 1.250 quilômetros em dois dias. Segundo a Embraer, para esse tipo de missão o KC-390 é 40% mais veloz do que qualquer cargueiro militar atual do mesmo segmento.

Alcance ajuda em missões de busca e salvamento

A autonomia de voo é outro ponto importante para as missões da Força Aérea Brasileira. São mais de 22 milhões de km² de espaço aéreo sob responsabilidade da FAB que se estende por águas internacionais no oceano Atlântico. Além do controle de tráfego aéreo, a FAB também é responsável por missões de busca e salvamento.

Sem carga, o avião pode percorrer mais de 6.000 quilômetros. "Usado com um radar de última geração, o KC-390 poderá localizar embarcações naufragadas com possibilidade de acompanhar alvos e fazer o rastreio de mais de 200 pontos simultaneamente", disse a FAB.

Além disso, o KC-390 pode até mesmo voar indefinidamente. O avião pode fazer tanto o reabastecimento de outros aviões como ser reabastecido em voo por outras aeronaves, como o Hércules ou outro KC-390.

PORTAL G1


AFA abre último lote de ingressos para o tradicional Portões Abertos em Pirassununga

Evento gratuito ocorre no dia 15 de setembro na Academia da Força Aérea (FAB).

Publicada em 04/09/2019 09:01

A Academia da Força Aérea (AFA) abre nesta quarta-feira (4) a partir das 11h o quarto e último lote de ingressos para assistir ao tradicional Portões Abertos. O evento ocorre em Pirassununga (SP) no dia 15 de setembro e a entrada é gratuita.

O Portões Abertos terá diversas atividades aéreas e em solo, como exposição de aeronaves, exibição da Esquadrilha da Fumaça, atrações para crianças e praça de alimentação.

Os ingressos devem ser adquiridos por meio de credenciamento gratuito no site do evento.

Bolsonaro participa da entrega do maior avião cargueiro do Brasil à Base Aérea de Anápolis

O avião foi encomendado pela FAB à Embraer. Ele tem capacidade para operações como transporte de cargas e paraquedistas, socorros humanitários e combate a incêndios.

Vitor Santana E Sílvio Túlio, G1 Go | Publicada em 04/09/2019 11:29 | Atualizado em 04/09/2019 14:15

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) visita a Base Aérea de Anápolis nesta quarta-feira (4) para participar da entrega do novo cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB), o maior da categoria produzido no Brasil.

O presidente chegou ao local do evento, por volta das 11h15, no avião presidencial. Alguns minutos, depois, o cargueiro chegou escoltado por dois caças. Ele está acompanhado do filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), dos ministros da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, além do governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM).

O avião KC-390 foi fabricado no Brasil. O avião que chegou a Anápolis é um dos 28 encomendados pela FAB à Embraer. O novo modelo, maior avião militar desenvolvido e fabricado na América do Sul, vai substituir os modelos C-130, conhecido popularmente como Hércules, que são usados atualmente.

O novo cargueiro tem capacidade para fazer várias operações, como transporte de cargas e paraquedistas, socorros humanitários e combate a incêndios.

A equipe que vai operar o avião ainda está em treinamento e a aeronave ainda não tem todas as certificações para todas as funções que ela apresenta. A expectativa é que todo esse processo seja concluído até o segundo semestre do ano que vem.

Caiado elogiou o presidente e disse que ter o cargueiro no estado de Goiás é um "orgulho muito grande" para todos os moradores do estado, pois se trata do que há de "mais moderno" em termos aeronáuticos.

"Hoje, Anápolis recebe aquilo que realmente é o que tem de mais moderno no mundo. Ao receber isso, a Aeronáutica está aqui com seu primeiro KC na sua primeira casa que é o território anapolino. Isso é um orgulho muito grande", afirmou.

Esta é a quinta vez desde que assumiu o mandato que o presidente visita Goiás. A última, também em Anápolis, foi para a assinatura da concessão da Ferrovia Norte-Sul.

A Base Aérea de Anápolis passou por uma reforma, há um ano, para receber o cargueiro. Foram feitas a ampliação do pátio, a construção de um hangar e reforma de várias instalações.

Desfile de 7 de Setembro muda trânsito na Esplanada, em Brasília

Interdições começam a partir das 23h de sexta-feira (6). Veja o que muda.

Publicada em 05/09/2019 05:14

A partir das 23h de sexta-feira (6), os carros não poderão mais circular na região da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, onde acontece o desfile de 7 de Setembro. Os estacionamentos dos ministérios também serão fechados (veja mapa abaixo).

No sábado (7), a partir das 5h30, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) fará o controle do tráfego nas vias S1, S2 e áreas próximas.





O que muda no sábado

  • A via N1 ficará fechada para o desfile;
  • A via S1 e a ligação da L2 Sul com a S1 – a partir da Catedral – ficarão abertas até as 8h para ônibus escolares e veículos credenciados;
  • A partir do prédio do Itamaraty, apenas carros de autoridades e convidados, com credenciais ou convites, poderão se dirigir às Tribunas de Honra;
  • Na Praça dos Três Poderes, poderão parar – até as 8h – somente os ônibus que transportam pessoas que participarão do desfile;
  • Depois das 8h, o acesso à N1 será bloqueado e os veículos deverão seguir para a S2 e para o estacionamento do STF;
  • Os túneis de acesso ao Itamaraty e à Catedral serão bloqueados entre as 5h30 e 12h;
  • Os veículos serão desviados para os estacionamentos dos anexos situados ao longo da S2.
  • O Detran sugere aos motoristas que evitem passar pelos anexos dos Ministérios durante a manhã de sábado, se não forem para o Desfile de 7 de Setembro.
  • Para quem for ao evento, a orientação é dar preferência ao transporte público. O estacionamento irregular será fiscalizado.
  • O departamento informou ainda que um guincho e uma empilhadeira irão recolher os veículos parados em locais proibidos
AGÊNCIA BRASIL


FAB recebe novo avião militar KC-390

Aeronave é a maior fabricada no Hemisfério Sul

Pedro Rafael Vilela | Publicada em 04/09/2019 13:15


A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu hoje (4), oficialmente, sua mais nova aeronave militar, o KC-390, fabricado no país em parceria com a Empresa Brasileira de Aeronáutica SA (Embraer). A cerimônia de entrega do avião ocorreu na Ala 2 da Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e de comandantes das Forças Armadas, além de diversas autoridades, incluindo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado e parlamentares.


Ao discursar durante a cerimônia, Bolsonaro falou em soberania e voltou a criticar declarações de líderes estrangeiros sobre o hipotético estabelecimento de uma governança internacional sobre a Amazônia, como chegou a ser sugerido pelo presidente da França, Emannuel Macron. "O Brasil é um país pacífico, mas não pode continuar, nem continuará sendo passivo a esse tipo de agressão. A Amazônia brasileira é nossa", disse.

Para o presidente, a repercussão internacional de notícias dos incêndios na Floresta Amazônica, que têm sido objeto de declarações de organismos internacionais e de presidentes de outros países, também serviu para unificar a população brasileira em torno do sentimento de patriotismo. "Isso que aconteceu nos últimos dias foi muito bom para despertar o patriotismo entre nós", acrescentou.

O KC-390 é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul. Segundo a FAB, a aeronave tem condições de realizar todo tipo de operação de transporte como o de paraquedistas e tropas militares e de lançamento de cargas, além de missões de reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, socorro humanitário, busca e resgate e combate a incêndios. A aeronave tem ainda capacidade de operar em pistas não pavimentadas ou danificadas e em praticamente qualquer parte do planeta, incluindo a Antártida e regiões de floresta, como a Amazônia.

As primeiras unidades da aeronave multimissão ficarão sediadas na Ala 2 da Base Aérea de Anápolis. Em 2014, o governo brasileiro adquiriu 28 aviões KC-390, que vão substituir, de forma paulatina, o cargueiro C-130 Hércules. A Embraer não informa o custo unitário da nova aeronave, porque o valor final varia conforme a customização exigida pelo clientes. O governo de Portugal também fechou contrato para a compra de 5 unidades do KC-390.

Em seu discurso, o ministro da Defesa,  Fernando Azevedo e Silva, disse que a entrega da aeronave consolida uma posição importante do Brasil no mercado internacional de veículos militares.

"A entrega do avião, além de representar significativo incremento na capacidade operacional da Força Aérea, representa um potencial para a ampliação da participação brasileira no mercado internacional de defesa, possibilitando inegável contribuição para a economia do país. No mês passado, como já foi anunciado, Portugal formalizou a encomenda de seis aviões KC-390, abrindo as portas da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] para essas aeronaves. Além disso, a recente posição do Brasil, como aliado preferencial extra-Otan, amplia mais as possibilidades", afirmou o ministro.

Tecnologia

De acordo com a FAB, o KC-390 é o único da sua categoria que conta com sistema de comando de voo por impulsos elétricos (fly-by-wire, em inglês), que controla eletronicamente o comportamento da aeronave durante o voo, garantindo mais precisão nas manobras e reduzindo a carga de trabalho da tripulação.

O novo modelo da FAB tem 35,2 metros de comprimento, 35,05 de envergadura e 11,84 de altura. Com capacidade de carga de até 26 toneladas, o avião pode transportar armamento pesado, como lança-foguetes, veículos blindados de combate e até helicópteros. O avião também tem autonomia para percorrer uma distância de 6 mil quilômetros sem reabastecer, podendo atingir velocidade máxima de 870 km/h e atingir até 11 mil metros de altura, graças à configuração com dois motores Turbofan Aero Engines V2500, de última geração.

PORTAL DEFESANET


KC-390 - EMBRAER entrega primeira aeronave KC-390 à Força Aérea Brasileira


Publicada em 04/09/2019 12:20

Anápolis, 4 de setembro de 2019 – A Embraer entregou hoje à Força Aérea Brasileira (FAB) o primeiro avião de transporte multimissão KC-390 em cerimônia realizada na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, dando início aos preparativos para a entrada da aeronave em serviço na FAB, onde será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT). A Embraer tem realizado treinamentos teóricos e práticos junto às equipes da FAB para o início das operações da aeronave.

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o KC-390 foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. O programa representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira e um salto operacional para a aviação de transporte da FAB. Em 2014, a FAB assinou pedido firme para 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Os aviões são produzidos na fábrica de Gavião Peixoto, em São Paulo.

O KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 2018, quando atingiu a Capacidade Inicial de Operação (Initial Operational Capability – IOC), assegurando, assim, as condições necessárias para o início da operação da aeronave.

“A incorporação do KC-390 na Força Aérea Brasileira é um marco na aviação militar. Sua modernidade trará uma implementação e aperfeiçoamento na doutrina de emprego desse vetor multimissão, contribuindo sobremaneira para o cumprimento da missão de controlar, defender e integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

“A entrada em serviço do KC-390 na FAB representa um marco importante para o programa e certamente aumentará o crescente interesse internacional por essa aeronave, consolidando o caminho para novas vendas”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Temos certeza de que o KC-390, além de cumprir com excelência as missões requeridas pela nossa Força Aérea, terá um impacto econômico positivo na criação de empregos e novos investimentos no Brasil, assim como nas exportações de alto valor agregado.”

Com o objetivo de maximizar a disponibilidade operacional da frota de aeronaves KC-390 no cumprimento das respectivas missões, a FAB e a unidade de Serviços & Suporte da Embraer assinaram um abrangente contrato de suporte e serviços, com vigência de cinco anos. Pelo acordo, a TechCare, portfólio de soluções da Embraer, ficará responsável pelo suporte logístico e de engenharia, controle de manutenção, reparo de componentes, equipe de apoio para entrada em serviço, fornecimento de materiais e um módulo adicional que inclui análises estruturais, desenvolvimento de boletins de manutenção e pintura de aeronaves, entre outros serviços.

O KC-390, que também foi adquirido recentemente pelo Governo de Portugal, é capaz de realizar diversas missões, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios florestais e capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, além de reabastecimento em voo.

Equipado com dois motores turbofan International Aero Engines V2500, aviônicos de última geração, uma rampa traseira e um avançado sistema de movimentação de carga, o KC-390 pode transportar até 26 toneladas a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em ambientes austeros, incluindo pistas não pavimentadas ou danificadas. A aeronave pode transportar tropas, paletes, veículos blindados e helicópteros.

O desempenho do KC-390 se beneficia de um moderno sistema de controle fly-by-wire com tecnologia integrada que diminui a carga de trabalho da tripulação e aumenta a segurança de sua operação. Além disso, o KC-390 pode reabastecer outras aeronaves em voo, com a instalação de tanques internos de combustível removíveis. A aeronave também pode ser reabastecida em voo, proporcionando maior flexibilidade para missões mais longas. Um sistema avançado de autodefesa aumenta a capacidade de sobrevivência da aeronave em ambientes hostis.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer completa 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

JORNAL DA BAND - TV


Embraer entrega primeiro cargueiro KC-390 para a FAB

A primeira unidade do maior avião fabricado pela Embraer foi entregue nesta quarta-feira, 04, para a Força Aérea Brasileira na base de Anápolis, em Goiás. O presidente Bolsonaro acompanhou a cerimônia. Ao todo, a FAB receberá 28 cargueiros desse modelo, que pode abastecer outros aviões no ar e combater incêndios florestais.

Publicada em 05/09/2019 20:49

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Força Aérea Brasileira recebe em Anápolis-GO (ALA-2) seu primeiro Embraer KC-390


Publicada em 04/09/2019 12:57

A FAB recebeu hoje (04/09) sua primeira aeronave KC-390, na ALA-2 em Anápolis-GO. A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

A ALA-2 será o lar das primeiras unidades do KC-390. Ao todo a FAB terá 28 aeronaves. Na base localizada no estado do Goiás a cerca de 164 km da capital federal Brasília.

O esquadrão 1º GTT (Grupo de transporte de tropas), foi transferido do Rio de Janeiro para a ALA-2 para operar a aeronave.

A base também será o lar das 36 unidades do Gripen NG (E/F) ou F-39 como será chamado dentro da FAB. O primeiro caça chegará ao Brasil em 2021. Esse mesmo caça vez seu primeiro voo na Suécia no mês passado.

Em 2018 o KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da ANAC, no mesmo ano recebeu o certificado da Capacidade Inicial de Operações. Na Aeroflap produzimos uma matéria especial sobre as certificações que aconteceu no dia 23 de outrubro de 2018, data que celebra o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

Nesta semana da entrega do KC-390, o deputado Gustavo Fruet disse que é favorável à proposta que autoriza o Comando da Aeronáutica a prorrogar, até 30 de junho de 2021, 30 contratos por tempo determinado do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). Colocaou o KC-390 nesta questão.

A FAB afirma que não há tempo hábil para reposição de pessoal por meio de concurso público. A estimativa do impacto orçamentário-financeiro da prorrogação dos contratos é de R$ 1,7 milhão em 2019, R$ 3,2 milhões em 2020 e R$ 1,7 milhão em 2021.

Mais sobre o KC-390

A nova aeronave de númeração 2853 tem múltiplas funções, como realizar todo tipo de operação de transporte (incluindo lançamento de paraquedistas e de cargas), e também missões de reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, socorro humanitário, busca e resgate (SAR) e combate a incêndios.

A aeronave multimissão é a única da categoria que conta com o sistema de comando de voo por impulsos elétricos (fly-by-wire) que, além de reduzir a carga de trabalho da tripulação, também permite cumprir as demais missões com maior eficiência. Um exemplo é o lançamento de carga.

Comparativo entre aeronaves:

C-130M Força Aérea Brasileira

O novo avião vai substituir o C-130/KC-130 Hercules que estão na FAB desde 1964. NA FAB há três versões do C-130.

C-130H – versão cargueiro utilitário;

KC-130 – versão REVO para reabastecimento aéreo;

SC-130E – versão SAR para busca e salvamento;

Características técnicas do Hercules:

Missão: Transporte aéreo, REVO, SAR, combate a incêndios

Capacidade: 

92 soldados

64 para-quedistas

Comprimento: 29,79 m

Envergadura: 40,4 m

Altura: 11,9 m

Velocidade: 621 km/h 

Características técnicas do KC-390:

Missão: Transporte aéreo, REVO, SAR, evacuação aeromédica, socorro humanitário, combate a incêndios.

Capacidade:

80 soldados

64 paraquedistas

Comprimento: 36 metros

Envergadura: 64 metros

Altura: Aprox. 12 metros

Velocidade de cruzeiro: 820 km/h

AEROMAGAZINE - FAB recebe seu primeiro KC-390

Aeronave foi entregue em cerimônia realizada na base aérea de Anápolis

Publicada em 04/09/2019 07:43

A Embraer entregou hoje à FAB o primeiro KC-390, durante cerimônia realizada na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. A aeronave será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), recém deslocado do Rio de Janeiro para Goiás.

O KC-390 deverá substituir gradualmente os veteranos C-130 Hercules, em operação da FAB desde a década de 1960. A expectativa é que o modelo brasileiro possa se tornar um competitivo avião de cargas multimissão no mercado internacional, inclusive podendo substituir grande parte da frota global de Hercules. Outro mercado potencial, embora não confirmado pela Embraer, é voltado para operação civil. Desde o início do programa especula-se o lançamento do C-390, voltado para empresas aéreas cargueiras. A Lockheed Martin apresentou em 2017, o primeiro C-130J civil. A aeroave designada como LM-100J busca atender a operadores civis e forças armadas que não necessitem de uma versão militar, que conta com diversos sistemas dedicados. Algumas forças aéreas utilizam o C-130 apenas como aeronave cargueira, sem foco em sua capacidade tática em combate.

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o KC-390 começou a ser desenvolvido em 2007, ainda como uma versão derivada da família E-Jet, com o qual originalmente compartilharia asas e estabilizadores, assim como parte dos sistemas. A evolução do projeto levou ao desenvolvimento de uma plataforma completamente nova, capaz de atender a todos requisitos operacionais da FAB e da maioria dos operadores do Hercules.

O programa representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira e um salto operacional para a aviação de transporte da FAB. Em 2014, a FAB assinou pedido firme para 28 aeronaves e suporte logístico inicial. Os aviões são produzidos na fábrica de Gavião Peixoto, em São Paulo. Recentemente a parceria entre a Embraer e a Boeing possibilitou incluir a fabricante norte-americana no sistema de vendas internacionais do KC-390.

O KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da Anac em 2018, quando atingiu a chamada capacidade inicial de operação (Initial Operational Capability), assegurando, assim, as condições necessárias para o início da operação da aeronave.

“A incorporação do KC-390 na Força Aérea Brasileira é um marco na aviação militar. Sua modernidade trará uma implementação e aperfeiçoamento na doutrina de emprego desse vetor multimissão”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Como ocorre na maioria dos projetos militares, a campanha de vendas no mercado global ganha impulso após a entrada em serviço no país de origem. A previsão é que nos próximos meses a FAB tenha gerado dados de performance e operação que podem atrair futuros compradores internacionais. Recentemente Portugal confirmou o interesse no avião, se tornando o primeiro cliente além do Brasil a formalizar um pedido.

“A entrada em serviço do KC-390 na FAB representa um marco importante para o programa e certamente aumentará o crescente interesse internacional por essa aeronave, consolidando o caminho para novas vendas”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Com o objetivo de maximizar a disponibilidade operacional da frota de aeronaves KC-390 no cumprimento das respectivas missões, a FAB e a Embraer assinaram um abrangente contrato de suporte e serviços, com vigência de cinco anos. Pelo acordo, a fabricante brasileira ficará responsável pelo suporte logístico e de engenharia, controle de manutenção, reparo de componentes, equipe de apoio para entrada em serviço, fornecimento de materiais e um módulo adicional que inclui análises estruturais, desenvolvimento de boletins de manutenção e pintura de aeronaves, entre outros serviços.

REVISTA ASAS - KC-390 é a realização de um projeto de 10 anos

Um projeto com começo, meio e fim. É assim que pode ser contada a história do KC-390.

Publicada em 04/09/2019

Há pouco mais de dez anos, em 14 de abril de 2009, durante a feira de defesa LAAD, a Força Aérea Brasileira e a Embraer assinaram o contrato para o desenvolvimento do KC-390. O projeto desenvolvido ao longo de uma década chegou ao seu ápice hoje, 4 de setembro de 2019, quando a FAB recebeu sua primeira aeronave, que foi “batizada” pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, em cerimônia realizada na Ala 2, em Anápolis (GO).

O primeiro ato oficial do Estado brasileiro para criar o KC-390 aconteceu em 23 de abril de 2009, quando o Diário Oficial da União trazia a previsão para um investimento de R$ R$ 3.028.104.951,07 (três bilhões vinte e oito milhões cento e quatro mil novecentos e cinqüenta e um reais e sete centavos) no desenvolvimento da aeronave. Assinaram o “extrato de inexigibilidade de licitação” o então Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, e Major-Brigadeiro Dirceu Tondolo Nôro, à época militar à frente dos projetos de aquisição da FAB.

Dez anos depois, ambos já estão na reserva, e viram hoje aquela iniciativa ser continuada e aprimorada pelos seus sucessores. Curiosamente, a nota oficial da Força Aérea Brasileira sobre o desenvolvimento do KC-390 foi assinada, em 2009, pelo Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, que na época era o chefe do Centro de Comunicação Social. Hoje ele é o Comandante da Aeronáutica.

Era um projeto audaz. A iniciativa da FAB já superava as próprias expectativas da Embraer. A empresa havia oferecido uma versão de transporte militar do jato regional 190. Os militares, porém, queiram mais: o desejo seria desenvolver em solo brasileiro um avião capaz de substituir, com vantagens, o C-130 Hércules, uma das aeronaves mais bem sucedidas da história da aviação, com mais de 2.500 unidades vendidas para mais de 60 países.

Foram quatro anos de prancheta. Em março de 2013, a Embraer e FAB concluíram a chamada “revisão crítica do projeto”: é quando o desenho da aeronave é efetivamente aprovado, assim como detalhes da sua arquitetura e sistemas. A Embraer chegou a construir uma cabine em tamanho real. Os sistemas do avião já eram testados juntos, em uma espécie de simulador de engenharia, com todos os equipamentos funcionando mesmo fora de um avião. Além da Embraer, outras oito empresas brasileiras ou com operações no Brasil foram envolvidas no desenvolvimento do cargueiro: AEL Sistemas, Eleb, LH Collus, Aerotron, Aernnova, Alestis, Sobraer e a Akaer.

Um dos principais desafios era o Fly By Wire, um sistema onde o controle da aeronave é feito por softwares. O KC-390 não tem cabos, molas e hastes para transferir os movimentos que o piloto comanda na aeronave até as superfícies de controle. Todas as informações são processadas em computadores que enviam as ordens de deslocamento diretamente aos atuadores dessas superfícies.

O novo sistema reduz a carga de trabalho do piloto, o que permite aumentar sua concentração na missão e torna a resposta do avião aos comandos mais precisa e segura. É algo utilizado em modernas aeronaves de caça, como o F-16 e o Gripen, e inexistente em aeronaves mais antigas como o C-130 Hércules. O KC-390 é o único avião da sua categoria com Fly By Wire.

A confiança no projeto foi firmada em 20 de maio de 2014, em um hangar de 30 mil metros quadrados na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Dilma Roussef anunciou ali o contrato adicional de R$ 7,2 bilhões para a aquisição de 28 aeronaves e de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção. Naquela fase, mais de 50 empresas brasileiras participavam da iniciativa, além de companhias da Argentina, Portugal e República Tcheca.

Contrato assinado, o KC-390 precisaria ficar pronto. Em 21 de outubro de 2014, o primeiro protótipo, com a matrícula civil PT-ZNF, foi apresentado publicamente em Gavião Peixoto. O avião estava pronto. A cerimônia chamada de “roll out” marca a conclusão de um projeto e o início das fases de testes reais, que vão desde uma simples corrida na pista até um pouso de alto desempenho. O primeiro voo aconteceu em 3 de fevereiro do ano seguinte, diante de uma plateia emocionada formada principalmente por funcionários da Embraer.

A partir daí surgiram problemas. O mais grave estava na economia do País: a crise econômica fez o governo reduzir a velocidade dos repasses previstos para o projeto, o que levava a Embraer a invariavelmente adiar os cronogramas. Mesmo assim, dois protótipos realizavam testes de voo.

Em outubro de 2017, veio um susto: durante uma simulação de perda de sustentação (estol), um KC-390 ficou fora de controle, tendo a tripulação recuperado a aeronave a 300 metros do chão. As forças G aplicadas causaram danos, inclusive com peças precisando ser repostas, pois se desprenderam durante a descida de quase 2.500 metros em menos de meio minuto. Em 2018, reparada, a aeronave se envolveria em outra ocorrência, tendo saído da pista. Vários itens da parte inferior precisaram ser substituídos.

A fase de testes foi longa. Para alcançar a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), foram necessárias duas mil horas de voo. No total, 2.500 requisitos forma avaliados ao longo de sete anos de trabalho. Em 19 de outubro de 2018, a ANAC fez sua certificação. Isso significa que embora de utilização militar, o avião atende os níveis previstos no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 25, ou seja, tem padrões de segurança idênticos aos aviões de maior porte utilizados na aviação comercial. São aguardadas agora as certificações da Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, e da European Aviation Safety Agency (EASA).

Pouco antes, em 9 de outubro, voava a primeira unidade de produção em série, que hoje é entregue para a Força Aérea Brasileira. A aeronave foi aproveitada nos testes, realizados tanto no Brasil quanto no exterior.

Na fase atual, são cerca de 100 empresas envolvidas na cadeia de produção. As parcerias já trazem resultados econômicos ao Brasil, tanto pelos contratos em vigor com a Força Aérea Brasileira quanto

Em julho de 2019, Portugal anunciou a compra de cinco aviões e um simulador de voo por 827 milhões de euros. O primeiro será entregue em 2023 e o último em 2027. A Força Aérea Portuguesa irá utilizar o KC-390 em missões da OTAN. Hoje, o governo de Jair Bolsonaro trabalha forte para tentar exportar a aeronave.

No Brasil, a Força Aérea Brasileira vem se preparando há anos para receber a aeronave. Os treinamentos acontecem desde 2018. Militares acompanharem de perto o desenvolvimento da aeronave e elaboraram ao longo dos anos os manuais de operação.

Houve uma situação curiosa: o KC-390 não seria um avião apenas para pilotos de transporte: aviadores de transporte, patrulha, reconhecimento e até de caça foram chamados para compor o grupo inicial de estudos da aeronave. Isso porque o KC-390 tem capacidades inéditas na FAB para aeronaves desse porte, como poder ser reabastecido em voo (além de reabastecer) e contar com um radar de bordo de alta capacidade de detecção de alvos navais, terrestres e até aéreos. O avião não apenas vai substituir os C-130 Hércules, mas vai também desenvolver missões completamente novas.

Não é por acaso que a primeira unidade a operá-lo não ficará sediada no Rio de Janeiro, onde estão os C-130 Hércules. Enquanto a partir da Base Aérea do Galeão, até doze C-130 continuarão voando pelo menos até 2023, o 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) foi transferido em 2018 para Anápolis, onde fica a Ala 2, para viver uma realidade operacional completamente diferente.

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul, o KC-390 tem capacidade para realizar todo tipo de operação de transporte (incluindo lançamento de paraquedistas e de cargas), e também missões de reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, socorro humanitário, busca e resgate (SAR) e combate a incêndios. Sua atuação acontecerá em todo o território nacional e também fora, como durante as missões na Antártica. O avião é capaz de pousar em pistas sem asfalto e operar em ambientes que vão do frio da polar até o calor da Amazônia.

A capacidade de carga máxima, de 23 toneladas, supera a do C-130, porém a principal vantagem é a velocidade: enquanto o KC-390 voa a 870 km/h, seu antecessor vai a 630 km/h. O compartimento de carga tem 18,54 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 de altura. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas. O blindado Guarani, por exemplo, cabe dentro do compartimento de carga do KC-390. Também poderão ser levados 80 soldados equipados em uma configuração de transporte de tropa ou 64 paraquedistas ou 74 macas mais uma equipe médica.

Se o fluxo de pagamentos ocorrer conforme o previsto, a FAB deve ter todas as 28 aeronaves até 2024. Ainda não foi anunciado quais unidades de quais bases receberão o KC-390, mas fala-se da possibilidade de ver a aeronave operando a partir de Anápolis, Rio de Janeiro e Manaus. A frota será duas vezes maior que a força atual de C-130, com perspectiva de maior disponibilidade, visto se tratar de aeronaves novas.

É possível que esse prazo de recebimento seja dilatado se houver um grande número de exportações: a Embraer sempre trabalhou com a ideia de oferecer o KC-390 para clientes estrangeiros, e, ainda que o setor defesa da Embraer não esteja envolvido na fusão com a Boeing, as duas empresas vão trabalhar juntas na comercialização do KC-390. O C-130 Hércules é produzido pela Lockheed Martin, empresa concorrente da Boeing. A ideia é oferecer o jato brasileiro dentro de pacotes de venda da Boeing.