NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Esquadrilha da Fumaça sobre a Cordilheira dos Andes a caminho da FIDAE


Guilherme Wiltgen | Publicada em 04/04/2022 17:09

As aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, voltou a atravessar a Cordilheira dos Andes rumo a FIDAE,  em Santiago.

Na ala do KC-390 do 1º GTT, os A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), deixaram um “Fumaça Já” nos céus da Argentina e do Chile.

“Retornar às demonstrações aéreas pelo Brasil e participar de uma importante feira internacional como a FIDAE, no Chile, é começar o ano do septuagenário cumprindo a missão da Esquadrilha da Fumaça de divulgar a Força Aérea Brasileira ao seu povo e fortalecer os laços com nossos vizinhos de fronteira. As demonstrações em território nacional e a troca de experiência com esquadrões de demonstração de outros países é de suma importância para a FAB e para a Fumaça”, comentou o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, Comandante do EDA.

O Programa Gripen


Guilherme Wiltgen | Publicada em 04/04/2022 09:23

Em dezembro de 2013, a Saab foi selecionada para participar da última fase do programa F-X2, que tinha por objetivo substituir a frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Em outubro de 2014, após todos os processos de concorrência, Saab e Governo Brasileiro assinaram o contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F, incluindo sistemas, suporte e equipamentos.

Em 2015, a Saab deu início ao programa de transferência de tecnologia do Gripen, um dos maiores já realizados para a Aeronáutica e o maior já feito pela Saab para outro país. O programa visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução de diversas atividades de desenvolvimento, produção e manutenção dos caças no Brasil.

Até 2025, mais de 350 engenheiros e técnicos brasileiros de empresas parceiras terão participado de treinamentos teóricos e práticos na Saab, em Linköping, na Suécia.

Até o momento, aproximadamente 300 profissionais brasileiros de empresas parceiras da Saab já foram treinados e estão de volta ao país. A maioria trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network – GDDN), localizado na planta da Embraer em Gavião Peixoto, e na fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo, ambos em São Paulo.

Como parte do programa de transferência de tecnologia, em 2018, a Saab apresentou sua planta em São Bernardo do Campo, concebida para realizar a montagem de aeroestruturas do Gripen. Dois anos depois, a unidade agregou outros serviços de suporte ao mercado de defesa e civil. Além disso, é no local que será realizada a manutenção dos radares e sistemas de guerra eletrônica do F-39 Gripen.

O primeiro Gripen E chegou ao Brasil em 20 de setembro de 2020 para realizar a campanha de ensaios em voo no país no GFTC. A atividade é totalmente integrada ao programa de testes que já está em andamento na Saab, em Linköping, Suécia, desde 2017. As atividades no Brasil incluem testes nos sistemas de controle de voo e de climatização, assim como testes na aeronave em condições climáticas tropicais.

Em dezembro de 2021, autoridades brasileiras e suecas participaram de um evento de alto nível na Suécia para apresentação das seis primeiras aeronaves de produção em série que saíram da fábrica e entraram em fase de entrega. Na oportunidade, as delegações de ambos os países também tiveram a oportunidade de discutir as atividades conjuntas que serão benéficas para o Programa Gripen E.

Forças Armadas iniciaram hoje a Operação Poseidon 2022


Guilherme Wiltgen | Publicada em 04/04/2022 13:57

A Operação Poseidon/2022, que começou hoje (04), visa a interoperabilidade entre as Forças Armadas brasileiras empregando helicópteros H225M a bordo de Navios da Marinha do Brasil

Em sua terceira edição, desta vez o Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (G 40) receberá pela primeira vez, as aeronaves da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira para exercícios de qualificação de pousos e decolagens durante navegação no mar.

Ao todo, estão sendo empregados cerca de 900 militares, e a Fragata Independência (F 44) também participa do exercício.

Durante os cinco dias de operação, que acontecerá na área marítima compreendida entre as cidades do Rio de Janeiro e Cabo Frio (RJ), serão realizados diversos exercícios para ampliar o nível de interoperabilidade entre as Forças, com o objetivo de padronizar procedimentos operacionais.

Estão previstos exercícios de salto livre operacional, realizado por militares de operações especiais, evacuação aeromédica (EVAM) e pick-up.

“Aprimorar a integração entre as Forças é extremamente importante, pois assim estaremos prontos para atuar conjuntamente e, dessa forma, ampliamos ainda mais nossas capacidades militares de defesa dos domínios aéreo, terrestre, fluvial e marítimo do território nacional, incluindo a Amazônia Azul”, disse o Comandante da operação, Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix.

No último dia da Poseidon (9 de abril), está programado um desfile dos navios e aeronaves que integram a operação pela orla do Rio de Janeiro.

Além do NDM Bahia e da Fragata Independência, participam do desfile naval o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico e as aeronaves AH-11B Super Lynx e UH-15 Super Cougar  (Marinha do Brasil), HM-4 Jaguar (Exército Brasileiro), e H-36 Caracal (Força Aérea Brasileira).

PORTAL AEROFLAP


Estado-Maior da Aeronáutica realiza 11º Simpósio dos Programas KC-390 e F-39


Pedro Viana | Publicada em 05/04/2022

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) realizou, entre os dias 16 e 17 de março, o 11º Simpósio dos Programas KC-390 Millennium e F-39 Gripen, com o objetivo de amplificar a comunicação e avaliar o andamento da Execução dos Programas, de modo a garantir o cumprimento de todas as atividades e entregas previstas para o ano corrente.

Na ocasião, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta participou do evento e destacou a reunião como de suma importância para a Força Aérea Brasileira (FAB), sendo considerada estratégica por englobar duas aeronaves multimissão: o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen, que irão garantir o cumprimento da missão institucional da FAB: “Manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”.

Ainda segundo o Major-Brigadeiro Malta, esses serão, pelas próximas décadas, os principais Programas da FAB. “Reuniões como essas aumentam a consciência organizacional do Estado-Maior da Aeronáutica e de todas as organizações envolvidas. Assim, o EMAER, mantém a função de governança, de saber pari passu todos os aspectos desses dois principais projetos: como é, e como estará? Tais reuniões tratam do assunto mais importante da Força Aérea, que são suas aeronaves, mas também tratam de projetos que capacitam a indústria nacional. Então, ao mesmo tempo em que cumprimos a missão da FAB, elevamos a capacidade do País por meio de sua indústria”, acrescentou.

O evento contou com a presença de Oficiais-Generais envolvidos nos Programas e, de acordo com o Chefe da Sétima Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador, o Simpósio é fundamental, uma vez que agrega todos os atores de uma função sistêmica dos Programas envolvidos.“Com uma comunicação fortalecida, conseguimos entender o impacto entre sistemas, identificando óbices e propondo soluções durante o simpósio”, relatou o Brigadeiro Follador, que disse, ainda, que a intenção é que reuniões como essa sejam feitas a cada dois meses. “Reuniremos todo o grupo de pessoas que tem papel fundamental nos Programas para discutirmos melhorias e aperfeiçoamentos”, concluiu.

O 11º Simpósio dos Programas KC-390 Millennium e F-39 Gripen foi coordenado pelo Chefe de Gerenciamento de Portifólio de Projetos, Coronel Aviador Alexandre Pereira Reynaldo, que salientou que o evento se reveste de algo que é necessário para uma melhor coordenação entre todos os setores da Força Aérea. “Esses Programas, em particular, vão afetar a nossa capacidade em defender a soberania do Brasil. E, com essa importância, eles têm que estar bastante alinhados com todos os setores da FAB, que vão atuar nesses Programas. O simpósio surge como uma forma de fazermos uma coordenação sistêmica sob a ótica do Estado-Maior da Aeronáutica”, destacou.

Ao todo, cerca de 80 profissionais tiveram a oportunidade de intercambiar conhecimentos nos Programas, o que pode ser considerado um salto em termos de cultura institucional. Sendo assim, assuntos complexos, sistêmicos e inéditos foram debatidos, trazendo à tona a constatação de que cada Comando deve concentrar esforços para a garantia dos Programas, que são considerados ambiciosos por, certamente, proporcionarem ao País a defesa do espaço aéreo.

 

 

 

 

JORNAL CORREIO DO POVO


Esquadrilha da Fumaça se apresentará em Ponta Grossa

Demonstração de aviação está prevista para o dia 24 de abril

Da Redação | Publicada em 04/04/2022 14:23

Na última semana, o vice-prefeito capitão Saulo, esteve no Aeroporto Sant’Ana para receber o capitão Vitor Kawka, da Força Aérea Brasileira (FAB), com o intuito de realizar na tarde do dia 24 de abril uma demonstração da esquadrilha da fumaça. Participaram do encontro o superintendente do aeroporto, Victor Hugo de Oliveira, bem como, do major André Lopes, do Corpo de Bombeiros e o subcomandante da Guarda Municipal Anderson Machado, que darão suporte para a segurança do evento.

No encontro, foram discutidas as condições necessárias para a demonstração na cidade da Esquadrilha da Fumaça, na cidade.

O vice-prefeito levou o capitão da FAB para conhecer o Parque do Lago de Olarias e o Centro de Eventos, apresentando possibilidades de locais para a realização do show que está previsto para o dia 24 de abril. “É uma grande satisfação intermediar o contato com a Força Aérea Brasileira e trazer esse grande espetáculo para Ponta Grossa”, disse Saulo.

O capitão da FAB comenta que a visita foi para fazer um levantamento de locais, para a escolha do mais apropriado para a demonstração, com o intuito de que a experiência do público seja a melhor possível.

Ele aponta que o show contará com sete aeronaves, modelo A29 Super Tucano. “A Esquadrilha da Fumaça completa em 2022, 70 anos de existência e neste período já foram realizadas quase 4 mil apresentações. Temos a certeza que o público que comparecer ao local vai curtir a experiência”, comenta Kawka. Em breve a Prefeitura trará mais informações sobre o evento.

 

 

PORTAL DEFESANET


FAB realiza cerimônia de promoção de Graduados do Quadro Especial de Sargentos

A solenidade, realizada nesta sexta-feira (01/04) em Brasília (DF), é a primeira após assinatura de documento que altera a carreira dos militares

Da Redação | Publicada em 04/04/2022 09:09

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (01/04), na Base Aérea de Brasília (DF), a cerimônia militar de promoção de Graduados do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica (QESA).


Essa é a primeira solenidade de ascensão desses militares após assinatura do documento que altera o Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica, previsto no Decreto nº 3.690, de 2000, ocorrida em dezembro de 2021.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a cerimônia acompanhado do Ministro de Estado da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; dos Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica; e do Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva.


Em suas palavras, o Presidente Jair Bolsonaro, destacou a importância dos militares para o Brasil. “Vocês são muito importantes para nós. Prestam os mais valorosos serviços à FAB e quem ganha com isso somos todos nós brasileiros”, disse.

O Comandante da Aeronáutica, em seu discurso, parabenizou os graduados. “Que esta promoção seja fonte de inspiração para superarmos limites e vencermos desafios, alcançando novas conquistas para a nossa Força Aérea Brasileira e para o nosso querido Brasil. Parabéns aos promovidos!”, salientou.

Durante o evento o Presidente da República, acompanhado pelo Ministro de Estado da Defesa e pelo Comandante da Aeronáutica, procedeu a entrega das divisas às novas graduações ao Segundo-Sargento Reinaldo Aparecido Caixeta e ao Terceiro-Sargento Marcos Rodrigues da Silva, militares promovidos mais antigos de cada graduação.

"É muito gratificante receber essa promoção depois de 32 anos de serviço", destacou o Sargento Reinaldo. “Após 24 anos de trabalho essa promoção significa um orgulho para toda minha família”, completou o Sargento Marcos. O Terceiro-Sargento Macladio Gomes, da Especialidade de Serviços em Obras também foi um dos homenageados.

O militar, com mais de 20 anos de serviços prestados à FAB comentou sobre a promoção. “É um momento histórico na Força Aérea, pois com essa reestruturação da carreira contemplou a nossa promoção no dia de hoje", comentou.

Decreto O Presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou em dezembro de 2021, o documento que altera o Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica, previsto no Decreto nº 3.690, de 2000.

Com a assinatura do documento, o Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica (QESA) passa a contar, além de Terceiros-Sargentos, com Segundos-Sargentos. Além disso, foi modificado o prazo de ingresso dos Cabos no Quadro Especial de Sargentos.

A medida visa melhorar a administração de pessoal do Comando da Aeronáutica, de forma a adequar as subespecialidades às habituais mudanças tecnológicas verificadas na contemporaneidade.

O novo ordenamento se aproxima do tratamento em vigor no âmbito da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. O ato não acarretará impacto orçamentário-financeiro para o corrente ano. Para os anos seguintes, a questão será compensada pela redução dos efetivos das graduações de Cabo e de Soldado, tudo em observância à Lei de Responsabilidade Fiscal.

OUTRAS MÍDIAS


JC Concursos - Concurso da Aeronáutica abre inscrições para cadetes do ar; confira

Destinado a preencher 130 vagas, concurso da Aeronáutica pode ser disputado por candidatos com ensino fundamental. Prova será aplicada em 3 de julho

Samuel Peressin | Publicada em 04/04/2022 08:26

Estão abertas as inscrições para o concurso da Aeronáutica destinado a preencher 130 vagas para admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar do ano de  2023.A seleção oferece 110 postos para homens e 20 para mulheres. Os candidatos devem possuir nível fundamental, idade entre 15 e 18 anos (completados até 31 de dezembro de 2023) e altura mínima de 1,64m e máxima de 1,87m. As inscrições serão recebidas até as 9h de 20 de abril, mediante a realização de cadastro no site https://www.fab.mil.br. A taxa de participação custa R$ 80.

Ministrado em Barbacena (MG), o curso tem duração de três anos, em regime de internato, e é equivalente ao ensino médio regular, abrangendo também instruções militares.Os estudantes recebem preparação para concorrer a uma das vagas no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Durante o período de estudos na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), a Aeronáutica concede alimentação, alojamento, fardamento e assistências médico-hospitalar e dentária, além de remuneração inicial em torno de R$ 1.300.

Concurso da Aeronáutica: como serão as provas?

Na primeira fase, marcada para 3 de julho, os candidatos farão prova com 48 questões de múltipla escolha e uma redação. O conteúdo programático engloba:

  • língua portuguesa;
  • língua inglesa;
  • matemática.

Haverá aplicação em 16 municípios espalhados pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. São eles:

  • Belém (PA);
  • Recife (PE);
  • Salvador (BA);
  • Natal (RN);
  • Rio de Janeiro (RJ);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Barbacena (MG);
  • São Paulo (SP);
  • Curitiba (PR);
  • Campo Grande (MS);
  • Pirassununga (SP);
  • Porto Alegre (RS);
  • Brasília (DF);
  • Manaus (AM);
  • Porto Velho (RO);
  • Boa Vista (RR).

Nas demais etapas, os participantes ainda terão pela frente: inspeção de saúde e exame de aptidão psicológica, de 22 de setembro a 7 de outubro, e teste físico, de 16 a 18 de novembro.