NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL MIDIAMAX (MS)


FAB abre inscrições para 130 vagas em escola de cadetes nesta segunda-feira

São 110 vagas para homens e 20 para mulheres

Fábio Oruê | Publicada em 03/04/2022 21:48

A FAB (Força Aérea Brasileira) abre na segunda-feira (4) as inscrições para a Epcar (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) para o ano de 2023, em Barbacena (MG). São 130 vagas para o CPCAR (Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar).

De acordo com a FAB, são 110 vagas para homens e 20 para mulheres. As inscrições terão início às 9h e terminarão às 8h do dia 20 de abril de 2022 (horário de MS), e poderão ser feitas por meio do site da FAB. A taxa de inscrição é de R$ 80.

Para participar da seleção, o candidato deve ser voluntário e cumprir todas as exigências previstas nas Instruções Específicas. Para ser habilitado à matrícula no curso, não poderá possuir menos de 14 nem completar 19 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2022 e ter concluído o Ensino Fundamental do Sistema Nacional de Ensino.

O processo seletivo é composto de provas escritas de língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação, além de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar (para candidatos negros que optarem pelo sistema de reserva de vagas) e validação documental. As provas escritas ocorrerão no dia 3 de julho 2022.

Curso

O CPCAR destina-se a preparar jovens para o ingresso no CFOAV (Curso de Formação de Oficiais Aviadores) da AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga (SP). O curso terá duração de três anos. O edital do processo seletivo pode ser conferido aqui.

MINISTÉRIO DA DEFESA


No Rio, Forças Armadas apoiam Defesa Civil com transporte de bombeiros


Lane Barreto | Publicada em 03/04/2022 13:26

O Ministério da Defesa, por intermédio das Forças Armadas, mobiliza-se nas ações de apoio à Defesa Civil na região de Angra dos Reis, Rio de Janeiro, desde ontem (02). A operação integra esforço do governo federal em resposta às fortes chuvas que atingiram os municípios fluminenses de Angra dos Reis e de Paraty.

Na manhã deste domingo (03), chegou ao município um helicóptero H-36 da Força Aérea, com 15 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. No mesmo período, outro helicóptero SH-16 da Marinha pousou no Colégio Naval, em Angra dos Reis, transportando o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves.

O Ministério da Defesa recebeu requisição da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para apoiar com aeronaves o deslocamento de equipes de resgate, conforme previsto em protocolo, sobre apoio à Defesa Civil.

Cooperação em desastres

Em março deste ano, as Forças Armadas também apoiaram a Defesa Civil, os órgãos federais e municipais, em Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro. Os militares auxiliaram no transporte e na entrega de donativos, na desobstrução de vias públicas, e no atendimento médico pessoas em hospital de campanha.

REVISTA ASAS


A-29, KC-390, satélites e sistemas de defesa brasileiros serão expostos no Chile


Da Redação | Publicada em 03/04/2022 22:07

A Embraer promoverá seu portfólio de produtos e soluções para os mercados de defesa e segurança na edição 2022 da FIDAE (Feria Internacional del Aire y del Espacio), que ocorrerá de 5 a 10 de abril, no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago, no Chile. Estarão em exposição estática um KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), e um turboélice de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano, da Força Aérea do Chile (FACh). Também participam os A-29 da Esquadrilha da Fumaça.

“É uma satisfação estar de volta a este evento tão importante para o setor na América Latina, sendo uma ótima oportunidade para encontrar clientes, fornecedores e parceiros comerciais da indústria”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Com produtos em mais de 60 países, a Embraer Defesa & Segurança tem hoje um portfólio moderno, estando pronta para responder às demandas do mercado global, com soluções abrangentes que vão muito além de aeronaves para atender aos ambientes terrestre, marítimo, espacial e cibernético.”

O KC-390 Millennium está em operação na FAB desde 2019 e já foi selecionada por duas nações da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte): Portugal e Hungria. Já o A-29 está em voo em mais de 15 forças aéreas em todo o mundo, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), além de países da América Latina, incluindo Brasil, Chile, Colômbia, Equador e República Dominicana. 

Responsável pela implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) do Exército Brasileiro, um dos maiores projetos de vigilância de fronteiras em execução no planeta, a Embraer também promoverá a área de radares e sistemas terrestres, na qual oferece equipamentos como o SABER M60, radar para aplicações de vigilância e defesa aérea de baixa altitude, e o SABER M200 VIGILANTE, radar de vigilância e alerta aéreo antecipado. 

Entre as coligadas da Embraer Defesa e Segurança, estarão representadas no evento Atech, Visiona Tecnologia Espacial e Tempest Security Intelligence. A Visiona, joint-venture entre Embraer Defesa & Segurança e Telebras, tem foco na integração de sistemas espaciais, além de fornecer produtos e serviços de Sensoriamento Remoto e Telecomunicações por satélite. A empresa foi responsável pelo Programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado em 2017 e, atualmente, gerencia o programa do primeiro satélite projetado integralmente pela indústria nacional, o VCUB1. 

A Tempest Security Intelligence é uma empresa brasileira com atuação global. É a maior companhia brasileira especializada em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais. Ao longo de seus quase 22 anos, a Tempest já ajudou a proteger mais de 500 empresas de todos os portes e setores, entre elas grandes companhias do setor financeiro, varejo, e-commerce, indústrias e healthcare, atuando em clientes nacionais e internacionais atendidos tanto pelo time no Brasil quanto no Reino Unido.