NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REDE GLOBO


GLOBOPLAY - Guardiões do espaço aéreo brasileiro

Conheça o trabalho dos pilotos de caça da ALA-7, em Roraima.

Da Redação | Publicada em 04/03/2021 19:02

Matéria fala sobre o treinamento, preparo e decolagem dos pilotos de Caça.

PORTAL G1


Ágata realizou 46 apreensões durante fiscalização em 4 municípios do Amapá

Ação da Marinha com apoio da FAB combateu atividades ilícitas e crimes ambientais durante 10 dias em Macapá, Santana, Mazagão e Oiapoque.

Da Redação | Publicada em 04/03/2021 16:28

Marinha do Brasil, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou 46 apreensões e 108 notificações durante 527 abordagens feitas a embarcações no Amapá. A operação "Ágata" durou 10 dias nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão e Oiapoque.

A ação ocorreu entre 18 e 28 de fevereiro para combate de atividades ilegais nos rios, irregularidades nas embarcações e crimes ambientais.

Uma das abordagens resultou na apreensão de 46 metros cúbicos de madeira ilegal encontrados em barcos atracados no Canal das Pedrinhas, na Zona Sul da capital.

A operação contou com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Militar (PM).

O trabalho também teve papel educativo. A equipe da Capitania dos Portos do Amapá orientou comandantes, tripulantes e passageiros sobre formas de navegação segura e prevenção à poluição.

PORTAL AEROIN


FAB reativa Comando Aéreo Amazônico, em Manaus (AM)


Fabio Farias | Publicada em 04/03/2021

A cerimônia militar de reativação do VII COMAR – Comando Aéreo Amazônico ocorreu nessa terça-feira (2), na Base Aérea de Manaus (BAMN), que também teve suas atividades retomadas no fim do mês de fevereiro.

As modificações fazem parte da Diretriz do Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (COMAER). Os objetivos são separar as atividades administrativas das operacionais, elevar o nível de prontidão operacional e a capacidade de dissuasão, além de restabelecer a representatividade regional da Força Aérea na região Norte.

A solenidade ocorreu com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e demais Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares.

Transmissão de cargo e assunção de comando

O então Comandante da Ala 8, em Manaus (AM), Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, deixou a função para assumir como Comandante do VII COMAR. O ato foi presidido pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, que destacou a importância da reativação da Unidade militar.

“O Comando Amazônico possui a missão de resgatar a referência e a representatividade do Comando da Aeronáutica no nível regional, além de assegurar a qualidade das atividades de apoio administrativo das Organizações subordinadas, de modo a fornecer o completo apoio administrativo para o cumprimento da missão da Força Aérea no Norte do nosso País”, salientou.

O novo Comandante do VII COMAR, Brigadeiro do Ar Magarão, salienta que a reativação faz com que a Força Aérea esteja presente nos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre, contribuindo de forma decisiva para a integração e o desenvolvimento da região, diante de suas dificuldades de logística e de infraestrutura.

Novo Comandante da Ala 8

Passa a assumir o Comando da Ala 8, o Coronel Aviador Luiz Ângelo de Andrade Pinheiro Borges. A cerimônia de transmissão de cargo foi presidida pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando Aguiar, que comentou sobre a atuação da Unidade Militar.

“O apoio às questões de ordem nacional, vide a atual pandemia, o volume de esforço aéreo empregado, o número de profissionais envolvidos, os diferentes vetores, a gama de missões, as características da região e o fato de ser o maior hub aeroportuário militar da região Amazônica, tornam a Ala 8 uma organização ímpar, e de fundamental importância para o País e para os objetivos da Força Aérea Brasileira”, destacou o Oficial-General.

O novo Comandante da Ala 8, Coronel Ângelo, destacou a relevância da Organização Miliar para o cumprimento das missões da Força Aérea.

“Atuamos em um dos cenários mais complexos do País, quanto a infraestrutura, distâncias e meteorologia. Possuímos Unidades Aéreas com vocações operacionais distintas: Caça, Transporte e Asas Rotativas, porém complementares; uma organizada estrutura logística; além de meios humanos e materiais para garantir a segurança e defesa necessárias. Não à toa, demonstramos o alto grau de adestramento e de prontidão de nossas equipes, no último chamado do País, na Operação COVID-19 nos meses de janeiro e fevereiro do corrente ano”, comentou.

A Ala 8, desde o início de 2021, tem sido ponto de pousos e decolagens para o cumprimento das missões da Operação COVID-19 – como o transporte de cilindros e oxigênio líquido para hospitais. Já ocorreu, também, a transferência pacientes para outros estados, em aeronaves da FAB.

A intenção destas ações, que envolve diuturnamente o efetivo e são coordenadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), está em minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde.

PORTAL DEFESANET


INÍCIO DA RESIDÊNCIA MÉDICA NO HFAB


Da Redação | Publicada em 04/03/2021 15:24

A partir de 01 de março deste ano, o Hospital de Força Aérea de Brasília recebeu, para o treinamento em serviço, sete (07) residentes da área de Clínica Médica do Programa de Residência Médica do HFAB.

O Programa teve início na gestão do Cel Med Laerte, Diretor do HFAB, com a coordenação da Ten Cel Med Renata Francioni, Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa do HFAB e Coordenadora da Comissão de Residência Médica do HFAB (COREME).

O HFAB foi a Instituição Militar pioneira no Exame Nacional de Residência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares de 2020/2021 (ENARE/EBSERH).

Força Aérea Brasileira reativa Comando Aéreo Amazônico, em Manaus (AM)

No evento, ocorreu ainda o ato de assunção de cargo do novo Comandante da Ala 8

Agência Força Aérea | Publicada em 04/03/2021 09:09

A cerimônia militar de reativação do VII COMAR – Comando Aéreo Amazônico ocorreu nessa terça-feira (2), na Base Aérea de Manaus (BAMN), que também teve suas atividades retomadas no fim do mês de fevereiro. As modificações fazem parte da Diretriz do Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (COMAER). Os objetivos são separar as atividades administrativas das operacionais, elevar o nível de prontidão operacional e a capacidade de dissuasão, além de restabelecer a representatividade regional da Força Aérea na região Norte.

A solenidade ocorreu com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e demais Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares.

Transmissão de cargo e assunção de comando

O então Comandante da Ala 8, em Manaus (AM), Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, deixou a função para assumir como Comandante do VII COMAR. O ato foi presidido pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, que destacou a importância da reativação da Unidade militar.

"O Comando Amazônico possui a missão de resgatar a referência e a representatividade do Comando da Aeronáutica no nível regional, além de assegurar a qualidade das atividades de apoio administrativo das Organizações subordinadas, de modo a fornecer o completo apoio administrativo para o cumprimento da missão da Força Aérea no Norte do nosso País", salientou.

O novo Comandante do VII COMAR, Brigadeiro do Ar Magarão, salienta que a reativação faz com que a Força Aérea esteja presente nos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre, contribuindo de forma decisiva para a integração e o desenvolvimento da região, diante de suas dificuldades de logística e de infraestrutura.

Novo Comandante da Ala 8

Passa a assumir o Comando da Ala 8, o Coronel Aviador Luiz Ângelo de Andrade Pinheiro Borges. A cerimônia de transmissão de cargo foi presidida pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando Aguiar, que comentou sobre a atuação da Unidade Militar.

"O apoio às questões de ordem nacional, vide a atual pandemia, o volume de esforço aéreo empregado, o número de profissionais envolvidos, os diferentes vetores, a gama de missões, as características da região e o fato de ser o maior hub aeroportuário militar da região Amazônica, tornam a Ala 8 uma organização ímpar, e de fundamental importância para o País e para os objetivos da Força Aérea Brasileira", destacou o Oficial-General.

O novo Comandante da Ala 8, Coronel Ângelo, destacou a relevância da Organização Miliar para o cumprimento das missões da Força Aérea. "Atuamos em um dos cenários mais complexos do País, quanto a infraestrutura, distâncias e meteorologia. Possuímos Unidades Aéreas com vocações operacionais distintas: Caça, Transporte e Asas Rotativas, porém complementares; uma organizada estrutura logística; além de meios humanos e materiais para garantir a segurança e defesa necessárias. Não à toa, demonstramos o alto grau de adestramento e de prontidão de nossas equipes, no último chamado do País, na Operação COVID-19 nos meses de janeiro e fevereiro do corrente ano", comentou.

A Ala 8, desde o início de 2021, tem sido ponto de pousos e decolagens para o cumprimento das missões da Operação COVID-19 – como o transporte de cilindros e oxigênio líquido para hospitais. Já ocorreu, também, a transferência pacientes para outros estados, em aeronaves da FAB.

A intenção destas ações, que envolve diuturnamente o efetivo e são coordenadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), está em minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde.

OUTRAS MÍDIAS


CLICKGUARULHOS - Guarulhos contará com o apoio da Aeronáutica no combate ao Aedes aegypti


Da Redação | Publicada em 04/03/2021 19:23

A partir de segunda-feira (8) até o final do mês, 20 soldados da Força Aérea Brasileira vão apoiar as ações de combate ao Aedes aegypti em Guarulhos. Em dupla com os agentes de saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura, eles ajudarão no trabalho durante as visitas casa a casa para a eliminação mecânica de potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus, além de fornecer orientações aos moradores somente nas áreas externas dos domicílios tendo em vista o cenário de pandemia.

O trabalho será realizado das 8h às 12h. Até o final do mês as equipes deverão percorrer toda a área do Jardim São João, onde a avaliação de densidade larvária realizada em janeiro passado apresentou um alto índice de infestação do mosquito. Ou seja, de cada cem imóveis inspecionados, em 4,66 deles foram encontradas larvas do Aedes aegypti, enquanto que o indicador do município como um todo está em 2,50.

Caixas d’água irregulares foram os recipientes com maior incidência de larva no Jardim São João, assim como nos demais bairros de Guarulhos, seguidas dos tradicionais pratinhos de vasos de planta com água parada e objetos inservíveis na mesma situação. Neste ano, até o momento, foram confirmados 14 casos de dengue na cidade e um de febre chikungunya.

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - GSI-RJ se reúne com Comando Aéreo Leste


Da Redação | Publicada em 04/03/2021 21:39

Representantes do Gabinete de Segurança Institucional do Estado do Rio de Janeiro (GSI/RJ) se reuniram com o Comando Aéreo Leste (III COMAR) no último dia 2 de março.

O encontro foi marcado pela interface entre as instituições voltada à ações de cooperação, dentre elas, operações de VANT/ARP (Veículo Aéreo Não Tripulado/Aeronaves Remotamente Pilotadas).

Do Gabinete de Segurança Institucional participaram o atual Secretário, Delegado Marcelo Bertolucci e os subsecretários, Comandante Lima e Comandante Guilherme, ambos oficiais da Marinha do Brasil.

Durante a reunião, após as palavras do Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro Medeiros, o Subcomandante, Coronel Filipe, explanou sobre o Comando Aéreo Leste, a sua atuação dentro da Força Aérea Brasileira.

A reunião insere-se na missão institucional do Comando Aéreo Leste no que tange a representatividade e ao fortalecimento das relações institucionais.