NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


Pan: Brasil conquista quatro ouros em dia de mais de 10 medalhas


Jonas Valente | Publicada em 04/08/2019 20:22

Este domingo foi bastante positivo para o Brasil no Panamericano deste ano, disputado em Lima, no Peru. Os atletas conseguiram garantir mais de 10 medalhas em diversas categorias, do atletismo ao surf, passando pela canoagem. Até o começo da noite deste domingo (4), os triunfos do dia haviam contabilizado quatro medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze.

Com isso, a representação verde e amarela consolidou a segunda colocação na classificação geral, com 21 ouros, 16 pratas e 32 bronzes. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, com 52 ouros. Nas posições seguintes do ranking estão México (19 ouros), Canadá (17), Colômbia (14), Cuba (14) e Argentina (12).

Na canoagem slalom, o Brasil subiu duas vezes ao posto mais alto do pódio: com Ana Sátila na canoa feminina e com Pedro “Pepê” Gonçalves no Caiaque masculino. Com isso Sátila conquistou o bi-campeonato, já que havia vencido também no Pan de Toronto, em 2015.

Além deles, Felipe Borges chegou em terceiro e obteve o bronze na prova de canoa masculina. Na canoa feminina, Omira Estácia fez tempo para a prata, mas foi requalificada e não alcançou o pódio.

A nadadora Ana Marcela subiu no topo do pódio na prova de maratona aquática feminina, de 10 quilômetros. Nesta categoria, Viviane Jungblut chegou em terceiro e garantiu o bronze. Ainda nas águas, Chloé Calmon também subiu mais alto, mas no longboard. Já Nicole Pacelli foi a terceira na categoria de Stand Up Paddle (SUP) feminino.

No atletismo, Caio Bonfim ficou com a prata na marcha de 20 quilômetros masculina e Érica Rocha de Sena levou o bronze na mesma categoria, mas no feminino.

Já no hipismo, o Brasil conquistou a prata na disputa por equipes e assegurou o bronze na categoria individual com Carlos Parro.

PORTAL METROPOLES (DF)


Inscrições para concurso de sargento da FAB começam nesta segunda

Os interessados têm até o próximo dia 30 para fazer o registro, ao custo de R$ 60.

Publicada em 05/08/2019 05:20

Quem deseja ingressar no quadro de sargentos da Força Aérea Brasileira pode se inscrever para o concurso da corporação a partir desta segunda-feira (05/08/2019). A Aeronáutica abre 252 vagas para o curso de formação de graduados, a ser inciado no segundo semestre de 2020.

Conforme previsto no edital 14/2019, o prazo para registro segue até dia 30 deste mês. A taxa custa R$ 60.

As vagas são para as áreas de comunicações, foto inteligência, guarda e segurança, eletricidade e instrumentos, estrutura e pintura, meteorologia, suprimento, informações aeronáuticas, bombeiro, cartografia, desenho, eletromecânica, metalurgia e controle de tráfego aéreo.

As provas serão compostas por avaliações escritas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental. As provas escritas estão previstas para o dia 17 de novembro de 2019.

Os aprovados no concurso deverão se apresenta à Junta Especial de Avaliação da Aeronáutica (JAE), na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), nas datas previstas no edital. Caso passem pelas fases seguintes, os aprovados no concurso poderão ser enviados a qualquer unidade do Brasil, de acordo com a necessidade administrativa.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA TV - Atletas da Força Aérea Brasileira conquistam 12 medalhas na primeira semana do Pan 2019


Publicada em 04/08/2019 12:30

A primeira semana dos Jogos Pan-Americanos 2019, disputados em Lima, no Peru, trouxe doze medalhas para os atletas da Força Aérea Brasileira (FAB).

Nesses primeiros dias de competição, os militares conquistaram cinco medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze em quatro diferentes modalidades: triatlo, ginástica artística, tiro esportivo e taekwondo.

Os ginastas da FAB, Sargentos Arthur Nabarrete Zanetti, Arthur Nory Oyakawa Mariano, Francisco Carlos Barretto Junior, Caio Campos Souza e Luis Guilherme Cavalleri Porto, conquistaram o maior número de medalhas para o Brasil, com quatro medalhas de ouro e quatro de prata.

O Sargento Barretto Junior, que conquistou três medalhas de ouro na ginástica artística, falou sobre as conquistas na capital peruana. “Só tenho a agradecer por cada segundo aqui em Lima, fizemos história novamente em nossa modalidade e todos que torceram por nossa equipe fazem parte deste feito histórico”, comemorou.

Já no triatlo, os Sargentos Vittoria Lopes De Mello e Kauê Willy Cardoso conquistaram o ouro no revezamento misto e a prata na prova feminina. O Sargento Kauê Willy falou sobre a medalha de ouro na prova inédita de triatlo.

“Estou muito feliz com essa conquista, é a primeira vez que o revezamento misto é disputado no Pan e o Brasil foi campeão, agradeço a todas as pessoas que estão no dia a dia comigo”, disse.

As duas medalhas de bronze foram conquistadas pelo Coronel Aviador Julio Antonio de Souza e Almeida, no tiro esportivo, e pelo Sargento Maicon de Andrade Siqueira, na categoria acima de 80 kg do taekwondo.

Os Jogos Pan-Americanos serão disputados até o dia 11 de agosto e a FAB ainda participa da competição com militares nas provas de atletismo, basquete feminino, canoagem, ciclismo de estrada, judô, karatê, natação, pentatlo moderno, e tiro com arco.

Confira os medalhistas da FAB nos Jogos Pan-Americanos 2019:

Ginástica Artística

Sargento Barreto Junior: Ouro (Equipes, Cavalo com Alças e Barra Fixa);
Sargento Zanetti: Ouro (Equipes), Prata (Argolas);
Sargento Caio Souza: Ouro (Equipes, Individual Geral) Prata (Barras Paralelas);
Sargento Nory: Ouro (Equipes) Prata: (Individual Geral, Barra Fixa);
Sargento Luis Porto: Ouro (Equipes).

Triatlo

Sargento Vittoria Lopes: Ouro (Revezamento Misto) Prata (Prova Feminina);
Sargento Willy: Ouro (Revezamento Misto).

Tiro Esportivo

Coronel Julio: Bronze (Pistola de ar 10m).

Taekwondo

Sargento Maicon: Bronze (Categoria até 80kg).

Com informações do Cecomsaser, Fotos: Ricardo Bufolin, Secretaria Especial do Esporte, Luís Robayo AFP e Alexandre Loureiro/COB.