NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


NOTIMP 187/2020 - 05/07/2020

Publicado: 05/07/2020 - 08:54h
OUTRAS MÍDIAS


REVISTA ASAS - Quer ser piloto de Gripen? Abriu o concurso


Redação | Publicada em 04/07/2020 12:16

Quem sonha em ser piloto de F-39 Gripen, KC-390 Millenium ou outra aeronave da Força Aérea Brasileira já pode começar a parar de sonhar e se preparar para superar desafios. É que foram abertas as inscrições para o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Este é o primeiro passo para quem deseja se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira.

São 180 vagas para ambos os sexos. Mas para participar é preciso não possuir menos de 14 nem completar 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2021. Também será preciso ter o Ensino Fundamental Completo. Há provas de língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação, além de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar (para candidatos negros que optarem pelo sistema de reserva de vagas) e validação documental.

Passar no concurso, no entanto, é só o primeiro desafio para quem sonha em um dia comandar uma aeronave da Força Aérea Brasileira. Os aprovados passam três anos em Barbacena (MG), onde cursam o Ensino Médio na EPCAR, com disciplina militar. Depois, se aprovados, vão para a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), onde durante quatro anos serão formados oficiais e aprenderão a voar nos aviões T-25 Universal e T-27 Tucano. Quem conseguir passar pelos quatro anos de fomação militar vai então para Natal (RN), onde recebe instruções específicas para se tornar aviador de caça, de helicópteros, transporte ou da aviação de inteligência, vigilância e reconhecimento.

Na prática, quem quiser ser um piloto da Força Aérea Brasileira tem uma formação de oito anos. Porém, para chegar ao Gripen vai ser preciso ainda passar por um dos três esquadrões de A-29 Super Tucano, localizados nas regiões de fronteira (foto acima). Só então o aviador poderá concorrer às vagas para os futuros pilotos do 1º Grupo de Defesa Aérea.

É um longo desafio.

A Revista ASAS deseja boa sorte!