NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL PODER AÉREO


Esquadrão Hórus da FAB completa 10 anos


Por Redação Forças De Defesa | Publicada em 03/05/2021

O Esquadrão Hórus (1º/12º GAV) completou 10 anos em 29/4.

Sediado na Ala 4, em Santa Maria/RS, o Esquadrão é o primeiro a empregar as Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) no âmbito da Força Aérea Brasileira, uma tecnologia nova e que ainda apresenta amplo campo para desenvolvimento.

Atualmente, o Esquadrão emprega as aeronaves Hermes RQ-450 e RQ-900 para cumprir as Ações de Reconhecimento Aeroespacial e Posto de Comunicação Aeroespacial.

Em agosto de 2020 outro Esquadrão da FAB também passou a empregar ARPs, o 1º/7º GAV – Esquadrão Orungan, com sede na Ala 12.

O 1º/7º GAV incorporou o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) – Heron I, denominadas na Força Aérea Brasileira como RQ-1150.

As ARPs Heron I foram adquiridas inicialmente pela Polícia Federal e incoporadas à FAB através de um acordo de operação compartilhada.

REVISTA AERO MAGAZINE


Piloto do Embraer KC-390 conta tudo sobre o avião


Edmundo Ubiratan | Publicada em 03/05/2021 15:00

O C-390 Millennium, o maior avião produzido pela Embraer, se tornou um dos mais avançados modelos da categoria e nasceu com objetivo de atender aos requisitos de transporte multimissão da Força Aérea Brasileira. Porém, sua mais complexa e difícil missão é se tornar um substituto natural ao veterano, mas ainda poderoso, C-130 Hercules, da Lockheed Martin.

Conhecido na FAB como KC-390, por oferecer a capacidade de reabastecimento em voo, proporcionada pela instalação de um kit removível, o avião despertou a curiosidade e atenção de especialistas e entusiastas.

Acompanhe aqui uma entrevista completa com o major Americo, piloto do KC-390 e que teve envolvido em todo o processo de recebimento da aeronave. Além disso, o aviador ainda voou por vários anos o C-130, podendo traçar um comparativo real entre os dois modelos.