NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV RECORD


FAB intercepta avião carregado com 600 quilos de drogas em Jales (SP) | R7 Cidade Alerta


Da Redação | Publicada em 04/07/2022 19:27

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou um avião com mais de seiscentos quilos de cocaína em Jales, no interior de São Paulo. Durante a fuga, os criminosos dispararam contra as viaturas e causaram um incêndio em uma região de mata, tudo isso para tentar destruir a droga e não sobrar nenhuma prova do crime. A aeronave fez um pouso forçado em uma estrada de terra e duas pessoas fugiram. O caso segue em investigação.

 

AGÊNCIA BRASIL


FAB intercepta avião com 500 quilos de cocaína

Operação foi feita em Mato Grosso do Sul

Agência Brasil | Publicada em 04/07/2022 10:44

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, por volta das 12h36 (horário de Brasília) deste domingo (3), em Mato Grosso do Sul, um avião de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização. Na operação, foram usadas duas aeronaves de defesa aérea Super Tucano (A-29). Os pilotos da FAB fizeram contato, mas não obtiveram resposta.

A partir de então, o avião foi considerado suspeito, sendo ordenadas a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico. Como o piloto ignorou ordem dada, foi realizado um tiro de aviso. Ainda sem retorno, a aeronave foi considera hostil, sendo feitos os procedimentos de tiro de detenção.

Pouso forçado

Após o tiro de detenção, o avião, que entrou no espaço aéreo do Brasil pela fronteira de Mato Grosso do Sul, fez um pouso forçado no estado de São Paulo, entre as cidades de Jales e Pontalinda.

Acionada, a Polícia Federal foi até ao local indicado pelos pilotos da FAB, mas só encontrou o avião abandonado, e, em seu interior, foram vistos cerca de 500 quilos de pasta base de cocaína. O piloto e mais um homem fugiram do local, antes da chegada dos policiais federais.

“De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), os radares identificaram a aeronave entrando no espaço aéreo brasileiro. O avião, sem contato com o controle, descumpriu todas as medidas de policiamento realizadas, mostrando-se hostil. A ação faz parte da Operação Ostium, visando coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal”, informou a FAB.

PORTAL AEROIN


Força Aérea divulga detalhes do primeiro lançamento com o Embraer KC-390 na Antártida


Murilo Basseto | Publicada em 05/07/2022 15:00

O Brasil faz parte do grupo de países signatários do Tratado Antártico, um acordo que possibilita pesquisas científicas na região.

Nos 40 anos de atividades do Brasil no Continente Gelado, a Força Aérea Brasileira (FAB) tem contribuído há 39 anos, por meio do apoio aéreo, para viabilizar a presença do país, uma vez que as características geográficas e o clima extremo dificultam o acesso ao continente antártico e a entrega de suprimentos para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

E agora, pela primeira vez, o KC-390 Millennium da FAB, aeronave pilotada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) – Esquadrão Gordo, realizou o lançamento de carga.

FAB na Estação Antártica

O Esquadrão Gordo, Unidade responsável por essa missão, transporta cargas, víveres, equipamentos, roupas e cartas para a estação. Isso ocorre em até dez viagens por ano. E, desde o início, somente o C-130 Hércules, uma das aeronaves da FAB, tinha condições de operar durante todo o ano na Antártica.

A Chefe da seção de operações do Esquadrão Gordo, Major Joyce de Souza da Conceição, comenta a nova fase operacional, com o C-130 Hércules sendo substituído pelo KC-390 Millennium nas missões futuras no Continente Antártico.

“O cumprimento dessa missão hoje representa um marco para a FAB, um momento histórico para o Esquadrão. A aeronave C-130, durante 39 anos, cumpriu com excelência o programa antártico brasileiro e, no dia de hoje, cada integrante que faz parte dessa história pode sentir-se orgulhoso ao ver refletido no que foi feito o seu legado de abnegação, dedicação, profissionalismo”, relata a piloto.

A missão, a bordo desta aeronave nova e moderna que integra a frota da FAB há três anos, teve início com a decolagem da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ) no dia 30/06 às 8h23 (horário de Brasília) rumo à Estação Antártica, com uma escala em Pelotas (RS), para apoiar a Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
 
Esquadrão Gordo na missão

O Esquadrão Gordo, responsável pela Missão de Ressuprimento Aéreo, utilizou o método CDS, (do inglês Container Delivery System), com o lançamento da carga acondicionada em oito pacotes. Aproximadamente 2.000 quilos de suprimentos materiais foram enviados para os integrantes da Estação Antártica Comandante Ferraz.

“O KC-390 está sendo colocado à prova para poder lançar cargas  pelo CDS na Baía do Almirantado. Na região, os ventos giram em torno de 100 km/h, isso é um desafio tanto para a tripulação quanto para o aparelho de pontaria, que precisa posicionar a aeronave na condição de lançamento, sem margem de erro, permitindo, assim, que o sistema faça o cálculo correto, prevendo o lançamento da carga na zona estabelecida pela Marinha do Brasil. Nesse sentido, salienta-se que a altura do lançamento é entorno de 200 metros (600 pés) em uma velocidade de 150 nós, cerca de 270 km/h”, explica o Comandante da Missão, Major Aviador Flávio Diniz Pereira.

Para o sucesso de toda missão, uma série de requisitos precisam ser checados. Dessa forma, em um ambiente totalmente diferente e diante de todo o desafio, diversos profissionais estiveram envolvidos.

O Chefe da Estação Antártica Comandante Ferraz, Capitão de Fragata Alessandro Domingos Gurski, destacou a importância da chegada dos suprimentos, levados pela FAB.

“As maiores limitações na Estação são o afastamento da família e nossa alimentação. A primeira a gente consegue suprir com ligações, já a segunda, temos a limitação de alimentos frescos, frutas e verduras, mas isso é possível com a ajuda da Força Aérea Brasileira, nos voos de inverno. No verão, recebemos a ajuda dos navios da Marinha do Brasil vindos de Punta Arenas, assim conseguimos superar as dificuldades sem muitos problemas”, conta o militar.

Neste processo, também há o envolvimento do Mestre de Cargas. Para o Sargento Daniel Carvalho no Peixoto de Barros, que atua como Loadmaster no Esquadrão Gordo, a responsabilidade para o cumprimento da missão é grande.

“Um lançamento de carga a 200 metros do solo requer muita atenção dos tripulantes, principalmente dos Loadmasters, apesar de ser uma carga leve.  A partir do momento que abre a porta de carga e rampa, para o lançamento, a atenção tem que estar 100% no que vai acontecer. Aos tempos e movimentos, cada luz tem um procedimento e temos que estar muito atentos a isso; luz vermelha, luz amarela e, principalmente, luz verde, que é o momento em que a carga é solta, quando esperamos que tudo aconteça da melhor forma possível”, explica.

Outra profissional que integrou a missão foi a Instrutora Mecânica do KC-390 do 1°/1° GT, Sargento Ivy Amaral da Costa. Para ela, integrar o grupo como a primeira mulher a estar, pela primeira vez, a bordo do novo avião de transporte da FAB no continente antártico foi uma satisfação pessoal e profissional.

“A aeronave no clima frio precisa de alguns cuidados, como remoção e estoque de alguns componentes, para que se possa ter confiabilidade de que nas próximas operações esses equipamentos irão funcionar. Ser a primeira mulher instrutora mecânica é motivo de honra. Agradeço a confiança dos meus superiores para atingir essa meta, abrindo, com isso, as portas para as próximas que virão”, finaliza.

Estação Comandante Ferraz

A EACF é uma base antártica pertencente ao Brasil e está localizada na Ilha do Rei George, cerca de 130 quilômetros da Península Antártica, na baía do Almirantado, sendo considerada uma das maiores estações de pesquisa da Antártica. A estrutura conta com 17 laboratórios para o estudo de várias áreas como: medicina, química, microbiologia, oceanografia e meteorologia.
 
No inverno, período em que o mar está congelado, o acesso torna-se ainda mais difícil, sendo necessário realizar lançamento aéreo de cargas para possibilitar o abastecimento de medicamentos, equipamentos e mantimentos que suprem a EACF.

A base antártica, mantida pela Marinha do Brasil (MB), desenvolve diversos estudos, denotando a prioridade do PROANTAR para as atividades científicas.

Informações da Força Aérea Brasileira

Céus de Parintins tiveram um recorde histórico de aviões para o Festival deste ano


Murilo Basseto | Publicada em 04/07/2022 18:00

Em março de 2022, a Prefeitura Municipal de Parintins e a Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas solicitaram apoio à Força Aérea Brasileira (FAB) para prover a segurança do espaço aéreo na região, devido à expectativa do intenso fluxo de aeronaves para o Festival Folclórico de 2022 – que havia sido cancelado nos últimos dois anos por conta da pandemia.

Neste cenário, o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) iniciou o trabalho em março, com a primeira visita das equipes técnica e operacional ao Aeroporto Júlio Belém (SBPI), na qual foram indicadas ações de aprimoramento da torre de controle, do sistema de fornecimento de energia, da pista, do pátio, da sinalização e do sistema de combate a incêndio.

Após a realização de todos os ajustes pela Prefeitura de Parintins, a equipe do CINDACTA IV iniciou, em 7 de junho, as instalações de todos os equipamentos de comunicação, telefonia e meteorologia necessários ao controle do tráfego aéreo, que foram disponibilizados para a aviação local após o voo de homologação do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).

No período de 17 a 30 de junho, o CINDACTA IV prestou os serviços de Controle de Tráfego Aéreo – por meio da Torre de Controle (TWR) e do Controle de Aproximação (APP); Meteorologia e Informações Aeronáuticas – todos imprescindíveis para a manutenção da segurança das operações aéreas.

Tais recursos viabilizaram a ordenação temporal dos voos para o aeroporto, provendo agilidade e eficiência no fluxo de aeronaves.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) disponibilizou um procedimento de aproximação por instrumentos para o aeroporto de Parintins (RNP APCH RWY 06), disponível desde o dia 19 de maio, que além de elevar a segurança das operações durante o festival deste ano, permanece como legado pós evento, possibilitando o uso contínuo pelas aeronaves destinadas a Parintins.

Durante todo o festival – de 24 a 26 de junho – foi implementado o serviço de slot, que consiste em janelas temporais de operação para aeronaves, estabelecidas antes do planejamento dos voos para Parintins, a exemplo do que é praticado nos grandes aeroportos do País, em função do elevado fluxo de aeronaves.

Como resultado da missão, foram registrados os seguintes números:

• 635 tráfegos controlados (cerca de 55% de crescimento em relação ao último festival, realizado em 2019) – recorde histórico de movimentos em Parintins;

• 79% das aeronaves que pousaram em SBPI, durante o período de ativação do APP e da TWR, utilizaram o procedimento RNP APCH;

• 116 movimentos aéreos em um dia (em 27 de junho), o maior registro na história do aeródromo SBPI;

• zero ocorrência de Incidente de Tráfego Aéreo e Irregularidade de Tráfego Aéreo.

Informações do DECEA

PORTAL AEROFLAP


Embraer mostra o primeiro KC-390 de Portugal


Gabriel Centeno | Publicada em 04/07/2022 16:00

O primeiro jato KC-390 Millennium de Portugal foi mostrado pela Embraer em um vídeo que homenageia a Força Aérea Portuguesa (FAP) pelos seus 70 anos. A aeronave, a primeira de cinco que serão entregues ao país a partir de 2023, pode ser vista no final do vídeo, produzido pela Embraer e publicado no Facebook pela fanpage portuguesa Pássaro de Ferro. Confira.

O avião carrega a matrícula civil PT-ZDK, indicando que está se aproximando ou já está realizando testes em solo, antes dos voos de testes e, finalmente, a entrega para a FAP. Curiosamente, o sufixo ZDK já foi usado pela Embraer no passado, em um EMB-312 Tucano (T-27), com o registro PP-ZDK. 

Na cauda do Millennium português, adesivos cobrem o número de série da FAP, de forma similar ao que ocorre com os KC-390 da Força Aérea Brasileira antes de serem entregues. É possível que este seja o KC-390 26901, já visto em outro vídeo da Embraer anteriormente, mas ainda em produção nas instalações da fabricante em Gavião Peixoto (SP). 

A aeronave foi a primeira da FAP a passar pela etapa de Power On, quando um avião tem seus sistemas elétricos acionados pela primeira vez.  Em julho de 2019, Embraer e Portugal (país que já era parceiro no desenvolvimento e construção da aeronave) assinaram um contrato avaliado em 827 milhões de Euros para o fornecimento de cinco KC-390, que deverão substituir os C-130 Hércules do país Europeu.

O primeiro KC-390 da FAP deve ser entregue no próximo ano, e o último em 2027. Os aviões terão como sede a Base Aérea N.º 11 de Beja, onde serão operados pelo Esquadrão 501 Bisontes, que atualmente cumpre suas missões com o Lockheed C-130H. 

Além do vídeo, a Embraer também participou das celebrações dos 70 anos da FAP. No dia 30/06, o protótipo do KC-390, matrícula PT-ZNG, chegou à base de Beja, onde foi uma das atrações do Beja International Air Show, realizado no último final de semana.

A próximo parada do ZNG é a Royal International Air Tattoo (RIAT), um tradicional show aéreo no Reino Unido realizado na base aérea de Fairford entre os dias 15 e 17 de julho. A mesma aeronave esteve na edição de 2018 da RIAT, onde foi um dos destaques. Na época, o modelo nem havia sido entregue para Força Aérea Brasileira ainda. 

Base Aérea de Anápolis inaugura prédio do Primeiro Grupo de Defesa Aérea


Da Redação | Publicada em 04/07/2022 17:30

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) realizou, no dia 01/06, a cerimônia de inauguração do novo prédio do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar.

A solenidade contou com a presença do Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, de Oficiais-Generais do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), do Comando de Preparo (COMPREP),  do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR) e de militares que compõem o GT-FOX, grupo responsável pela implantação do Gripen na FAB. 

O novo prédio do 1º GDA tem como finalidade ampliar e melhorar a estrutura da BAAN, a fim de simbolizar um marco concreto da operação do vetor, o F-39 Gripen, uma vez que o local foi construído para receber as aeronaves adquiridas pela Instituição. 

O Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, esteve presente na cerimônia que marca uma nova fase da modernização da Força Aérea e, na ocasião, plantou mudas de Jacarandá, um símbolo da BAAN. 

O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, ao falar sobre as novas instalações, destacou a importância da construção de um prédio moderno que pudesse atender às novas necessidade da Base Aérea.

“O fato que aconteceu hoje é um passo no projeto de recebimento deste vetor. O Gripen é um processo complexo que envolve a infraestrutura, a preparação do pessoal e da unidade para recebê-lo. E, na próxima semana, haverá o recebimento de todo o material para a montagem de simuladores, ratificando ainda mais a Base Aérea de Anápolis como a sede da Unidade Gripen”, ressaltou o Oficial-General.

O Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, ao recepcionar os Oficiais-Generais, mencionou a felicidade da Base em receber essa nova instalação para o Esquadrão Jaguar e também destacou os projetos futuros.

“Hoje inauguramos a primeira grande estrutura especificamente construída para a operação do Gripen. A partir da semana que vem, começaremos a receber grande parte do material que será instalado aqui dentro, como exemplo, os simuladores de voo”, disse.

Já o Comandante do 1º GDA, ao falar sobre a nova estrutura do Esquadrão Jaguar, salientou os benefícios do prédio não apenas para a FAB, como para o Brasil, uma vez que, agora, o país passa a receber aeronaves de caça que o colocam na vanguarda da defesa aeroespacial do cenário mundial.

“Em função do âmbito do Projeto Gripen e das capacidades, dos sistemas e dos sensores da aeronave, foi verificada a necessidade de uma reforma geral do prédio do 1º GDA. São diversos sistemas, sensores, estações e simuladores, que foram adquiridos pela FAB, como parte do projeto. Assim, o prédio contempla, em toda a sua estrutura, divisões tanto operacionais quanto administrativas.”