NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Anápolis homenageia a Força Aérea Brasileira e a Ala 2


Da Redação | Publicada em 04/08/2021 19:12

No dia 27 de julho, a Força Aérea Brasileira (FAB) foi homenageada durante as comemorações alusivas aos 114 anos da cidade de Anápolis (GO). O evento, que faz parte do calendário da Prefeitura, também agraciou com a comenda “Gomes de Souza Ramos” personalidades que se destacaram e contribuíram com a cidade de Anápolis.

A Comenda é a maior homenagem dedicada pelo poder executivo municipal a pessoas que, direta ou indiretamente, tenham prestado serviços relevantes à cidade de Anápolis. A honraria foi instituída em 1981 e é celebrada todos os anos na última semana de julho.

O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, recebeu a honraria do Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Prefeito de Anápolis, Roberto Naves. Foram agraciados, ainda, o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira; o Ministro da Comunicação, Fábio Faria, e o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, além de personalidades que fizeram a diferença em Anápolis.

O Governador Ronaldo Caiado destacou a atuação da Força Aérea na Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, em fevereiro de 2020, e as ações no combate à pandemia da COVID-19, utilizando plataformas como os modernos KC-390 Millennium.

Para o Comandante da Ala 2, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho de todos os militares da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN). “Essa comenda representa o reconhecimento do município pelo trabalho árduo e silencioso de toda a Força Aérea durante esse período difícil que o mundo está vivendo. A partir de Anápolis, atuamos em diversas ações da FAB para que possamos Defender, Controlar e Integrar nosso País. Além disso, dezenas de ações sociais fizeram a diferença na vida do povo anapolino. As parcerias e o voluntariado do nosso efetivo nos deixaram orgulhosos, bem como a homenagem recebida muito nos honra e nos motiva para continuarmos trabalhando em prol da nossa cidade e do nosso País”, disse.

Fonte: Força Aérea Brasileira.

EAOAR realiza diplomação de 138 Oficiais


Da Redação | Publicada em 05/08/2021 22:32

A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, no dia 30 de julho, a diplomação da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP 1/2021), no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA). A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e contemplou um grupo de 138 oficiais, incluindo três de nações amigas (Guatemala, Panamá e República Dominicana).

O evento contou, ainda, com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad; do Comandante da UNIFA, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior; e do Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Gleison Antônio Somensi.

Na solenidade, foi lida a mensagem enviada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que falou sobre liderança, inspirada no texto escrito em 1917 pelo instrutor norte-americano Major C. A. Bach. “Somente no serviço militar, onde homens sacrificam livremente suas vidas por um ideal, onde anseiam sofrer e morrer pelo direito ou pela prevenção de um grande mal, é que se pode realizar a liderança em seu sentido mais desinteressado e exaltado. Por isso, quando falo em liderança, refiro-me à liderança militar. (…) A arte de comandar é uma composição de um certo número de qualidades. Entre as mais importantes, eu vos aportaríeis: autoconfiança, ascendência moral, espírito de sacrifício, paternalismo, lealdade, iniciativa, decisão, dignidade e coragem”, disse trecho do discurso.

Ainda na cerimônia, o Tenente-Brigadeiro do Ar Reis contou que, em sua época, o curso da EAOAR possibilitou um diferencial de conhecimento em gestão e liderança. “Acredito que para os senhores e senhoras será o mesmo, dessa vez mais atualizado. Em nome do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, cumprimento-os pela vitória, pela conquista e, acima de tudo, pelo esforço de cada um. Façam sempre a escolha do caminho do bem”, aconselhou.

O Coronel Aviador Gleison Antonio Somensi, atual comandante do “Casarão do Saber”, como é conhecida a EAOAR, destacou a necessidade de contínuo aperfeiçoamento dos militares, seja como líderes ou liderados. “Nesse Curso, a Força Aérea os encorajou e os impulsionou a continuarem seu voo com as asas que protegem o País. Assim, neste momento final, a escola lhes dá mais um impulso: tenham coragem para defender o ideal que nos une, mantendo a honestidade de propósitos em tudo o que fizerem”, ressaltou.

O Major Aviador Gieser Augusto Rauber Duarte seguiu à risca o conselho do Coronel Gleison e foi um dos destaques do curso como primeiro colocado do CAP 1/2021, recebendo das mãos do Tenente-Brigadeiro Reis o certificado e a “Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo”, destinada a premiar Oficiais e Praças com destaque acadêmico.

Fonte: Força Aérea Brasileira.

Filho de Suboficial da FAB é bronze em Tóquio


Da Redação | Publicada em 05/08/2021 05:05

O nadador Fernando Scheffer, filho do Suboficial da Força Aérea Brasileira (FAB) Carlos Ricardo Scheffer, garantiu a medalha de bronze na natação, na modalidade de 200 metros livres, no dia 27 de julho, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Scheffer, que é militar do Exército, ainda quebrou o recorde Sul-Americano dos 200 metros com o tempo de 1 minuto, 44 segundos e 66 centésimos. 

Com a Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO) – Organização Militar onde o pai do esportista atuou por 23 anos – e o Brasil todo na torcida, Fernando Scheffer agradeceu o encorajamento e atribuiu o prêmio ao treinamento focado e à determinação em não se deixar abalar pelas inconstâncias provocadas pela pandemia da COVID-19. “Eu não sei até agora. Parece que estou travado no tempo. Não estava pensando em tempo, em colocação. Só queria fazer a minha prova, colocar na água tudo que treinei e nadar feliz. Cada braçada, aproveitando cada metro. É uma sensação muito especial”, comemorou o medalhista olímpico.

“O Fernando conquistou esta medalha pela sua disciplina, persistência, foco e determinação. Com sua humildade, foi galgando vitórias e hoje é um medalhista olímpico que me enche de orgulho”, emendou o pai, Suboficial Scheffer.

Fernando Scheffer iniciou na natação em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e, segundo o pai, começou no esporte quase sem querer. “Era só mais um aluno de natação, ele nadava para acompanhar o irmão mais velho, Augusto. Depois, começou a disputar alguns torneios locais, por incentivo da professora, e tomou gosto pelo esporte. Aos 15 anos mudou-se para Porto Alegre para competir pelo Grêmio Náutico União”, concluiu.

Programa Atletas de Alto Rendimento

O medalhista olímpico é, atualmente, atleta de alto rendimento (PAAR) do Exército Brasileiro. O Programa foi criado em 2008, por iniciativa do antigo Ministério do Esporte (hoje Ministério da Cidadania), em parceria com o Ministério da Defesa. A iniciativa contribui para fortalecer os atletas brasileiros, sendo que os militares atletas que integram o projeto têm à disposição todos os benefícios da carreira, como direito à assistência médica, incluindo nutricionista e fisioterapeuta. Eles também dispõem de instalações esportivas militares para treinamento.