NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Embraer vai transferir montagem de jatos executivos de S. José para Gavião Peixoto até fim do ano

Empresa informou que vai transferir linha de montagem final da aviação executiva e que funcionários serão transferidos ou realocados. Sindicato aponta risco de demissões.

G1 Vale Do Paraíba E Região | Publicada em 04/07/2019 18:13

A Embraer informou nesta quinta-feira (4) que vai transferir a linha de montagem final da aviação executiva da sede da empresa em São José dos Campos (SP) para Gavião Peixoto (SP) até o fim do ano. O setor tem cerca de 300 funcionários, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, e é responsável pela produção dos modelos Legacy e Praetor. O processo irá causar transferência e demissões de funcionários, segundo a entidade.

De acordo com uma nota da empresa, os funcionários foram informados nesta quarta-feira (3) sobre o cronograma de transferência, que deve ocorrer ao longo do segundo semestre. A Embraer também comunicou a realocação de outros funcionários da linha de montagem da aviação executiva para a unidade de Eugênio de Melo, distrito de São José.

O sindicato afirma que tentou uma reunião com a direção da empresa para obter detalhes, mas que a Embraer se negou a receber os representantes da entidade.

“Trabalhadores estão apreensivos. A priori, são 100 trabalhadores que devem ser demitidos por não haver perspectiva de vaga em Gavião Peixoto. Tem gente que quer ir para lá e a empresa falou que ainda vai avaliar”, disse Herbert Claros, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos.

Segundo a entidade, na fábrica de Eugênio de Melo são produzidas as partes elétricas e de tubulação das aeronaves e, a princípio, somente engenheiros teriam a possibilidade de transferência. A unidade tem 1,5 mil funcionários. Já a sede, tem 13 mil empregados.

O que diz a Embraer

Procurada pelo G1, a empresa ressaltou que já vem conversando com os empregados e que não havia necessidade da intermediação sindical no processo. A Embraer ainda afirmou que um grupo aceitou a opção de transferência e um segundo grupo foi realocado para a unidade de Eugênio de Melo. A empresa busca oportunidades para empregados que não aceitaram transferência.

Novo quadro

A sede da Embraer em São José concentra concentra atividades de aviação comercial e apenas uma parte é responsável pela montagem final dos jatos executivos.

A Boeing Brasil, que ocupará o lugar da fabricante em São José, vai atuar no segmento das aeronaves comerciais. Segundo a Embraer, empregados da aviação executiva ou defesa, estão sendo remanejados para Eugênio de Melo ou Gavião Peixoto.

Em janeiro, Embraer e Boeing assinaram os termos do acordo do controle dos negócios de aviação comercial da Embraer para a Boeing, após terem assinado memorando de entendimento em julho de 2018.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA TV - Batalhão DOMPSA participa de Campanha de Testes da Aeronave KC-390 nos EUA


Publicada em 04/07/2019 19:37

Nos meses de abril e maio do corrente ano, militares do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar (Btl DOMPSA) e o Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB), participaram da Fase 8 da Operação Guarani 2019 – testes de lançamentos de cargas médias e pesadas da aeronave KC-390.

As atividades aconteceram na base militar do Exército Americano (US Army) “Yuma Proving Ground”, localizada em Yuma, no estado do Arizona (EUA) .

Os militares, que são especialistas DOMPSA, trabalharam realizando a inspeção das cargas montadas para lançamento, embarque e montagem do sistema de lançamento no avião, inspeção do sistema de lançamento montado na aeronave, operação da Zona de Lançamento (ZL), acompanhamento dos Lançamentos e inspeção das cargas após serem lançadas na ZL.

Foram realizados diversos lançamentos de cargas médias e pesadas, culminando com o lançamento de 24 cargas médias (até 2200 lb) em uma única passagem sobre a ZL e o lançamento de carga pesada com 8 toneladas de peso.

Ao final, todos os objetivos pretendidos pela empresa Embraer, para essa campanha de testes do novo avião brasileiro, foram alcançados.

 

PODER AÉREO - VÍDEO: Saab Colaboração Real 2 – Episódio 23: Transferência de tecnologia inversa


Publicada em 04/07/2019 21:16

Mais do que harmonizar o programa Gripen, a escolha da Força Aérea Sueca por incorporar o Display Panorâmico – produzido no Brasil – aos seus caças significa um processo inverso de transferência de tecnologia.

Os 60 caças Gripen E encomendados pela Suécia passarão a incluir, a partir de 2020, os mais modernos displays desenvolvidos pela AEL Sistemas, permitindo harmonizar os programas brasileiro e sueco.

Os três displays – Wide Area Display (WAD), Head-Up Display (HUD) e Helmet Mounted Display (HMD) – foram desenvolvidos, inicialmente, para atender as necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB).

Como resultado da nova configuração harmonizada das aeronaves, os displays serão também exportados para os caças Gripen E da Força Aérea sueca. O novo acordo transforma a AEL Sistemas em um dos principais fornecedores globais da Saab.

A padronização dos programas Gripen E/F brasileiro e sueco é exemplificada pelas inovações oferecidas pela AEL Sistemas e promove uma transferência de tecnologia inversa, do Brasil para o mundo, mostrando um novo exemplo de transbordamento (spillover effect) na parceria industrial.

Esta façanha supera as expectativas da FAB no que se refere ao aumento da capacidade da indústria nacional, um dos grandes objetivos do programa Gripen brasileiro, e é fruto de intensa transferência de tecnologia e colaboração técnica entre Saab e AEL.


Vídeo https://youtu.be/-3NQZptVzjE

JORNAL DA CIDADE ONLINE (Passo Fundo-RS) - Militares da FAB doam alimentos para lar geriátrico de Parnamirim (RN)


Publicada em 04/07/2019 16:06

Nesta quarta-feira (04), a Força Área Brasileira publicou em sua rede social no Twitter mais uma grande ação honrosa realizada pelos seus militares, que comumente atuam em missões humanitárias.

Desta vez, os beneficiários foram os idosos e colaboradores de um lar geriátrico de Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

Os militares do 2º Esquadrão de Transporte Aéreo realizaram doações de alimentos ao lar. Segundo a publicação, a instituição é um lar destinado à permanência "diurna de idosos proporcionando acolhimento e integração social". Veja a publicação:

Apesar dos recentes casos de dois militares envolvidos em escândalos envolvendo drogas, o reverenciado trabalho da FAB não merece ser reduzido a casos isolados.

Como bem disse nossa colunista Raquel Brugnera: "Quer mesmo saber quem são os profissionais da Força Aérea Brasileira? Pergunte a quem já recebeu ajuda humanitária da FAB."

DEFESA TV - Equipe de recuperação de aeronaves do Museu Aeroespacial finaliza restauro do primeiro C-47 da FAB


Anderson Gabino | Publicada em 04/07/2019 17:30

O C-47 é um avião concebido em 1935 com capacidade para três tripulantes e 28 passageiros e destinado às missões de transporte. Conhecido na aviação civil como Douglas DC-3, operou em grandes empresas aéreas durante a década de 1930, período de grande revolução e que levou a indústria aeronáutica a desenvolver aeronaves de maior porte, mais confortáveis e seguras para o transporte de seus passageiros.

C-47 na FAB

A história da Força Aérea Brasileira (FAB) com os primeiros Douglas C-47 data de 1944, quando fora recebido as primeiras unidades oriundas da Força Aérea do Exército Norte Americano (United States Army Air Force USAAF).

A primeira aeronave C-47 da FAB foi justamente a de matrícula 2009, que chegou em Kelly Field, San Antonio, Texas, em 12 de setembro de 1944, e logo iniciou o seu longo voo de translado para o Brasil. Após 44 horas de voo e 11 escalas para reabastecimento e pernoite, finalmente chegava em nosso país.

A FAB utilizou esses aviões de 1944 a 1983 em missões do Correio Aéreo Nacional (CAN), onde cumpriram importante papel na integração da Amazônia brasileira. O exemplar atualmente em exposição no Museu Aeroespacial (Musal) voou com a matrícula FAB 2009 até 1978, fazendo parte da história do 6º Esquadrão de Transporte Aéreo – Esquadrão Guará (6º ETA), que comemora 50 anos de criação neste ano de 2019.

Um trabalho minucioso fora realizado

Com o objetivo de preservar a história, cultivando as tradições e em cumprimento a uma de suas competências, o Musal realizou um trabalho de restauro total do FAB 2009, envolvendo todo o efetivo do Setor responsável pela Recuperação de Aeronaves da Divisão de Patrimônio Cultural desta unidade.

Os serviços realizados foram os mais minuciosos possíveis, a fim de reparar desgastes da aeronave e problemas naturais por sua idade e por sua exposição. Existiam muitas avarias nas superfícies do leme, profundor, na hélice e no motor.

A fim de repará-las, foi necessária a retirada dessas superfícies e um minucioso trabalho para recuperação dessas peças. “Sinto-me muito satisfeito pelo trabalho técnico realizado, aplicando meus conhecimentos de mecânica. Sentimento do dever cumprido!”, revela o suboficial Osvaldino Rocha dos Santos, mecânico da Seção de Manutenção de aeronaves.

O 1º sargento Alexandre Antônio da Silva, da Seção de Pintura, revela que a pintura da aeronave era muito antiga e que precisaram realizar um serviço muito minucioso de retirada das diversas camadas de tintas existentes.

Além disso, existiam muitas mossas e amassados, sendo necessários serviços de chapas, preparação com prime e pintura específica. Afirmou que o sentimento desse serviço foi de imensa satisfação.

“Todo serviço que fizemos foi pensando nos visitantes. Isso nos deixa orgulhosos, né? Estamos vendo o passado da aeronave no nosso presente. É muito gratificante ouvir elogios. Quem não gosta de ouvir elogios? Quantas pessoas verão o nosso trabalho (pintura) nesse avião? Bem gratificante!”, finaliza.

Por conta da proximidade do Musal com o litoral e pela idade avançada da aeronave, e apesar de seguir um planejamento de prevenção de corrosão, o FAB 2009 apresentava uma corrosão generalizada e avarias em algumas partes.

Assim, foram confeccionados itens que não estavam mais disponíveis para a aeronave, em função da inexistência de peças para a sua reposição. Além de reforços na longarina das asas devido a uma corrosão por desfolhamento.

Na parte interna, foi feita a reestruturação dos bancos e pisos da aeronave. Por fim, foram reparadas também todas as superfícies de comando. O suboficial Maurício de Moraes Nascimento, do Setor de Estruturas de aeronaves fala sobre.

“A importância da minha Seção nesta restauração, pode ser destacada pelo trabalho com afinco para que a aeronave chegasse o mais próximo possível de sua originalidade. Finalmente, o sentimento que emerge é a satisfação em reviver a história da aeronave e possibilitar que o visitante do Musal conheça esta importante parte da história do desenvolvimento de nosso país e, principalmente, do desbravamento de nosso território nacional.”, explica o suboficial.

Os pisos e forros da aeronave precisavam de um cuidado especial, sendo uma parte deles substituídos, principalmente na área que costumava ser destinada à carga, nos fundos da aeronave. Além disso, foi feito o apoio para os assentos.

O suboficial Edevaldo Dias Correia, responsável pela Carpintaria: “A sensação é de dever cumprido. É algo muito prazeroso. Ver o seu trabalho modificando algo que parecia todo danificado. Ficou “novinho”!”.

“Ao vermos a aeronave C-47 restaurada, foi uma emoção muito grande. Poder participar [do restauro] de uma aeronave lendária, valorosa pela FAB e dar a oportunidade de mostrar a todos que visitam, a importância que o Museu dá a cada item, a cada aeronave, a cada acervo da sua história e da FAB. Nós estamos extremamente emocionados, devido à restauração de uma aeronave lendária.”, revela o suboficial Cândido de Souza Azevedo Júnior.

Conforme declarado pelo capitão Marcelo Faria Morier, Chefe da Seção de Restauração de Aeronaves: “Depois de tudo pronto, após 65 dias de trabalho ininterrupto, o C-47 ficou pronto a tempo de ter lugar de grande destaque na Formatura Alusiva ao Dia do Correio Aéreo Nacional e da Aviação de Transporte. O sentimento de todos é de orgulho e de missão bem cumprida! E que venham os próximos!”.

Com informações e fotos do Musal