NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Órgão que atua na prevenção e investigação de acidentes aéreos no Brasil faz 51 anos


Juliano Gianotto | Publicada em 02/12/2022 16:50

No dia 17 de novembro de 2022, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrou a solenidade militar alusiva ao seu 51° aniversário. A cerimônia foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.

Na celebração foram entregues certificados e condecorações em homenagem e reconhecimento àqueles que contribuíram e continuam a contribuir com o bom funcionamento do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), entre eles o Major Aviador Fernando Lopes Da Silva, da Academia da Força Aérea; o Major Aviador Diogo Pinheiro de Albuquerque, do Comando de Preparo; e  o Sargento José Carlos Rosa Filho, do Comando de Preparo.

Foi agraciado, também, com a entrega da Medalha Militar, com passador de ouro, fazendo jus aos militares com 30 anos, o Coronel Aviador Robson Alexandre Flores da Silva. O Major Aviador Fernando Ferreira Pitrez Lombardi, Major Aviador Tiago Soares Bento, Major Aviador Leandro Richard Hilário e Major Aviador Felipe Caldoncelli Barra Melo receberam a medalha de 20 anos de bons serviços prestados.

Os contemplados com o Mérito SIPAER foram o Coronel Aviador Franz Luiz Matheus, 40 anos – platina e Tenente-Coronel Gizza Aparecida Rodrigues de Brito, 20 anos – prata, além do Suboficial Luiz Gustavo Bustamante Delmonte; Suboficial Carlos Antonio da Silva; Suboficial Marcio Marcelo Cunha da Silva; Suboficial Victor Sanches Morais Lana; Sargento Amilson Alexandre Alves Américo de Araújo; e Sargento João Cesário Freire Ribeiro, que receberam a homenagem de dez anos – bronze. O destaque funcional foi para a Sargento Bianca Fernandes Cavalcanti.

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, ao pronunciar as palavras da “Ordem do Dia” enalteceu o gigantesco desafio deste Centro em tornar seguro o transporte aéreo de toda sociedade, e ainda preservar meios materiais e humanos da Força Aérea.

“Ao completar 51 anos de existência, o CENIPA continua a cultuar os valores que o tornaram referência nacional e internacional: integridade, transparência, respeito, independência, credibilidade e excelência” completou.

Criado pelo estado brasileiro, em 1971, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), tem como objetivo oferecer o melhor de seus serviços na prevenção e na investigação de acidentes aeronáuticos, atuando como órgão central e normativo do SIPAER.

“Sinto-me honrado e agradecido pelo privilégio de liderar virtuosos homens e mulheres e estar à frente desta valorosa organização pautada na serenidade nos momentos de crise, profissionalismo em todas as atividades, estabilidade institucional, relacionamento harmônico com as demais organizações e sobretudo foco no nosso objetivo maior, a prevenção de acidentes”, proferiu o Brigadeiro Moreno.

Um dos destaques do aniversário desse ano foi o Coronel Aviador Franz Luiz Matheus, que recebeu uma homenagem pelos seus 40 anos de atuação em prol da segurança da aviação militar e civil brasileira ao longo da sua carreira.

Também estiveram presentes o Chefe do Centro Conjunto Operacional de Inteligência do Comando de Operações Aeroespaciais, General de Divisão Alexandre de Almeida Porto; o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto; o Subdiretor de Contratos e Convênios da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Antenor José Santos Margotto; entre outros Oficiais das diversas Instituições que integram a Força Aérea Brasileira e o Exército Brasileiro.

Informações da Força Aérea Brasileira

PORTAL AEROFLAP


FAB: esquadrão de Brasília atinge marca de 100 órgãos transportados


Gabriel Centeno | Publicada em 02/12/2022 17:00

O transporte de órgãos, tecidos e equipes médicas (ação chamada de TOTEQ no meio militar) é uma das missões mais desempenhadas pela Força Aérea Brasileira. Guarnições de esquadrões de transporte da FAB ficam de prontidão no Brasil inteiro, esperando o chamado para correr contra o tempo e salvar uma vida. 

Uma dessas unidades atingiu, em novembro, a expressiva marca de 100 órgãos transportados apenas em 2022. É o 6º Esquadrão de Transporte Aéreo, com sede na Base Aérea de Brasília (BABR), que no dia 24/11, a bordo de um Embraer VC-97 Brasília, levou um fígado de Porto Velho (RO) para o DF. Uma marca que, segundo a FAB, foi atingida com emoção e orgulho.

A missão teve início às 23h22 (horário de Brasília), quando o Oficial de Comando e Controle da Base Aérea de Brasília (BABR) acionou uma tripulação de sobreaviso do 6º ETA para realizar o transporte de um fígado, no trecho Porto Velho (RO) a Brasília (DF). A partir desse momento, começou uma corrida contra o relógio, e pouco tempo depois, a aeronave VC-97 FAB 2004 decolou com o único objetivo de salvar mais uma vida.

A primeira parte dessa missão consistiu em transportar, a partir de Brasília (DF), a equipe médica responsável pela captação do órgão. Terminados os procedimentos e com o fígado já em condições de ser transportado, a tripulação decolou de volta para a Capital Federal, onde o receptor já era preparado para o transplante, que foi realizado pelos próprios médicos que estavam a bordo.

Segundo o Comandante da aeronave envolvida na missão, Tenente Aviador Murilo Foscaches, o voo da vida não é uma exclusividade do 6º ETA, mas orgulha-se sobremaneira por pertencer a um Esquadrão que está na vanguarda de missões importantes para a população brasileira.

“Um número cheio de simbolismos: é o primeiro Esquadrão a atingir os três dígitos em um ano, um recorde que ainda pode ser quebrado. Muitas horas voadas na madrugada. Mas a sua maior importância são os 100 recebedores e suas famílias que, de alguma forma, tiveram suas vidas transformadas”, relata.

Para o Comandante do 6º ETA, Tenente-Coronel Aviador André Maia, o tempo de resposta dos constantes acionamentos atesta a prontidão da Unidade Aérea. “Nossos tripulantes sabem que cada minuto pode fazer a diferença no sucesso do transplante. Para quem está na fila de espera, aguardando um doador, a decolagem de um Guará é a certeza de dias melhores após o pouso. É o voo da vida nas asas da Força Aérea Brasileira”, destacou.

6° ETA

O Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6° ETA), sediado na Base Aérea de Brasília (BABR), é uma unidade aérea da FAB cuja missão é realizar missões de transporte aéreo e de tropa; ligação de comando e evacuação aeromédica.

Atualmente, o 6°ETA opera as aeronaves C-95CM, C-97, C-98 e U-100 Phenom, estando subordinado ao Sexto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), onde executa funções de logística que permitem o fluxo de material e pessoal.

Ademais, a Organização Militar também executa ações em proveito de outros órgãos da administração pública federal – atendendo aos governos estaduais e municipais – nos casos de calamidade pública, transporte de enfermos e ações de sociais e de ajuda humanitária. Com a chegada do U-100 Phenom, houve um incremento, na missão do Esquadrão, relacionado ao transporte órgãos, o que proporciona o salvamento de vidas de centenas de brasileiros.

Aparato Legal

A Lei 9.175/17 dispõe sobre órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano para fins de transporte e tratamento. E, segundo o dispositivo legal, a Força Aérea Brasileira (FAB) deve manter uma aeronave sempre disponível para cumprir missões dessa natureza, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde (MS).

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) conta com o apoio da FAB para transportar equipes médicas de coleta, que conseguem se mobilizar em menos de duas horas para buscar o órgão e levar ao receptor em qualquer lugar do Brasil.

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é responsável pelo planejamento de missões dessa natureza. De acordo com dados da Organização Militar (OM), fígados e corações são as cargas mais comuns de transporte de órgãos realizados pela Força Aérea.

PORTAL DEFESANET


DIRSA apresenta Programa Quali SISAU 100

Reportagem, que celebra o Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica, traz as principais novidades da área

Agência Força Aérea | Publicada em 02/12/2022 10:40

O Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica, celebrado em 2 de dezembro, reavive as atuações das Organizações de Saúde e da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA). Além do aprimoramento assistencial, a constante promoção da excelência em atendimento à Saúde e o apoio às ações operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), o Programa Quali SISAU 100, criado neste ano de 2022, por meio do incentivo à inovação e otimização dos recursos e meios, vem ao encontro do desejado para o agora e para o futuro:  qualidade e sustentabilidade.

Programa Quali SISAU 100

Trata-se de um programa criado pela DIRSA alinhado com as Diretrizes do Comando da Aeronáutica e com a Concepção Estratégica - Força Aérea 100, agregando qualificação e inovação em prol da modernização e sustentabilidade no Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU).

A assinatura do Programa Quali SISAU 100, chancelada em setembro de 2022 durante a IV Edição do Encontro de Gestores do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), em Salvador (BA), traz o lema “Construindo um futuro de excelência em saúde”. O Programa tem como finalidades, entre outras, estabelecer ações, prazos e responsabilidades relativos à reestruturação do SISAU, por meio de um novo modelo de atenção à saúde, articulado em uma rede, que incorpore processos e atividades suportados por ferramentas de tecnologia da informação (TI). O objetivo é garantir atendimento de qualidade e eficiente, proporcionando, assim, o incremento na satisfação dos seus usuários e beneficiários a custos compatíveis com a realidade econômico-financeira atual.

Projetos 2022-2023 do Quali SISAU 100

De acordo com a DIRSA, a escolha dos projetos contempla o previsto no Manual de Qualidade (MCA 160-6) – um dos objetivos é efetivar as boas práticas em ampla vertente de atuação das Organizações de Saúde da Aeronáutica (OSA).

Dentre os projetos estabelecidos a serem desenvolvidos nas áreas assistenciais, econômicas e de sustentabilidade, está a adoção do “Colete da Invisibilidade” - que é uma vestimenta de material refletivo usado para inibir que os profissionais de enfermagem sejam interrompidos no momento da medicação. O  objetivo é tornar o método ainda mais seguro, de modo que o profissional não tenha interferências durante a administração de medicamentos.

A criação da  Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos (CHCP), um projeto focado no acolhimento, na promoção da qualidade de vida dos pacientes por meio de prevenção e no alívio do sofrimento causado pela doença independente da fase evolutiva, não apenas em condição terminal.

Outro projeto é a Sistematização da Atenção de Enfermagem (SAE), padronizado às ações da assistência pelo enfermeiro, que tem o objetivo de instrumentalizar a resolução de problemas dos beneficiários e tornar o cuidado individualizado, assim como embasar e respaldar cientificamente as ações da enfermagem.

Ainda na área assistencial, o Checkpoint Odonto propõe o acolhimento com foco na assistência integral nas Odontoclínicas/Divisão/Seção de Odontologia, por meio do cadastro, da aferição de sinais vitais do usuário antes do atendimento, integrando o contexto da Atenção Primária à Saúde e do encaminhamento oportuno, se necessário for, ao Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS).

Um dos projetos na área econômica é o Controle de Restos a Pagar (RP). Os custos com a saúde são altos. Assim, a área econômica é um ponto sensível na manutenção das boas práticas e na utilização dos recursos financeiros. A finalidade desse projeto é de otimizar o planejamento e consequentemente tornar a gestão e o controle mais efetivos, prevenir a reinscrição e evitar as perdas dos recursos orçamentários.

Por fim, o Recicla OSA é a implantação sistemática de segregação de resíduos na fonte. O intuito é viabilizar e estimular a reciclagem nas Organizações de Saúde. Assim, qualquer quantidade de material descartado de forma adequada propicia a redução de custos com recolhimento, estimula à sustentabilidade e colabora para a preservação do meio ambiente.

Aplicação dos projetos e estudo continuado

Nesse primeiro ano do Programa, os projetos estratégicos estão sendo coordenados pela DIRSA em conjunto com o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) e serão paulatinamente implementados em todas as OSA durante o ano de 2023.

O Diretor de Saúde, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, destacou o momento. “O Quali SISAU 100 é um programa de melhoria continua que visa implementar projetos estratégicos e aprimorar processos sistêmicos em prol da excelência nos serviços de saúde da Aeronáutica.

A DIRSA, ao longo dos seus 80 anos de história, angariou conquistas que, a partir desse momento, possibilitam o alicerce para o futuro de um Sistema de Saúde cada dia melhor. Desse modo, saudamos o valioso legado deixado pelos bravos homens e mulheres que honraram suas fardas em prol do bem-estar físico e mental dos beneficiários do SISAU e dignificamos as suas memórias ao projetarmos um Serviço de Saúde incansável na busca da sustentabilidade e da inovação, e de qualidade para todos os nossos usuários”, finaliza o Oficial-General.

 

Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo realiza transporte do 100º órgão no ano de 2022

Esquadrão Guará atinge marca recorde de transporte de órgãos. Nos anos anteriores, 2020 e 2021, foram 96 e 81 unidades transportadas, respectivamente

Agência Força Aérea | Publicada em 02/12/2022 10:10

Um voo que salva vidas! Atentos 24 horas por dia, durante 365 dias do ano! Assim pode-se definir a atuação do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) - Esquadrão Guará. E, no dia 24 de novembro, uma marca – repleta de emoção e orgulho – foi atingida: o Esquadrão Guará realizou o transporte do 100º órgão, no ano de 2022.

A missão teve início às 23h22 (horário de Brasília), quando o Oficial de Comando e Controle da Base Aérea de Brasília (BABR) acionou uma tripulação de sobreaviso do 6º ETA para realizar o transporte de um fígado, no trecho Porto Velho (RO) a Brasília (DF). A partir desse momento, começou uma corrida contra o relógio, e pouco tempo depois, a aeronave VC-97 FAB 2004 decolou com o único objetivo de salvar mais uma vida.

A primeira parte dessa missão consistiu em transportar, a partir de Brasília (DF), a equipe médica responsável pela captação do órgão. Terminados os procedimentos e com o fígado já em condições de ser transportado, a tripulação decolou de volta para a Capital Federal, onde o receptor já era preparado para o transplante, que foi realizado pelos próprios médicos que estavam a bordo.

Segundo o Comandante da aeronave envolvida na missão, Tenente Aviador Murilo Foscaches, o voo da vida não é uma exclusividade do 6º ETA, mas orgulha-se sobremaneira por pertencer a um Esquadrão que está na vanguarda de missões importantes para a população brasileira.

“Um número cheio de simbolismos: é o primeiro Esquadrão a atingir os três dígitos em um ano, um recorde que ainda pode ser quebrado. Muitas horas voadas na madrugada. Mas a sua maior importância são os 100 recebedores e suas famílias que, de alguma forma, tiveram suas vidas transformadas”, relata.

Para o Comandante do 6º ETA, Tenente-Coronel Aviador André Maia, o tempo de resposta dos constantes acionamentos atesta a prontidão da Unidade Aérea. “Nossos tripulantes sabem que cada minuto pode fazer a diferença no sucesso do transplante. Para quem está na fila de espera, aguardando um doador, a decolagem de um Guará é a certeza de dias melhores após o pouso. É o voo da vida nas asas da Força Aérea Brasileira”, destacou.

6° ETA

O Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6° ETA), sediado na Base Aérea de Brasília (BABR), é uma unidade aérea da FAB cuja missão é realizar missões de transporte aéreo e de tropa; ligação de comando e evacuação aeromédica.

Atualmente, o 6°ETA opera as aeronaves C-95CM, C-97, C-98 e U-100 Phenom, estando subordinado ao Sexto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), onde executa funções de logística que permitem o fluxo de material e pessoal. Ademais, a Organização Militar também executa ações em proveito de outros órgãos da administração pública federal - atendendo aos governos estaduais e municipais - nos casos de calamidade pública, transporte de enfermos e ações de sociais e de ajuda humanitária.

Com a chegada do U-100 Phenom, houve um incremento, na missão do Esquadrão, relacionado ao transporte órgãos, o que proporciona o salvamento de vidas de centenas de brasileiros

Aparato Legal

A Lei 9.175/17 dispõe sobre órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano para fins de transporte e tratamento. E, segundo o dispositivo legal, a Força Aérea Brasileira (FAB) deve manter uma aeronave sempre disponível para cumprir missões dessa natureza, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde (MS).

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) conta com o apoio da FAB para transportar equipes médicas de coleta, que conseguem se mobilizar em menos de duas horas para buscar o órgão e levar ao receptor em qualquer lugar do Brasil.

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é responsável pelo planejamento de missões dessa natureza. De acordo com dados da Organização Militar (OM), fígados e corações são as cargas mais comuns de transporte de órgãos realizados pela Força Aérea.

OUTRAS MÍDIAS


FOLHABV - Alimentos arrecadados no Domingo Aéreo são distribuídos à instituições

Ao todo, foram arrecadados 1.575 kg de alimentos

Redação | Publicada em 02/12/2022 13:00

A Base Aérea de Boa Vista (BABV) distribuiu 1,5 toneladas de alimentos para instituições de caridade prestadoras de serviços sociais. A arrecadação se deu no evento Domingo Aéreo promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB), no final de outubro. Na ocasião, a população concorreu aos sorteios de voos panorâmicos, em troca de 1 quilo de alimento não perecível por cada participante. 

Ao todo, foram arrecadados 1.575 kg de alimentos, que foram distribuídos em em quantidades iguais para três instituições de Boa Vista.

A primeira instituição a receber os alimentos foi o Grupo de Mães Anjos de Luz, criado em 2006, com o objetivo de acolher e dar amparo às pessoas com deficiência. O grupo comporta moradia para 30 pessoas. 

A segunda, foi a Cozinha Solidária, criada em 2016, com a missão de servir refeições para famílias carentes da capital. Nela, são servidas diariamente 300 refeições. 

Já a terceira instituição foi a "Cáritas Diocesana de Roraima", que atende aproximadamente 40 pessoas por semana, dentre imigrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

“Apesar de todo o comprometimento, esforço e dedicação dos atores envolvidos diretamente na realização do evento, o protagonismo mesmo se deu por parte da população, que com uma verdadeira aula de cidadania e educação, conservou o ambiente extremamente limpo e foi atenta às instruções emanadas pela equipe que realizava o evento, quanto aos procedimentos de segurança e deslocamentos realizados no local”, disse a organização do evento. 

ACONTECE BOTUCATU - Programa Patrulha da Paz visitou Academia da Força Aérea


Da Redação | Publicada em 03/12/2022 07:43

Nos dias 29 e 30 de novembro, cerca de 150 crianças que participam do programa Patrulha da Paz, realizaram uma viagem para a Academia da Força Aérea na cidade de Pirassununga-SP.

 O intuito da viagem é proporcionar às crianças as formas de ingresso na carreira de oficiais Aviadores, Intendentes ou de Infantes. Além disso, a viagem é repleta de atrações como o acompanhamento do desfile militar, visita ao esquadrão de demonstração aérea onde é realizada a formação e manutenção do quadro de pilotos e aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, almoço no rancho dos Cadetes da Academia da Força Aérea, visita a exposição de aeronaves e para completar, a visita ao canil dos Cães de Guerra da Aeronáutica.

 Esse passeio é ofertado aos alunos que obtiveram as melhores notas no programa Patrulha da Paz, além de terem desempenhado todas as atividades durante o ano e possuírem bom comportamento. Ele é realizado há oito anos com o apoio do Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Guarda Municipal, Academia da Força Aérea e Secretaria Municipal de Educação.