NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Entenda: foto com caças F-5 “camuflados” da FAB viraliza na internet


Gabriel Centeno | Publicada em 03/05/2022 19:03

Uma foto com caças F-5 Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB) está viralizando nas redes sociais, mas por um motivo interessante: os caças estão “camuflados”! Uma das publicações com a foto passou das 60 mil curtidas no Twitter

A imagem mostra oito caças F-5EM e um caça F-5FM, de dois assentos, sobre a zona norte da capital gaúcha, Porto Alegre, no dia 23 de abril. As aeronaves estão sobrevoando o Rio Gravataí, ao lado do estádio Arena e o centro de treinamento do time Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Também é possível identificar o Aeroporto Internacional Salgado Filho. 

É justamente a dificuldade em ver todos os caças na imagem (registrada a partir de outro F-5FM) que a torna tão única. Uma postagem no Twitter com a legenda “entenda o que significa camuflagem” já tinha ultrapassado os 60 mil likes até a noite desta terça-feira (03).

Mas afinal, qual a história por trás da imagem? 

A foto em questão mostra o retorno das aeronaves do Esquadrão Pampa (1º/14º GAv) da FAB para a sua sede na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Dias antes a unidade partiu para a Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, onde acontecia a Reunião da Aviação de Caça (RAC) 2022.

Nesta ocasião, o “14”, como o Esquadrão também é chamado, reuniu 10 caças para o translado até o RJ. A RAC acontece durante a chamada “semana da caça”, que engloba os dias que antecedem o Dia da Aviação de Caça, celebrado em 22 de abril.

Além da troca de conhecimentos, os aviadores da FAB relembram os feitos daqueles que os antecederam e lutaram na Segunda Guerra Mundial, algo que explicamos neste artigo especial.

Ao retornarem do evento no RJ, os pilotos do Pampa sobrevoaram, com os 10 caças, a orla do Rio Guaíba que banha Porto Alegre. Ainda antes de passarem pelo estádio do Grêmio, os aviões também sobrevoaram o Gigante da Beira-Rio, como é chamado o estádio do Sport Club Internacional. 

Pela internet é possível encontrar diversas imagens que mostram o “efeito” de camuflagem com aeronaves militares, sejam caças, helicópteros e até mesmo bombardeiros de diversas eras. No entanto está uma das poucas imagens- senão a única – em que este efeito é visível com aviões brasileiros. 

A camuflagem em tons de cinza e verde surgiu por volta de 2001, sendo inicialmente testada num jato de ataque AMX A-1 (FAB 5654) do Esquadrão Centauro. Posteriormente o esquema definitivo foi aplicado em todas as aeronaves da Força Aérea que tinham algum emprego tático, sendo usado até os dias de hoje.

A FAB já opera os caças F-5 Tiger II há mais de 45 anos, algo que até é reforçado em um dos aviões das fotos virais, sendo este modelo o segundo avião com mais tempo de serviço na frota brasileira, superado apenas pelo C-130 Hércules de transporte. 

Apesar da idade e limitações, os F-5 da FAB foram extensivamente modernizados no início dos anos 2000, e hoje possuem alguns sistemas e armamentos similares aos encontrados em caças de 4ª geração, como os F-15 e F-16 norte-americanos. O upgrade dos aviões brasileiros foi, inclusive, reconhecido por um dos principais portais de defesa dos EUA.

Mas desde 2013 os veteranos F-5 já tem um substituto na forma do F-39 Gripen, fabricado pela Saab e Embraer. Inicialmente a FAB adquiriu 36 unidades do novo caça, mas recentemente anunciou que uma modificação do contrato adicionou mais quatro aviões ao pedido original. Ao mesmo tempo se estuda a compra de um segundo lote com cerca de 30 caças. 

 

OUTRAS MÍDIAS


JUSDECISUM - Superior Tribunal Militar se despede do ministro Cherubim Rosa Filho


Da Redação | Publicada em 03/05/2022 14:49

O Superior Tribunal Militar se despede do ministro Cherubim Rosa Filho, que faleceu nesta segunda-feira (02/05).

O ministro Rosa Filho ocupou uma das cadeiras destinada à Aeronáutica na composição da Corte Castrense entre os anos de 1989 e 1996 e foi eleito presidente para o biênio 1993/1995, sendo empossado em  19 de março de 1993. 

Mesmo depois de passar para a inatividade, ele continuou colocando os seus serviços à disposição da Justiça Militar da União e do Superior Tribunal Militar como voluntário, proferindo palestras para estudantes, militares e demais visitantes que vinham ao STM para conhecer mais sobre esta Justiça.

Nascido em Sorocaba, São Paulo, o ministro era viúvo e deixou uma filha.

O velório será realizado na quarta-feira (04/05) de 10h às 12h, no Hangar do Grupo de Transporte Especial (GTE), dentro da Base Aérea de Brasília, que fica localizada  na Área Militar do Aeroporto Internacional de Brasília.

NCG NEWS - Esquadrilha da Fumaça retorna ao Sul do País para mais três apresentações

Santa Rosa (RS), Balneário Camboriú (SC) e Ponta Grossa (PR) são as próximas paradas do Esquadrão de Demonstração Aérea, da Força Aérea Brasileira

Da Redação | Publicada em 03/05/2022 11:27

O mês de maio inicia com agenda cheia para a Esquadrilha da Fumaça no Sul do País. O Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa – RS, no dia 06 de maio, às 16h, será o primeiro palco das apresentações dos sete aviões que representam a Força Aérea Brasileira. No dia seguinte (07), será em Balneário Camboriú – SC, na Praia Central, às 15h30 e, para encerrar esta segunda passagem da Fumaça pelos céus do Sul do Brasil, os paranaenses de Ponta Grossa poderão assisti-los no domingo (08), às 16h, no Jóquei Clube Ponta Grossa.

A Esquadrilha da Fumaça voltou a se apresentar no início de março deste ano, após um breve período parada por conta da pandemia e, desde então, já se somam 11 cidades visitadas, cinco Estados diferentes e uma missão internacional, no Chile.

A demonstração em Santa Rosa acontecerá durante a Fenasoja, evento voltado para o agronegócio, em Balneário Camboriú será um evento cívico a ser realizado na cidade e, em Ponta Grossa, em alusão ao Dia do Trabalhador comemorado oficialmente em 1º de maio.

"Estamos retornando ao Sul e, desta vez, o estado do Paraná entrou na agenda. As apresentações estavam programadas para serem realizadas na semana anterior, mas por questões meteorológicas e verificações técnicas nos aviões, tivemos que realocar as datas e será um prazer realizar essas três apresentações", comenta o Major Bittencourt, chefe da Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça. 

As solicitações para as demonstrações nas cidades podem ser feitas por qualquer cidadão, seja ele representante ou não de uma instituição pública ou privada.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.